Buscar

Avaliacao - Politicas Publicas- aspectos historicos e teoricos

Prévia do material em texto

Avaliação - Políticas Públicas: aspectos históricos e teóricos
Políticas Públicas
1.
Por que o modelo de coalizões de defesa avança com relação às teorias de múltiplos fluxos e equilíbrio pontuado?
(D) É um modelo que inclui as ideias, o contexto, o tempo e o conhecimento científico como elementos que explicam a interação dos atores em grupos que disputam nos subsistemas de políticas públicas.
2.
O que são coalizões de defesa, segundo Sabatier e Jenkins-Smith (1999)?
(B) São grupos formados por atores públicos e privados que compartilham sistema de crenças e que procuram manipular regras, orçamentos, burocracias, com o fim de atingir seus objetivos políticos ao longo do tempo.
3.
A mudança na agenda das políticas públicas ocorre, na perspectiva de John Kingdon:
(A) Mediante o aproveitamento de uma janela de oportunidade que se abre com a convergência entre os fluxos, a partir da ação de atores políticos denominados empreendedores de política pública.
4.
São características da Policy Analysis, a gênese epistêmica das políticas públicas como campo de conhecimento científico:
(D) Influência do pensamento neoclássico econômico; racionalidade limitada; lógica da resolução de problemas e centralidade no processo decisório.
5.
A mudança na agenda das políticas públicas, na perspectiva de Baumgartner & Jones (1993), ocorre quando:
(B) Há rompimento do monopólio da política com a construção de nova imagem política em arenas politicamente mais favoráveis e com o impacto midiático sobre a opinião pública.
6.
Por que o contrato social do Pós-Segunda Guerra Mundial pode ser considerado a base social da economia capitalista de mercado?.
(D) Porque propiciou aumento do lucro dos capitalistas ao ampliar o mercado para a oferta de serviços sociais aos trabalhadores, como saúde e educação.
7.
O fluxo de problemas na teoria de John Kingdon traz para o entendimento das políticas públicas dimensões que provocam a percepção ou interpretação de problemas sociais por parte dos governos a partir dos seguintes elementos:.
(B) Indicadores que apontam para a existência de um problema; eventos, crise e símbolos (como a pandemia ou um terremoto) e o feedback de avaliações e monitoramento de problemas nas políticas.
8.
Com relação às críticas à Policy Analysis:.
(B) Dimensões subjetivas e políticas foram cada vez mais valorizadas entre os críticos, viabilizando melhores estudos de implementação, agenda e avaliação.
9.
A teoria do Equilíbrio Pontuado, de Baumgartner & Jones, inova com relação à teoria dos Múltiplos Fluxos, de John Kingdon, ao:
(C) Ampliar o papel das ideias e das instituições considerando que pode haver longos períodos de estabilidade das políticas públicas e abruptos momentos de mudança na agenda.
10.
Qual foi o papel do Estado na organização das respostas coletivas para problemas públicos, no processo de sociogênese das políticas públicas?
(B) Cobrança de impostos dos estabelecidos e implementação da rede de provisão de bens públicos nas regiões mais carentes.

Continue navegando