Buscar

Análise de Investimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise de Investimentos
· Análise de Investimentos no Setor Público
Examinar modelos de financiamentos corporativo e especializado (project finance)
1. Com a necessidade de obtenção de garantia aos patrocinadores de companhias (acionistas) visando à viabilidade dos empreendimentos, surgiu a modalidade: Project finance
O project finance é uma modalidade de financiamento de projetos que vincula o risco do negócio ao risco do empreendimento, reduzindo a interferência de passivos da companhia.
2. Uma característica marcante no project finance é a necessidade de: Segregar os ativos e operações da empresa original.
Em um project finance, a garantia do negócio é derivada do fluxo de caixa do empreendimento, atuando de forma autônoma e independente da estrutura corporativa da companhia financiadora.
Identificar as especificidades das formações de parcerias público-privadas (PPP)
1. Em relação à lei que criou as PPP, assinale a afirmação correta: Estabeleceu as normas para repartição de riscos e eficiências entre os setores público e privado.
Os riscos e as eficiências variam em cada um dos empreendimentos, portanto, a lei só pode determinar os critérios a serem adotados nas avaliações, ou seja, nas determinações dos riscos e eficiências.
2. Corresponde ao contexto que justifica a existência de PPP: Quando os projetos não forem autossustentáveis.
É comum que diversos setores da infraestrutura não sejam autossustentáveis, ou seja, a tarifa cobrada do consumidor não cobre as despesas com as etapas de operação, manutenção e amortização dos investimentos. Desse modo, a iniciativa privada sozinha não veria atrativos em participar desses setores.
Reconhecer a formação das sociedades de propósito específico (SPE)
1. É característica da SPE: Incluir, em sua denominação, SPE(Sociedade de propósito Específico);
Ter objeto social específico;
Ter prazo determinado de duração;
Segregar recursos específicos de seus sócios;
Não é Caracterísitaca da SPE: Ter seus direitos subordinados aos da companhia que a promove.
A SPE tem seus direitos subordinados aos patrocinadores e não compromete o patrimônio da companhia que a promove.
2. Quanto à criação de uma SPE, pode-se dizer que: É obrigatória para gerir o contrato de uma parceria público-privada.
A criação de uma SPE é essencial para a instituição de uma parceria público-privada.
A PPP permite agilidade nos acertos contratuais e nas práticas comerciais, incluindo relacionamento com investidores, fornecedores, credores etc. A preponderância de sua autonomia isenta o projeto em foco de se contaminar com riscos corporativos que não lhe pertencem. A adesão do investidor foca o resultado do fluxo de caixa, transformando os estudos relativos ao projeto em análises econômico-financeiras específicas.
“O project finance não é uma técnica, mas um conjunto de técnicas, conhecidas e já testadas, que devem conviver harmoniosamente e coordenadas entre si, para que os riscos sejam claramente conhecidos e assumidos por cada um dos participantes, ensejando que o fluxo de recebíveis garanta o financiamento e a implementação do empreendimento. Ele é adequado para empreendimentos que demonstrem boa qualidade e previsibilidade de fluxo de caixa, com capacidade de criar valor ao acionista.
Em suma, o project finance é o arranjo financeiro mais dinâmico e moderno para viabilizar estruturas jurídico-societárias. Sua perspectiva de utilização futura é uma esperança para a implantação de sistemas de modernização do Estado moderno.”
· Tópicos Especiais em Avaliação de Empresas
Descrever os principais métodos utilizados na avaliação de empresas, o roteiro para a elaboração de premissas do fluxo de caixa e para determinação do custo de capital das empresas
1. O processo de avaliação de empresas exige a captura e análise de uma diversidade de informações, que pode implicar em grande dispêndio de tempo e recursos dos analistas. Dessa forma, visando otimizar e garantir a qualidade da avaliação, sugere-se a adoção de um roteiro para avaliação, composto por 5 passos interligado, sendo esses: Analisar os demonstrativos financeiros, entender o negócio, elaborar as premissas, avaliar e analisar o ambiente de negócio.
Os 5 passos sugeridos pelo roteiro para avaliação, consistem em: entendimento dos negócios da empresa, estudo do histórico de demonstrativos financeiros, análise do ambiente de negócio onde a empresa atua, elaboração de premissas para projeção e avaliação propriamente dita.
