Buscar

Processos de gentrificação em territorialidades urbanas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Processos de gentrificação em territorialidades urbanas
Gentrificação vem do inglês gentry (bem-nascido), que em portugueses chamamos de “aburguesamento”.
Sociologia urbana – que busca refletir sobre questões urbanas da sociedade.
Ruth Grass – trabalhou esse assunto nos anos 1970, na Inglaterra, com foco nas mudanças que estavam acontecendo no centro de Londres, onde as populações do centro da cidade foram tiradas daquelas regiões e foram levadas para uma exclusão, com o objetivo de aburguesar o centro, criou-se então uma exclusão social.
Não é criar leis que não permitem pessoas pobres de circular, até porque isso é ilógico e até ilegal, mas é a segregação nos hábitos, valores e costumes. Está mais libado ao aburguesamento da cultura e dos ambientes urbanos.
Durante os anos 80 a urbanização passou pelo conceito de revitalização, aqui em São Paulo inclusive. A música “Saudosa maloca” narra no final dos anos 50 sobre um lugar que ele mora e é expulso porque aquele lugar será demolido para virar um grande prédio comercial, foi o momento em que os centros das cidades começaram a se tornar centros comerciais, e não mais residenciais.
E esse aburguesamento acaba virando espaços para uma determinada classe social, onde há mais segurança, limpeza, e determinados ambientes de valores socioeconômicos mais caros.
Higienização social
Foi utilizado em diversas épocas, sendo seu grande marco nos anos 1970 devido a reorganização da geografia urbana, que gera mudanças de estilo de vida e hábitos, que se cria um novo estilo de viver, característicos da elitização.
Além disso há a reorganização espacial de indivíduos com determinados estilos de vida e características culturais, onde indivíduos deixam de frequentar determinados espaços simplesmente pelo modo de se vestir, de se viver, pelo seu estilo de vida.
Ex. Imagina um grupo de pessoas que moram na periferia, e depois há uma revitalização onde aquele lugar acaba sendo valorizado e constrói-se empresas, casas chiques, etc... E aquele grupo de pessoas acaba sofrendo uma exclusão, mesmo que não seja física, pois continuam morando no mesmo lugar, mas uma expulsão do estilo de viver.
Nos anos 1980 isso aconteceu bastante em São Paulo, com a alteração de leis de zoneamento, com mudanças no perfil socioeconômico, para separar cidades em certos polos, então tinha o polo comercial, o polo de moradia, o polo de moradia de elite.... Os centros das cidades envelheceram e viraram lugares de não moradia, por isso há muitos moradores de rua nesses lugares, exemplo a cracolândia.
Duas experiências recentes no Brasil
Copa do mundo de 2014 e Olimpíadas 2016
Reportagem da folha de São Paulo
Governo do Estado fez uma revitalização para banir lixo, violência, camelôs, mendigos e moradores de rua dos Centros.
Música: https://www.youtube.com/watch?v=yjjnl1ksG-0

Continue navegando