Buscar

Glaucia - Sistematização dos elementos centrais do campo de estágio

Prévia do material em texto

Helena Kira
OTP II – Profª Glaucia Lelis
Sistematização dos elementos centrais do campo de estágio
Campo de estágio: Hospital Municipal Miguel Couto (HMMC)
Espaço sócio-ocupacional: O projeto profissional do Serviço Social do Hospital Municipal Miguel Couto é fundamentado na transversalidade de toda equipe multidisciplinar e seu desdobramento deve respeitar as especificidades de cada setor, com o objetivo de estabelecer interfaces com outras políticas públicas (saúde, assistência, previdência social, habitação, educação, etc.) e projetos intersetoriais, dando ênfase às Políticas Sociais, além de garantir o compromisso com o processo de produção de conhecimento favorecendo vínculo sistemático e permanente entre teoria e prática possibilitando minimizar a dicotomia entre ambos. 
Perfil geral do usuário: Usuários pertencentes a AP 2.1 que recorrem ao Hospital Municipal Miguel Couto, após a classificação de risco, e sua rede de apoio (familiares, responsáveis) e por demanda espontânea. Foi observado que, em geral, os pacientes são cidadãos de classe baixa, sem plano de saúde e moradores de comunidade ou zonas periféricas do Rio de Janeiro.
Demandas, respostas e encaminhamentos: As demandas do Serviço Social são identificadas pela busca ativa ou nos grupos com os usuários. O primeiro se refere a uma abordagem individual, com a realização de entrevistas socioeconômicas a partir da visita aos leitos dos pacientes, nas quais podem se desdobrar no acompanhamento social, ou seja, demandas específicas de intervenção. Já o segundo, diz respeito à entrevista com a rede de apoio do paciente com o objetivo de socializar os direitos sociais e identificar as demandas pontuais, transformando-as em questões coletivas.
As respostas a essas demandas estão sempre inseridas no âmbito das políticas sociais, seja por acesso a algum benefício previdenciário, assistencial, ou da própria área da saúde.
Os encaminhamentos geralmente são realizados com a participação do INSS (nos casos de acesso a benefícios previdenciários ou assistenciais), DETRAN (quando há a necessidade do exame datiloscópico, ou retirada de documentos), clínicas da família das mais diversas regiões do Rio de Janeiro (para tratamentos referentes ao estado clínico do paciente), etc., ou seja, dependendo da demanda apresentada pelo usuário ou rede de apoio, a equipe de Serviço Social do HMMC encaminhará de uma forma, de maneira a viabilizar os direitos dos indivíduos.

Continue navegando