Buscar

Politica Comparada e Politica Classica e Moderna apol 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Política Comparada
De acordo com Braga (2011, p. 116): “As razões (teóricas) aduzidas por cada um dos representantes deste paradigma para a rejeição do conceito de Estado são de natureza distinta: ora pela confusão e falta de precisão do conceito em si, ora pelo fato de ele não abarcar os processos políticos que se davam em coletividades humanas primitivas nas quais inexistia Estado, tais como as sociedades comunitárias tribais, ora pela sua pouca aplicabilidade em análises concretas de processos decisórios de “governo comparado” e de desenvolvimento político”. 
Fonte: BRAGA, Sérgio. Poder, formas de dominação e Estado no diálogo entre Nicos Poulantzas e a sociologia política norte-americana. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 5, p. 109-137, 2011.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina Política Comparada, examine se os enunciados abaixo, acerca do conceito de sistema político, são verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(V ) O conceito de sistema político substituiu o antigo conceito formal de Estado e ampliou assim o campo da política comparada.
(V) O conceito de sistema político foi criado por David Easton, que se inspirou em áreas  como a biologia e a cibernética.
(F ) O conceito de sistema político, criado por David Easton, substituiu o antigo conceito de sistema partidário.
(F) O conceito de sistema político já era utilizado por autores como Karl Marx e Max Weber ao longo do século XIX.
	
	A
	V, F, F, V
	
	B
	V, V, F, V
	
	C
	F, V, V, F
	
	D
	V, V, V, V
	
	E
	V, V, F, F
O conceito de Sistema Político foi criado por David Easton (1968), cientista político que pegou emprestadas ideias de sistemas de outras áreas, como a biologia e a cibernética, e criou uma estrutura de sistema para a política que busca a manutenção de suas funções vitais, considerando as novas configurações políticas dos países e a pergunta de fundo: por que algumas democracias sobreviveram ao longo do século e outras colapsaram? O conceito de sistema político substituiu o antigo conceito formal de Estado e ampliou assim o campo da política comparada. Fonte: Material para impressão (aula 3, p. 6).
Questão 2/5 - Política Comparada
De acordo com Chilcote (1988, p. 52): “A ausência de uma diretriz coerente ou um entendimento comum sobre o conteúdo apropriado da teoria de política comparada está provavelmente relacionada com uma insatisfação geral que penetra a disciplina mesma de ciência política. Não é surpreendente, pois, que acadêmicos e alunos procurem perspectivas alternativas quando tentam definir o que é estudo de política. Outras disciplinas, notavelmente antropologia, economia, história e sociologia voltaram-se para o pensamento radical na tentativa de definir e modificar seus esforços”. 
Fonte: CHILCOTE, Ronald. H. 1988. Perspectivas alternativas de política comparada. Revista de Ciência Política, v. 31, n. 2, p. 52-65.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, assinale a alternativa que descreve corretamente as características da Política Comparada surgida a partir da década de 1950.
	
	A
	A partir da década de 1950, a Política Comparada se torna uma disciplina e subárea da Sociologia nos EUA.
	
	B
	Após a Segunda Guerra Mundial, os estudos de política comparada passam por uma redefinição de paradigma: do institucionalista ao comportamentalista.
Influenciada pela metodologia weberiana e positivista da ciência social, a Política Comparada surge após a Segunda Guerra Mundial, ao mesmo tempo que a Revolução Comportamentalista. A Política Comparada se torna uma disciplina e subárea da Ciência Política nos EUA na década de 1950, com a migração de intelectuais europeus para aquele país e a ampliação do escopo de análise, unindo abordagens de outras disciplinas, tais como a sociologia, a psicologia e a antropologia, o que ocasionou uma redefinição de paradigma, de institucionalista, fixada em análises formais, para a comportamentalista, preocupada em inserir a análise do comportamento dos atores nos estudos políticos. 
FONTE: Material para impressão (aula 3, p. 4).
	
	C
	A partir da década de 1950, a Política comparada deixa de focar os comportamentos dos atores políticos e passa a se dedicar ao estudo de instituições de governo.
	
	D
	Após a Segunda Guerra Mundial, surge a Política Comparada, influenciada, nesses primeiros momentos, pela metodologia marxista.
	
	E
	A partir da década de 1950, a Política Comparada passa por uma redefinição de paradigma: do sistêmico ao institucionalista.
Questão 3/5 - Política Comparada
Segundo Chilcote (1988, p. 52): “Na busca de uma política comparada alternativa, várias hipóteses podem ser sugeridas. Primeiro, deve-se enfatizar que teoria e clara conceitualização são a essência da pesquisa quando analisamos situações diferentes; em contraste, a disciplina continua lutando com o legado de uma perspectiva comparada, essencialmente descritiva e configurativa, isto é, voltada para estudos de nações individuais ou instituições. Política comparada inclui mais do que estudo sobre governo, especialmente o governo americano, que tem influenciado os valores e suposições sobre o que é e como nós devemos estudar política”. 
Fonte: CHILCOTE, Ronald. H. 1988. Perspectivas alternativas de política comparada. Revista de Ciência Política, v. 31, n. 2, p. 52-65.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo acerca das características da pesquisa comparada antes da chamada revolução comportamentalista, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I. Até 1950, a Pesquisa Comparada possuía um viés formalista e normativo.
II. O paradigma principal da área era o chamado “antigo institucionalismo”.
III. Mesmo antes da Segunda Guerra Mundial, os estudos de política comparada já focavam países do Oriente Médio, Ásia e África.
	
