Buscar

Giselle - Estudo para a prova 1

Prévia do material em texto

Estudo para a prova 1 da Giselle – 30/10/13
O que e como o Serviço Social atua:
- Preservar/resgatas a garantia dos direitos humanos – lida diretamente com o usuário
- Nas Políticas Sociais, é o intermédio dos direitos e da concretização dele.
A mercadoria (valor de uso + valor de troca)
- A mercadoria é um objeto externo ao homem que satisfaz qualquer necessidade, seja ela material, ou espiritual. A partir do momento em que essa é produto de trabalho humano, obtém-se valor de uso e, portanto, poderá ser trocada e vendida por qualquer outro produto, além de atender a necessidade do outro, e não apenas do indivíduo que a possui. O valor de troca pode ser definido como a quantidade média de trabalho social (em condições históricas dadas) exigida para a produção de uma mercadoria, ou seja, o tempo socialmente necessário para a produção. Com isso, pode-se dizer que o valor de uma mercadoria acarreta tanto o tempo socialmente necessário, quanto o excedente produzido pelo trabalhador, a mais-valia, diferentemente do preço estimulado pelo capitalista.
- O preço de venda é o valor que deverá cobrir o custo direto da mercadoria/produto/serviço, as despesas variáveis, mas não considera o trabalho social, pois o valor desse ficará para o capitalista.
- A produção da mercadoria necessita de uma divisão social do trabalho (1), que cada trabalhador produza uma parte da produção e da propriedade privada dos meios de produção (2).
- O valor da mercadoria diminui quando há menos trabalho (substituído pelas maquinas – trabalho vivo trocado por trabalho morto). Quando o valor diminui, exige-se que o valor da concorrência também abaixe, necessitando de mais máquinas.
- Só constituem mercadoria aqueles valores de uso que se produz para a troca e a venda
	
Esquemas de processos:
- Anteriormente, o dinheiro era usado como equivalente para a troca de mercadorias, a partir do esquema M – D – M’ (processo de circulação ma produção mercantil simples). Já no esquema D-M-D’, o objetivo é a obtenção do lucro, vendendo uma mercadoria por determinado preço e a vendendo por um menor (produção mercantil capitalista)
- Matéria Prima + força de trabalho + maquinário = mercadoria. Valor desta é determinado pelo tempo de produção.
Fetichismo da mercadoria: Quando a mercadoria é vista pelo trabalhador de forma estranha e não reconhece que é fruto de seu trabalho, portanto deveria pertencer a ele.
Valor da força de trabalho: Tempo necessário para a sobrevivência (alimentação, saúde, vestimenta, etc); para se produzir socialmente.
- Na força de trabalho, o seu preço é o seu valor, ou seja, o salário (o que o trabalhador necessita para se reproduzir, e não o que de fato produziu para o capitalista). - O capitalista paga pelo valor de troca da mercadoria (na forma do salário).
- A força de trabalho produz um produto, seja este mercadoria, ou não
- O lucro vem da força de trabalho
Mais valia: Trabalho excedente. É o que o trabalhador produziu, mas não recebeu, por não deter os meios de produção. É a relação de exploração e expropriação e vem apenas do processo de produção.
- Quanto mais se investe na produção, maior será o trabalho excedente (q = k constante/k variável). Há uma tendência à diminuição do trabalho vivo para aumentar a composição orgânica do capital, o que aumentaria o exército industrial de reserva.
- Dono dos meios de produção (capitalista) x força de trabalho (única mercadoria que o operário possui)
- Pode definir o capitalista como um ser que investe seus lucros obtidos e não o utilizam para a sua subsistência.
- Os meios de produção não criam valor, mas o transferem para a mercadoria.
Capital variável: força de trabalho.
- Quanto mais se investe em capital fixo (como maquinário e equipamentos), maior será a lucratividade.
Ciclo de produção: Produção circulação consumo
- O processo de produção capitalista envolve processo de trabalho e de valorização
O Capitalismo monopolista permanece em grandes empresas, onde há separação entre gestão e propriedade. Já o capitalismo comercial é praticado como empresa familiar.
- O capitalista controla diretamente o processo produtivo
- A função do Estado é alterada com o desenvolvimento capitalista
- O modo de produção capitalista produz e reproduz relações sociais contraditórias
Pauperismo: Surge com a industrialização, na Inglaterra, no período do capitalismo concorrencial. Está associado a contradição existente entre capital e trabalho, e não mais a escassez.
- É também a luta da classe trabalhadora contra tal contradição.
- A pobreza é anterior ao modo de produção capitalista. Com um surgimento desse sistema, a pobreza passa a crescer em razão direta à riqueza.
Questão Social: A Questão Social surgiu como expressão na terceira década do século XIX, e tornou-se objeto do Serviço Social. Fruto do desenvolvimento do capital, suas expressões se modificam ao longo desse mesmo desenvolvimento. Assim sendo, a Questão Social é o conjunto das expressões das desigualdades sociais produzidas na sociedade capitalista, impensáveis sem a intermediação do Estado. Sua gênese está na produção socializada e a apropriação privada dos frutos do trabalho. Expressa as disparidades econômicas, políticas e culturais das classes sócias, mediadas por relações de gênero, etnia, região, etc. E envolve, ainda, a luta pela cidadania e direitos.
- É a categoria de análise da riqueza gerada pela classe burguesa indiretamente proporcional à pobreza. Cada vez mais se produz pobreza. O capitalista tem a necessidade da existência da pobreza para a obtenção do lucro.
 
Serviço Social: Surge no período pós-guerra no capitalismo monopolista. A partir dos anos 30, passa, também, a se responsabilizar pela intervenção nas expressões da Questão Social. É daí que surgem as Políticas Sociais. Ao mesmo tempo em que o Estado incentiva a produção de capital, a classe trabalhadora recebe parte do lucro (Estado de Bem Estar Social).
	A partir dos anos 70, há uma mudança no processo de produção e nas relações de trabalho, o que leva às modificações nas manifestações da Questão Social. 
	
O significado da profissão: O Serviço Social só pode ser compreendido a partir da análise da sociedade burguesa.
- O Serviço Social é uma profissão que atua na reprodução da vida social, ou seja, atua na produção e reprodução das relações sociais na sociedade burguesa. Por isso, atende, simultaneamente, aos interesses do capital (a garantia das condições de acumulação) e do trabalho (garantia da satisfação de necessidades sociais do trabalhador.)
- O Serviço Social surge no capitalismo monopolista, quando o Estado amplia sua intervenção nas expressões da Questão Social, um dos recursos do Estado e do empresário, com suporte da Igreja Católica, para o enfrentamento e regulação da Questão Social a partir dos anos 30 com a generalização das Políticas Sociais.
- O Serviço Social só surge quando o Estado atua na Questão Social, via Políticas Públicas
- É uma profissão contraditória, pois a própria Política Social garante também os interesses do capital.
- Assistente social como gestor e executor de Políticas Sociais, no âmbito de organizações públicas e privadas, operando na gestação social à prestação de serviços e à ação socioeducativa.
- A institucionalização do Serviço Social se dá por meio da criação das grandes instituições estatais, para estatais e autárquicas.
- O Estado atua não só na regulamentação do mercado de trabalho (CLT, salário mínimo), como estabelece uma política assistencial (Sesi, Sesc, etc).
- O Serviço Social passa de mecanismo de distribuição da caridade privada (antes de se tornar profissão reconhecida na divisão do trabalho) para ser uma das engrenagens de execução das Políticas Sociais do Estado e do empresariado.
- Assim, pode-se dizer que seu surgimento se dá a partir da extrapolação do âmbito da Igreja Católica e se institucionalista; e se institucionalista a partir da Questão Social.
- Os Serviços Sociais são as Políticas Sociais executadas pelo Estado. Para o trabalho, são necessários à sobrevivência do trabalhador,são vitais, mas não suficientes para a reprodução social da forca de trabalho; para o capital, socializa os custos da reprodução da força de trabalho, a partir de impostos, por exemplo.
O Serviço Social, como profissão, situa-se no processo de reprodução das relações sociais, fundamentalmente como uma atividade auxiliar e subsidiaria no exercício do controle social e na difusão da ideologia da classe dominante entre a classe trabalhadora. Intervém através dos serviços sociais, na criação de condições favoráveis à reprodução da força de trabalho, por outro lado, contribui para a reprodução dessas mesmas contradições que caracterizam a sociedade capitalista.

Continue navegando