Buscar

GABARITO - Obras Públicas de Edificação e de Saneamento - Módulo 5

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Quanto aos prazos de vigência do contrato e de execução da obra, indique qual a assertiva correta.
Escolha uma opção:
a. O prazo de vigência do contrato deve ser sempre igual ao prazo de execução da obra.
b. Não é permitido pela lei a execução de serviços fora do período de vigência contratual. 
Este item está certo. Esse entendimento segue o art. 66 da Lei 8.666/1993 e a jurisprudência do TCU.
c. O prazo de execução da obra pode ser prorrogado a qualquer tempo, bastando a solicitação da empresa contratada.
d. O prazo de execução da obra pode ser prorrogado em função de atrasos por culpa da empresa contratada, sem que tenha havido nenhuma aplicação de sanções à empresa.
Feedback
Sua resposta está correta.
Lembremos que a vigência do contrato é o seu prazo de validade, já o prazo de execução é o período previsto no cronograma para construção. Eles não necessariamente são iguais. Como não se admite a execução de serviços fora do período de vigência contratual, recomenda-se estabelecer um prazo de vigência contratual maior que o de execução da obra.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Acerca dos aditamentos contratuais, pode-se afirmar que (escolha a alternativa correta):
Escolha uma opção:
a. Os termos aditivos não necessitam de formalização e de publicidade, bastando haver o acordo verbal entre a Administração e a contratada.
b. Os termos aditivos ao contrato podem ser celebrados desde que tenham justificativas técnicas e que sejam satisfeitos os requisitos legais, especialmente no que tange aos limites de alteração do contrato. 
Este item está correto. O art. 65, § 1º, da Lei 8.666/1993 define os limites para acréscimos e supressões do contrato. Cabe ressaltar que esses limites devem ser computados separadamente, conforme dispõe a jurisprudência do TCU.
c. Processo licitatório e contratação não são fases importantes para a execução da obra quando a obra contar com aporte de recursos federais.
d. Em caso de que a obra conte com recursos federais, o órgão convenente não deve estar atento à qualidade da execução dos serviços.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A atividade de fiscalização é fundamental para garantir a boa execução de uma obra pública. Sabendo disso, avalie as alternativas abaixo sobre e indique qual elas não apresenta afirmação correta sobre essa atividade.
Escolha uma opção:
a. A fiscalização de uma obra pública pode ser realizada de maneira esporádica, ou seja, a equipe de fiscalização pode realizar visitas mensais ao canteiro, não sendo necessário um acompanhamento sistemático. 
Este item está errado. Esse não é o entendimento que se obtém do art. 67 da Lei 8.666/1993. A fiscalização realizada pela administração dever se constante e acompanhar sistematicamente todo o andamento da obra. Só assim será possível garantir a boa execução dos serviços.
b. São trabalhos da equipe de fiscalização: solucionar dúvidas quanto aos projetos e, se necessário, leva-las aos projetistas; conferir e atestar as medições de serviços; e exigir da empresa executora a troca de materiais inadequados em relação ao projeto.
c. A equipe de fiscalização da obra necessita ser nomeada por ato formal assinado pelo dirigente do órgão que está realizando a contratação. A mais, os integrantes da equipe deverão ter conhecimento na área de construções.
d. São exemplos de irregularidades constatadas pelo TCU em fiscalizações de obras: medições de quantidades diferentes das executadas; e execução de serviços em desconformidade com o projeto.
Feedback
Sua resposta está correta.
A fiscalização da obra é uma das atividades mais importantes a ser desempenhada pela administração pública. Com ela é que se poderá garantir que os serviços serão executados com qualidade e que não ocorrerão malfeitos. Por isso, a fiscalização deve ser realizada de modo constante, organizado e sistemático, para assegurar o cumprimento das disposições contratuais em todos os seus aspectos.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A respeito de irregularidades na Administração Pública, julgue os itens:
	A aplicação de penalidades é uma prerrogativa da Administração e pode ser exercida sempre que houver descumprimento de cláusulas do edital de licitação ou do contrato.
	Resposta 1 
	A advertência não é um tipo de sanção que tem caráter punitivo, devendo ser entendida meramente como alerta ao contratado.
	Resposta 2 
	Após haver uma advertência, a Administração poderá aplicar multa ao contratado, caso haja reincidência no descumprimento contratual.
	Resposta 3 
	A declaração de inidoneidade é o tipo de sanção mais forte, no qual a empresa fica impedida de licitar e contratar com a administração por não menos de 2 anos...
	Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está correta.
A aplicação de penalidades é um poder-dever da Administração que deve ser sempre aplicado quando a empresa contratada cometer falhas, a exemplo de atrasos na execução da obra, má qualidade dos serviços, abandono da obra etc. Essa aplicação de sanções necessita ser precedida da instauração de contraditório e ampla defesa, isto é, deve ser instaurado procedimento administrativo específico, no qual seja fixado prazo para empresa apresentar justificativas por escrito e, após isso, sejam analisadas.
 
