Buscar

ESTUDO BÍBLICO DO LIVRO DE JÓ-EXCELENTE AJUDA PARA HOMILÉTICA (PREGAÇÃO) Cap

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os orientais se ressentem profundamente por qualquer indignidade da parte dos jovens. 
Jó fala como rico emir árabe, orgulhoso de sua ascendência. 
Aqui de novo nos lembra ao Senhor Jesus (Sl22:16). “Seus pais, meus contemporâneos, eram tão vis e famintos que apesar disso, eu não gostaria de que se associassem com os cães (menos pô-lo entre eles) que guardavam os meus rebanhos”
A extrema desonra de Jó aparece no fato de que até os homens mais baixos olhavam para ele de cima.
O contraste dificilmente poderia ser mais extremo. A perda do presente piora por causa das realizações no passado; ambas completas. Não existe uma única origem da desgraça de Jó.
Que pouca razão tem o homem de ser ambicioso e orgulhoso pelo que se pode perder facilmente, e quão pouca confiança deve-se depositar nisto! 
Não devemos nos deprimir se formos desprezados, vilipendiados e odiados pelos homens ímpios. Olhemos para Jesus, que suportou toda a contradição dos pecadores. 
Ao deixar para trás o passado tão agradável, Jó é subitamente lançado de volta a seu presente desesperador e decepcionante. 
Jó era sábio o suficiente para ter consciência de que não podia usar as memórias do passado como fuga, mas precisava encarar a realidade do presente. 
Crentes de hoje: O passado é real e já passou, em 2Sm12:20, Davi para de chorar pelo filho morto, levanta terra, toma banho, muda as vestes se alimenta e vai adorar ao Senhor. Essa é a grande lição que devemos aceitar: Não viver pensando no passado e sim no futuro que o Senhor nos proporcionará. 
		Em tudo agradeceremos!
REFERÊNCIAS:
1. Brown, David, Fausset A. Fausse, Jamieson, Robert-Comentário Exegético e Explicativo da Bíblia>Tradução Carlos Biagini.
2. Wiersbe, Warren, W; Antigo Testamento Vol. III – Poéticos; Ed. Geográfica; 1Ed.5ª impressão;Santo Andre-São Paulo.
3. Chapman, Milo L., Purkiser, W.T., Wolf, C. Earl, Harper, A.F.; Comentário Bíblico BEACON-Vol. 3; Ed. CPAD; 1969-Rio de Janeiro-RJ;
4. Henry, Matthew, Comentário Bíblico de; CPAD; 2001-Rio de Janeiro-RJ;
5. Andersen, Francis I.; Série Cultura Bíblica-Jó Introdução e comentário; Ed. Vida Nova;2006-São Paulo-SP;
6. ARA, Almeida Revista e Atualizada; Sociedade Bíblica do Brasil; 1999;Barueri-SP;
7. Verdadeiro Nome-A Restauração das Escrituras; Terceira Edição Atualizada; As Escrituras Kadosh Pra Nação de Yisrael em Restauração; 2007,2008;Tradução: Lima, Jesimei Barbosa; Recife-Pernambuco-Brasil.
8. Andrade, Claudionor de; Série Comentário Bíblico Jó-O problema do sofrimento do justo e o seu Propósito; Ed.CPAD;2003; 3ª Edição; Rio de Janeiro-RJ;
9. Champlin, R.N.Ph.D; O Antigo Testamento Interpretado-Versículo por Versículo-2ªEd;2001-São Paulo-SP;
10.

Continue navegando