Buscar

Entidades de classe Desafio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Entidades de classe
Desafio
Em meio aos diferentes dilemas vividos pela classe trabalhadora de pedagogos e profissionais em educação, aumentam, cada vez mais, as manifestações de insatisfação desses trabalhadores, inclusive no que se refere ao salário, aguçando neles o desejo em fortalecer suas entidades de classe.
Você resolveu participar de um grupo de professores que está querendo reivindicar sobre a remuneração. O seu grupo ainda é pequeno, mas para uma reivindicação, é preciso buscar novos integrantes. Para isso, você marcou uma reunião com alguns professores em que deve explicar alguns pontos importantes:
a) Explique quais passos esses professores devem seguir.
b) Como ocorre, nesses movimentos, o envolvimento e a participação das entidades representativas da categoria profissional de pedagogos e demais profissionais em educação no Brasil?
c) Aponte, também, dois momentos históricos de mobilização e reivindicação da classe de trabalhadores em educação.
Padrão de resposta esperado
a) Para reivindicar sobre sua remuneração, os professores devem:
- Estar em pleno exercício da sua função em instituições privadas ou públicas.
- Sindicalizar-se em uma entidade da classe para se fortalecerem.
- Participar das reuniões e assembleias, bem como das iniciativas e decisões sindicais.
- Manter-se informado e atuante de modo a participar do que está sendo proposto pela entidade sindical, inclusive assinando abaixo-assinados e outros documentos de reivindicações.
b) Tais entidades assumem com vigor a luta contra a redução dos salários, o aumento da carga horária e as condições de trabalho, procurando garantir apoio à classe dos trabalhadores, principalmente em períodos de greve. Outra importante ação das entidades de classe é que, caso as reivindicações não sejam atendidas, os seus associados são convidados a aderirem à greve. Portanto, são fortes as influências das entidades e dos movimentos representativos da classe dos trabalhadores em educação, de modo a empenhar-se na politização da classe e na conquista de direitos e deveres. ​​​​​​​
c) No Brasil, são diversos os momentos históricos de reivindicação da classe dos trabalhadores em educação materializados e marcados por paralisações, passeatas, greves e confrontos com o Poder Público e com a polícia. Esses protestos, geralmente, são pautados em diferentes queixas e pretensões: melhores salários, planos de carreira, segurança na profissão, qualidade na educação, melhores condições de trabalho, dentre outros.
De acordo com a jornalista Paula Weidlich (2017), em 2016, duas situações comprometeram o ano letivo: foram 46 dias de ocupações do protesto nacional contra as mudanças no ensino médio e 15 dias da greve da categoria. Em 2015, professores estaduais e funcionários da educação fizeram duas greves, totalizando 73 dias corridos e 47 dias letivos perdidos, que precisaram ser repostos. Nesse cenário, os movimentos representativos da classe (associações e sindicatos) sustentam e apoiam as reivindicações em defesa dos direitos e deveres dos profissionais da educação, com o objetivo de fortalecer o trabalhador contra a exploração e o desrespeito.

Mais conteúdos dessa disciplina