Buscar

Transcrição e Processamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BIOB09 - BIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM
ESTUDO DIRIGIDO: Transcrição e Processamento do RNA
 
Turma: T02
Grupo: 07
Integrantes: Gabriel Menezes, Júlia Peneluc e Roquinaldo Freitas
Data: 10/06/2022
 
A partir da leitura e interpretação do material didático indicado, responda às questões propostas para posterior discussão em classe:
 
1. Considerando a expressão gênica, responda:
a) RNA mensageiro - caracterize estrutura e função;
A estrutura do RNA mensageiro é composta por filamentos simples que abrange sequências de bases nitrogenadas. Essas sequências de 3 bases são denominadas como códon, sendo que cada códon é responsável pela codificação de um aminoácido de uma proteína. O RNA mensageiro tem como função o transporte de informações genéticas recebidas do DNA do núcleo celular até o citoplasma. Também, junto ao RNA ribossômico, atua na síntese de proteínas, organizando a ordem dos aminoácidos para a formação proteica.
b) Fenótipo- conceitue e dê um exemplo;
O fenótipo é a expressão do genótipo mais a influência do ambiente. Os traços fenotípicos têm características físicas e comportamentais. Devemos considerar que o fenótipo não pode ser definido apenas como a "manifestação visível" do genótipo, pois às vezes as características não são visíveis no indivíduo. O tipo sanguíneo é um exemplo de fenótipo que não é observável. 
c) Operador ou região operadora- explique;
O operador é uma parte do DNA em sequência que fica entre os genes estruturais e o promotor e tem como função o controle da transcrição de genes estruturais. Quando o repressor, codificado pelo gene regulador, se liga ao operador, o promotor é bloqueado, o que impede a transcrição.
d) Promotor ou região promotora- explique;
A parte da molécula de DNA que inicia a transcrição de determinados genes ao se ligar à RNA polimerase. A região promotora possui uma sequência específica de nucleotídeos que estão posicionadas logo a montante do ponto de início para a síntese do RNA. Ao se conectar a essa sequência, a RNA-polimerase separa a dupla-hélice em uma posição que expõe os nucleotídeos de um segmento de cada fita do DNA.
c) Fator de transcrição- conceitue e dê um exemplo.
 É o termo utilizado para qualquer proteína necessária para iniciar ou regular a transcrição em eucariotos, incluindo os reguladores da transcrição, assim como os fatores gerais de transcrição. Por exemplo, determinados fatores de transcrição agem como ativadores da transcrição, podendo ajudar os fatores de transcrição gerais ou a RNA polimerase a ligar-se ao promotor. 
2. Explique o processo de regulação gênica no operon do triptofano em bactérias, considerando regulação positiva e negativa.
Se a bactéria estiver em um ambiente com baixa concentração de triptofano e esse aminoácido for necessário no momento para o seu metabolismo, a enzima RNA-polimerase reconhece e se liga normalmente ao promotor. Com isso, inicia-se a transcrição dos genes do Operon trp para que, posteriormente, o triptofano seja produzido. Devido ao caráter pouco funcional dos promotores individualmente, esse processo pode ser regulado positivamente pela ação de proteínas reguladoras que funcionam como ativadores dessa execução, conhecidas como proteínas de ativação gênica. Logo, esses ativadores transcricionais se ligam a sítios de ligação próximos e ajudam a RNA-polimerase a se ligar ao promotor, estimulando o início da transcrição (regulação positiva).
Já quando a bactéria está em um ambiente com altos níveis de triptofano, não há necessidade de produzir mais, portanto, a transcrição do Operon trp não acontece. Para isso, é imprescindível a ação de proteínas reguladoras repressoras, as quais regulam negativamente a atividade transcricional no Operon trp. Posto isto, essas proteínas vão reconhecer e se ligar ao operador, sendo necessário, para isso, que o próprio triptofano atue como um correpressor. Primeiramente, duas moléculas de triptofano se ligam à proteína repressora, provocando uma mudança conformacional e permitindo que ela se ligue ao operador. Uma vez ligado ao operador, o repressor do triptofano impede a ligação da RNA-polimerase ao promotor, inibindo a transcrição do Operon trp e, consequentemente, a expressão das enzimas necessárias à síntese do triptofano (regulação negativa).
3. Explique de que maneira o splicing alternativo é importante para a diversidade de proteínas expressas em humanos.
 Splicing alternativo é um processo que ocorre durante a expressão gênica, na qual os éxons de um transcrito primário são ligados em locais diferentes durante o processamento do RNA sintetizado, levando à síntese de novas proteínas a partir do transcrito inicial. Essa recombinação dos éxons permite que uma única fita possua diversas possibilidades de processamento, o que torna possível uma maior diversidade de proteínas a serem formadas e expressas em humanos.
Bibliografia:
• Alberts & Col. (2011). Fundamentos de Biologia Celular, 3ª. Ed., Artmed Ed., Porto Alegre 869p.
• Alberts & Col. (2010). Biologia Molecular da Célula, 5ª. Ed., Ed. Artes Médicas Ed., Porto Alegre 1396p.
• Cooper, G. M.; Hausman, R.E. (2007). A Célula. 3ª Ed., Artmed Ed., Porto Alegre, 718p.

Continue navegando

Outros materiais