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre os serviços de administração local, assinale a alternativa verdadeira.
Escolha uma opção:
a. O grupo de serviços de administração local é aquele utilizado para remunerar a equipe de administração do município, que trabalha nas atividades relacionadas à gestão dos recursos humanos e dos materiais dos órgãos locais.
b. A Administração local é uma das parcelas da taxa de Benefícios e Despesas Indiretas (BDI).
c. O método correto para o pagamento das despesas com administração local é o de prestações mensais iguais, independentemente do ritmo de execução dos demais serviços.
d. O critério de medição da administração local deve estar atrelado ao andamento da obra, com seus itens medidos de forma proporcional à execução financeira do contrato. 
Este item está correto. Esse é o entendimento extraído do Acórdão n. 2622/2013 – TCU – Plenário. Essa metodologia tem o objetivo de evitar que, em casos de atraso na execução da obra, haja descompasso entre os pagamentos de administração local e o restante dos serviços.
Feedback
Sua resposta está correta.
Os serviços de administração local correspondem aos gastos com pessoal técnico, administrativo e de apoio, além de equipamentos de proteção individual, ferramentas manuais, alimentação e transporte dos funcionários. A jurisprudência do TCU firmou entendimento de que a medição da administração local deve estar atrelada ao andamento da obra, com seus itens medidos de forma proporcional à execução financeira do contrato. Essa prática foi adotada após ser verificado em diversas auditorias obras com pagamentos de grande parte da administração local, porém com baixo percentual de execução, em função de atraso no andamento da construção.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Acerca dos contratos de obras públicas, indique qual alternativa apresenta afirmação errada.
Escolha uma opção:
a. Um contrato de obra pública deve descrever todas as obrigações do contratante e do contratado, de acordo com o projeto básico ou executivos.
b. São itens que devem fazer parte do contrato de obra pública: os nomes das partes; a finalidade do contrato; o ato que autoriza sua realização e o número do processo da licitação.
c. Para contratos resultantes de licitações realizadas pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC) não se aplicam as regras de Lei 8.666/1993. 
Este item está errado. Segundo o art. 39 da Lei 12.426/2011, os contratos administrativos celebrados com base no RDC serão regidos, em regra, pelas normas da Lei 8.666/1993.
d. Os contratos de obras públicasdevem ser executados sempre observando suas disposições. Não há liberdade para o gestor ou para o contratado descumprirem cláusulas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Como vimos na Aula 5, os contratos de obras públicas devem estabelecer com clareza e precisão todas as condições para a execução da obra. Além disso, devem ser observadas todas suas cláusulas, em respeito ao princípio da indisponibilidade do interesse público. A Lei 8.666/1993 apresenta as regras para execução desses contratos nos arts. 55 e seguintes.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Acerca do Diário de Obra, julgue os itens a seguir indicando a assertiva errada:
Escolha uma opção:
a. No diário de obra, deve ser registrado tudo o que aconteceu de importante em cada dia da construção, como os serviços realizados, as condições do clima e os problemas enfrentados.
b. O diário de obra é um documento obrigatório, por isso deve ser mantido pela equipe de fiscalização.
c. A Lei 8.666/1993 determina que a equipe de fiscalização preencha o diário de obra. 
A Lei 8.666/1993 não exige expressamente o diário, mas somente que o fiscal anote em registro próprio todas as ocorrências relacionadas com a execução do contrato (art. 67, § 1º).
d. O diário de obra, também chamado de livro de ordem, é composto por três vias: uma para permanecer na obra; uma para arquivo do fiscal; e outra para arquivo da empresa.
Feedback
Sua resposta está correta.
Como vimos na aula, o diário de obras é um importante instrumento de fiscalização, que permite o acompanhamento e controle da participação dos profissionais nas obras, de sorte a preservar os interesses da sociedade. Entre outras funções, o livro serve para: comprovar a autoria de trabalhos; solucionar dúvidas sobre a obra; e avaliar os motivos de eventuais falhas técnicas, gastos imprevistos e acidentes de trabalho. 
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As alternativas a seguir tratam do tema “manutenção predial”. Assinale verdadeiro ou falso:
	A detecção de falhas construtivas pode ser favorecida pelo adequado desenvolvimento das atividades de manutenção predial.
	Resposta 1 
	A manutenção preventiva tende a ter custos mais baixos do que a manutenção corretiva. Prevenir o estrago é sempre melhor do que consertá-lo.
	Resposta 2 
	O uso de tecnologias novas é sempre recomendável, pois facilitará as atividades de manutenção.
	Resposta 3 
	A manutenção corretiva deve ocorrer com maior frequência do que a manutenção preventiva.
	Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está correta.
As atividades de manutenção são fundamentais para se garantir o bom funcionamento e a durabilidade da edificação. Quanto mais tardia for a intervenção, maiores serão os custos e os impactos sobre o desempenho da edificação, o que reforça a necessidade de um cuidado permanente com as atividades preventivas.
 
