Buscar

4 SEMANA JULHO APÓS RECESSO 2023

Prévia do material em texto

ESCOLA MUNICIPAL PORTO DA CIDADANIA.
 PLANEJAMENTO SEMANAL DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS – 2023
 
 PROFESSOR (A): ELIANE LINS TURMA: 1º ANO B TURNO: TARDE PERÍODO: DE 24/07 À 28/07/2023
CHEGADA
ACOLHIDA
ORAÇÃO
CALENDÁRIO
LEITURA DELEITE
PALAVRA DO DIA
ROBÓTICA
ATIVIDADES DE CLASSE
LANCHE
TABLET
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
TEMPO DE APRENDER
ATIVIDADES DE CLASSE
SAÍDA
	2ª Feira LP( ) MT( ) H( ) G( ) C( ) A ( ) ER( )
	OBJETOS DE CONHECIMENTO
	ESTRATÉGIAS
	
	Protocolos de leitura. (EF01LP01.1JAB) Realizar leitura de textos, apontando a direção e o sentido da leitura. Compreensão em leitura. (EF01LP16.1JAB) Antecipar e localizar informações explícitas em quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, verificando e relacionando ideias ou informações apresentadas em textos lidos por outras pessoas. 
Escalas de tempo. (EF01CI05.2JAB) Identificar diferentes atividades diárias dos seres humanos e de outros seres vivos, considerando os períodos diários e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.
	Acolhida: Canção Olá como vai? de Marcelo Serralva e momento de oração. Realização de atividades de rotina iniciais (Calendário, leitura deleite e palavra do dia). Iniciar a aula com um momento de conversa acerca do período de recesso, indagar-lhes o que realizaram nesse pequeno periodo; permitir que se expressem. Em seguida realizar a leitura do Texto: “AS FÉRIAS DA BRUXA ONILDA”, Autores E. LARREULA E R. CAPDEVILLA; logo após trabalhar questões interpretativas impressas acerca do texto citado. Depois distribuir uma atividade impressa em que os alunos expressem por meio de desenhos tudo que vivenciaram nesses dias em casa com sua família.
TEMA DA AULA: “HORA DE DORMIR”. LEITURA: “ORA, HORA!”, autor Carlos Q. Telles. Distribuir o poema impresso; solicitar que circulem, utilizando lápis de cor, o título e o autor; enumerar os versos; em seguida realizar a leitura e solicitar que acompanhem com o dedo. Logo após trabalhar algumas questões interpretativas de maneira oral; depois distribuir uma pequena TABELA, na mesma orientá-los a desenhar atividades que eles costumam realizar nos três períodos do dia. Para sedimentar o conteúdo pedir que apresentem suas TABELAS e contem pra turma o que fazem ao longo do dia.
	3ª Feira 
LP( ) MT( ) H( ) G( ) 
C( )A ( ) ER( )
	NOÇÃO DE ACASO (EF01MA20JAB) (EF01MA20JAB) Reconhecer e classificar eventos envolvendo acaso (situações aleatórias) e situações determinísticas, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível acontecer”, em situações do cotidiano, por meio de atividades, jogos e brincadeiras. 
SITUAÇÕES DE CONVÍVIO EM DIFERENTES LUGARES
(EF01GE04.2JAB) Discutir as relações que os estudantes estabelecem com o lugar em que vivem. 
	Acolhida: Canção Olá como vai? de Marcelo Serralva e momento de oração. Realização de atividades de rotina iniciais (Calendário, leitura deleite e palavra do dia).
Para contextualizar as questões de ACASO ou POSSIBILIDADES realizar a LEITURA: “Quando nasce um monstro”, autor Sean Taylor. Após a leitura copiar na lousa as possiblidades trazidas no texto; aproveitar para introduzir a ideias de possiblidade e impossibilidades nas situações trazidas no texto; analisar junto aos alunos quais eventos foram possíveis e quais são impossíveis. Em seguida apresentar a turma outras situações, dessa vez que envolvam seu cotidiano, como por exemplo: esquecer de fazer a tarefa ou de trazer para escola copos ou garrafas, tomar banho e não se molhar; um gato sobreviver sem tomar água, etc. Logo após produzir na lousa um quadro com alguns eventos, suas possibilidades, suas impossibilidades e os porquês de tais situações. Para sistematizar o conteúdo dividir a sala em trios e realizar atividade impressa a respeito do que foi trabalhado. 
Leitura: “Primeiro dia de aula”, autor Pedro Bandeira. Tema da aula: Um dia especial. Após a leitura do texto questioná-los: “Qual acontecimento marcante na vida de uma criança é descrito no poema que vocês acabaram de ouvir? Com base nas informações do poema estava triste ou contente? Em seguida apresentar imagens (de escolas) e perguntar-lhes: “Que lugar a imagem está representando? Esse ambiente (escolar) é igual ao local onde você mora? Em que aspectos são iguais e diferentes? Quem são as pessoas com quem você convive na escola? Conversar sobre os espaços escolares (salas, pátio, refeitório, biblioteca, etc) e as regras de comportamento em cada espaço. Sistematizando o conteúdo trabalhar atividades interpretativas impressas.
	4ª Feira LP( ) MT( ) H( ) G( )C( ) A ( ) ER( )
	 
