Buscar

CONTEXTUALIZADA GESTAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Cilmara Cristina de Souza Silva
Curso: Pedagogia
Matéria: Gestão e Cultura Organizacional 
O sistema educacional brasileiro é constituído por níveis e modalidades de ensino. Englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, a Educação Básica tem caráter obrigatório e regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Cada uma das etapas da Educação Básica tem especificidades e demandas pedagógicas próprias para cada uma das fases da escolarização.
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica onde a criança inicia a creche aos 03 anos e finaliza aos 05 anos, onde ela passa da educação infantil onde é ofertado pelo município e passa para fundamental ano inicias.
O ensino fundamental é a segunda etapa da educação básica e esta dividido entre o ensino fundamental I e II, que tem duração de nove anos, que deve acontecer com alunos de 06 a 14 anos. Ofertado pelos estados e municípios.
O ensino médio é a terceira etapa da educação básica, tem duração de 03 anos, que contempla alunos de 15 a 17 anos aproximadamente e deve ser ofertado pelo estado. Ao término da finalização do ensino médio entra o ensino superior onde só acontecem após os 18 anos essa e ofertada pelo governo federal apesar de esta ser fundamental para o desenvolvimento do alunado e preparação para o mercado de trabalho ainda não se tem acesso para todos, e por isso, o seu acesso se dá a partir de seleção seja para as faculdades publicas ou privadas.
Além dos diferentes níveis e etapas da educação escolar, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação também apresenta as modalidades de ensino da Educação Básica brasileira. Dentre a variedade preconizada na LDB, iremos apresentar a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e Tecnológica e a Educação especial.
São modalidades de ensino, segundo a LDB: Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e a Educação Especial. Dessa forma, por exemplo, a educação de jovens e adultos pode ser ofertada como ensino fundamental ou médio. A educação especial, por sua vez, tanto pode acontecer na educação infantil, como nos demais níveis da educação básica e da educação superior.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade da educação Que atende a indivíduos que por qualquer motivo não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Segundo a LDB, esta modalidade destina-se
Art.37 aqueles que não tiverem ao acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida (Brasil, 1996).
A escola deve ser um espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, ou seja. deve matricular todos os alunos. sem distinções. e oferecer condições estruturais e didático-pedagógicas para todos. Para ser efetivamente uma escola inclusiva, é preciso assegurar o atendimento à diversidade humana e ser capaz de prover uma educação de alta qualidade a todas as crianças.
A Educação Profissional e Tecnológica é destinada ao desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e profissional. Ela ocorre a partir da oferta de cursos de formação inicial e continuada, permitindo que o aluno desenvolva conhecimento acerca de determinada profissão. Essa modalidade busca tornar acessível o ensino a indivíduos com algum tipo de deficiência, seja ela física ou mental. Ela deve ser desenvolvida de forma inclusiva, com apoio complementar específico, quando necessário.
A Educação Especial é uma modalidade de ensino que requer currículos, métodos e técnicas específicos, considerando a inclusão do aluno ao ambiente escolar e ao convívio social. Esse deve ser um compromisso de todos os agentes da educação - professores, gestores, pais e responsáveis, alunos e comunidade.
Referencias:
DRUMOND Kelly; ENTENDA OS NIVEIS E MODALIDADES DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BASICA, Disponível em: https://www.somoseducacao.com.br/niveis-e-modalidades-de-ensino-da-educacao-basica/. publicado 8 de junho 2021, acesso em 05 de Fevereiro de 2023.
MENEZES. Ebenezer Takuno de. Verbete modalidades de ensino. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix. Editora, 2001. Disponível em: https://www.educabrasil.com.br/modalidades-de- ensino/. Acesso em 05 de Fevereiro de 2023.
Material didático disponível no; Inicialização LTI (blackboard.com).

Outros materiais