Buscar

Modelos Preditivos e Trade-offs

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A aprovação do BNDES para um novo projeto é muito importante para as empresas, pois oferece recursos financeiros com condições vantajosas, como taxas de juros mais baixas e prazos de pagamentos mais longos. Além disso, passa credibilidade à empresa, uma vez que o banco realiza uma rigorosa análise antes de conceder o financiamento, o que aumenta a confiança de outros investidores. O BNDES também pode oferecer suporte técnico e consultoria para o desenvolvimento do projeto, pois possui programas de financiamento para projetos inovadores. Essa aprovação pode impulsionar o crescimento da empresa e reduzir riscos financeiros, uma vez que a empresa terá um espaço maior para lidar com desafios financeiros e imprevistos durante a implementação do projeto.
A Spartacus TI é uma empresa que possui destaque no mercado de tecnologia e os colaboradores têm suas ideias valorizadas de forma incentivadora. Quando um colaborador tem sua ideia aprovada o mesmo recebe participação dos lucros gerados o que motiva com que todos contribuam com novas ideias para projetos futuros.
Antes de investir em um novo projeto, é importante que a empresa analise sua viabilidade financeira e o retorno esperado. Isso ajuda a evitar prejuízos futuros e tomar decisões mais assertivas. Analisando os projetos atuais, a Spartacus já sabe qual deles é mais rentável e precisa analisar qual possui menor risco e poder utilizar de forma melhor o financiamento que conseguiram com o BNDES.
Em Finanças, analisa-se um projeto de investimentos a partir dos fluxos de caixa projetados e das técnicas tradicionais como: Valor Presente Líquido (VPL ou NPV – Net Present Value), Taxa Interna de Retorno (TIR ou IRR – Internal Rate of Return), Taxa Interna de Retorno Modificada (MIRR – Modified Internal Rate of Return), Índice de Lucratividade (IL ou IBC – Índice Benefício-Custo) e Payback Descontado. (LIMA; FABIANO, 2018, p.251).
A Spartacus deve considerar o VPL e o Payback ao analisar os projetos de investimento. No caso em questão, é aconselhável realizar uma análise do desvio-padrão e da variância de cada projeto para determinar sua viabilidade. Os cálculos podem ser feitos da seguinte forma:
· Retorno médio: (Valor pessimista*probabilidade) + (Valor mais provável*probabilidade) + (Valor otimista*probabilidade).
· Variância = (Retorno otimista - Retorno médio) ² * Probabilidade otimista + (Retorno mais provável - Retorno médio) ² * Probabilidade mais provável+ (Retorno pessimista - Retorno médio) ² * Probabilidade pessimista;
· Desvio-padrão = raiz quadrada da variância.
· CV = Desvio-padrão / Retorno médio.
 
A amplitude dos retornos de um projeto indica sua variabilidade e risco. Quanto maior amplitude e maior o desvio-padrão, maior a volatilidade e incerteza do projeto. Considerar a amplitude juntamente com o desvio-padrão fornece uma visão completa da volatilidade. Um baixo coeficiente de variação indica menor volatilidade e risco do investimento.
Visto isso, levando em consideração os projetos A, B e C, podemos observar que o projeto A possui menor variância, menor desvio-padrão e menor coeficiente de variação, e um retorno médio maior do que os projetos B e C. Sendo assim, o projeto A é o mais rentável e menos arriscado para a Spartacus TI.
Referência bibliográfica:
1. LIMA, Fabiano Guasti. Análise de Riscos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

Outros materiais