Buscar

AD1 DINÂMICA DA TERRA 2023

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno: Marcelly Leitão Dias
Curso: Lic. Ciências Biológicas
Matricula: 23114020178
Disciplina: Dinâmica da Terra
Polo: ARE
AD1 DINÂMICA DA TERRA 2023.1
Segundo estudos científicos embasados em pesquisas geofísicas, estudos astronômicos e analises geoquímicas de meteoritos, a estrutura da Terra está dividida principalmente da seguinte forma: 
a) Crosta Terrestre ou Litosfera: que constitui a camada mais externa do planeta composta por materiais rochosos heterogêneos rico em silício (Si), alumínio (Al) e oxigênio(O), cálcio(Ca), sódio(Na) e potássio(K);
b) Manto: Camada posterior à crosta formada por materiais rochosos a altas temperaturas e pressões tendo sua composição rica em oxigênio(O), silício(Si), ferro (Fe) e magnésio(Mg);
c) Núcleo: Camada mais profunda da Terra composta por metais, ferro (Fe) e Níquel(Ni).
Quando estudado mais afundo pode-se identificar que a camada superficial da Terra chamada de crosta ou litosfera possui uma espessura de variável de (0-90km), sendo composta principalmente por materiais rochosos heterogêneos rico em silício (Si), alumínio (Al), oxigênio(O), cálcio(Ca), sódio(Na) e potássio(K), formada por grandes porções sólidas denominadas placas tectônicas que se movimentam vagarosamente sobre o manto terrestre. Sua temperatura é variável chegando até 1.200°C, assim como sua espessura de acordo com continente observado, essa diferenciação de temperatura ocorre devido a dois fatores: a proximidade de fontes de calor e a condutividade térmica das rochas, suportando a temperatura ambiente da atmosfera ou temperaturas altas como nos desertos, e até baixíssimas temperaturas como nos árticos. Estando dividida em Crosta Oceânica e Crosta Continental.
Já o Manto terrestre camada subjacente à crosta quando observado pode-se afirmar que o mesmo é composto principalmente por materiais rochosos sobretudo ferro (Fe) e magnésio (Mg), silício (SI) e oxigênio (O) que encontram-se sob altas temperaturas e pressões, possui uma profundidade que chega até 2.900Km da base terrestre alcançando temperaturas de até 4.000°C. Divide –se em Manto superior e Manto inferior.
No manto superior os materiais rochosos encontra-se em estado pastoso devido a temperatura alta e pressão o que possibilita a movimentação lenta das placas tectônicas que formam a crosta, já o manto inferior apresenta uma característica líquida devido à alta temperatura e pressão pela proximidade ao núcleo terrestre sendo a substancia predominante o magma que tem sua nomenclatura modificada para lava quando atinge a superfície terrestre.
Agora a camada mais profunda do planeta Terra é chamado de Núcleo, sendo dividido em Núcleo Interno e Núcleo Externo. 
Seu núcleo externo encontra-se em estado líquido em fusão composto por ferro(Fe) e níquel(Ni) e metais a uma distância aproximada de (2.900-5.150 km), enquanto o Núcleo interno encontra-se em estado sólido composto majoritariamente por ferro(Fe) estando localizado a (5.150-6370 km) da superfície. Podendo a temperatura destes variar entre 4.400 a 6.000°C, essas altas temperaturas promovem a vida do planeta, sem esse calor o planeta se transformaria em uma enorme rocha fria e inerte. Essa energia geotérmica é responsável pela dinâmica das placas tectônicas e as atividades vulcânicas.
Existem atualmente diversos estudos comprobatórios que evidenciam a estrutura interna da Terra sendo um destes a Geofísica que estuda a propagação das ondas de impacto geradas por terremotos denominadas ondas sísmicas, ondas S (ondas transversais) e P (ondas longitudinais), também temos a comparação entre a densidade do planeta, estimada a partir de estudos astronômicos e o estudo geoquímico dos meteoritos, todos chamados de métodos indiretos.
O estudo das propagações das ondas sísmicas S (ondas transversais) e P(ondas longitudinais), concluem que essas ondas de impacto geradas por terremotos possuem diferentes velocidades de acordo com seu meio de propagação, desta forma quando ocorre um sismo a determinação da velocidade do mesmo torna possível estimar a espessura e material atravessado permitindo assim conhecer a profundidade em que se encontram os limites das camadas terrestres e a natureza dos elementos presentes em cada camada.
Nas ondas S (ondas transversais) o deslocamento da onda se dá perpendicularmente à direção da propagação da onda e só se propagam em meio solido, enquanto, as ondas P (ondas longitudinais), se propagam num movimento de compressão e dilatação na mesma direção do deslocamento da onda, sendo assim, conclui-se que a partir de uma determinada distância do foco do terremoto as ondas S não atingem diretamente à superfície terrestre por não se propagarem em meios não sólidos como o núcleo externo da Terra que se encontra em fusão.
Referências
1. GOV.BR.Sbg, 2015.Serviços geológicos do Brasil. Disponível em: http://www.cprm.gov.br. Acesso em: 15 de fev.2023.
2. GOV.BR, Ministério ciência da tecnologia,2022. Observatório Nacional. Disponível em: https://www.gov.br/observatorio/pt-br/assuntos/noticias/rapido-resfriamento-do-nucleo-da-terra-poderia-evidenciar-2018morte2019-do-planeta-explica-geofisica-do-on. Acesso em: 15 de fev.2023.
3. USP. Iag, [s.d.]. Instituto de astronomia, geofísica e ciências atmosféricas. Disponível em: https://www.iag.usp.br/siae98/geotermia/geotermia.htm. Acesso em: 15 de fev.2023.
4. ARAGON, Glauca Torres; Ovalle, Alvaro Ramon C. Dinâmica da Terra. Volume único. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ,2005.
Revisão
Considerações da avaliação
1. Características do estado físico do manto.
Ao meu ver (o que não significa estar correto) no segundo e terceiro parágrafos eu informo as devidas características do manto superior e inferior da estrutura interna da terra. Itens destacados em amarelo. 
2.  Verificar como o estudo de propagação de ondas sísmicas contribuiu para o entendimento da estrutura interna da Terra.
Em relação a contribuição das propagação ondas sísmicas para o entendimento da estrutura da terra, estão definidos ao meu entendimento nos parágrafos sétimo e oitavo, conforme destacado em verde.
Desde já agradeço a atenção.

Continue navegando