Buscar

prova psicanalise CURTE E SALVA TRABALHOS ACADEMICOS 34997691306

Prévia do material em texto

QUESTÃO 01 (0,7) Com base na sua compreensão do livro do Nasio explique o que o autor quis dizer ao afirmar que é um equívoco acreditar que, em relação ao Complexo de Édipo: “O menino está apaixonado pela mãe e quer afastar o pai; a menina, por sua vez, apaixonada pelo pai, quer afastar a mãe.”
É um equivo acreditar nessa afirmação, pois o complexo de Édipo se relaciona com o sentimento de prazer, da descoberta do prazer em crianças, não com o sentimento de apaixonar-se, com o aparecimento dos sentimentos íntimos de crianças de 4 anos, que começam a sentir prazer pelo sexo oposto, diante de suas relações com os pais, e através desse sentimento, se iniciam a matriz da identidade sexual de homem e de mulher.
QUESTÃO 02 (0,7) De acordo com o texto do Nasio, é possível afirmar que o Complexo de Édipo seria a própria psicanálise, pois o mesmo norteia toda a teoria freudiana. Dessa forma, explique o que é o Complexo de Édipo.
O complexo de édipo é a primeira sensação de prazer sexual, acontece através da descoberta da sexualidade vivenciada por uma criança de quatro anos em suas relações maternais e paternais. 
Consiste em uma fantasia sexual inocente, que pode ser vivenciada por ambos os sexos, onde o desejo inicia a matriz da identidade sexual, onde a criança sente o desejo ao genitor do sexo oposto, a filha pelo pai, o filho pela mãe.
E diante de tais sentimento, se forma uma neurose infantil, sendo a primeira manifestação e causa da existência da psicanalise, servindo como modelo de todas as neuroses da fase adultas. 
Assim esse complexo é um símbolo, da força do desejo da criança, onde o drama infantil e inconsciente que analisando representa a cena do tratamento ao tomar o psicanalista como parceiro.
QUESTÃO 03 (0,7) A crise edipiana possibilita uma série de situações que favorece o desenvolvimento psíquico dos sujeitos. Descreva alguns aspectos importantes para o desenvolvimento da criança causado pela crise edipiana
A crise edipiana é provocada pelo sentimento de prazer que ocorre, trazendo como consequência que a criança experiencia pela primeira vez, o desejo masculino ou feminino em relação ao genitor do sexo oposto, desenvolvendo de tal forma o pudor, sentimento de culpa e sentimento de moral.
Assim, os primeiros sentimentos são a descoberta de tais aspectos que levam a maturidade dos indivíduos.
E ainda, acontece a primeira neurose na criança, como o primeiro sofrimento psíquico, provocado pela coexistência de sentimentos contraditórios de amor, ódio, medo e desejos incestuosos para com quem se tem o sentimento de amor e de quem se depende. Dessa forma, o drama infantil e o inconsciente representam a cena do tratamento ao tomar seu psicanalista como parceiro
QUESTÃO 04 (0,7) Nasio afirma que o Complexo de Édipo é uma realidade, uma fantasia, um conceito e um mito. Justifique a afirmação do autor.
Essa afirmação é justificada, pois, a realidade consiste na chama de sexualidade que é vivida por uma criança de quatro anos no cerne da relação com seus pais, o aspecto da fantasia é porque é considerada uma fantasia sexual forjada de forma inocente através de seu desejo. E ainda, é um conceito pois consiste na matriz da identidade sexual onde se inicia o desejo. E o mito é envolto aos aspectos de ser considerado como uma neurose infantil.
QUESTÃO 05 (0,7) Na teoria freudiana o conceito de fantasia ocupa um lugar de extrema importância, já que, está presente em todos os processos que dizem respeito ao Complexo de Édipo. Explique o conceito de Fantasia na perspectiva psicanalítica.
O conceito de fantasia na perspectiva analítica, é explicado como uma cena imaginária que proporciona um determinado consolo à criança, sendo este visto como uma forma prazerosa, ou até mesmo, como um sentimento de angústia. Assim a função dessa fantasia é substituir a ação que teria proporcionado um sentimento de gozo não-humano diante de uma ação fantasiada que ameniza a tensão do desejo e suscita prazer, angústia ou ainda outros sentimentos, às vezes penosos.
QUESTÃO 06 (1,0) Levando em consideração a importância da noção de Fantasia na psicanálise, cite e descreva as três fantasias de prazer, mencionadas por Nasio.
As três fantasias são: desejo de possuir o outro, desejo de ser possuído pelo outro e desejo de suprimir o outro.
A primeira fantasia, o “desejo de possuir o outro”, é a possessão, cujo se manifesta por comportamentos infantis, típicos da idade, por exemplo, exibição escandalosa; brincadeiras como papai e mamãe, médico; pronunciar palavrões e macaquear posições sexuais.
A segunda fantasia “desejo de ser possuído pelo outro”, o menino sente prazer seduzindo o adulto, visando tornar seu objeto de posse. Assim, o menino se imagina seduzido pela mãe, irmão mais velho, ou até mesmo pelo próprio pai.
A terceira fantasia “desejo de suprimir o outro”, é quando existe o comportamento infantil que traduz a fantasia de ‘matar’ o pai rival, é frequente, com a ausência do pai, e a criança brinca de “chefe de família”.
QUESTÃO 07 (1,5) Baseado na apresentação dos Seminários construa um pequeno texto (mínimo de 10 linhas) dissertando sobre a relevância de pensar os problemas sociais e as novas formas de adoecimento na contemporaneidade à luz da Psicanálise.
Os problemas sociais, afetam todos os indivíduos em sociedade, pois, através do enfrentamento de problemas que são de convivência grupal, afetam a percepção das pessoas, o íntimo, provocando diversas vezes problemas relacionados a saúde mental. Isto é, existe uma relação entre os problemas sociais, e o adoecimento mental da população nesse período contemporâneo, relacionando-se a depressão, ansiedade, e outros problemas psicológicos.

Continue navegando

Outros materiais