Buscar

questoes sistema ABO


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Atividades: Sistema ABO
Aluna: Jessica Shellcy V.
2. Questões norteadoras
2.1) Qual a importância da determinação do tipo sanguíneo caso haja a necessidade de transfusão de sangue? 
A tipagem sanguínea oferece informações importantes sobre nosso organismo. Em casos de acidentes graves com perda significativa de sangue, nem sempre há tempo de enviar uma amostra de sangue para o laboratório para descobrir o seu tipo e fator Rh. Por esse motivo, ter essas informações disponíveis na carteira pode agilizar o atendimento e salvar a vida da pessoa. Outra importância e em casos de pacientes oncohematologicos, pacientes com anemias, leucemias, hemorrágicos, que necessitam de bolsas de sangue compatíveis, para evitar reação grave relacionada á incompatibilidade ABO.
2.2) Como deve ser o preparo, o recipiente e a coleta do material para a identificação do tipo sanguíneo de acordo com a classificação ABO – Rh?
Preparo: Este exame não necessita de jejum. Recipiente: Tubo com EDTA Coleta: Realizar coleta utilizando material e recipiente adequados e refrigerar evitando contato direto com gelo.
Realizar coleta de sangue com seringa e agulha ou a vácuo. Após o processo deve-se homogeneizar o tubo.
2.3) Descreva o procedimento realizado para a identificação do tipo sanguíneo de acordo com a classificação ABO - Rh.
A definição do grupo sangüíneo de um indivíduo se dá por duas provas: Prova Direta (ou Beth-Vincent): pesquisa dos antígenos fixados nas hemácias do paciente. Deve ser feita com soro Anti-A, Anti-B e Anti-A,B. Prova Reversa (ou prova de Simonin): pesquisa do anticorpo no soro do paciente. Deve ser feita com hemácias tipadas A e B, com atenção para o fato de que o anticorpo B costuma ser mais fraco (título fraco) que os demais anticorpos. A prova reversa é uma contra-prova fundamental para a conclusão do exame. Assim, os resultados destas duas provas devem ser interpretados da seguinte forma.
A determinação do Sistema Rhesus de um indivíduo se dá por :
Pesquisa D fraco e Controle: devem ser feitos, quando na classificação do Rh (D) existe ausência de aglutinação (negativa). Sua finalidade é detectar o anticorpo fracamente formado, devido a sua transmissão genética. Nesta prova
é necessário usar técnicas mais sensíveis (Técnica do Coombs Indireto-TCI) para confirmar sua positividade ou negatividade. Assim, os resultados destas determinações devem ser interpretados da seguinte forma.
 
2.4) Complete as lacunas da tabela abaixo corretamente
---
Anti – A e Anti - B
Anti - A
Anti - B
---
A
AB
B
A
2.5) Defina reações hemolíticas descrevendo seus principais sinais e sintomas.
A RHT é uma reação imuno-mediada que ocorre quando há incompatibilidade imunológica entre as hemácias do doador e o receptor.5 É necessária a exposição prévia do receptor ao antígeno, com produção de anticorpos capazes de opsonizar as hemácias incompatíveis. Essa primeira exposição pode ocorrer durante a gestação, compartilhamento de agulhas ou contato com micro-organismos intestinais que mimetizam os antígenos envolvidos.4 Os anticorpos produzidos podem persistir em altas concentrações na circulação sanguínea e, quando novamente em contato com o antígeno, causar a RHT. 
 Os sinais de reação hemolítica transfusional são sudorese, febre, dor torácica ou abdominal, náuseas, vômitos, dispneia, urticária. Entretanto, tais sintomas podem estar mascarados em um paciente anestesiado.
2.6) Classifique a afirmação abaixo em verdadeira ou falsa, justificando sua escolha:
“As pessoas Rh-positivas podem receber tanto sangue Rh positivo como negativo, já as pessoas Rh-negativas só devem receber sangue Rh negativo”.
 VERDADEIRO, pois pessoas do tipo sanguíneo O+, tem em suas hemácias o antígeno D, por isso podem receber o mesmo antígeno, e pessoas O- não tem em suas hemácias o antígeno D circulante, em consequência disso produzem o anticorpo anti-D, que atacam antígenos D. 
2.7) Um homem sofreu um acidente e precisou de transfusão sanguínea. Analisado o seu sangue, verificou-se a presença de anticorpos anti-A e ausência de anti-B. No banco de sangue do hospital, havia três bolsas disponíveis, sendo que o sangue da bolsa 1 apresentava todos os tipos de antígenos do sistema ABO, o sangue da bolsa 2 possuía anticorpos anti-A e anti-B e a bolsa 3 possuía sangue com antígenos somente do tipo B. Assim sendo, qual bolsa de sangue o homem poderá receber? Justifique.
 O homem somente poderia receber a bolsa 3, tipo sanguíneo B, que é compatível com seu sangue B. O tipo sanguíneo ‘’B’’ é o que produz anticorpos anti-A.
2.8) Por que o tipo sanguíneo O é conhecido como doador universal?
Sangue O: é conhecido como o doador universal e é um dos tipos mais comum, possui anticorpos anti-A e anti-B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo O, caso contrário pode a aglutinação das hemácias.
As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue.