Buscar

A3 Aparelho Locomotor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Armando, 48 anos, queixa-se de dor na região medial do cotovelo, que é exacerbada durante o arremesso da bola de beisebol. Também relata sensibilidade no epicôndilo medial. Ele procurou um ortopedista que observou no exame físico piora da dor na pronação resistida do antebraço e na flexão resistida do punho. O exame de imagem recente demonstrou presença de neuropatia ulnar. A partir destes dados, o ortopedista diagnosticou epicondilite medial.
O tratamento foi realizado com analgésico e anti-inflamatório não esteroidal. O médico encaminhou Armando para a fisioterapia e recomendou ao educador físico que o treina que ele modifique a mecânica dos gestos esportivos realizados por Armando, de maneira a minimizar o estresse repetitivo. O médico também explicou para Armando que os elementos estressantes das atividades de alto nível também podem ser aliviados com a alteração da frequência, da intensidade ou da duração da prática e que somente quando o processo inflamatório for controlado ele deve progredir aos exercícios resistidos realizados durante os treinos.
A partir da situação apresentada, cite quais músculos tem origem no epicôndilo medial do úmero. Leia com atenção o texto e cite quais músculos originados no epicôdilo medial do úmero estão relacionados com os movimentos avaliados pelo médico.
A epicondilite medial, conhecida como cotovelo de golfista, é a inflamação dos tendões dos músculos que fazem a flexão do punho (palma da mão em direção ao antebraço). Essa inflamação causa dor, falta de força e até formigamento no cotovelo e no antebraço e é mais comum em pessoas que, no trabalho, na academia ou no exercício físico, exercem uma atividade intensa, constante ou repetitiva. Por exemplo jogador de boliche, basebol, golf ou quem trabalha em obras (encanadores, marceneiros) e jardins.
Todos eles fazem movimentos de flexão do punho e acabam usando de forma excessiva a musculatura acarretando micro traumas no tendão.
Existem 5 músculos que tem origem no epicôndilo medial do úmero e são eles:
Flexor radial do carpo responsável pela flexão e abdução do punho;
Flexor ulnar do carpo responsável pela flexão e adução do punho;
Palmar longo responsável pela flexão do punho;
Pronador redondo responsável pela pronação (dorso da mão para cima) do antebraço;
Flexor superficial dos dedos responsável pela flexão dos dedos de II a V.
No texto acima, para que o médico diagnosticasse a lesão, foram feitos movimentos resistidos com alguns desses músculos: Flexor radial do carpo, o flexor ulnar do carpo, palmar longo e pronador redondo. E, juntamente com o exame de imagem, ele chegou a essa conclusão pois a neuropatia do nervo ulnar no cotovelo pode estar relacionada a epicondilite medial.

Continue navegando