Buscar

Atividade Prática Termodinâmica e Ondas

Prévia do material em texto

Termômetro – Equação Termométrica
L.M.S. Castro
Centro Universitário Uninter
Polo Ipatinga – Av. Minas Gerais, 440. – CEP: 35164-192 – Ipatinga – Minas Gerais - Brasil
e-mail: leticiadesacastro@gmail.com
Resumo. Neste relatório apresenta-se o resultado do uso em laboratório de termômetro e termoscópio com marcações manuais, conforme os dados obtidos o experimento, para comparação com dados obtidos através de equações termométricas.
Palavras-chave: temperatura, termômetro, termoscópio, equação.
2
Introdução
Por empirismo a temperatura é medida através do estudo de propriedades físicas simples, como a altura de uma coluna de líquido, entendendo-se desta maneira, que esta está relacionada com as mudanças dessas propriedades físicas. Este já era o princípio usado por Galileu Galilei em 1602 na invenção do primeiro termômetro. Neste sentido, o procedimento experimental apresentado a seguir compara o uso de marcações manuais em termômetros com a aplicação de modelos matemáticos denominados de equações termométricas.
Procedimento Experimental
De forma sucinta os resultados obtidos no experimento proposto na aula 7 são apresentados neste relatório por meio a qual pretende-se oferecer a prática de uso de termômetros e aplicação de equações termométricas. Através do Laboratório Virtual – Simulador Algetec foram aplicados os conhecimentos teóricos com a associação de medidas termométricas a valores de temperatura, determinação de pontos fixos par construção de escalas de temperatura, modelagem matemática de escalas de temperatura objetivando comparações.
No Simulador foram manipulados virtualmente os materiais:
- Béquer de vidro de 250 mL; 
- Termômetro sem escala (termoscópio);
- Termômetro a álcool; 
- Bico de Bunsen; 
- Altímetro; 
- Régua milimétrica
- Pisseta com água;
- Cubos de gelo;
- Caneta.
Para marcar a altura da coluna líquida o termoscópio foi posicionado ao lado da régua, com o bulbo voltado para o início da escala da régua e, com o uso de caneta, foi marcada a altura da coluna.
A altura h2 da coluna líquida foi medida pela escala milimétrica da régua.
Com o termômetro a álcool foi possível medir a temperatura e através do altímetro identificou-se a altitude do ambiente onde o experimento foi realizado.
Para marcação da altura da coluna líquida “2” o bulbo do termoscópio foi inserido no banho de gelo aguardando-se alguns minutos para sua completa estabilização. Em seguida, foi tomada a altura da coluna líquida e feita a medida da altura h1. Ao finalizar esta etapa o termoscópio foi reinserido no banho de gelo.
Com a colocação de 50ml de água no béquer no sistema de aquecimento com o auxílio de uma pisseta e uso de chama de bico de Bunsen observou-se a formação de vapor.
Para marcação da coluna líquida III o bulbo do termoscópio foi mantido no vapor da água em ebulição e após estabilização foi marcada a altura h3. Em seguida o termômetro foi colocado sobre o béquer.
Em todas as fases do experimento realizou-se o ajuste da velocidade do tempo, identificada a escala graduada e anotados os dados obtidos que são apresentados na Tabela 1.
Análise e Resultados
Em todas as fases do experimento realizou-se o ajuste da velocidade do tempo, identificou-se a escala graduada e anotou-se os dados obtidos que são apresentados na Tabela 1.
	Estado Térmico
	Temperatura Indicada no Termômetro a Álcool T (°C)
	Altura da Coluna Líquida h (cm)
	Ponto de gelo
	0
	4,8
	Ambiente
	25
	12,9
	Ponto de vapor
	99
	24,05
Tabela 1
Observa-se que as marcas do ponto de gelo e a do ponto de vapor obtidos coincidem com as marcas de fábrica do termoscópio devido a pressão atmosférica. Infere-se que na região onde o termoscópio foi fabricado a pressão atmosférica é menor do que a do laboratório, gerando diferenças nos dados de altitude tomados no altímetro.
Na Figura 1 é apresentada a relação da altura em função da temperatura usando os dados da equação.
Coeficiente linear: 4,8
Coeficiente angular: 0,145
 Figura 1
Comparado os resultados obtidos com o termômetro a álcool usado para medir a temperatura da água com os obtidos para temperatura através da equação, tem-se que:
Temperatura verificada no termômetro: 49°C
Medida aferida no termoscópio: 18cm
Equação:18-9,5/23,95-9,5 = θ-0/99-0 7,5/14,45 = θ/99 θ =742,5/14,45 θ =51,2°C 
 
A diferença de 2,2°C está próxima da leitura do termômetro. Acredita-se que a diferença se dá por erro na tomada das medidas marcadas.
Conclusão
Os dados obtidos no experimento permitem concluir que as medições realizadas de maneira analógica ou manual diferenciam-se dos dados obtidos em equações devido a margem de erro ocasionada pelo trato manual na tomada das marcações.
Referências
[1]H. D. Young & R. A. Freedman “Física II Termodinâmica e Ondas” C. Person, Rio de Janeiro , pp. 198-241.
Relação altura x temperatura
Altura	
1	2	3	4.8	12.9	24.05	Temperatura	
1	2	3	0	25	99	Coluna1	
1	2	3

Continue navegando