Buscar

Questionário 1 Jefferson moraes


Continue navegando


Prévia do material em texto

Questionário 1
Aluno (a): JEFFERSON MORAES DA SILVA
Data: 21/10/20
Disciplina: NUTRIÇÃO I
1) Defina Alimentação
A alimentação se define com a ação fisiológica de ingerir, por vontade própria, substâncias que assegurem, pelo menos, a manutenção da vida.
2) Defina Alimento
Alimento pode ser definido como toda a substância que, ingerida por vontade própria, elimine a fome, contribuindo com pelo menos um nutriente básico
3) Defina Nutriente
Nutriente seria qualquer substância que, administrada ao organismo, participe do processos metabólicos normais e contribua para a manutenção da vida
4) Um alimento dado isoladamente consegue manter os processos metabólicos ? Fale sobre
Nenhum nutriente, isoladamente, consegue promover a manutenção dos processos metabólicos normais de um animal, assim como existem nutrientes que, tomados de forma isolada, não podem ser conceituados como alimento. (Exemplo de nutrientes que, administrados isoladamente, não são alimentos - vitaminas, minerais, água.). Outra questão seria que, dificilmente, um alimento simples contém todos os nutrientes necessários para a manutenção da vida e produção.
5) Um alimento contém todos os nutrientes necessários para a manutenção da vida e da produção ?
Como comentado na resposta acima, podemos observar que não é possível. Por exemplo, o leite; até uma determinada fase de crescimento (curta) pode manter os processos metabólicos, no entanto, se indivíduo mantiver a dieta exclusivamente com leite terá desordens no metabolismo. Da mesma forma pode-se citar o ovo. Isto não significa que estes alimentos citados não constituam boa fonte nutricional, significa sim, que estes alimentos devem ser conjugado a outros que apresente nutrientes complementares.
6) O conceito de alimento sofre variações entre espécies ? Exemplique.
Sim . O que é alimento para uma espécie não é para outra. Por exemplo, se oferta-se a herbívoros uma dieta ideal para carnívoros e vice-versa, provoca-se graves distúrbios de ordem nutricional. Além do mais, substâncias que não poderiam ser consideradas como alimentos, podem ser utilizadas por algumas espécies, podendo ser citados a uréia, biureto, celulose, etc. Isso ocorre devido à simbiose entre microorganismos e animais superiores. 
7) Um alimento que contém princípios tóxicos pode ser considerado alimento ?Por que ? Dê exemplo.
Tal fator deve ser considerado levando em consideração a espécie a ser trabalhada, no contexto geral um alimento que contém princípios tóxicos não pode ser considerado alimento, no entanto existem os casos em que um mesmo alimento pode ser ou não tóxico para diferentes espécies.
8) Conceitue Dieta e Ração.
Dieta se define como a combinação de alimentos em proporções adequadas para cada espécie.
Já o conceito de ração seria a quantidade da dieta diária administrada a uma espécie
9) A nutrição recebe diferentes enfoques dependendo do objetio da criação Por que ? Dê exemplo.
A Nutrição recebe diferentes enfoques dependendo do objetivo da criação. Exemplo: na criação de animais para a produção de alimentos o objetivo é obter um máximo de produtos (até pouco tempo o conceito de qualidade era dispensado). Provocam-se inclusive desordens metabólicas no animal, com o objetivo de produzir alimentos, como no caso do patê de fígado de ganso, na França, onde forçam a ave a ingerir imensas quantidades de carboidratos para provocar uma desordem metabólica hepática - a degeneração gordurosa.
Para a produção de peles o conceito de nutrir já visa a obtenção de produtos com boa qualidade visual. Um animal criado para a peleteria tem tratamento diferencial da mesma espécie criada para carne.
Criação de pequenos animais para lazer - Não visa produção, o objetivo não é engordar o animal e sim manter a saúde e o bem estar
10) A produção animal está de forma racional e lucrativa está intimamente relacionada com 4 aspectos. Quais são ? Explique cada um.
Melhoramento genético: O melhoramento genético foi o meio encontrado para se ganhar eficiência dentro de uma produção, citamos aqui o caso dos frangos comerciais que a anos atrás levavam meses para chegarem ao ponto de abate e hoje granjas produzem frangos em apenas 45 dias, tudo graças ao melhoramento genético, esse é sem dúvida a base da pirâmide da produção animal.
Manejo Sanitário: É através do manejo sanitário que podemos controlar e prevenir o aparecimento de doenças no plantel. Um animal saudável crescerá e conseguirá absorver o alimento que for administrado, melhorando assim a sua conversão alimentar.
 Nutrição: É através da nutrição adequada que o animal conseguirá reverter a ração administrada no produto que se deseja produzir. 
 Controle de qualidade: O controle de qualidade surgiu como uma ferramenta para auxiliar o produtor acerca das exigências sobre a qualidade do produto definidas pelo consumidor.
11) Quais são os objetivos da Nutrição ?
O objetivo da nutrição seria, primariamente, a conversão de alimentos de menor valor nutritivo em produtos nobres.
12) Como são classificados e agrupados os nutrientes ? 
Estes nutrientes foram classificados e agrupados de acordo com sua natureza química e biológica, como se segue: Proteína, lipídeos, carboidratos, elementos minerais e vitaminas. Metabolicamente também deve-se considerar como nutrientes o oxigênio e a água.
13) Quais são os principais nutrientes necessários para nutrir um animal?
Proteína, lipídeos e carboidratos fornecem ao animal a energia, que não é uma entidade química, porem pode ser mensurável. proteínas, lipídeos e minerais também substâncias constituintes de tecidos.
14) O que é necessário para dominar a ciência nutricional ?
Conhecer a bioquímica dos alimentos
Conhecer a fisiologia da espécie a qual o estudo se destina
Conhecer o valor nutritivo dos alimentos utilizados
Conhecer as necessidades nutricionais da espécie
Descobrir novos nutrientes