Buscar

Atividade 03 - Ética Profissional e Cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- O termo ética é empregado de forma recorrente no nosso dia a dia e nos mais variados contextos, ou seja, nas relações econômicas entre as empresas, nas relações sociais cotidianas, aparece muito nos debates científicos e na área da política parlamentar e nos noticiários jornalísticos veiculados por meio das mídias impressa, televisiva e eletrônica. Desde seu surgimento, no século VI a.C., a filosofia grega começou a investigar os mais variados assuntos ou problemas envolvendo as relações humanas em sociedade. Uma das ramificações da filosofia passou a estudar a moral.
 
Essa ramificação foi denominada de Ética (em grego ethike, de ethikós), que significa:
1. Modo de ser.
2. Costume ou maneira de agir habitual.
3. Índole.
4. Estudo da moral.Correto
5. Caráter.
2-A filosofia moral não foi elaborada por pensadores ensimesmados, olhando para o "próprio umbigo" sem conexão com mundo. A ética é o ramo de conhecimento dentro da filosofia que mais tem a ver com a vida prática, quer dizer, ela está associada à maneira como os cidadãos pensam sobre si próprios, e a possibilidade de viverem juntos dentro da cidade apesar das diferenças sociais, econômicas e políticas, elementos constitutivos da convivência no interior da polis. O princípio racionalista presente na filosofia grega aparece como o elemento moderador da conduta que orienta a vontade em direção ao considerado melhor. A vontade sem razão é desequilibrada porque tende para os vícios, e delibera em relação ao que é pior.
 
A razão aparece como o elemento que nos fornece a capacidade de:
1. Encontrar meios para uma sociedade economicamente estável.
2. Decidir em direção ao bem individual e comum.Correto
3. Decidir de forma autoritária os destinos da comunidade.
4. Decidir em busca do poder político na polis.
5. Buscar o pluralismo de ideias.
3 - A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe. A partir da Filosofia surge a ciência que é o conhecimento científico por sua própria natureza. Em qualquer manual de História, consta que a Idade Média começou no século V e terminou no XV.
 
Em Filosofia essa divisão não é tão simples, porque se considera que a Idade Média teve seu início muito tempo antes, com o advento do pensamento cristão por volta do:
1. Século IV a.C.
2. Século VI a.C.
3. Século IV d.C.
4. Século III d.C.
Correto
5. Século III a.C.
4 - Desde o seu surgimento, a Filosofia se constitui como uma constante discussão e diálogo entre várias filosofias de todas as épocas. Kant dialogou e foi influenciado pela filosofia dos antigos, o que lhe propiciou a elaboração de uma filosofia moral que possui como fundamento a razão grega. Por outro lado, o referencial que Rousseau se utiliza para elaborar sua teoria ética está associado à ideia de Deus e uma concepção de natureza humana, considerada, ao contrário de Kant, benevolente, cheia de bondade, voltada para o bem.
 
As referências que os autores modernos utilizam para desenvolver e elaborar suas filosofias morais são de duas naturezas:
1. A ideia da razão ou de Deus como norteadores da conduta ética.
Correto
2. A ideia do raciocínio lógico ou norteado pelas emoções.
3. A ideia da repressão do pensamento livre e a ideia do livre arbítrio.
4. A ideia do controle emocional e a ideia da razão lógica.
5. A ideia do Cristianismo e a ideia do paganismo.
5 - A simples existência de um código de ética não assegura para a organização social um comprometimento por parte dos seus membros integrantes. Por si só, um código de ética não consegue modificar e/ou alinhar condutas. Para que os valores e normas éticas sejam plenamente incorporados é necessário que a organização social adote um programa de gestão da ética. A máxima eficiência do programa de gestão da ética é alcançada quando todos os membros integrantes da organização (todas as hierarquias) são envolvidos de modo que todos tomem conhecimento das normas e atuem coletivamente no alinhamento das condutas, pois é preciso levar em consideração que as organizações sociais são compostas por indivíduos que têm origens, culturas e vivências sociais muito diferentes.
 
Por conta dessa realidade, o código de ética cumpre a importante função:
1. De alinhar condutas.
2. De ajustar os valores morais.
3. Todas as alternativas estão corretas.Correto
4. De alinhar comportamentos.
5. De ajustar os valores sociais.

Continue navegando