Buscar

ATIVIDADE PRATICA DE FISIOLOGIA HUMANA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DISCENTE: DAMIANA SOUSA SILVA 
CURSO: FONOAUDIOLOGIA 
DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA 
Identificar possíveis distúrbios Gastrointestinais
O entendimento das etapas e vias do sistema gastrointestinal facilita a atender e identificar a possível doença que este paciente está sofrendo e facilitando o diagnóstico e o tratamento do mesmo.
Suponha que você trabalhe em um hospital ou clínica e depara com esta situação citada abaixo:
O paciente deu entrada ao pronto socorro com queixas de dor no estômago, desconforto abdominal, mal-estar, náusea e vômito, azia ou queimação abdominal, vômito, emagrecimento. Beber leite ou comer (para neutralizar o ácido gástrico) ou o uso de antiácidos são medidas que costumam aliviar a dor, porém, esta costuma retornar após duas a três horas.
Com base na situação apresentada, identifique qual seria a doença gastrointestinal que este paciente está apresentando. Além disso, descreva as principais características desta doença gastrointestinal que a cada ano acomete milhares de pessoas no mundo.
RESPOSTA: 
AO LER E AVALIAR, PODEMOS VER UM CASO DE GASTRITE, NESSE CASO O TRATAMENTO DEVE SER FEITO DE FORMA APROPRIADA PARA O PROBLEMA APRESENTADO, USANDO OS MEDICAMENTOS ADEQUADOS, A BOA ALIMENTAÇÃO TAMBEM É UM ELEMENTO PRINCIPAL PARA A DIMUNUIÇÃO DA ACIDEZ PRODUZIDA. 
DENTRO DA NOSSA REALIDADE CONSEGUIMOS ATÉ MESMO REMÉDIOS NATURAIS PARA FAZER TRATAMENTOS, MAS O INDICADO É SEMPRE CONSULTAR O(A) MEDICO(A) ANTES DE FAZER INGESTÃO DE QUALQUE MEDICAMENTO, MESMO QUE SEJA ELE NATURAL. 
MAS, PARA ENTERDEMOS MEHOR TEMOS QUE SABER PRIMEIRAMENTE O QUE É UMA GASTRITE: 
A GASTRITE É UMA INFLAMAÇÃO AGUDA OU CRÔNICA DA MUCOSA DO ESTÔMAGO.
REFERENTE A NARRATIVA QUE O PACIENTE ESTÁ A APRESENTAR, TUDO INDICA QUE É DE FATO GASTRITE. DESSE MODO COMO CITADO ACIMA A GASTRITE É UMA INFLAMAÇÃO DA MUCOSA INTERNA DO ESTÔMAGO QUE PODE PROVOCAR DORES FORTES E INTENSA, AZIA E REFLUXO, ALÉM DE PERDA DE APETITE, NÁUSEAS, PODE OCORRER VÔMITOS, SENSAÇÃO DE ESTÔMAGO CHEIO, DOR DE CABEÇA, DIFICULDADE DE DIGESTÃO, ONDE PODE OCORRER PRISSÃO DE VENTOS E MUITO DESCONFORTO NA REGIÃO DO ESTOMAGO.
ESSA INFLAMAÇÃO NO ESTOMAGO NO ESTOMAGO, INCOMODA MILHARES DE PESSOAS NO MUNDO DEVIDO AO ESTRESSE, MAL ALIMENTAÇÃO, OU ATÉ MESMO ANSIEDADE CAUSADA NO DIA A DIA. 
OS TIPOS DE GASTRITE SÃO: AGUDA OU CRÔNICA GERALMENTE, E PODE SER CAUSADA TAMBÉM POR CONTAMINAÇÃO DE UMA BACTÉRIA, A HELICOBACTER PYLORI OU ATRAVÉS DE UMA ALIMENTAÇÃO INADEQUADA (LIMA, ET AL; 2011).
