Buscar

contabilidade tributária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Lidiane Moura Damasceno do Nascimento
04067189
Ciências Contábeis 
1.    Para começar, analise com atenção o texto e, em seguida, elabore sua resposta!
A contabilidade tributária é um ramo específico da contabilidade que estuda os tributos e suas aplicações nos regimes de tributação do Brasil. 
Sabemos que no Brasil existem três os tipos de regime tributário mais adotados: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional
 
2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
 
Considerando as informações, queremos que você nos apresente os conceitos de regime de tributação, definindo ainda os três tipos de regimes mais adotados no Brasil que são Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.
 
Falar em regime tributário não é tarefa fácil para muitas pessoas, mas esse é um assunto obrigatório para quem tem uma empresa ou o desejo de empreender no futuro. Isso porque todas as organizações, independentemente do porte ou ramo de atuação, têm impostos a pagar. E é o regime tributário de cada empreendimento que define quais são eles e quanto pagar por cada um. Enquadramento tributário é como chamamos o conjunto de leis que define quanto e quais tributos serão pagos por uma determinada empresa ao governo. Hoje, no sistema tributário brasileiro, há três regimes tributários principais: o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido.
O Lucro Real se faz obrigatório para determinados tipos de empresa, já que está diretamente ligado ao que foi faturado no ano e às suas atividades econômicas. O recolhimento do IR (Imposto de Renda) e do CSLL (Contribuição social) é feito sobre o lucro líquido do balanço patrimonial, considerando os devidos ajustes previstos na legislação tributária. As empresas do regime normal também podem optar pela tributação por Lucro Presumido. Ou seja, é possível atribuir um lucro tributável, baseado em um percentual sobre aquilo que o negócio faturou. Para atividades comerciais, o valor é de 8%, enquanto indústrias cumprem com um total de 32%. Já para determinados tipos de serviços, o percentual é de 16%. A aparente simplicidade do regime do Simples Nacional e a possibilidade de economia no pagamento dos vários tributos são os grandes atrativos para as pequenas empresas.
Entretanto, há restrições legais para opção além do limite de receita bruta anual. Apesar da abrangência do Simples incluir, a partir de 2015, atividades de serviços profissionais (como clínicas médicas, corretores e outras profissões liberais) - as alíquotas de incidência previstas para serviços são muito elevadas. 
Um empresário bem informado aprende a conduzir o seu negócio de forma estratégica, cumprindo com a legislação e consegue identificar oportunidades para expandir a sua empresa. Ter o amparo de um profissional especializado é fundamental para evitar erros na hora do pagamento de impostos, evitar a sonegação e garantir maior economia tributária. Estar bem informado e entender como a tributação funciona também te ajudará a ter uma gestão tributária mais organizada e eficiente. 
Referências Bibliográficas 
https://calculojuridico.com.br/tipos-regimes-tributarios/
https://www.sebrae-sc.com.br/blog/empresas-regime-normal

Continue navegando