Buscar

COLA LIBRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

COLA LIBRAS
01 Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Libras: aspectos fundamentais, assinale a alternativa que apresenta o local onde a criança surda tem a oportunidade de estar inserida num ambiente favoravelmente linguístico.
RESPOSTA ; C NA ESCOLA 
02 Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Libras: aspectos fundamentais, sobre a aquisição de línguas de sinais, assinale a alternativa correta
RESPOSTA C As línguas de sinais nem sempre foram reconhecidas enquanto línguas naturais
03 Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Libras: Aspectos Fundamentais, sobre os aspectos da sintaxe, assinale a alternativa correta:
RESPOSTA E A ordem estrutural e gramatical estabelecida pela língua portuguesa é: sujeito (S), verbo (V) e objeto (O) – estrutura conhecida por SVO.
04 Após a leitura do excerto anterior e, ainda, considerando os conteúdos do livro-base Libras: Aspectos fundamentais e seus conhecimentos sobre a disciplina, assinale a resposta que contém os órgãos responsáveis pela via de PRODUÇÃO da modalidade oral- auditiva.
RESPOSTA B Traqueia, laringe, pregas vocais
05 Sobre a modalidade linguística gráfico-visual e considerando os conteúdos do livro-base Libras: Aspectos fundamentais e seus conhecimentos sobre a disciplina, assinale a alternativa que corresponde à via de recepção da modalidade gráfico-visual. 
RESPOSTA C visual
06 Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Libras: Aspectos Fundamentais, sobre a linguística e sua relação com a língua de sinais, assinale a alternativa correta:
RESPOSTA D A linguística tem estado fortemente presente em outras áreas de estudo, dialogando com a filosofia, filologia, educação, antropologia, sociologia, psicologia, neurologia, informática, entre outras.
07 Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Libras: Aspectos Fundamentais, sobre os aspectos semânticos em Libras, assinale a alternativa correta:
RESPOSTA D Sinonímia é a relação semântica estabelecida entre duas ou mais palavras/sinais que apresentam o mesmo significado.
08 Com base nas características de funcionamento das línguas gesto-visuais e nos conteúdos do livro-base Libras: Aspectos fundamentais, assinale a alternativa que retrata o grande desafio dos linguistas, a partir dos estudos de Stokoe. 
RESPOSTA A Apontar a existência de elementos comparáveis entre as línguas orais e as línguas espaço visuais
09 Sobre a modalidade linguística gesto-visual é correto afirmar:
RESPOSTA C Tem como principal meio de produção as mãos, que, articuladas a partes do corpo, produzem a discursividade nos espaços em frente ao corpo, dos lados, acima/abaixo do tronco corporal ou no próprio corpo do falante.
10 Sobre a iconicidade de arbitrariedade das línguas gesto-visuais e com base nos seus estudos sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), é correto afirmar que:
RESPOSTA B Cada língua apresenta um sinal diferente para um mesmo Referente.
01 Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Libras: aspectos fundamentais, identifique a alternativa que apresenta corretamente o que esses profissionais podem proporcionar aos alunos: 
RESPOSTA A Garantia que as crianças estabeleçam relações com os membros mais experientes da culturA 
02 Com base na leitura do livro da disciplina Libras: aspectos fundamentais, em relação ao termo “repetidor”, assinale a alternativa correta.
RESPOSTA A O termo “repetidor” está relacionado ao aluno surdo que assistia às aulas e depois repetia às lições aos colegas que estavam sob os seus cuidados.
03 De acordo com as informações acima e com os conteúdos do livro Libras: Aspectos Fundamentais, marque a alternativa que descreve corretamente a importância da Lei 10.436 de 2002 para a Libras:
RESPOSTA E Esta lei reconhece a Libras como forma de comunicação das pessoas surdas.
04 Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Libras: aspectos fundamentais, assinale a alternativa que explica historicamente como eram vistos os “problemas” dos surdos?
RESPOSTA D os surdos eram tratados como indivíduos sem capacidade de pensar, eram vistos com um olhar de reparo, a falta de audição era vista como corretiva através das práticas fonoaudiólogas.
05 Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Libras: aspectos fundamentais, assinale a alternativa que afirma porque os surdos não eram considerados educáveis
RESPOSTA D Na visão aristotélica, os surdos não teriam capacidade para pensar.
06 Com base na leitura do livro da disciplina Libras: aspectos fundamentais, em relação a população brasileira em meados do séc. XIX, assinale a alternativa correta.
RESPOSTA A A população brasileira em sua maioria era rural e analfabeta, sendo a maioria formada de escravos.
07 Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Libras: aspectos fundamentais, assinale a alternativa que apresenta o motivo pelo qual havia uma ênfase no treinamento dos órgãos fonoarticulatórios:
RESPOSTA C Considerava-se a aquisição da linguagem oral como pré-requisito para a escrita.
08 Com base na leitura do livro da disciplina Libras: aspectos fundamentais, com relação ao uso da tecnologia pelos surdos, assinale a alternativa correta.
RESPOSTA A As plataformas on-line permitem que os surdos gravem mensagens em Libras de forma rápida e compartilhá-las com amigos surdos, comunidades e grupos.
09 Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Libras: aspectos fundamentais, assinale a alternativa que afirma como se deram as mudanças na educação de surdos.
Nota: 10.0
RESPOSTA A Mudanças se deram por meio de lutas sociais que colocaram em cena um novo modo de pensar sobre a surdez, o surdo e sua língua.
10 Com base na leitura do livro da disciplina Libras: aspectos fundamentais, em relação a instrução primária no período do Império, assinale a alternativa correta.
RESPOSTA A A Lei Geral determinou que todas as vilas e lugares mais populosos tivessem escolas de letras, tantas quantas fossem necessárias para mudar o quadro da educação.
1 Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Libras: aspectos fundamentais, assinale a alternativa que apresenta o que pode ter facilitado os espaços dos surdos com o uso de um sistema gestual de comunicação.
RESPOSTA D A falta de uso de uma língua oral efetiva e a naturalidade do desenvolvimento comunicativo por meio de uma língua gestual.
02 Considerando os conteúdos do livro-base Libras: Aspectos fundamentais e seus conhecimentos sobre a disciplina, assinale a resposta correspondente aos três tipos de espaços mentais associados aos sinais dêiticos: 
RESPOSTA D real, token e sub-rogado
03 De acordo com as informações acima e com os conteúdos do livro Libras: Aspectos Fundamentais, marque a alternativa que contém a concepção bakhtiniana de língua:
RESPOSTA D A língua é a materialização da linguagem humana.
04 Com base na leitura do livro da disciplina Libras: aspectos fundamentais, em relação a língua de sinais usada por uma parcela dos indígenas estudados por Brito, assinale a alternativa correta.
RESPOSTA A Os indígenas surdos eram monolíngues , pois só usavam a língua de sinais.

Continue navegando