SEGUNDO FÉLIX ET AL (2014), A GASTRITE É UMA CAUSADA HABITUALMENTE POR MAUS HÁBITOS ALIMENTARES COMO JEJUNS PROLONGADOS OU REFEIÇÕES MUITO RÁPIDAS, E O ABUSO DE ALIMENTOS IRRITANTES, COMO POR EXEMPLO, CAFÉ, CHOCOLATE, COCA-COLA, ETC., QUE CONTRIBUEM PARA O AGRAVAMENTO DA DOENÇA PODENDO ESTAR DIRETAMENTE ENVOLVIDOS NO AUMENTO E EVOLUÇÃO DA GASTRITE SENDO ELA CRÔNICA OU AGUDA. O CONSUMO ABUSIVO DE ALGUNS TIPOS DE BEBIDAS COMO, POR EXEMPLO, A BEBIDA ALCOÓLICA, QUE PODEM OCASIONAR EROSÕES E ERITEMA, MOSTRANDO QUE AS FERIDAS QUE SÃO DADAS PELO CONSUMO DO ÁLCOOL RESULTAM NA DIMINUIÇÃO DA BARREIRA DA MUCOSA DO ESTOMAGO E, COMO EFEITO, A RETRO DIFUSÃO DOS ÍONS H+. DIVERSOS ESTUDOS MOSTRAM QUE NÃO SÓ O ÁLCOOL MAIS ALGUNS MEDICAMENTOS SÃO GRANDES AGRAVANTES PARA IRRITAR A MUCOSA ESTOMACAL E DESEMPENHAM SUAS SEQUELAS NO LOCAL, COMO TAMBÉM AUMENTA OS EPISÓDIOS DE REFLUXO, OCORRENDO LESÃO GÁSTRICA CRÔNICA. ATÉ POUCO MAIS DE UMA DÉCADA, A GASTRITE, ULCERA GÁSTRICA, DUODENITE E ÚLCERA DUODENAL ERAM DEVIDO AO DESEQUILÍBRIO ENTRE MECANISMOS DE DEFESA DO HOSPEDEIRO E SECREÇÃO ÁCIDA; PORTANTO NOS ÚLTIMOS ANOS, PESQUISAS TÊM SUGERIDO A VISTA DE BACTÉRIAS NO ESTÔMAGO E A RELAÇÃO ENTRE ESTES MICRORGANISMOS E PATOLOGIAS GÁSTRICAS APRESENTANDO O ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO, A CONTAMINAÇÃO TRAZ UM MODELO TÍPICO DE TRANSMITIR INTERPESSOALMENTE, TENDO UMA ENORME OCORRÊNCIA EM PESSOAS JOVENS DE REGIÕES DESENVOLVIDOS E AINDA EM POPULAÇÕES DE CLASSE MEDIA BAIXA. O INDICADOR DE AQUISIÇÃO VEM SE REDUZINDO EM PAÍSES COM MAIOR DESENVOLVIMENTO, SIGNIFICANDO QUE PESSOAS IDOSAS TÊM MAIOR OCORRÊNCIA DO QUE EM JOVENS, QUE PODE ESTAR DIRETAMENTE ENTRELAÇADO COM A HIGIENE ADEQUADA, LIMITANDO SE A TRANSMISSÃO (FÉLIX, ET AL. 2014).
EM BOA PARTE DOS CASOS UMA PEQUENA DIETA E CORTE OU REDUÇÃO DE ALGUNS ALIMENTOS SÃO RECOMENDADOS PARA MELHORA DO CASO, TAIS COMO: 
· CAFÉ
· REFRIGERANTES
· FRUTAS CITRICAS DEVE SER EVITADAS DURANTE AS CRISES
· REDUÇÃO DE TEMPEROS TAIS COMO, COMINHO, PIMENTAS E ETC...
· BOLOS 
· PÃES, PREFERINDO MASSAS INTEGRAIS 
· ALIMENTOS ENLATADOS...
DENTRE ALGUNS OUTROS QUE PODEM SER APRESENTADOS EM CASO DE PERSISTENCIA DOS SINTOMAS.

Continue navegando