2. Visando apurar o custo médio ponderado de capital (WACC) da DHK, foram levantadas as seguintes informações:
Taxa do ativo livre de risco (rf) = 8% ao ano
Beta das ações da DHK = 1,2
Prêmio pelo risco de mercado [E(rm) – rf] = 5% ao ano
CDS da DHK = 1,5% ao ano
Alíquota de IR&CS = 34%
Peso do capital próprio na estrutura de capital [CP/(CP+D)] = 50%
Peso da dívida na estrutura de capital [D/(CP+D)]= 50%
Com base nessas informações, podemos afirmar que o WACC da DHK seria de: 10,14% ao ano
Identificar os principais aspectos dos processos de fusões e aquisições de empresas e as técnicas utilizadas na avaliação deste tipo de avaliação
1. Podemos definir fusões e aquisições como processos de reorganização societária relativos à união de empresas, efetuados com intenção de criar valor. Nesse contexto, podemos afirmar que uma incorporação se caracteriza pela:
Compra de uma empresa, seguida da extinção de sua personalidade jurídica e seu patrimônio sendo assumido pelo comprador.
Uma incorporação ocorre quando uma empresa é adquirida por outra e seu patrimônio é assumido pela empresa adquirente. Adicionalmente, a personalidade jurídica da empresa comprada é extinta (deixa de existir).
2. A AXE é uma empresa atuante no segmento de produção de alimentos, dona de várias marcas conhecidas, e está interessada na compra da TIX, empresa atuante no mesmo segmento. Para tanto, a AXE gostaria de conhecer o valor status quo e valor limite a ser pago pela TIX. Supondo um índice valor do negócio-LAJIDA setorial (múltiplo setorial) de 8, um LAJIDA status quo de $1.000 e $5.000 para a TIX e para AXE, respectivamente, uma dívida líquida nula para as duas empresas e um acréscimo – referente às sinergias da operação – de $500 ao LAJIDA das empresas unificadas, podemos afirmar que o valor status quo e valor limite a ser pago pela participação acionária da TIX seriam, respectivamente, de: $8.000 e $12.000
- Valor do negócio da TIX status quo = MS x LAJIDA da TIX status quo
- Valor do negócio da TIX status quo = 8 x $1.000 = $8.000
- Valor partic. acionária TIX status quo = valor do negócio – dívida líquida
- Valor partic. acionária TIX status quo = $8.000 – 0 = $8.000
- Valor do negócio AXE e TIX status quo = MS x LAJIDA da AXE e TIX status quo
- Valor do negócio AXE e TIX status quo = 8 x $6.000 = $48.000
- Valor partic. acionária AXE e TIX status quo = valor do negócio – dívida líquida
- Valor partic. acionária AXE e TIX status quo = $48.000 – 0 = $48.000
- Valor do negócio AXE e TIX c/sinergias = MS x LAJIDA da AXE e TIX c/sinergias
- Valor do negócio AXE e TIX c/sinergias = 8 x $6.500 = $52.000
- Valor partic. acionária AXE e TIX c/sinergias = valor do negócio – dívida líquida
- Valor partic. acionária AXE e TIX c/sinergias = $52.000 – 0 = $52.000
- Valor criado com as sinergias = $52.000 - $48.000 = $4.000
- Valor limite a ser pago pela partic. acionária TIX = $8.000 + $4.000 = $12.000
Aplicar o valuation em casos especiais, como empresas cíclicas, empresas de nova economia, empresas de capital fechado e múltiplas empresas
1. Um dos casos mais complexos de avaliação refere-se às empresas atuantes em setores emergentes, definido em função de novas tecnologias, denominadas de empresas da nova economia. Nesse tipo de avaliação, podemos afirmar que o ponto mais relevante na análise consiste: Nas projeções da difusão da nova tecnologia no mercado.
As projeções da difusão tecnológica consistem no principal driver da avaliação de empresas da nova economia, sendo fundamentais para a projeção de receitas das empresas e influenciandotodos os demais componentes do método do fluxo de caixa descontado.
2. A avaliação de empresas cíclicas exige cuidados adicionais em relação às projeções efetuadas para empresas convencionais. Nesse sentido, podemos definir empresas cíclicas como aquelas que:
Apresentam lucros e fluxos mais voláteis do que a média dos outros tipos de negócio em virtude de flutuações econômicas.
Empresas cíclicas são aquelas cujas receita, lucros e fluxos, apresentam resultados que oscilam mais intensamente do que a média das empresas na economia, quando ocorrem períodos de boom ou recessão econômica.

Continue navegando