Buscar

Quiz - Material básico - Semana 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quiz - Material básico - Semana 5
 
PERGUNTA 1
1. Segundo Antônio Lopes de Sá, como podemos definir “profissão”? 
	
	
	A expressão “profissão” provém do latim professione, do substantivo professio, que teve diversas acepções naquele idioma, mas foi empregado por Cícero como “ação de fazer profissão de...”.
	
	
	A expressão “profissão” provém do grego salário, que significa “sal”, como pagamento pelo trabalho.
	
	
	A expressão “profissão” provém do latim professor, que significa todo tipo de profissão.
	
	
	A expressão “profissão” provém do grego próceres, que significa “procedimento para fazer algo do ponto de vista profissional”.
	
	
	A expressão “profissão” provém do latim pro labore e significa “aquele que trabalha por dinheiro”.
O conceito de profissão vem do latim professione e do substantivo professio, que significam a ação de fazer algo. Depois ficou denominado “profissão”. 
PERGUNTA 2
1. A palavra “trabalho” tem origens que nos indicam as formas como concebemos essa atividade humana em tempos remotos. Qual a origem da palavra “trabalho”? 
	
	
	A origem da palavra “trabalho” deriva do latim vulgar tripalium, que era o nome de um instrumento formado por três paus aguçados usado pelos agricultores. A maioria dos dicionários, contudo, registra tripalium como um instrumento de tortura, o que teria sido no início ou se tornado depois.
	
	
	A palavra “trabalho” tem origem em tratar a terra, o mesmo que “cultura” e “civilização”. A civilização nasceu do trabalho. 
	
	
	A palavra “trabalho” tem origem no termo alemão Aufklärung, que significa “esclarecimento”. Significa a saída do homem de sua minoridade política.
	
	
	A palavra “trabalho” tem origem na bíblia e significa a benção de Deus em relação ao bom comportamento do homem no jardim do Éden. 
	
	
	A palavra “trabalho” tem origem na língua portuguesa e significava no início a forma como os seres humanos lavravam a terra; era sinônimo de cultura agrária.
Um código de ética pode ser elaborado por qualquer grupo social, profissão ou associação civil.
PERGUNTA 3
1. Uma das estratégias para se desenvolver um projeto de formação ética em uma empresa é a elaboração de um código de ética. Para as categorias profissionais os códigos de ética também são importantes para uma boa prática da profissão. Segundo estudamos na videoaula “Ética e mundo do trabalho”, como podemos definir um código de ética? 
	
	
	Um código de ética é um acordo explícito entre os membros de um grupo social: uma categoria profissional, um partido político, uma associação civil etc.
	
	
	Um código de ética é um documento emitido pelo governo a fim de regulamentar as profissões. 
	
	
	Código de ética é um documento que visa regulamentar as relações de trabalho, estabelecendo leis de relacionamento entre a empresa e o empregado.
	
	
	Código de ética é um texto de origem religiosa a fim de normalizar a vida em sociedade.
	
	
	Código de ética é uma elaboração jurídica redigida pela OAB em conformidade com a CLT do estado de São Paulo e se refere, portanto, apenas à profissão de advogado.
 A palavra “trabalho” tem origem em um instrumento de tortura utilizado na Antiguidade. Isso aponta para a noção de trabalho como tortura ou castigo humano.

Continue navegando