Buscar

12 FUNÇÃO E COESÃO EM DURKHEIM

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA
1ª SÉRIE
FUNÇÃO E COESÃO EM DURKHEIM
Aula 12
 OBJETIVO
Compreender a importância do conceito de função e coesão social na teoria de Durkheim.
 
Será que tudo possui uma função na sociedade?
Durkheim se dedicou a entender a sociedade para resolver os seus problemas;
Seu contexto (pós- Revolução Francesa e Revolução Industrial) o influenciou a pensar sobre a necessidade de harmonia, ordem e união para manter a sociedade.
No fim do século XIX, Durkheim queria entender o acelerado processo de transformação social capitalista;
O capitalismo divide e especializa os indivíduos em diversas funções diferentes;
Desafio: Como integrar a sociedade?
TEORIA DA INTEGRAÇÃO SOCIAL
Essa teoria, criada por Durkheim, defendia que as partes da sociedade (suas instituições e/ou indivíduos) se relacionam de forma harmoniosa e estável. 
Fonte: Sociologia, 2016.
1) “A sociedade é um organismo vivo”. Partindo dessa ideia de Durkheim, escreva sobre a importância da integração social para o bom funcionamento da sociedade. Pense em uma instituição (como as que você está inserido(a), como a escola) e articule a relação dessa instituição com o restante da sociedade (como o Estado, por exemplo).
ATIVIDADE
1- Para auxiliar a resposta, recorra à algumas ideias de Durkheim. Para ele, a sociedade deve ser harmônica e unida. Como em um organismo vivo, cada instituição (ou órgão) deve cumprir suas funções, para não comprometer outras instituições. A sociedade existe no TODO, e não nas PARTES. Por isso, ao pensar em uma instituição, você deve articular com as demais instituições.
RESPOSTA
A FUNÇÃO DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS
Os indivíduos são seres sociais porque são socializados a partir do que já existe na consciência coletiva. Isso é feito pelas instituições sociais. 
Exemplos de instituições sociais:
escola
família
religião
trabalho
A FUNÇÃO DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS
As instituições que existem por muito tempo respondem às necessidades profundas e duradouras. 
Possuem a função de ensinar crenças e comportamentos que não dependem das vontades individuais, pois elas são “acordos” feitos pelo coletivo e, por isso, são obrigatórios.
EXEMPLO: FUNÇÃO DO TRABALHO
Durkheim observou que nas sociedades há uma especialização das funções dos indivíduos.
E quanto mais complexa a sociedade, isto é, urbana e industrial, maior é a especialização.
 
2) Escolha uma instituição social (família, escola, igreja, Estado, trabalho) e escreva sobre a função que ela desempenha na sociedade.
ATIVIDADE
2) (Pessoal) Para auxiliar sua resposta, é importante ressaltar que uma instituição possui a função de ensinar crenças e comportamentos que não dependem das vontades individuais. As instituições estão relacionadas à sociedade, pois elas são “acordos” feitos pelo coletivo e, por isso, são obrigatórios. Exemplos: Como a escola ensina os conhecimentos? Como a família transmite comportamentos? Como a igreja opera com as crenças? 
 
RESPOSTA
 COESÃO SOCIAL
Coesão é: estabelecer conexão, ligação, harmonia. 
A coesão social é: viver em sociedade de maneira organizada. 
Isso é possível através da moral.
 
COESÃO SOCIAL
“O conjunto [da consciência individual e coletiva] forma o ser social”.
A moral é a responsável por essa união, pois ela é o conjunto de normas comuns da vida em sociedade, que fazem bem tanto ao indivíduo quanto à própria sociedade.
RETOMADA
Nessa aula, vimos que Durkheim acredita que cada parte tem uma função no todo, tal qual é o pensamento funcionalista. Também entendemos que a coesão social permite o bom funcionamento da sociedade através da moral.

Mais conteúdos dessa disciplina