Buscar

PLANO DE AULA - EDUCAÇÃO INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA – EDUCAÇÃO INFANTIL
1. IDENTIFICAÇÃO
Disciplina: Artes
Ano/Série: Maternal I - A
Autora: ..........................................
2. CONTEUDO DA AULA
Aprendendo Cores
3. OBJETIVOS
Estimular o desenvolvimento oral, visual e tátil, identificar cores e incentivar a criatividade e identidade visual.
4. SINTESE DO ASSUNTO
As cores na educação infantil são de suma relevância, visto que proporciona aos alunos o incentivo ao desenvolvimento cognitivo, motor, visual, sensorial criativo, de exploração e identificação geral mediante o universo das cores, como explica Ferreira (2008).
A cor passa servir como informação para a construção cultural da criança, conforme lecione L. Guimarães (2004). Ademias, com fundamento no ensinamento de Jackson (1994) as cores proporcionam uma maior relação entre aluno e professor para o ensino-aprendizagem de variados conteúdos de maneira a propiciar efeitos psicológicos na construção da identidade, tendo em vista a ampla possibilidade das cores, esta serve como uma grande ferramenta para estudo.
5. DESENVOLVIMENTO 
Para o início da aula, o professor deverá preparar um vídeo com as músicas “Arco íris, Gugudada - Musica das cores e Aquarela”, quais serão projetados para os alunos, a fim que introduza a percepção sobre as cores. Posteriormente relacionar objetos do dia-a-dia, objetos e figuras com as cores, estimulando a interação e pensamento crítico e de assimilação. 
Uma atividade para ser realizada é a de Pintura, sendo que o professor poderá entregar aos alunos desenhos para colorir mediante o uso de tinta guache, lápis de cor e canetas coloridas, podendo ainda, incentivar que os alunos façam seus próprios desenhos com tema livre, porém que utilizem o máximo de cores possíveis que serão expostos em um mural de alunos com nomes e séries. 
Propor atividade de misturas de cores para obter uma nova cor, por exemplo, misture vermelho e verde para obter o amarelo, também com a mistura de uma terceira cor para obter novos tons, além de realizar a pintura a dedos, onde os alunos escolhem as cores e pintam com liberdade e intuição.
6. RECURSO
Tinta guache, canetas coloridas, papel sulfite impresso, papel sulfite em branco, cartolina, lápis coloridos, projetor, acesso à internet e som. 
7. REFERÊNCIAS 
CASTRO, Rosana. C. R. O pensamento criativo de Paul Klee Per Musi, Belo Horizonte, n.21, 2010.
GUIMARÃES, L. A cor como informação: a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores. 3ªed.rev.São Paulo: Annamblume, 2004
PASTOUREAU, Michel. Dicionário das cores do nosso tempo: simbólica e sociedade. Tradução: Maria José Figueiredo. Lisboa: Editorial Estampa, 1997
SANTOS, Adriana Maria; FRATARI, Maria Helena Dias. Artes Visuais na Educação Infantil. 2011.
8. VALIDAÇÃO DO COORDENADOR
(Assinatura Digital)

Continue navegando