Buscar

atividade igualdade e diferenças - I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo Candau (2012, p. 715), os Direitos Humanos “têm privilegiado a afirmação da igualdade. No entanto, estão hoje desafiados a incorporar as questões da diversidade”.
As Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DNEDH) falam de princípios para uma Educação em Direitos Humanos, dentre eles está o reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades.
Esse princípio se refere “ao enfrentamento dos preconceitos e das discriminações, garantindo que diferenças não sejam transformadas em desigualdades. O princípio jurídico-liberal de igualdade de direitos do indivíduo deve ser complementado, então, com os princípios dos direitos humanos da garantia da alteridade entre as pessoas, grupos e coletivos. Dessa forma, igualdade e diferença são valores indissociáveis que podem impulsionar a equidade social” (BRASIL, 2012, p. 9).
2. Analisando a situação detalhada acima, e diante do contexto exposto ao longo de nossa disciplina, elabore o um texto dissertativo-argumentativo que responda como se articulam os princípios da igualdade e da diferença?
A cada dia, mais grupos socioculturais conquistam espaço e presença nos cenários públicos. Diferenças culturais - étnicas, de gênero, orientação sexual, religiosas etc, se em várias formas de expressão. No meio da educação também se destacam cada vez mais fortes, desafiando visões e práticas profundamente arraigadas no cotidiano escolar. A cultura escolar dominante em nossas instituições educativas, prioriza o comum, o uniforme, o homogêneo, considerados como elementos constitutivos do universal. Logo, as diferenças são ignoradas ou consideradas como algo a ser resolvido. De acordo com a reflexão pedagógica atual, a dimensão cultural é indispensável para potencializar processos de aprendizagem mais significativos e produtivos para todos os alunos. 
Cabe a escola viabilizar a superação das diferenças e garantir o padrão comum estabelecido para todos e todas. Porém, este padrão não costuma ser posto em questão, ou desconstruído e reconstruído no sentido de incorporar em sua própria concepção o reconhecimento das diferenças. Também emerge dos depoimentos dos educadores, uma perspectiva em que as diferenças estão relacionadas às identidades culturais e concebidas como construções sociais, dinâmicas e históricas. 
A escola tem um papel importante na perspectiva de valorizar sujeitos socioculturais subalternizados e negados. E esta tarefa passa por processos de diálogo entre diferentes conhecimentos e saberes, a utilização de pluralidade de linguagens, estratégias pedagógicas e recursos didáticos, a promoção de dispositivos de diferenciação pedagógica e o combate a toda forma de preconceito e discriminação no contexto escolar. Logo, é possível afirmar que a escola pode estar ainda despreparada para trabalhar de forma incisiva com as diferenças, assim como de transformá-las em qualquer oportunidade pedagógica. Porém algumas buscas nesta direção estão presentes no cotidiano de escolas; os educadores estão sendo desafiados a trabalhar nesta direção, não apenas teoricamente, mas incorporando esta perspectiva em suas práticas pedagógicas. Esta pode ser a melhor alternativa para a construção de uma escola verdadeiramente democrática e justa, o que supõe articular igualdade e diferença. A dimensão cultural é intrínseca aos processos pedagógicos, potencializa processos de aprendizagem mais significativos e produtivos, na medida em que reconhece e valoriza a cada um dos sujeitos neles implicados, combatendo todas as formas de inferiorização de determinados grupos, favorecendo a construção de identidades culturais abertas e de sujeitos de direito, assim como a valorização do outro, do diferente, e o diálogo intercultural.

Continue navegando