Buscar

CEDERJ-IZBE-AD1-2021_2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

.UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES 
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 
CONSÓRCIO CEDERJ-UAB-UERJ 
Instrumentação para o Ensino de Zoologia, Botânica e Ecologia 
 	AD1 - IZBE 2021.2 
Coordenadora: Prof.ª Drª Patrícia Domingos 
 
Tutoras à Distância: Prof.ª Dra. Izabela Gonçalves 
 Prof.ª Dra. Lucia Pangaio 
 
NOME 1: Sheila Silva dos Santos – 16114020469 POLO: Angra dos Reis 
 
NOME 2: ____________________________________________POLO:___________________ 
 
NOME 3: ____________________________________________POLO:___________________ 
 
 
_____________________________________________________________________________ 
 
Leia o texto abaixo: 
 
Microplásticos são partículas plásticas com até 5mm e representa atualmente um dos grandes problemas ambientais. Sua origem está associada aos cada vez mais frequentes materiais de plástico utilizados em diversos produtos como pneus, tintas e escovas de dente, garrafas de água. Os microplásticos estão ainda presentes em cosméticos esfoliantes, glitter, cremes dentais. Até mesmo fibras têxteis de roupas contêm microplásticos, como as de poliéster que são liberados para a água com a lavagem e para o ar com o atrito. A poeira de microplásticos pode ser inalada, juntar-se ao vapor e ir parar na sua xícara de café e no seu prato de comida, por exemplo. 
Os efeitos mais discutidos são relativos aos ambientes aquáticos de água doce e oceanos, onde se tornam prejudiciais aos seres aquáticos. Calcula-se que entre 2% e 5% de todo o plástico produzido por ano acabe nos mares, por conta do descarte, onde podem ser ingeridos por animais marinhos. Entretanto, atualmente já se sabe sobre a presença de microplásticos no organismo humano. De fato, se não houver uma mudança neste cenário em que o plástico é cada vez mais utilizado, a situação tende a se agravar com o tempo. 
 
 
Questão 1: Considera-se que há risco de plásticos tornarem-se microplástico, mesmo que alcancem os ambientes aquáticos com tamanho maior que 5mm. Como isso aconteceria? (Valor: 0,5 pontos). 
 
R: Mesmo sendo de tamanho maior que o considera microplásticos ,quando plásticos são descartados de maneira incorreta acabam indo parar em oceanos e sofrem ação de quebra mecânica pelas chuvas , ventos e ondas o acabada fragmentado esses plásticos em partículas menores . Como essa ação nos oceanos se torna repetitiva acabam se tornando microplásticos. 
 
 
Questão 2: Um dos problemas dos microplásticos é a possibilidade de contaminação ao longo da cadeia alimentar. Responda (Valor: 2,0 pontos): 
a- Por que esse problema preocupa? 
 R : Nos oceanos os microplásticos conseguem absorver substâncias tóxicas como pesticidas, metais pesados e outros tipos de poluentes ,essas substâncias tóxicas acabam aderindo por um tempo prolongado no ambiente. Quando os animais que vivem nos oceanos se alimentam desses plásticos contaminados acabam propagando a contaminação ao serem ingeridos por peixes maiores e no final a contaminação chega ao ser humano por ingestão desses peixes. A contaminação da cadeia alimentar extremamente prejudicial à todos ,pois contamina e leva a morte das espécies. 
b- Quais seres vivos podem ser afetados por esse processo? 
 R : Toda a fauna marinha ate os seres humanos . Não sendo descartado a contaminação da fauna silvestre por ilhas de plásticos e pela contaminação de rios e afluentes.
Questão 3: Pesquise uma via de produção/liberação de microplásticos que não tenha sido citada no texto. (Valor 0,5 pontos) 
 
 R: NURDLES : São diferentes dos plásticos que se degradam até virarem microplásticos, esses compostos já são produzidos em tamanhos reduzidos , sendo considerado pelas indústrias a forma mas econômica de transportar grandes quantidades desse material. 
Questão 4: Que importância tem esse processo (forma ou via de produção ou liberação do microplástico) para o ambiente e para a saúde humana? Citar a fonte consultada. (Valor: 2,0) 
 
R: Quando os NURDLES são transportados acabam sendo perdido no meio caminho e vão parada em oceanos e nas estradas. Isso tem um impacto ambiental muito preocupante pois acabam chegando nos animais marinhos e animais silvestres e a longo prazo causando prejuízos para o ser humano .
https://www.ultimato.com.br/conteudo/o-que-sao-nurdles-e-qual-seu-impacto-em-ambientes-marinhos

Outros materiais