Buscar

Ensino médio - ESCOLA SESI SENAI - aula Benefício da Prática esportiva

Prévia do material em texto

Prof.: Eduardo Melo
Especialista em Ed. Física escolar
Educação física
1
 
Benefícios da prática esportiva 
Existem diversas práticas corporais que podem ser incluídas no seu dia a dia. Mas, você precisa escolher aquela que mais te dá prazer e que realmente faça você se sentir bem.
Isso porque, quanto mais prazerosa a atividade for, mais fácil é de incluir na rotina, além de ser um fator que é fonte de motivação.  Pensando em te ajudar a escolher a melhor atividade, listamos algumas das principais. Mas, caso você tenha outra prática, que não foi listada, pratique sem culpa e seja feliz!
Benefícios do esporte 
Reduz o estresse
Ao manter o seu corpo ativo, a sua mente afasta aqueles pensamentos negativos que afetam o seu emocional — principalmente se você tem dias muito estressantes no trabalho e até mesmo em casa.
Isso acontece porque durante a prática da atividade física a endorfina é liberada no seu corpo. Essa substância é responsável por controlar o bom humor e o relaxamento. Assim, você sente menos estresse no seu dia a dia.
Benefícios do esporte 
Aumenta a autoconfiança
À medida que a sua resistência e força aumentam, você passa a se sentir muito melhor, principalmente ao se olhar no espelho. 
Com isso, vem a autoconfiança, que reflete tanto na sua vida pessoal quanto na profissional. Quando isso acontece, você sente muito mais determinação e confiança nas suas tomadas de decisões.
Benefícios do esporte 
Melhora a concentração
O nosso corpo pode envelhecer e perder a mobilidade com o passar dos anos — e isso é perfeitamente normal. Porém, as habilidades mentais podem ser protegidas à medida que o tempo passa, e uma maneira eficiente de fazer isso é praticando esportes, uma vez que ele aumenta a concentração e auxilia na potencialização da memória.
Benefícios do esporte 
Aumenta o condicionamento físico e a resistência
Resistência e condicionamento físico fazem parte da vida de quem pratica esportes rotineiramente. Isso porque esse tipo de exercício fortalece a musculatura e melhora a saúde cardiorrespiratória. 
Assim, o coração consegue trabalhar melhor, o que contribui para evitar o surgimento de doenças.
 O que considerar na hora de escolher um esporte
 
O primeiro passo é escolher um esporte que você se sinta bem em praticar. Do contrário, terá pouca motivação para praticá-lo e, com o passar do tempo, voltará para o sedentarismo.
O segundo passo é definir seus objetivos. Se você deseja fortalecer a musculatura e melhorar sua performance, o crossfit, a musculação, pilates e natação podem ser alternativas interessantes, por exemplo.
 Importância da prática esportiva
podem-se aprender valores fundamentais à vida, como união, respeito, amizade e honestidade.
 Importância da prática esportiva
Além de aprenderem a lidar com as vitórias e as derrotas que o esporte proporciona, aprendem a vencer através do esforço pessoal, desenvolvendo a independência, o sentido de responsabilidade e a confiança em si mesmos.
 Importância da prática esportiva
Voleibol, basquetebol, futebol, handebol, atletismo e natação são práticas esportivas, que contribuem para o desenvolvimento socioeducativo dos seus praticantes. 
Atividade Portifólio 4 – (3° Bimestre)
Com base no que foi visto nesta aula, responda no caderno as questões abaixo:
Quais são os benefícios do esporte no aspecto social?
Como o esporte contribui para o desenvolvimento social?
O que são os valores educativos dos esportes?
Como o esporte pode contribuir para a diminuição da desigualdade social?
GRATIDÃO!
PARABÉNS PELO SEU POTENCIAL!

Continue navegando