Buscar

A3 APARELHO LOCOMOTOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO
Armando, 48 anos, queixa-se de dor na região medial do cotovelo, que é exacerbada durante o arremesso da bola de beisebol. Também relata sensibilidade no epicôndilo medial. Ele procurou um ortopedista que observou no exame físico piora da dor na pronação resistida do antebraço e na flexão resistida do punho. O exame de imagem recente demonstrou presença de neuropatia ulnar. A partir destes dados, o ortopedista diagnosticou epicondilite medial.
 
O tratamento foi realizado com analgésico e anti-inflamatório não esteroidal. O médico encaminhou Armando para a fisioterapia e recomendou ao educador físico que o treina que ele modifique a mecânica dos gestos esportivos realizados por Armando, de maneira a minimizar o estresse repetitivo. O médico também explicou para Armando que os elementos estressantes das atividades de alto nível também podem ser aliviados com a alteração da frequência, da intensidade ou da duração da prática e que somente quando o processo inflamatório for controlado ele deve progredir aos exercícios resistidos realizados durante os treinos.
 
A partir da situação apresentada, cite quais músculos tem origem no epicôndilo medial do úmero. Leia com atenção o texto e cite quais músculos originados no epicôdilo medial do úmero estão relacionados com os movimentos avaliados pelo médico.
RESPOSTA
O epicôndilo medial do úmero é uma eminência localizada na extremidade distal do úmero, próximo à articulação desse osso com a ulna. É maior e mais proeminente do que o epicôndilo lateral. É onde se localiza o tendão comum que origina os músculos palmares antebraquiais superficiais, que são o pronador redondo, o flexor radial do carpo, o palmar longo, o flexor ulnar do carpo e o flexor superficial dos dedos. O epicôndilo ainda dá inserção ao ligamento colateral ulnar da articulação do cotovelo.
Armando sofre de epicondilite medial, que é a inflamação do tendão já mencionado, que liga o punho ao cotovelo, uma condição comum em pessoas que praticam alguma atividade física de forma constante ou repetitiva, como é o caso do beisebol.
Na avaliação clínica, o médico observou dor na pronação do antebraço e na flexão do punho. Os músculos originados no epicôndilo medial do úmero que se relacionam com os movimentos avaliados no caso de Armando são:
· músculo pronador redondo, que tem ação de pronação do antebraço;
· músculo flexor radial do carpo e flexor ulnar do carpo, que flexionam e abduzem o punho;
· músculo palmar longo, cuja ação é tensionar a fáscia palmar, flexionar o punho e auxiliar a flexão do cotovelo.
Assim, a lesão por movimentos repetitivos gerou a inflamação, que acarretou numa resposta de dor ao movimento dos músculos da região. Portanto, o tratamento medicamentoso para desinflamar e controlar a dor, combinada à fisioterapia e a um plano esportivo que minimize os impactos na área afetada, deverá trazer um bom prognóstico ao paciente.
REFERÊNCIAS
EPICONDILITE medial: o que é, sintomas e tratamento. Tua Saúde: Marcelle Pinheiro, fevereiro 2021. Disponível em: https://www.tuasaude.com/epicondilite-medial/. Acesso em: 1 dez. 2021.
EPICÔNDILO medial do úmero. Wikipédia, a enciclopédia livre, 27 mar. 2019. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Epic%C3%B4ndilo_medial_do_%C3%BAmero. Acesso em: 1 dez. 2021.

Outros materiais