Buscar

Preservação das Sementes Crioulas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Preservação das Sementes Crioulas
 
"De acordo com Mazoyer & Roudart (1998), desde o início do desenvolvimento da agricultura, a base alimentar das diferentes civilizações foi sendo modificada de acordo com o tipo de agricultura lá desenvolvido, que variava conforme a evolução das condições ecológicas e características culturais dos grupamentos humanos nas diferentes regiões do mundo. [...] A partir dos anos 50, a chamada Revolução Verde, baseada em práticas mecânicas, uso de variedades de alto rendimento e de insumos químicos foi a resposta em relação às demandas internacionais que a produção de alimentos passou a ter após a Segunda Guerra Mundial (Pinheiro et al., 2000).
Sendo o modelo que trouxe um acréscimo real ao potencial produtivo, as vantagens e desvantagens desse paradigma são motivo de discussões: para uns, significou a solução dos problemas no abastecimento de alimentos; para outros, o início do fim, a destruição da natureza, ficando as sementes no centro das controvérsias (Dominguez et al., 2000). Embora a Revolução Verde tenha sido responsável pela perda de grande parte da diversidade e variabilidade das plantas cultivadas, em função da transformação de agroecossistemas em monocultivos de variedades de estreita base genética, existe ainda hoje um número considerável de propriedades rurais que mantêm plantas cultivadas que só foram melhoradas pelas mãos de agricultores e agricultoras, denominadas variedades tradicionais, antigas, caseiras, landraces (raças da terra) ou crioulas." (Texto retirado do artigo de PELWING; FRANK e BARROS [2008]).
Em relação ao texto, marque a alternativa verdadeira.
A. 
Atualmente, tem-se voltado a atenção para as comunidades agrícolas que fazem uso de técnicas tradicionais, não somente pelo cuidado com o meio ambiente com o uso de técnicas agrícolas de baixo impacto ambiental, mas também por cultivarem e preservarem variedades de sementes crioulas.
Nos últimos anos, tem-se dado atenção especial às comunidades agrícolas tradicionais, não só como mantenedoras da diversidade biológica natural, em função de suas práticas agrícolas de baixo impacto, mas também como guardiãs da variabilidade e biodiversidade das plantas cultivadas e do conhecimento associado a toda essa riqueza.
A agricultura familiar é um dos meios de garantir a soberania alimentar de um povo, proporciona distribuição de renda e estimula a economia local, por meio da venda dos produtos gerados na agricultura. Em relação à soberania alimentar, assinale a alternativa correta.
B. 
O conceito de soberania alimentar de um povo está atrelado à alimentação, ou seja, compreende o direito de um povo de definir suas políticas e estratégias sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos (de qualidade em quantidade suficiente e com acesso permanente), respeitando sua cultura, seus hábitos alimentares e a diversidade dos modos de produção, comercialização e gestão dos recursos, sem depender do comércio exterior ou de multinacionais para a aquisição de sementes e insumos agrícolas.
O conceito de soberania alimentar foi inicialmente postulado pela Via Campesina e pode ser enunciado como "o direito dos povos a alimentos nutritivos e culturalmente adequados, acessíveis, produzidos de forma sustentável e ecológica, e o direito de decidir seu próprio sistema alimentar e produtivo".
 
“O resultado talvez mais importante dessa luta toda é a progressiva autonomia da população camponesa" (DUQUE, 2007, p. 140). "O protagonismo camponês pode ser observado. Ao optarem por práticas agroecológicas e de preservação das sementes tradicionais, essas famílias formam um movimento de resistência em defesa da agricultura familiar camponesa, que luta por um modelo de desenvolvimento mais justo e ambientalmente sustentável” (PAULINO e GOMES, 2015, p. 518).
A partir dos trechos aqui reproduzidos, marque a alternativa correta em relação a sementes crioulas.
B. 
A Lei de Sementes e Mudas, de 05 de agosto de 2003, permitiu que o agricultor pudesse não somente produzir, estocar e trocar, mas também comercializar suas sementes, resgatando valores culturais, conhecimento e hábitos alimentares tradicionais, que vinham sendo passadas de geração em geração com as sementes crioulas.
Antes da liberação dos agricultores para produzir e comercializar sementes, estes, de certo modo, estavam subordinados às políticas de distribuição de sementes geneticamente tratadas, pouco adaptadas às práticas de cultivo dos agricultores, por serem dependentes de insumos químicos. A partir da nova Lei de Sementes e Mudas, de 05 de agosto de 2003, os agricultores puderam produzir, estocar, trocar e vender entre si as sementes crioulas, mantendo hábitos alimentares que estão envolvidos na produção de sementes crioulas.
 
“Agricultura livre de agrotóxicos e contra as sementes [...] que não se adaptam ao seu sistema produtivo, [...] toma por base ideais da agroecologia, prática agrícola alternativa com preceitos ecológicos e sustentáveis. Os agricultores [...] defendem constantemente uma identidade campesina e tradicional, em contraposição à modernização capitalista” (PAULINO; GOMES, 201.
A que se refere o texto aqui reproduzido?
A agricultura familiar com o uso de métodos tradicionais para o cultivo de plantas faz uso de sementes crioulas. Assinale a alternativa correta em relação a esse tipo de sementes.
B. 
Incentivo à produção agrícola com sementes crioulas.
O texto se refere à valorização da agricultura tradicional que usa os ideias da agroecologia para produção de alimentos de qualidade, com o uso de sementes crioulas, contrapondo-se a um sistema capitalista de monoculturas e exploração do meio ambiente.
A agricultura familiar com o uso de métodos tradicionais para o cultivo de plantas faz uso de sementes crioulas. Assinale a alternativa correta em relação a esse tipo de sementes.
E. 
A semente crioula favorece o resgate à tradição propagada pelos agricultores agroecológicos. Tem resistência ao clima (boa adaptação), favorece a valorização dos costumes, tem baixo custo de produção e produz alimentos de melhor qualidade e sabor. Além disso, tem boa aceitação no mercado, colabora com a manutenção da biodiversidade e de práticas agroecológicas e conta com disponibilidade de semente no tempo certo.
As sementes crioulas são mais adaptáveis ao clima e solo em função da resistência que adquiriram ao longo dos anos. Como podem ser armazenadas, estão sempre disponíveis ao agricultor, tendo, então, baixo custo. Têm sabor e qualidade nutricional melhores em função de não serem geneticamente modificadas. Por fim, o uso da agricultura tradicional preserva o meio ambiente, tornando a agricultura sustentável.

Continue navegando