Buscar

Documento1

Prévia do material em texto

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Daiana Cruz Klagenberg[footnoteRef:2] [2: Educando que cursa licenciatura em pedagogia – 2 semestre – RGM 053.22030 - UNIGRAN EAD – Polo Dourados MS ] 
Gilmar Lima Caetano[footnoteRef:24819] [24819: Doutor em filosofia – Orientador do curso de licenciatura em Pedagogia – UNIGRAN MS ] 
RESUMO
Filosofia da educação é a área que faz parte da filosofia que se importa com os problemas relacionados a educação. Ela frisa entender a natureza da educação, seus objetivos e fins da educação, os modos e meios de ensino para atingir tais objetivos, também como as relações entre educação, sociedade e cultura. Através das principais ligações filosóficas da educação, frisam se o idealismo, o pragmatismo, o existencialismo, o marxismo e o liberalismo. Essas ligações aparentam uma visão distante sobre a natureza da educação. A filosofia da educação também se preocupa com questões tipo: o relacionamento entre educação e cultura, a importância da diversidade de cultura na educação, o papel da escola e dos professores na formação da sociedade, e as implicações éticas da educação.
A filosofia da educação é uma área de estudos que procura entender os objetivos da educação, bem como as questões éticas, políticas e sociais que envolvem este meio. Ela não se limita a um grupo de teorias abstratas, mas é intimamente ligada à prática da educação, uma vez que as reflexões filosóficas são capazes de orientar a ação pedagógica. Ela se preocupa em fornecer orientações para a prática educativa, ajudando os educadores a compreenderem melhor o papel que desempenham na formação dos indivíduos e da sociedade como um todo. 
Temos Foucault que tratou diretamente de questões relativas à Educação somente em punir e vigiar mais diretamente na parte sobre a disciplina, e nos cursos finais, sobre os modos de subjetivação na Antiguidade, nos quais aparecem comentários pontuais, muitas vezes críticos, à Pedagogia. Assim, a filosofia da educação é importante para o entendimento da educação como um processo dinâmico e em constante evolução, que deve estar sempre em sintonia com as demandas e necessidades da sociedade em que se inclui. A Pedagogia é constituída por elementos frisados a filosofia da educação, elementos estes em forma de processos socioculturais, forma de organização educacional etc. Diante desses elementos ou pressupostos que se pode construir uma pedagogia, pois nenhuma outra concepção foi mostrada para devido fim.
PALAVRAS CHAVES: Educação, cultura, sociedade.
	Dicente de curso de licenciatura

Continue navegando