Logo Passei Direto
Buscar

REGULAMENTAÇÃO E CÓDIGO DE ÉTICA EM SERVIÇO SOCIAL

User badge image
Raquel Ferraz

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 101752 - REGULAMENTAÇÃO E CÓDIGO DE ÉTICA EM SERVIÇO SOCIAL
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Do que se trata a reforma do Estado para o campo profissional do assistente social?
a ) Trata-se da transferência de responsabilidade da sociedade civil para o Estado, de forma que beneficie o usuário e os trabalhadores do setor público, atendendo aos interesses de ambos.
b ) Trata-se da regulação, pelo Estado, de atividades sociais e econômicas que passam para as mãos de grandes corporações empresariais, como forma de garantir o acesso universal.
 
c ) Trata-se da transferência de responsabilidades sociais e econômicas, antes exclusivas do Estado, para organizações da sociedade civil, reguladas pelo mercado.
d ) Trata-se de uma mudança de rumos governamentais devido aos direcionamentos dados pela política neoliberal, buscando garantir prioritariamente os direitos e o acesso dos usuários.
e ) Trata-se de uma nova forma de relação entre o Estado e a sociedade civil que visa à privatização do setor público, beneficiando o usuário e os trabalhadores, uma vez que atende aos interesses de ambos.
QUESTÃO 2
A construção de um projeto profissional como prática coletiva também atende às necessidades e aos interesses sociais; contudo, é preciso haver direcionamentos éticos que se constroem por meio da escolha de determinados valores e de sua perpetuação. Quando o projeto profissional serve como direcionador ético da categoria?
a ) Quando se relaciona com um projeto societário e os projetos coletivos e/ou societários se originam das próprias atividades desenvolvidas pelos seres humanos em geral.
b ) Quando atende a necessidades e interesses sociais, mesmo que o projeto não corresponda aos interesses ou ao posicionamento da maior parcela da categoria.
c ) Quando se considera a existência de determinantes a-históricos nos projetos coletivos e societários, já que os direcionamentos éticos constituem a essência do ser humano.
d ) Quando determina os rumos de uma sociedade, ao contribuir para a reprodução da ordem social sem questionamentos quanto ao modo de vida estabelecido socialmente.
 
e ) Quando responde aos ideais e às projeções profissionais e societárias, conquistando grande parcela da categoria, que, ao se sentir pertencente a um projeto profissional, assume individualmente e coletivamente a sua construção.
QUESTÃO 3
Considerando que práticas de violação de direitos humanos vêm acontecendo com mais frequência na contemporaneidade, fazendo parte da rotina do cotidiano do assistente social, o que a categoria pensa sobre a defesa dos direitos humanos?
 
a ) A defesa dos direitos humanos está em consonância com o debate ético-político profissional do serviço social, que percebe a importância estratégica dessa luta no atendimento às necessidades dos usuários.
b ) A defesa dos direitos humanos se aproxima da luta dos trabalhadores contra a desumanização, provocada pela lógica capitalista, em prol de mínimas condições de existência.
c ) A defesa dos direitos humanos faz parte da estratégia de luta dos assistentes sociais em prol de medidas restritivas voltadas à proteção do usuário e do assistente social.
d ) A defesa dos direitos humanos é responsabilidade do assistente social, uma vez que está prescrita no Código da Ética atual da profissão, documento normativo que deve ser seguido pelo profissional da área.
e ) A defesa dos direitos humanos contribui para aproximar a categoria de outros movimentos sociais, estabelecendo vínculos em prol de uma luta coletiva em busca do modelo socialista.
QUESTÃO 4
O Código de Ética de 1975 traz o personalismo como concepção filosófica. Quais são as principais diferenças do personalismo em relação ao neotomismo, presente nos Códigos anteriores?
 