	
CONSELHO DE CLASSE
	 5ª Feira 
LP( ) MT( x) H( ) G( ) C( x) A ( ) ER( ) 
	NOÇÃO DE ACASO (EF01MA20JAB) Reconhecer e classificar eventos envolvendo acaso (situações aleatórias) e situações determinísticas, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível acontecer”, em situações do cotidiano, por meio de atividades, jogos e brincadeiras.
Imanência e transcendência. (EF01ER03JAB) Reconhecer, respeitar e valorizar as características físicas e subjetivas de cada um. (EF01ER04JAB) Conhecer e Valorizar a diversidade de formas de vida.
Corpo humano. Respeito à diversidade. (EF01CI03.1JAB) Reconhecer as razões pelas quais os hábitos de ygiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde e a prevenção de doenças, individual e coletiva. 
	Acolhida: Canção Olá como vai? De Marcelo Serralva e momento de oração. Realização de atividades de rotina iniciais (Calendário, leitura deleite e palavra do dia). 
LEITURA: Poema: “Ou Isto ou Aquilo, Cecília Meirelles. Trabalhar as questões das possibilidades trazidas no texto em questão. Em seguida realizar uma retomada aos conteúdos trabalhados no bimestre anterior (ideias de possiblidade e impossibilidades nas situações). Logo após introduzir o conceito de situações que ocorrem com certeza. Separar a turma em duplas e trazer imagens em balões com frases de situações “com certeza” podem acontecer. Ler as proposições e dar um pouco de tempo para as duplas decidirem quais situações ocorrem com certeza. Depois abrir as respostas para a turma refletindo as respostas dadas. Após esse momento, ainda em duplas, propor uma atividade impressa onde eles serão desafiados a responderem questões envolvendo peças de um jogo de DOMINÓ. Os vencedores serão aqueles que responderem corretamente.
LEITURA: “O jeito de cada um: iguais e diferentes, escrito por Edson Garcia. Antes da leitura comentar com os alunos sobre a importância de valorizar a cultura dos povos, bem como a diversidade de indivíduos e de grupos sociais. Ressaltar a eles atitudes de reconhecimento e respeito em relação à história de vida, aos costumes e às escolhas dos outros, sem qualquer tipo de preconceito e discriminação. Realizar a leitura explorando as imagens que a acompanham. Sistematizar o conteúdo propondo a produção de desenhos sobre atitudes de respeito às diferenças entre as pessoas nas várias situações do dia a dia.
TEMA DA AULA: “HIGIENE O DIA TODO”. Disponível em: 
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/higiene-o-dia-todo/
Em roda de conversa iremos relembrar acerca da importância de mantermos a higiene do nosso corpo e como isso reflete na nossa saúde. Durante o bate papo perguntar-lhes: “Por que precisamos tomar banho todos os dias? Que outros hábitos devem ser por nós executados ao longo do dia para que possamos manter nossa saúde? E as práticas de exercício; a brincadeira; a leitura fazem parte também de um viver saudável? Permitir que se expressem livremente. Em seguida apresentar-lhes um CARTAZ, onde é ensinado o passo a passo na lavagem correta das mãos; ler com a participação da turma enfatizando cadaetapa. Para sistematizar o conteúdo solicitar que os alunos registrem em seus cadernos por meio de um desenho algum dos hábitos de higiene trabalhados em aula.
	6ª Feira 
LP( ) MT( ) H( ) G( ) C( ) A ( ) ER( ) 
	ESTRATÉGIA DE LEITURA. (EF15LP02.4JAB) Confirmar ou refutar hipóteses a partir da leitura realizada em grupos, considerando-se o registro prévio das informações.
Matrizes estéticas e culturais
(EF15AR24JAB) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais locais, regionais e nacionais.
Brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional
(EF12EF01JAB) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho, de crenças e culturas dos colegas.
	Acolhida: Canção Olá como vai? de Marcelo Serralva e momento de oração. Realização de atividades de rotina iniciais (Calendário, leitura deleite e palavra do dia). Aula Interdisciplinar. Tema da aula: “O resgate das brincadeiras”. LEITURA: “Brincadeiras infantis pelo mundo”. Reportagem disponível em: 
https://g1.globo.com/como-sera/noticia/2019/08/03/aprenda-brincadeiras-de-diferentes-partes-do-mundo.ghtml
Antes da leitura indagar junto a turma: “Como eles acham que as outras crianças brincam ao redor do mundo?” Permitir que se expressem livremente. Em seguida realizar a leitura junto a turma. Após a leitura: “Vocês já conheciam as brincadeiras citadas no texto?” Após esse momento apresentar o texto: “O QUE SÃO CANTIGAS DE RODA?”, disponivel em: https://quindim.com.br/blog/o-que-sao-cantigas-de-roda/. Em seguida exibir o vídeo Canal Palavra Cantada, Coletânea de cantigas populares, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Q8ou8bcWITU&t=146s. Para sistematizar o conteúdo propor que eles desenhem crianças brincando de roda. Logo após solicitar que exibam suas produções. Realizar na sala BRINCADEIRA DE RODA com as diversas canções apresentadas na aula.
 ANOTAÇÕES
 
 
Supervisão Escolar: _________________________________________Data: _____/ _______/ _________
 
ROTINA

Continue navegando