Buscar

PERGUNTAS E RESPOSTAS (ANKI)- transmissão sináptica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PERGUNTAS E RESPOSTAS (ANKI)
TRANSMISSÃO SINÁPTICA
O que é sinapse?
São pontos de encontro entre as próprias células nervosas e entre as extremidades das fibras nervosas e as células efetoras.
Quais são as células efetoras?
Fibras musculares lisas, esqueléticas, cardíacas e células glandulares.
Onde as sinapses estão presentes?
Entre neurônio e neurônio, entre neurônio e músculo e entre neurônio e glândula.
Quais são os tipos de sinapse e entre que estruturas ocorrem?
Axo-somáticas (entre axônio e corpo celular), axo-axônicas (entre axônio e axônio), axo-dendríticas (entre axônio e dendrito) e dendro-dendríticas (entre dendrito e dendrito).
O que forma a sinapse?
Terminal pré-sináptico, célula pós-sináptica e a fenda sináptica.
O que é o terminal pré-sináptico e o que ocorre nessa porção?
Porção terminal da fibra nervosa, onde vão estar localizadas as vesículas que quando despolarizado liberam os canais de cálcio voltagem dependente, as vesículas quando entram em contato com o cálcio liberam os neurotransmissores.
O que é a célula pós-sináptica?
Superfície receptiva da célula adjacente.
Onde se localiza a fenda sináptica?
Entre o terminal pré-sináptico e a célula pós sináptica.
O que é a transmissão sináptica?
A transferência de informações através da junção sinática, pode ser elétrica ou química.
Como são caracterizadas as sinapses elétricas?
Caracterizam-se pela existência de canais diretos que permitem o livre movimento de íons do interior de uma célula para a próxima. As fibras estão ligadas por “corredores” em que ocorre um fluxo de íons. Possuem junções comunicantes.
O que são junções abertas e qual sua função?
Pequenas estruturas tubulares proteicas das sinapses elétricas, permitem o livre movimento de íons do interior de uma célula para a próxima. É por meio de junções abertas que os potenciais de ação são transmitidos.
Qual a principal característica das sinapses químicas?
Os terminais pré-sinápticos contêm vesículas sinápticas com transmissores químicos. Precisam dos neurotransmissores pois as fibras não tem uma continuidade.
Como ocorre a sinapse química?
A despolarização do terminal pré-sináptico libera o transmissor que se difunde através da fenda sináptica, reage com proteínas receptoras na membrana da célula pós-sináptica e inicia uma nova alteração elétrica no neurônio, glândula ou músculo alvo.
Após a liberação do transmissor na fenda sináptica este deve ser removido; esta remoção pode ser efetuada de três maneiras, quais são elas?
Difusão do transmissor para fora da fenda sináptica, destruição enzimática na própria fenda e transferência ativa para o terminal pré-sináptico (recaptação de transmissores).
A sinapse pode ser de dois tipos, quais são eles?
Excitatória, podendo causar excitação e levar à descarga de um impulso, e inibitória, causando inibição e levando à supressão da descarga pela célula pós-juncional.
O que é o PEPS e quando ocorre?
Potencial excitatório pós-sináptico, ocorre se uma transmissão sináptica levar a uma redução no potencial de membrana pós-sináptico, se comparado com o nível de repouso (ex. de -75 mV para -55 mV, despolarizando). 
Porque o PEPS se chama excitatório?
Pois a transmissão sináptica desse tipo aumenta as chances de um potencial de ação se originar no segmento inicial do axônio da célula pós-sináptica. 
Quando se diz que a membrana está hiperpolarizada e o que ocorre?
Quando ocorre redução no potencial de membrana, devido a um PEPS. Abertura dos canais de sódio e estes se difundem, para dentro do neurônio, a favor de seu gradiente de concentração e elétrico.
O que ocorre caso a interação do transmissor com o receptor pós-sináptico resulte em uma abertura maior dos canais de potásio da membrana?
Os íons se difundem para fora da célula ainda mais rapidamente que o usual e o resultado é um aumento no potencial de membrana. Esta hiperpolarização é chamada potencial inibitório pós-sináptico ou PIPS, cada transmissão desse tipo torna menos provável que resulte um potencial de ação no segmento inicial do axônio da célula seguinte.
O que acontece se os PEPS excederem os PIPS?
O potencial de membrana do segmento inicial é reduzido de maneira substancial desenvolve-se então um potencial de ação, que se difunde ao longo do axônio nervoso.
Onde a membrana dos dendritos e do corpo celular computam os PEPS e os PIPS?
Na zona de gatilho/cone de implantação.
Qual a diferença entre o PEPS e o PIPS?
No PEPS ocorre abertura dos canais de sódio, portanto o sódio entra com mais facilidade e o cloreto não entra, enquanto o potássio sai da célula. No PIPS ocorre abertura dos canais de potássio (de -75mV para -90mV, está hiperpolarizando), o cloreto não entra com facilidade.
O que é a sinapse neuromuscular?
É aquela entre um neurônio e uma célula muscular esquelética.
A porção pré-sináptica da sinapse neuromuscular é formada pelo que?
Pela porção terminal de um neurônio cujo corpo celular está dentro do SNC e o seu axônio se estende até a célula muscular. 
Como se chama o neurônio cujo corpo celular está dentro do SNC e o seu axônio se estende até a célula muscular? Neurônio motor, motoneurônio ou neurônio motor inferior. 
Na extremidade do axônio existe grande quantidade de vesículas sinápticas contendo qual substância transmissora? Acetilcolina. 
Como a acetilcolina é sintetizada?
A partir de acetil-CoA e colina em presença da enzima colina acetiltransferase, uma enzima que está presente em abundância no citoplasma do terminal pré-sináptico.
Como ocorre a sinapse neuromuscular?
A chegada do potencial de ação no terminal pré-sináptico do axônio libera a acetilcolina na fenda sináptica que, por sua vez, se liga a receptores, que controlam canais iônicos na membrana muscular pós-sináptica, permitindo a difusão de íons sódio para a célula muscular, produzindo nesta um potencial de ação; a seguir a acetilcolina é decomposta pela enzima acetilcolinesterase, localizada na membrana pós-sináptica, em acetato e colina.
Quando o cálcio se liga a receptores proteicos da superfície interna da membrana e as vesículas transmissoras das vizinhanças se fixam a membrana e se fundem, como ocorre a liberação do neurotransmissor? Por um processo de exocitose. 
O que acontece caso ocorra diminuição da quantidade de Ca++ no líquido extracelular ou a permeabilidade do terminal aos íons cálcio esteja diminuíndo?
Ocorre diminuição da liberação de neurotransmissores.
O que o neurotransmissor faz na célula pós-sináptica?
Se liga a receptores na membrana da célula pós sináptica e altera a permeabilidade da membrana desse célula aos íons.
Quais exemplos em que a ação da acetilcolina foi exarcebada?
Controle da bexiga, contração muscular e produção salivar.

Continue navegando