Buscar

Atividade prática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MD007 – Conflitos Constitucionais
 
 	ATIVIDADE PRÁTICA	
CASO PRÁTICO
Na república de El Salvador, segundo notícias, foram destituídos os magistrados da Câmara Constitucional do Supremo Tribunal de Justiça e a procuradora-geral, a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, manifestaram a este respeito: “O procedimento”, segundo Bachelet,“ não atendeu aos padrões exigidos no devido processo, o que é uma violação do direito internacional dos direitos humanos e um ataque direto à independência judicial, fundamental para o funcionamento democrático”, segundo o link:
https://elperiodico.com.gt/noticias/internacionales/2021/05/04/bachelet-destitucion-de- jueces-en-el-salvador-socava-gravemente-la-democracia/
Com isto em mente, colocam-se as três primeiras questões do estudo de caso.
 
Além disso, as perguntas 4 e 5 do estudo de caso prático são feitas com atenção para a situação dos instrumentos de direitos humanos e a jurisdição do tribunal constitucional na Espanha.
 
PERGUNTAS:
É a demissão dos magistrados e do procurador geral constitucional em El Salvador e, em caso afirmativo, por favor, baseie sua resposta na Constituição salvadorenha.
R: Segundo o artigo 186 da Constituição Salvadorenha, “os magistrados do Supremo Tribunal de Justiça são eleitos pela Assembleia Legislativa para um mandato de nove anos; podem ser reeleitos e serão renovados por terços a cada três anos. Podem ser destituídos pela Assembleia Legislativa por causas específicas previamente estabelecidas em lei. É necessário o voto favorável de pelo menos dois terços dos Deputados eleitos para elegê-los, bem como para destituí-los do cargo”. Dessa forma, pela menos o quórum necessário para a destituição dos magistrados foi observado.
Além disso, o artigo 236 da Constituição de El Salvador prescreve que “o Presidente e o Vice-Presidente da República, os Deputados, os Nomeados para a Presidência, os Ministros e Vice-Ministros do Estado, o Presidente e Magistrados do Supremo Tribunal de Justiça e das Câmaras de Segunda Instância, o Presidente e os Magistrados do Tribunal de Contas da República, o Procurador-Geral da República, o Procurador-Geral da República, o Procurador para a Defesa dos Direitos do Homem, o Presidente e Magistrados do Tribunal Supremo Eleitoral, e os representantes diplomáticos respondem perante os Assembleia Legislativa pelos crimes oficiais e comuns que cometem”. Portanto, os magistrados superiores respondem perante a Assembleia Legislativa pelos crimes oficiais e comuns que praticarem. Nesse ponto, ou seja, em relação à causa das destituições, nos parece que o motivo alegado não encontra amparo constitucional, haja vista não existir crime oficial ou comum a ser apurado, mas golpe de Estado, com rompimento dos freios e contrapesos constitucionais[footnoteRef:2]. [2: 	Disponível em: https://brasil.elpais.com/internacional/2021-05-03/parlamento-de-el-salvador-de-maioria-governista-derruba-membros-do-supremo-tribunal-de-justica.html ] 
Que teoria a República de El Salvador aplica com respeito ao direito internacional?
R: Conforme o artigo 144 da Constituição, “os tratados internacionais formalizados (celebrados) por El Salvador com outros Estados ou organismos internacionais constituem leis da República uma vez que entrem em vigor, em conformidade com as disposições do mesmo tratado e desta Constituição. A lei não modificará ou revogará o acordado em um tratado em vigor para El Salvador. Em caso de conflito entre o tratado e a lei, o tratado prevalecerá”. Dessa forma, pelo dispositivo constitucional, a República de El Salvador adota a teoria monista, segunda a qual as normas internas e externas foram um sistema único. Nada obstante, existe a primazia do direito interno, no sentindo de que o Estado só estará vinculado ao tratado por seu consentimento expresso.
Qual é o objetivo do controle constitucional em El Salvador?
R: Primeiramente, compete unicamente ao Supremo Tribunal de Justiça, através de sua Divisão Constitucional, conhecer e resolver as petições de inconstitucionalidade de leis, decretos e regulamentos (artigos 174 e 183 da Constituição). Portanto, o controle constitucional tem por fim examinar a compatibilidade das normas infraconstitucionais com a Constituição, numa típica pirâmide verticalizada.
Como os instrumentos de direitos humanos se relacionam com a Constituição espanhola?
R: Existe uma íntima relação entre o sistema constitucional e o sistema internacional de direitos humanos na Espanha. Com efeito, segundo o artigo 10.2 da Constituição da Espanha, “as normas relativas aos direitos e liberdades fundamentais reconhecidos pela Constituição devem ser interpretadas de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e os tratados e acordos internacionais sobre as mesmas matérias ratificados pela Espanha”. Frise-se que a Constituição Brasileira possui dispositivo semelhante, segundo o qual “os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte” (art. 5º, § 2º).
Qual é a jurisdição e competência do tribunal constitucional na Espanha?
R: A Espanha, possui um Supremo Tribunal, como órgão judicial máximo em todos os ramos da justiça, exceto no que diz respeito às disposições relativas às garantias constitucionais (seção 123 da CE). Por sua vez, o Tribunal Constitucional tem jurisdição sobre todo o território espanhol e pode conhecer contra a alegada inconstitucionalidade de actos e estatutos com força de acto. A declaração de inconstitucionalidade de norma legal com força de ato e que já tenha sido aplicada pelos Tribunais afeta também a doutrina por ele construída, mas as decisões proferidas não perdem a força de caso julgado; Recursos individuais de proteção (recursos de amparo) contra a violação dos direitos e liberdades constitucionais, nas circunstâncias e na forma que a lei determinar; Conflitos de jurisdição entre o Estado e as Comunidades Autônomas ou entre as próprias Comunidades Autônomas e; Outras matérias que lhe sejam atribuídas pela Constituição ou por atos orgânicos (seção 161 da CE). Apenas a título de curiosidade, as funções de Supremo Tribunal e Tribunal Constitucional, no Brasil, são conjugadas no Supremo Tribunal Federal, fato que tem ocasionado certas disfunções no sistema de freios e contrapesos.
 
 
Referências:
 
Lenza, Pedro. Direito Constitucional. – 26. ed. – São Paulo : SaraivaJur, 2022.
(Coleção Esquematizado®)
Oliveira, Icaro Aron Paulino Soares de (2022). Constituição da Espanha de 1978 (revisada em 2011). Jus
https://jus.com.br/artigos/98127/constituicao-da-espanha-de-1978-revisada-em-2011/2
 
Oliveira, Icaro Aron Paulino Soares de (2022). Constituição de El Salvador de 1983 (revisada em 2014). Jus
https://jus.com.br/artigos/97982/constituicao-de-el-salvador-de-1983-revisada-em-2014 
3
4

Continue navegando