Buscar

Cola da prova lingua portuguesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Cola da prova língua portuguesa 
 01"A criança já vem para escola dominando uma variedade da língua oral, e cabe aos professores respeitar sua forma de expressão e ensiná-la a fazer o uso de linguagens adequadas e difer entes contextos comunicativos [...]". 
RESPOSTA E Trata a língua em suas variedades. 
02 Aquisição de linguagem também se divide em três sub áreas: aquisição de língua materna, aquisição da segunda língua e aquisição da escrita
RESPOSTA C Seu maior representante dentro dos estudos da linguagem foi Burrhus Frederic Skinner. 
03 "Ferdinand de Saussure é considerado o pai da linguística por ser sistematizado os estudos linguístico, principalmente por intermédio da apresentação de uma terminologia que conseguiu explicar os fatos linguísticos deforma precisa e objetiva". 
RESPOSTA B a linguagem tem um lado individual e um lado social, sendo impossível conceber um sem o outro. 
04 "Temos a língua portuguesa como uma entidade social que todos nós, brasileiros, adquirimos como falantes nativos e que a nós pertence, assim como nos pertence a identidade de sermos brasileiros". 
RESPOSTA E Preocupa-se em determinar o significado intrínseco de palavras e sentenças. 
05 “Muitos psicólogos, professores e pesquisadores da linguagem contestam a premissa de que a criança adquire a linguagem sem esforço. Argumentam que elas são ensinadas, sim, e que realmente aprendem a língua durante o processo [...]”.
RESPOSTA A trata-se de uma subárea dos estudos linguísticos, mais especificamente da psicolinguística. 
06 “Embora Saussure, já no início do século XX, admitisse a necessidade de uma área de estudos que se preocupasse com a individualidade e, ao mesmo tempo, com multiplicidade da fala, foi somente em meados dos anos 1960 que nasceu verdadeiramente a sociolinguística .
RESPOSTA C Saussure chama o lado social da linguagem de língua.
07 "São muitas as pesquisas no campo da aquisição de língua materna, seja ela qual for. Alguns teóricos defendem a ideia de que existe um 'período crítico' para que existam da linguagem, determinado biologicamente". 
RESPOSTA C Estágio sensório-motor.
08 “Existem muitas teorias que tentam explicar como uma criança considerada normal, isto é, sem problemas fisiológicos que possam afetar a fala e em condições normais de exposição a língua, com idade de 3 a 4 anos, domina, quase perfeitamente, a língua falada ao seu redor”. 
RESPOSTA A o cérebro era apenas uma máquina e não tinha nenhuma relação com o pensamento. 
09"Os estudos linguísticos se dividem em diversas áreas, de acordo com o foco do estudo, e cada uma delas oferece uma parcela de contribuição para o ensino da língua materna". 
RESPOSTA A Através do estudo da fonética, podemos distinguir as realizações de fala das diversas comunidades linguísticas. 
10 “A criança já vem para escola dominando uma variedade da língua oral, e cabe aos professores respeitar sua forma de expressão e ensinar-lhe a fazer uso das linguagens adequadas a diferentes contextos comunicativos [...]“.
RESPOSTA C a confirmação de que a linguagem está no cérebro.
01 "Esses 'mistérios' a respeito da linguagem têm gerado inúmeros estudos e o desenvolvimento de vários pressupostos teóricos dentro da linguística, da psicologia e da educação".
RESPOSTA B Em sua essência, assemelha-se com o aprender a andar de bicicleta. 
02 "A linguística, que é parte de uma outra ciência chamada semiótica, é o estudo científico da linguagem. Seu objeto de estudo está voltado para explicação de como a linguagem humana funciona e de como são as línguas em particular". 
RESPOSTA A Estuda o sons da fala.
03 “Embora Saussure, já no início do século XX, admitisse a necessidade de uma área de estudos que se preocupasse com a individualidade e, ao mesmo tempo, com multiplicidade da fala, foi somente em meados dos anos 1960 que nasceu verdadeiramente a sociolinguística 
RESPOSTA C Saussure chama o lado social da linguagem de língua.
04 "Ao escrever palavras como dici, em vez de disse, ou Braziu, em lugar de Brasil, a criança não está necessariamente cometendo "erros ", mas está transpondo para a escrita o que pensa ser a representação das palavras de sua fala". 
RESPOSTA E Diz respeito ao estudo das regras de combinação entre os morfemas para formação de unidades maiores, como a palavra e o sintagma. 
05 “Aquisição de linguagem é uma subárea dos estudos linguísticos, mas especificamente da psicolinguística: esta, por sua vez, é o campo da linguística que se preocupa com as questões relacionadas ao processamento e a aprendizagem de línguas". 
RESPOSTA B Afirma que a aquisição da linguagem se dá por estímulo/resposta.
06 “Fala e pensamento prático devem ser estudados sob o mesmo prisma, e a atividade simbólica, viabilizada pela fala, tem uma função organizadora do pensamento: com ajuda da fala, a criança começa a controlar o ambiente e o próprio comportamento”. 
RESPOSTA A o cérebro é a mente.
07"Por muito tempo, o estudo e o ensino da linguagem se mantiveram nos limites da sentença, constituindo essa a base de qualquer pesquisa linguística ou construto teórico para o ensino/aprendizagem da língua". 
RESPOSTA D A aceitabilidade se refere às atitudes do leitor de acordo com suas expectativas em relação ao texto. 
08 "[...] constrói-se a partir da interação entre as informações que o texto apresenta e o conhecimento de mundo de seus usuários [...]". 
RESPOSTA E Coerência
09 “Despertar no aluno o interesse pela leitura é o maior legado de um professor aos seus alunos”. 
RESPOSTA D Influência cultural. 
10 “Questões de ordem psicológica, social e cultural também interfere na relação entre o leitor e o texto". 
RESPOSTA A São informações prévias que o leitor traz ao texto, incluindo aí suas crenças e hábitos.
01 “[...] a situação de fala é o primeiro passo para o sucesso da comunicação”.
RESPOSTA A É preciso saber com quem está falando e utiliza de uma variedade de língua adequada ao ouvinte e à situação de fala.
02"Por muito tempo, o estudo e o ensino da linguagem se mantiveram nos limites da sentença, constituindo essa a base de qualquer pesquisa linguística ou construto teórico para o ensino/aprendizagem da língua". 
RESPOSTA A Refere-se as atitudes do leitor, de acordo com suas expectativas em relação ao texto.
03 “A flexibilidade, o respeito às diferenças e a valorização da cultura local permitem aos professores refletir sobre sua realidade e tomar as decisões sobre a sequência dos conteúdos de acordo com a possibilidade e as necessidades de seus alunos".
RESPOSTA C Considerar os conhecimentos anteriores dos alunos em relação ao que se pretende ensinar.
04 "Os PCN ainda acrescentam: 'Além das condições descritas, são necessárias propostas didáticas especificamente no sentido de formar leitores'".
RESPOSTA D Refere-se ao produtor do texto, através de suas atitudes e objetivos.
051. Propaganda.
2. Poesia.
3. Dicionários.
RESPOSTA C 2 - 1 - 3
06 “Como instrumento principal no processo de construção do conhecimento, a Língua Portuguesa deve ser levada ao aluno como meio de expansão das possibilidades de uso de uma língua, já conhecida e dominada em sua variedade oral”.
RESPOSTA B A escola deve considerar o nível de aprofundamento possível de cada conteúdo.
07 "[...] refere-se ao modo como as informações e os componentes do texto se conectam mutuamente". 
RESPOSTA B Coesão

Continue navegando