Buscar

Atitude Empreendedora

Prévia do material em texto

ATITUDE 
EMPREENDEDORA 
Maria Fernanda da Silva Santos
Curso: Atitude Empreendedora
Prof.: Cadu – Senac - 2016
Empreendedorismo em sua teoria
Numa visão mais simplista, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação. 
“Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”.(FILION, 1999).
“O empreendedor é aquele que faz as coisas
acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma
visão futura da organização” (JOSÉ DORNELAS, 2001).
 EMPREENDEDORES e suas VANTAGENS 
BRASIL UM PAÍS EMPREENDEDOR
De 1990 a 1999 foram constituídas 4,9 milhões de empresas no Brasil, sendo 2,7 milhões de microempresas (55%);
14,4% população adulta está envolvida em atividade empreendedora;
Em 2001 (IBGE) 99,2% das empresas são micro ou pequenas empresas 
(menos de 500 pessoas na indústria ou menos de 100 pessoas nos setores de comercio e serviços;
Em 2015, a taxa de empreendedorismo no País foi de 39,3% segundo o estudo do IBGE, o maior índice dos últimos 14 anos, e quase o dobro do registrado em 2002, quando era de 20,9%.
Atitude empreendedora 
 
Empreender é uma maneira de
 viver de forma desafiadora e 
 construtiva. 
 É um estilo de vida.
Quando falamos de atitude empreendedora, temos como pensamento várias características próprias do empreendedor.
Dentre as principais estão:
Busca oportunidades e iniciativa;
Persistência; Flexibilidade; 
Corre riscos calculados;
É otimista; Auto confiante;
Tem metas pré definidas;
Tem um planejamento e monitoramento sistemático de suas atividades;
É independente;
Além de muitas outras características bem definidas no perfil dessa pessoas.
Pessoas de sucesso empreendedoras na atualidade
Maria Luiza Trajano 
Como surgiu o Magazine Luiza:
Em 1957, o casal Luiza Trajano e Pelegrino José Donato, tios de Maria Luiza compraram “A Cristaleira”, uma pequena loja de presentes localizada na cidade de Franca. 
O nome Magazine Luiza é resultado de um concurso cultural promovido por uma rádio local. Nos anos seguintes a empresa teve grande expansão interior de São Paulo, como Barretos e Igarapava, além de novas unidades em Franca.
o grande salto que colocou a Magazine Luiza como uma das maiores do seguimento no país aconteceu na década de 90. Dois acontecimentos foram decisivos para esse feito: a criação da Holding Ltda, fundada para gerir e acelerar a expansão do grupo e a nomeação de Luiza Trajano como líder da empresa.
 
Maria Luiza Trajano é formada em direito pela Faculdade de Direito de Franca ela começou a sua história no grupo logo cedo, aos 12 anos já trabalhava de balconista em uma das unidades da empresa nas férias. 
Quando assumiu o comando, a empresária promoveu ascensão maior dos funcionários da organização, que passaram a ter voz ativa em todas as decisões da empresa, descentralizando o comando e evitando que Características familiares pudesse atrapalhar o planejamento.
1º loja virtual do mundo
No ano seguinte, a Magazine Luiza deu início ao que seria o embrião de sua loja e-commerce. 
Por meio de terminais multimídia, era possível fazer compras pela empresa sem a necessidade de produtos a exposição ou mesmo estoque. Com isso, a organização criou o primeiro modelo de comércio eletrônico de todo o mundo.
 Em 1999, o conceito de loja virtual, criado pela marca no começo da década, foi levado para a internet, tornando a Magazine Luiza um dos maiores representantes do e-commerce nacional.
Empreendedorismo rosa 
O Empreendedorismo Rosa é uma ideia criada pela Lênia Luz em um dos cursos que ela realizou em sua busca de aperfeiçoamento profissional. 
Com esse curso foi possível para ela conhecer outras mulheres empreendedoras que estavam ali com a mesma finalidade, crescimento profissional. Lênia criou um blog para falar sobe suas experiências e assim poder auxiliar as mulheres empreendedoras nas suas  franquias e negócios  a expandir, melhorar sempre e inspirar as novas mulheres empreendedoras.
Como funciona o empreendedorismo Rosa 
Qualquer mulher que seja empreendedora, ou que gostaria ser, precisa pensar direito sobre o que quer fazer e qual a melhor oportunidade para crescer. Para isso, o planejamento é essencial, estudando cases de sucesso e se informar sempre.
Existem muitos livros sobre o certo e o errado, como não cometer erros, o que fazer para melhorar seu negócio, os famosos ‘autoajuda’ que muitos torcem o nariz, mas que são essenciais para aprender mais sobre alguns assuntos.
Ser empreendedor no Brasil não é fácil, é preciso estar em constante mutação. 
Você precisa perceber o que o seu cliente quer e com isso fazer as modificações necessárias. Ainda hoje, a mulher é minoria neste mercado, mas isso já está sendo modificado. 
Estima-se que. de novas empresas abertas, 50% são mulheres e elas estão cada vez mais preocupadas com o bem estar familiar, por isso a vontade de ser dona do próprio negócio. 
A taxa de sobrevivência das empresas que são lideradas por mulheres também está muito maior, talvez seja porque nas pesquisas realizadas elas mostram que são mais disciplinadas na hora de empreender.
 Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=VSzJBDpK7XU
 Palestra do Luciano Huck contando sua história empreendedora de sua vida no congresso de 2013 do site ENDEVEADOR BRASIL (site do instituto Empreender).
 
 
Referências Bibliográficas 
DISNEY, Walt.2016.Disponível em : http://tiredopapel.gustavoneves.com/frase-do-dia-walt-disney-03-02-2016/. Acesso em: 19 Jun.2016.
 LUZ, lênia. Empreendedorismo Rosa. Disponível em: http://canaldoempreendedor.com.br/author/lenia-luz/. Acesso em: 16 Jun. 2016.
 DINIZ, Abílio. Empreendedorismo Rosa. Disponível em: http://abiliodiniz.com.br/lideranca/empreendedorismo/empreendedorismo-rosa/. Acesso em : 22 Jun.2016.
ENDEAVOR, Empreendedorismo. Disponível em: https://endeavor.org.br/atitude-empreendedora/.Acesso em: 14 Jun 2016.
DINIZ,Cleiton.2014.Atitude empreendedora. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/atitude-empreendedora-o-que-e-isso/80050/. Acesso em: 20 Jun. 2016.
TRAJANO, Luiza. Sua História. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiza_Helena_Trajano . Acesso em: 21 Jun. 2016.
 MAGAZINE. Nossa História. Disponível em : http://ri.magazineluiza.com.br/Show/NossaHistoria?=F04BuA//ScdBz/pg2F+HCw. Acesso em: 15 Jun.2016.
LAM, Camila. Principais Caracteristas de um empreendedor http://exame.abril.com.br/pme/noticias/5-principais-caracteristicas-de-um-empreendedor-de-sucesso

Continue navegando