Buscar

PROBABILIDADE E INCERTEZAS -

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROBABILIDADE E INCERTEZAS
· Probabilidade não é uma propriedade do objeto, mas apenas uma forma de expressar a incerteza de um agente sobre um evento particular.
Teoria de Savage ou teoria da utilidade esperada: afirma que, se um tomador de decisão tiver que escolher entre várias opções, e cada opção tiver um conjunto de resultados possíveis, o tomador de decisão deve escolher a opção que minimiza a perda esperada.
MODELOS ALTERNATIVOS AO MODELO DE SAVAGE:
Utilidade não-esperada: diversas hipóteses que levam à existência de funções subjetivas de probabilidade.
Case-based decision theory: avalia cada ação tendo em vista as suas experiências passadas;
Case-based decision theory é uma teoria de tomada de decisão que se baseia na ideia de que, para tomar decisões eficazes em situações complexas e incertas, é necessário considerar as experiências passadas e os casos similares que foram resolvidos com sucesso. Essa teoria sugere que, em vez de depender apenas de regras e procedimentos formais para tomar decisões, os tomadores de decisão devem usar sua experiência anterior e conhecimento específico de casos relevantes para avaliar a melhor opção em um determinado contexto.
Alternativas epistemológicas: Fundamentar com rigor o que significa conhecer o fato, como modelar e qual e teoria utilizada;
Ausência de “perfect recall”: investigam consequências de esquecer o passado;
No entanto, a ausência de "perfect recall" se refere à incapacidade de lembrar de todos os detalhes de um evento, informação ou experiência de forma precisa e completa. Isso significa que, mesmo que alguém faça o seu melhor esforço para lembrar de tudo, eles ainda podem cometer erros ou esquecer alguns detalhes importantes.
Inconsistência das decisões temporais: agentes não confiam em si mesmos.
Ex Por exemplo: fumantes que não confiam na sua capacidade em resistir a ter um maço de cigarros à mão e portanto não compram cigarros ou os deixam em lugares de difícil acesso inconsistência das decisões temporais refere-se a uma situação em que uma pessoa toma decisões diferentes em momentos diferentes

Continue navegando

Outros materiais