Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Segurança Logística - sg
 
Data: 06/08/2023
Aluno (a): CLÁUDIA CRISTINA FIALHO
Avaliação Pratica Final
INSTRUÇÕES:
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
No Brasil, acidentes, mortes e doenças relacionadas ao trabalho são uma questão de saúde pública. O país ocupa a quarta posição no ranking mundial, sendo registrados 700 mil casos por ano. O problema é tão grave que chega a ser naturalizado, uma vez que poucos dão a devida importância para investir na segurança do trabalho na logística e indústria, especialmente.
É importante o gestor adotar boas práticas de segurança para prevenir os acidentes de trabalho, que são sempre um fator negativo para as empresas. Colaboradores afastados diminuem a produtividade da equipe e correspondem a uma grande parcela dos gastos com os funcionários. No setor logístico, a responsabilidade com a segurança é fundamental, em especial o cuidado com os motoristas.
A sua empresa apresenta alto índice de acidentes e afastamentos de trabalhadores, como Técnico em Segurança apresente 10 medidas a serem implementadas pelo Gestor para reduzir os casos de acidente e afastamento da linha de trabalho. Chamando para equipe o fator de responsabilidade de cada um. Apresente cada medida e justifique o porquê trabalhar com ela e onde ela irá minimizar de forma preventiva esses afastamentos.
1. RECICLAGLEM 
Treinamento de segurança, procedimento seguro, uso de ferramentas e EPIs são indispensáveis para evitar acidentes. Este tipo de ação ainda ajuda a melhorar a cultura de segurança de sua empresa.
2. MANUTENÇÃO PREVENTIVA;
A manutenção preventiva e a avaliação sazonal das ferramentas utilizadas em nossos processos, devem ser feitas com constância, equipamentos em más condições de uso e sem calibragem, representam um alto risco a saúde e a vida das pessoas, por esse motivo a importância da manutenção e da prevenção.
3. EPIs;
Os EPIs são indispensáveis para garantir a segurança quando não é possível implementar barreiras físicas, sua função é evitar e minimizar os efeitos de um acidente. Bons EPIs garantem mais segurança e mais conforto, melhorando o dia a dia do colaborador. 
4. MANTER O LOCAL DE TRABALHO LIMPO E ORGANIZADO;
Muitos acidentes do trabalho acontecem por falta de organização e limpeza do ambiente. Um equipamento ou ferramenta largados em qualquer lugar. 
5. EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO;
A proteção contra incêndios é uma das Normas Regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho, as medidas preventivas adequadas que vão desde equipamentos de combate ao fogo como extintores, sinais sonoros, saídas de emergência, até treinamento da equipe sobre Brigada de Incêndio.
6. SINALIZAÇÃO NAS ÁREAS DE RISCOS;
Placas, luzes e faixas de sinalização são formas eficientes de orientar os trabalhadores sobre os riscos existentes no ambiente de trabalho, e de informar o uso correto de certos equipamentos.
7. COMUNICADO DE ACIDENTE;
Um incidente é a ocorrência de algo com potencial para causar um acidente de trabalho, mas que não resultou em nenhum dano para o empregado ou empregador e que não mudou nada na rotina de trabalho. Por isso, qualquer quando ocorrer qualquer incidente deve ser passado ao superior ou responsável pela segurança da empresa, para que possam ser adotadas as medidas de segurança necessárias para que não ocorra novamente e que não vire um acidente.
8. CRIAR CIPA;
A CIPA é uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, e tem a finalidade de informar e conscientizar os trabalhadores a respeito das Normas Regulamentadoras (NR) de segurança e saúde no ambiente de trabalho. O principal objetivo dessa comissão é estudar o ambiente de trabalho para identificar os possíveis riscos de acidentes para promover ações preventivas.
9. CUIDADO COM A SAÚDE DO TRABALHADOR;
Ter colaboradores saudáveis, em plenas condições físicas e mentais! Para isso é importante estar atentos aos controles sazonais do PCMSO e ao dia a dia de cada um. Tendo um profissional da saúde sempre acompanhando a qualidade de vida dos colaboradores, visando sempre o bem estar físico e mental do trabalhador.
10. AGILIDADE DIANTE DA SITUAÇÃO DE RISCO;
A agilidade com que reagimos as situações de riscos faz toda a diferença para evitar que um quase acidente se transforme em um acidente real. Estabelecer protocolos e divulgar para que todos possam saber como proceder quando se depararem com uma situação de risco.

Mais conteúdos dessa disciplina