Buscar

Questionário Exercicio 5 História da Educação FCE Análise do contexto histórico das legislações educacionais nacionais


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Análise do contexto histórico das legislações educacionais nacionais
1. 
A primeira reforma educacional que ocorreu no Brasil foi com o Marquês de Pombal, em 1759. Contudo, as diretrizes da educação ainda pertenciam a Portugal, metrópole do Brasil. Logo, o Brasil terá, de fato uma legislação própria, somente em:
Você acertou!
B. 1834, quando D. Pedro I outorga a primeira constituição do Brasil.
D. Pedro I estabelece que o ensino deveria ser gratuito e de responsabilidade do Estado.
2. 
Com a Proclamação da República, em 1889, o Brasil passou por grandes transformações políticas, econômicas e sociais. Em 1891, apresentou a primeira Constituição Republicana do país. Contudo, em meio a tantas transformações, a educação sofreu pouquíssimas alterações. Muitas diretrizes instituídas por D. Pedro II se mantiveram na jovem república. Contudo, apesar da estagnação, houve uma mudança que foi fundamental para a educação daquela época. Logo, pode-se afirmar que essa mudança foi a:
Você acertou!
A. instituição do ensino laico no lugar da educação religiosa.
Devido à influência do pensamento liberal europeu, a república instituiu princípios da laicização no ensino brasileiro.
3. 
Em 1934, Getúlio Vargas deu uma atenção especial à educação. Estabeleceu um ensino nacional, determinou como sendo da obrigação do Estado garantir o direito de todos à escola. Sem, com isso, negar o papel fundamental da família nesse processo. Criou em seu governo os Conselhos Regionais de Ensino, deu ampla liberdade de cátedra aos professores, e criou repasses para apoio extraescolar, como, por exemplo, tratamento dentário, médico etc. Contudo, em 1937, ele retira da responsabilidade do Estado diversos tópicos concernentes à educação. Passou a investir menos no ensino público nacional e a estimular a criação de escolas particulares. Em 1942, criou as escolas profissionalizantes no país (SENAI), onde formavam pessoas hábeis para o trabalho. Assim, tínhamos um sistema educacional que foi muito criticado na época, pois:
Você acertou!
C. criava um sistema de ensino dicotômico, ou seja, uma escola para ricos (ensino particular) e ou para pobres (escolas profissionalizantes).
Esse sistema foi criticado pelos educadores, como, por exemplo, Anísio Teixeira, que acredita que ele perpetuava as condições das classes sociais.
4. 
Em 1967, com o Governo Militar no poder, as escolas deixaram de receber os repasses da União e dos Estados. Apesar disso, as escolas públicas no país passaram a exercer um importante papel. Assim, pode-se afirmar que as escolas tinham a tarefa:
Você acertou!
D. de propagação ideológica a favor do Governo Militar.
As escolas passaram a desenvolver um ensino ufanista e nacionalista a favor do poder do Estado Militar no Brasil.
5. 
Com a Constituinte de 1988, novos ares da educação foram tomados. Nela, é prevista a gratuidade do ensino básico público, a valorização da dignidade humana, e a democratização do ensino nacional. Além disso, institui que a EDUCAÇÃO é de responsabilidade:
Você acertou!
E. da família, da sociedade e do Estado.
Art. 227 – É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, crueldade e opressão.