Buscar

ativcontex-educação tradicionalista_educação nova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atualmente, as pesquisas educacionais são um ponto central na busca de novas práticas de educação, envolvendo principalmente os responsáveis por conduzir caminhos escolares e o ambiente propriamente dito. Diante deste cenário repleto de transformações, em que informações e descobertas acontecem rapidamente, o processo de desenvolvimento da escola se torna um dos mais importantes aspectos a serem discutidos neste processo, pois as mais importantes formulações teóricas sobre o desenvolvimento cultural e social de todos, são promovidas neste ambiente.
Assim, a mudança no senso comum baseada em referenciais teóricos e a gestão do conhecimento dos estudantes, juntamente com o modelo sistêmico de avaliação do cenário atual, acabaram resultando em determinadas evoluções dentro da educação, afim de se alinhar a características próprias da modernização da sociedade.
Como principal característica da educação tradicional, o professor domina o fluxo de informações e conhecimentos. Um dos principais pontos é o fato de que os alunos costumam trabalhar sozinhos, o currículo fixo é altamente valorizado e a ênfase se limita a habilidades básicas, os professores usam apenas o quadro para escrever e os alunos copiam, além de que toda lição depende muito de livros didáticos, os alunos tem como absolutas todas as informações que são oferecidas pelos professores, e estes focam apenas a resposta correta para validar a aprendizagem do aluno; inclusive, a avaliação da aprendizagem ocorre quase inteiramente através de testes e é vista de forma separada do ensino.
Por outro lado, a Educação Nova enfatiza que a interpretação é a transferência de conhecimento, dentro de um espaço de aprendizagem, e não apenas a comunicação. Possui entre as principais características, a inclusão de fontes primárias e manipulativas nos materiais, a alta valorização das perguntas dos alunos, e estes não necessariamente se limitam ao que é dito pelos professores, desenvolvendo a habilidade de resolver problemas sozinhos, a utilização de diferentes tipos de recursos pelos professores para apresentar conteúdos, além do interesse pelos pontos de vista dos alunos com intuito de percepção de suas visões, o que pode ser usado como fator pontual para criação de aulas posteriores. O método de avaliação da aprendizagem dos alunos ocorre através de observações dos professores durante as aulas, em aliança com o próprio ensino, trabalhos e exposições, além de que os alunos trabalham principalmente em equipes ou grupos.
De forma resumida, a Educação Nova se trata do desenvolvimento do conhecimento através da interação do aluno com mundo a sua volta, deixando para trás a ideia do conteúdo como foco do aprendizado, sempre passado por um mestre à frente da sala, conforme a Educação Tradicional.
REFERÊNCIAS
A PEDAGOGIA TRADICIONAL ONTEM E HOJE; Meu Artigo. Disponível em https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-pedagogia-tradicional-ontem-hoje.htm Acesso em 02 de agosto de 2023.
“ESCOLAS NOVAS” E IDEOLOGIA DA EDUCAÇÃO; CURSO COMPLETO DE PEDAGOGIA. Disponível em: https://cursocompletodepedagogia.com/tag/qual-a-diferenca-entre-a-escola-tradicional-e-a-escola-nova/ Acesso em 02 de agosto de 2023

Continue navegando