Buscar

O ócio criativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O ócio criativo
1. 
Proposto pelo sociólogo Domenico De Masi, o ócio criativo pode ser entendido como uma crítica à hiperespecialização do trabalho e à divisão da produção em tarefas fundamentais – exemplificada pela linha de montagem.
A seguir, marque a alternativa que expressa corretamente a ideia central de crítica feita por De Masi.
C. 
Em toda ação, seja trabalho, jogo ou aprendizado, deve existir conjuntamente a criação de um valor, divertimento e formação.
2. 
Dando suporte à teoria do ócio criativo, está a constatação de que a sociedade é marcada pelo ritmo do relógio, em que o tempo não é mais algo para ser fruído ou aproveitado, mas sim um bem a ser maximizado, do qual se deve extrair o máximo produtivo de cada indivíduo.
Referente a essa temática, considere as seguintes afirmações:
I – Na concepção industrial da linha de montagem, cada funcionário deve determinar seu ritmo ideal.
II – Os processos de aprendizagem passaram a ser regrados pelo relógio, sendo organizados em conteúdos seriados. O aluno que não acompanha o ritmo imposto é considerado atrasado. 
III – As instâncias de lazer, principalmente aquelas que se suportam nos meios de comunicação de massa, estão se tornando cada vez mais homogêneas. 
É correto o que se afirma:
E. 
somente na II e na III.
3. 
A sociedade industrial colocou em primeiro plano princípios de organização e vida, como racionalidade, capacidade de execução, padronização, especialização, eficiência, produtividade, concentração do trabalho, forma piramidal das organizações, gigantismo da economia de escala e concorrência.
Já na sociedade pós-industrial, De Masi evidencia que outros valores passam a emergir. Com uma progressiva intelectualização de toda a atividade humana, toda coisa, trabalho ou lazer, que se fez um dia com as mãos e exigiu energia muscular, vai passar a ser feita com o cérebro e exigir inteligência, criatividade e preparação cultural. Confiança, ética, estética e subjetividade passam a ser valorizadas.
A respeito da sociedade industrial, avalie as seguintes asserções. Em seguida, marque o item que apresenta a correta relação proposta entre elas:
I – A sociedade industrial é marcada pela hegemonia de uma categoria profissional: a dos engenheiros.
LOGO
II – Os modos de pensar e os valores dessa categoria profissional tornaram-se dominantes.
D. 
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
4. 
Vários autores se propõem a conceituar o processo criativo, embora existam diferentes modelos de como se dá esse processo. De modo geral, os autores concordam que ele pode ser sintetizado em quatro etapas.
Na primeira delas, a mente coleta informações e dados que servem como alicerce ou pesquisa para a questão criativa na qual se está trabalhando. Após isso, tem-se o momento em que informações são armazenadas e se deixa de focalizar ou de pensar conscientemente nelas por um momento. A terceira etapa do processo criativo acontece no momento de inspiração, em que, aparentemente, de súbito, surge uma ideia para responder o desafio criativo enfrentado. Finalmente, tem-se a instância em que a nova ideia ganha forma, buscando certificar-se de que ela funciona.
Entre os itens a seguir, marque o que caracteriza o processo criativo descrito.
D. 
Preparo, incubação, iluminação, implementação/verificação.
5. 
Embora as propostas de De Masi tenham encontrado grande suporte por parte dos pensadores do trabalho, sua ideia do ócio criativo não está imune a críticas. Acerca disso, considere as seguintes afirmações:
I – Sua proposta é elitista, sendo mais fácil sua aplicação em países ricos com uma distribuição de renda e trabalho mais justa.
II – Sua proposta é que todo tempo investido no lazer e no estudo converte-se automaticamente em energia criativa.
III – A aplicação do conceito no cenário brasileiro encontra barreiras, destacando-se a baixa qualidade e a oferta desigual de condições de ensino e a ausência de opções de lazer e cultura adequadas.
É correto o que se afirma:
B. 
somente na I e na III.

Mais conteúdos dessa disciplina