Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
trabalho fisiologia humana ( distúrbio gastrointestinais)

Pré-visualização | Página 1 de 1

7
q
UNIVERSIDADE UNIFATECIE
UNIDADE DE APOIO A DISTÂNCIA - POLO GUARATINGUETÁ/ SÃO PAULO
CURSO BACHARELADO EM FONOAUDIOLOGIA
adriana soares cota rodrigues 
 distúrbios Gastrointestinais
Guaratinguetá SP
2022
adriana soares cota rodrigues
distúrbios Gastrointestinais
Trabalho apresentado à Unifatecie como requisito parcial à aprovação na disciplina de Distúrbios Gastrointestinais do curso de Bacharelado em Fonoaudiologia.
Professor Dr. Layon Zafra Lemos.
Guaratinguetá SP
2022
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.	3
2. DESENVOLVIMENTO.	4
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.	6
4. REFERÊNCIAS.	7
	
	
	
1. INTRODUÇÃO.
Hoje na atualidade podemos contemplar diferentes casos de doenças gastrointestinais e como elas veem afetando nossa população de forma geral, contudo sua evolução é adquirida de diversos fatores que comprometem o bom funcionamento do organismo humano. Sua fisiologia é destinada a inúmeras características, pois, cada caso gastrointestinal pode ser diferente e renascido de forma variada.
Distúrbios gastrointestinais são patologias que afetam o aparelho digestório como: esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, cólon, reto e ânus, assim como os órgãos que contribuem para a digestão, pâncreas, fígado e vesícula biliar. Os hábitos de vida de um indivíduo estão diretamente relacionados com os distúrbios gastrointestinais, os mesmos se tornam fatores e causas desses distúrbios digestivos.
Para identificar essa doença gastrointestinal é preciso, primeiramente, identificar os sinais e sintomas claramente com uma anamnese completa, ou seja, fazer um bom exame físico, com análise é possível realizar hipóteses diagnósticas que podem ser sanadas com exames, assim o profissional poderá dar um diagnóstico correto. Este trabalho visa informar quais as causas e como devemos fazer para tratar de certas dores abdominais, sabemos que se for diagnosticado com rapidez o problema será sanado, e o paciente poderá levar uma vida normal, sem dores seguindo corretamente as orientações. 
6
O processo de recuperação é sem dúvida relevante, pois, dependerá da total dedicação do paciente em evitar situações que comprometem seu tratamento. 
1. Desenvolvimento.
Estrutura:
Identificar possíveis distúrbios Gastrointestinais
O entendimento das etapas e vias do sistema gastrointestinal facilita a atender e identificar a possível doença que este paciente está sofrendo e facilitando o diagnóstico e o tratamento do mesmo.
Suponha que você trabalhe em um hospital ou clínica e depara com esta situação citada a baixo:
O paciente deu entrada ao pronto socorro com queixas de dor no estômago, desconforto abdominal, mal estar, náusea e vômito entre outros sintomas.
Com base na situação apresentada, identifique qual seria a doença gastrointestinal que este paciente está apresentando. Além disso, descreva as principais características desta doença gastrointestinal que a cada ano acomete milhares de pessoas no mundo.
De acordo com o relato que o paciente está apresentando, tudo indica que é uma Gastrite. Pois a gastrite é uma inflamação da mucosa interna do estômago que provoca dor intensa, azia e queimação. Perda do apetite, Náuseas, vômitos, Dor aguda e queimação na boca do estômago, Sensação de estômago cheio, Dor de cabeça, Perda do apetite, Azia, Dificuldade de digestão, essa doença acarreta milhares de pessoas no mundo devido ao estres, a uma mal alimentação, ou ate mesmo ansiedade causada no dia a dia.
Quando diagnosticado o problema, é possível que seja estabelecido um tratamento adequado, usando medicamentos certos e uma boa alimentação indicada pela gastroenterologista objetivando a diminuição da acidez do estômago e proteger a mucoso inflamada diminuindo a dor. De forma que devolva a qualidade de vida à paciência portadora dessa doença. 
2. O que é gastrite nervosa
As gastrites são provocadas por processos inflamatórios no estômago, que podem ser causados por bactérias, medicamentos ou consumo de álcool. Todavia, quando a doença está ligada a fatores emocionais, é comum que ela não apresente inflamações nas mucosas estomacais. Essa doença se caracteriza quando as questões emocionais desencadeiam reações estomacais, que podem ser confundidas com as gastrites ou, até mesmo, agravam inflamações já existentes que não foram diagnosticadas.
Quando o quadro é classificado como gastrite nervosa, os sintomas enfrentados pelos pacientes são semelhantes aos da doença classificada como comum ou crônica. São eles:
· azia;
· queimação;
· sensação de estufamento ou estômago cheio;
· vômito;
· arrotos frequentes;
· dor no estômago;
· perda de apetite;
· Dificuldade de digestão.
Figura 1: Gastrite Nervosa: Sintomas e quando procurar tratamento.
 Fonte: Dra. Vanessa Padro, 2020.
A cada ano pessoas são vítimas dessas doenças gastrointestinais, e ela pode ser considera leve ou profunda onde reações como feridas podem aparecer e causar dores frequentes, tal gastrite pode ser denominada de gastrite erosiva. 
De acordo com as pesquisas emoções variadas podem ser um dos fatores principais para o surgimento dessas doenças gastrointestinais.
 CONSIDERAÇÕES FINAIS.
Hoje podemos observar o quadro estatístico dessa patologia na contemporaneidade, é comum indivíduo portadores dessas doenças gastrointestinais, pois, em decorrência dos maus hábitos alimentares, suas condições de vida sem dúvida são afetadas e desqualificadas. Todo esse processo condiz de relaxamento em relação aos cuidados, pois, muitos pacientes que sentem esses sintomas não procuram médicos ou especialistas para diagnosticar e tratar a doença. 
As infecções advêm de vírus, bactérias e parasitas que se alojam no estômago e envolve o intestino delgado. 
O paciente uma vez que é diagnosticado com doença gastrointestinal deve seguir rigorosamente as recomendações de seu médico, e então dar sequência aos tratamentos e terapias com ajuda de medicamentos específicos para os cuidados dessa doença. 
Podemos perceber todo contexto em que ocorre essas causas e como isso atrapalha o um bom funcionamento do organismo humano. 
Uma higiene adequada também coopera em evitar muitas doenças gastrointestinais, pois, se não há comprometimento com a prevenção então será inevitável o vírus e de outros microrganismos que comprometem a saúde.
REFERÊNCIAS.
BRONSTEIN. Gastrite Nervosa: Sintomas e quando procurar tratamento. Artigo, 2020. Disponível em: https://bronstein.com.br/saude/gastrite-nervosa-sintomas-e-quando-procurar-tratamento Acesso em: 30/04/2022.
LEMOS, Layon Zafra. Fisiologia Humana. Edufatecie: PR, 2021. Disponível em: 
https://www.eadunifatecie.com.br/pluginfile.php?file=%2F1138683%2Fmod_resource%2Fcontent%2F0%2FFisiologia%20Humana%20%28UniFatecie%29.pdf Acesso em: 30/04/2022.
TEMHORA. Gastrite nervosa: sintomas, causas e tratamentos. Rio Branco, Jul 08, 2021 - Blog. Disponível em: https://www.temhora.app/gastrite-nervosa Acesso em: 30/04/2022.