Buscar

prova pediatria CURTE E SALVA TRABALHOS ACADEMICOS 34997691306


Prévia do material em texto

1) De acordo com o art. 2° do Estatuto da criança e adolescente, o que podemos fala de criança e adolescente e nos casos especiais?
Considera-se criança, o indivíduo que possui até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Aos casos em que as crianças e adolescentes são portadores de necessidades especiais, existe a necessidade de se possuir a proteção necessária voltada a necessidade de tais indivíduos.
2) Quais os princípios da Lei 8.069/1990?
A lei 8.069/1990 dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Dessa forma, segue como princípios assegurar os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, desenvolvendo medidas que promovam a garantia do desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
3) Como e onde surgiu o Método Canguru? (contextualização).
O Método Canguru (MMC) surgiu 1978, no Instituto Materno-Infantil (IMI) de Bogotá, na Colômbia, através do trabalho dr. Edgar Rey Sanabria, no. O método se desenvolveu através de posicionar o bebê entre os seios maternos, em contato pele a pele, na posição supina (postura preventiva para refluxo gastroesofágico e aspiração pulmonar).
4) Quais os benefícios do método Canguru para a mãe e o bebê?
Os benefícios são: manter bebê aquecido com o calor do corpo de sua mãe; diminuir a estadia dos bebês da incubadora, tornando possível uma saída antecipada e, consequentemente, ir mais cedo para casa, minimizando: superlotação e infecção, cujo eram problemas da época em que o método foi criado; ainda esse contato favorece o fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe e filho; e melhora o desenvolvimento do bebê.
5) Quais os passos do (Inciativa Amigo da Criança)?
Os dez passos para o sucesso do aleitamento materno são: 1. Ter uma política de aleitamento materno escrita que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados da saúde. 2. Capacitar toda a equipe de cuidados da saúde nas práticas necessárias para implementar essa política. 3. Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno. 4. Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento. 5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se separadas dos seus filhos. 6. Não oferecer aos recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica. 7. Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos - 24 horas por dia. 8. Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda. 9. Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas. 10.Promover grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade.

Continue navegando