	A
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
A pesquisa Comparada, até 1950, não era ainda uma disciplina sistematizada e os estudos comparados até essa data eram predominantemente formalistas, normativos e concentrados na Europa. O paradigma aqui vigente era o que chamamos de “antigo institucionalismo”, e os temas estudados eram o governo e as instituições políticas formais. 
FONTE: Material para impressão (aula 3, p. 3).
	
	B
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	C
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	D
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	E
	Apenas a assertiva II está correta.
Questão 4/5 - Política Clássica e Moderna
Leia o trecho abaixo e depois responda: 
Segundo Quadros, a teoria das formas de governo apresentada por Maquiavel em “Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio” inova em relação às teorias antigas, propostas por autores como Platão e Aristóteles. Essa inovação teve efeitos importantes nas discussões posteriores da Ciência Política, fazendo de Maquiavel um autor ainda atual. 
Fonte: QUADROS, D. O Estado na Teoria Política Clássica. Curitiba: Intersaberes, 2016. 
De acordo com o conteúdo visto nas aulas e no material didático, assinale a alternativa abaixo que descreve corretamente como a teoria das formas de governo apresentada por Maquiavel inova em relação às teorias dos pensadores gregos, como Platão e Aristóteles:
	
	A
	A novidade da teoria das formas de governo de Maquiavel consiste em reduzir os tipos possíveis a apenas dois: república e principado.
Em Platão, encontram-se quatro formas possíveis para organizar o Estado, enquanto Aristóteles elenca seis formas, três boas e três ruins. A inovação que Maquiavel sinaliza, em sua própria teoria, é a de reduzir as formas de governo a apenas duas: o principado e a república. 
Referência: QUADROS, D. O Estado na Teoria Política Clássica. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 64-65.
	
	B
	A novidade da teoria das formas de governo de Maquiavel
consiste em afirmar que há apenas formas degradadas e indesejadas de governo, como a república e o principado.
	
	C
	A novidade da teoria das formas de governo de Maquiavel consiste em reduzir os tipos possíveis a apenas dois: a democracia e a ditadura.
	
	D
	A novidade da teoria das formas de governo de Maquiavel consiste em afirmar que existem seis formas possíveis de governo, três virtuosas e três degradadas.
	
	E
	A novidade da teoria das formas de governo de Maquiavel consiste em afirmar que não devemos estudar a política como ela de fato é, mas sim como ela deveria ser.
Questão 5/5 - Política Clássica e Moderna
Leia o trecho abaixo e depois responda: 
“Resta ver agora como deve comportar-se um príncipe com os súditos ou com os amigos. [...] Mas sendo minha intenção escrever coisa útil, destinada a quem por ela se interessar, pareceu-me mais conveniente ir diretamente à efetiva verdade do que comprazer-me em imaginá-la. Muita gente imaginou repúblicas e principados que jamais foram vistos ou de cuja real existência jamais se teve notícia. E é tão diferente o como se vive do como se deveria viver”. Fonte: Maquiavel, N. O príncipe. São Paulo: Cultrix, 1998, p. 101.
Com base na citação lida e no conteúdo das aulas, assinale a alternativa abaixo que destaca corretamente uma das principais qualidades da obra “O príncipe”, de Maquiavel:
 
	
	A
	Na obra “O príncipe”, Maquiavel apresenta, de maneira pioneira, uma abordagem realista que privilegia a descrição e a explicação da política realmente existente.
O trecho de “O príncipe”, citado na questão, refere-se à postura realista de Maquiavel, ao privilegiar a descrição e a explicação do funcionamento efetivo de governos realmente existentes, em detrimento da tentativa de imaginar, sem base empírica, como seria a forma de governo perfeita ou ideal. 
Referência: QUADROS, D. O Estado na Teoria Política Clássica. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 56-57.
	
	B
	Na obra “O príncipe”, Maquiavel apresenta, de maneira pioneira, uma abordagem utópica que privilegia a imaginação em vez da descrição empírica.
	
	C
	Na obra “O príncipe”, Maquiavel apresenta, de maneira pioneira, uma abordagem socialista para pensar os problemas das repúblicas e principados italianos da época.
	
	D
	Na obra “O príncipe”, Maquiavel apresenta, de maneira pioneira, uma abordagem moralista a respeito da política, destacando que o governante deve manter-se fiel à moralidade universal.
	
	E
	Na obra “O príncipe”, Maquiavel apresenta, de maneira pioneira, uma abordagem republicana a respeito das formas de governo, destacando a inutilidade dos principados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais