Buscar

Economia Política

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Trabalho e Sociabilidade A2 - De acordo com os conteúdos da aula 02 sobre sofrimento e prazer no trabalho, pode-se afirmar que o trabalhador encontra satisfação quando existe: I- uma relação saudável respeitando a sua identidade. II-quando o empregador permite conhecer seus limites e possibilidades de seres humanos III- Quando existe uma congruência no modo de trabalhar IV- Quando recebem salários altos Assinale a alternativa correta:
 A I, II e IV 
B II e IV 
C I, II, III Você assinalou essa alternativa (C)
A2 - Conforme discutido na Rota 02, o impacto das transformações econômicas e sociais ocorridas na vida dos trabalhadores, tem afetado consideravelmente o seu modo de sobrevivência. De acordo com o estudo sobre o texto mencione a frase que corresponde aos desafios no mundo do trabalho. I -Cresce o número de diferentes trabalhos com novas condições sociais devido a flexibilização e a globalização II -As alterações nas formas de organização da reprodução social resultam no processo de inclusão dos trabalhadores diminuindo as desigualdades sociais III -O aumento do desemprego e a dificuldade de obter um trabalho assalariado fez que muitas crianças e adolescentes entrassem no mundo do trabalho como estratégia de sobrevivência familiar. IV -Esses indivíduos vão se tornando vítimas da pobreza e da exclusão social Assinale a alternativa correta: 
A I,II e III
 B II,III e IV 
C I, III e IV Você assinalou essa alternativa (C)
Questão 3/10 - Trabalho e Sociabilidade A2 - Conforme estudado na aula 02, o homem sempre viveu em sociedade e depende dela para sobreviver. Seus costumes, suas crenças se dá quando interage com outras pessoas de um determinado grupo social. Assinale a alternativa que corresponde ao grupo social:
 A Sabemos que é da convivência com grupos que se moldarão muitas das nossas características pessoais que determinam a nossa identidade 
B O grupo então passa a influenciar comportamentos e atitudes 
C Ao fazer parte da sociedade fazemos parte de vários grupos sociais como a família, amigos, escola, trabalho e igrejas 
D Todas as alternativas estão corretas Você assinalou essa alternativa (D)
Questão 4/10 - Trabalho e Sociabilidade A3 - Conforme os conteúdos estudados na Rota 03 indique V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Conforme Durkheim, a sociedade norteia o comportamento social do homem, o qual, no processo de evolução, passou de uma solidariedade mecânica para a orgânica; ( ) Durkheim criou os principais modelos de produção da indústria do século XX; ( ) O Fordismo é um modelo de linha de montagem, que produz maior quantidade em menor tempo; ( ) Marx acredita que a força do trabalho negociada como mercadoria promove a completa separação do trabalhador dos meios de produção, alienando o homem da sua própria essência. Indique a sequência correta: 
A V – V – F – F 
B F – F – F – V 
C V – V – V – V
 D V - F - V - V Você assinalou essa alternativa (D)
Questão 5/10 - Trabalho e Sociabilidade A1 - Conforme discutido na aula 01 vimos que o sistema primitivo foi extinto, iniciando uma nova forma de trabalho na sociedade, sendo chamado de regime escravo. É correto afirmar que I. Nesse período o que predominava era a relação de poder II. As ações solicitadas pelos senhores dos escravos eram apenas por afazeres domésticos III. A relação entre senhores e escravos se dava pelo domínio onde os escravos eram da sua propriedade IV. Os escravos eram vistos como meros objetos que poderiam ser utilizados pelos senhores Indique a alternativa correta: 
A I e II
 B I , II e IV
 C II e IV 
D I, III, e IV Você assinalou essa alternativa (D)
Questão 6/10 - Trabalho e Sociabilidade A3 - Conforme os conteúdos apresentados no livro base da disciplina de Trabalho e sociabilidade leia as alternativas abaixo: I – O toyotismo trouxe uma série de inovações técnicas que possibilitaram uma dramática redução no tempo necessário para produção de um determinado produto; II – Com o toyotismo foi implantado o “just in time”, que consiste na eliminação de desperdícios e no aprimoramento da produção; III – Uma inovação trazida pelo toyotismo é que a produção varia de acordo com a demanda; IV – A acumulação flexível fortalece a descentralização e potencializa outros setores da economia, como o de serviços. Indique a alternativa correta 
A I,II e III 
B I,III e IV 
C I, II, III, IV Você assinalou essa alternativa (C)
Questão 7/10 - Trabalho e Sociabilidade A2 - Conforme o livro base da disciplina de Trabalho e sociabilidade leia as alternativas abaixo: I – O volvismo é caracterizado pela utilização sem precedentes de informatização e automação; II – No volvismo, assim como no toyotismo, não há produção excessiva, mas apenas para atender à demanda; III – O volvismo também é conhecido como sistema “reflexivo de produção”; IV – O volvismo por dar destaque à informatização e automação produz tudo o que necessita de modo que acaba não assumindo a terceirização. Indique a alternativa correta
 A I, II e III Você assinalou essa alternativa (A)
Questão 8/10 - Trabalho e Sociabilidade A3 - Conforme estudado na Rota 03, após tentar descobrir como é a constituição da sociedade pelos indivíduos Durkheim criou a teoria da: 
A teoria da racionalidade
 B teoria administrativa
 C teoria compreensiva 
D teoria da solidariedade Você assinalou essa alternativa (D)
Questão 8/10 - Trabalho e Sociabilidade A3 - Conforme estudado na Rota 03, após tentar descobrir como é a constituição da sociedade pelos indivíduos Durkheim criou a teoria da: 
A teoria da racionalidade 
B teoria administrativa
 C teoria compreensiva 
D teoria da solidariedade Você assinalou essa alternativa (D)
Questão 10/10 - Trabalho e Sociabilidade A2 - Tendo como base os estudos da Rota 02 sobre o tema socialização pode-se afirmar que:
 A Se constitui apenas por laços afetivos
 B Acontece através da cooperação entre as pessoas em uma determinada Instituição 
C. A Socialização acontece entre as pessoas, desenvolve processos de aprendizagem através da interação social, assimilando as regras, os hábitos vivenciados, e os valores que são construídos de acordo com o meio que vivem em sociedade. Você assinalou essa alternativa (C)

Continue navegando