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Um órgão público mudou-se recentemente para a sua nova sede. A edificação foi construída no último ano e está em excelentes condições. Assinale a alternativa correta.
	Nenhum serviço ou reparo deverá ser realizado no primeiro ano de uso da edificação, pois isso causará a perda de garantia da obra.
	Resposta 1 
	Se um veículo acidentalmente se chocasse com o muro da edificação, durante o prazo de garantia, a construtora responsável pela obra deveria ser acionada para realizar o conserto, sem custo adicional.
	Resposta 2 
	O prazo de garantia previsto para obras é de, no mínimo, cinco anos.
	Resposta 3 
	É recomendável que se realizem avaliações periódicas com a finalidade de identificar eventuais falhas construtivas, durante o período de garantia de obras.
	Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está correta.
É importante atentar para a diferença entre os defeitos causados pela má execução da obra e aqueles causados pelo mau uso ou pela falta de manutenção. A realização de inspeções, avaliações e dos próprios serviços de manutenção preventiva e corretiva, são essenciais para a adequada gestão da edificação durante o período de garantia. Sem esses serviços é mais difícil detectar falhas e maior o risco de problemas.
 
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. A rescisão do contrato é uma medida leve e de simples aplicação, devendo ser aplicada ao menor sinal de problemas na execução da obra.
b. As rescisões só podem ser realizadas unilateralmente pela Administração.
c. O termo de recebimento definitivo indica que a obra foi entregue de acordo com o esperado. 
Este item está correto. O recebimento definitivo indica a conformidade da obra com seu projeto básico/executivo, bem como que foi executada a correção das pendências identificadas no recebimento provisório.
d. O executor da obra só responde pela segurança dessa até a expedição do termo de recebimento definitivo da obra.
Feedback
Sua resposta está correta.
O recebimento provisório constitui etapa importantíssima para a operação futura da obra. Nessa etapa, devem ser apontadas todas as pendências que forem identificadas na execução da obra, bem como a empresa deve ser cobrada a corrigi-las. Finalizada as correções, a comissão de recebimento definitivo deve realizar uma análise ampla e extensa da solidez e funcionamento da obra, testando todos os equipamentos e componentes da obra.
Verdadeiro
Falso
Verdadeiro
Verdadeiro
Verdadeiro
Verdadeiro
Falso
Falso
Falso
Falso
Verdadeiro
Verdadeiro

Continue navegando