a ) O personalismo apresenta princípios éticos de base metafísica próximos ao neotomismo, contudo, em sua vertente política-ideológica, aproxima-se dos ideais socialistas, diferenciando-se do neotomismo.
b ) O personalismo e o neotomismo estão relacionados aos princípios conservadores, seja com relação a metafísica trazida por essas duas correntes filosóficas, seja pela vertente política-ideológica.
c ) O neotomismo se apoia em uma base filosófica espiritualista cristã, assim como o personalismo, que se baseia em princípios filosóficos e teológicos advindos de Tomás de Aquino.
d ) Entre o personalismo e o neotomismo não há grandes diferenças filosóficas; os dois reafirmam os valores humanistas cristãos, sendo que o personalismo não coloca o indivíduo no centro.
e ) O personalismo não modifica os princípios filosóficos de base metafisica, pois se assemelha a eles; é uma filosofia que simpatiza com o projeto societário conservador e doutrinário, influenciando correntes do catolicismo e do serviço social.
QUESTÃO 5
Considerando que o serviço social recebeu influências conservadoras e moralistas que fizeram parte do ethos profissional e que determinaram a prática profissional, assinale a alternativa correta.
a ) O ethos profissional conservador do assistente social estava relacionado à moralização da mulher, influenciando-a na constituição do matrimônio e na vida no lar.
b ) O ethos profissional serve à moral de uma época, atendendo a uma determinada sociedade, refletindo, no caso dos assistentes sociais, nos anos 1930, uma prática ligada a questões ético-políticas.
c ) A atuação profissional do assistente social, no período de 1980 a 1990, foi marcada pelo ethos conservador da profissão, que atendia aos interesses da Igreja e da classe dominante, prezando pela prática moralista.
d ) Ocorre uma certa confusão entre moral e ética no início da formação profissional do assistente social, refletindo uma prática de repúdio à questão social.
 
e ) O ethos conservador atende aos interesses burgueses, por meio de ações que visam minimizar os "desajustes sociais" causados pela chamada questão social, mediante a moralização dos indivíduos.
QUESTÃO 6
O projeto ético-político pôde se estruturar na década de 1980, por meio de novos direcionamentos trazidos à categoria. Quais são esses direcionamentos?
 
a ) Relacionados ao próprio processo democrático, possibilitando a emergência do projeto societário da classe trabalhadora e a adoção de uma concepção teórica-metodológica crítica.
b ) A estruturação do projeto ético-político nos anos 1980 ocorreu pela instauração do pluralismo de opiniões e de questões contemporâneas que levaram à construção de políticas conservadoras.
c ) Direcionamentos que levaram a profissão à construção de uma nova ética profissional com base em referenciais teóricos disseminados pela política de modernização conservadora.
d ) Relacionados ao projeto societário democrático da classe popular e trabalhadora e inspirados em uma concepção teórica-metodológica que aproxima o serviço social da classe burguesa.
e ) Relacionados à ruptura com o conservadorismo da profissão e a constituição de uma massa crítica que dialoga com as ciências sociais, aproximando-se da burguesia.
QUESTÃO 7
A que se deve a importância da busca pelo conhecimento teórico e pela pesquisa para o novo profissional da assistência social?
a ) Ao fato de que é preciso estar atento à realidade e à dinâmica social para que o profissional possa contribuir para a difusão de informações e para a viabilização no atendimento ao usuário.
 
b ) À descoberta de novos horizontes de ação profissional, por meio dos conhecimentos adquiridos mediante o trabalho intelectual, a produção de artigos e a divulgação dos resultados.
c ) Ao fato de que é preciso lembrar o profissional do seu compromisso com a realidade, para que reconheça as determinações existentes no interior das instituições e do mercado de trabalho.
d ) À oportunidade de novas possibilidades profissionais, ao utilizar dados como forma de argumentação junto a instituições empregadoras, no assessoramento de políticas sociais, e à visibilidade dada para a profissão.e ) À importância da pesquisa para obtenção de dados fidedignos que contribuam no trabalho de outras categorias profissionais que busquem desenvolver a dimensão política.
QUESTÃO 8
A ontologia do ser social na perspectiva marxista (base teórica do CE de 1993) concebe a ética como produto da práxis, ou seja, a ética é determinada pela escolha livre e consciente dos indivíduos. Em um modelo capitalista de exploração e alienação, como a ética pode se dar?
a ) A objetivação da ética só é possível em contextos históricos determinados, podendo se dar de forma consciente, livre, universal e emancipatória na sociedade capitalista, já que é por meio do trabalho que os indivíduos fazem escolhas.
b ) Na sociedade capitalista o desenvolvimento humano de uns se dá a partir da pobreza material e espiritual de outros, configurando uma lógica contraditória, mantida por meio da alienação e da ideologia burguesa, lugar em que a ética pode se dar de forma ideal.
c ) A ética se dá por meio das relações humanas, e pode ser materializada por meio das escolhas e ações livres e conscientes dos homens, por isso a ética pode acontecer de forma integral em qualquer contexto histórico, mesmo em uma sociedade capitalista.
d ) Na sociedade capitalista a ética pode se materializar de forma plena, a partir da ideia de que por meio do trabalho o homem faz suas escolhas, de forma consciente, livre e teleológica, projetando suas escolhas e construindo sua vida a partir delas.
 
e ) Em uma sociedade capitalista, a objetivação da ética não pode se dar de forma ideal, mas acontece de forma parcial, podendo ser reconhecida nas várias formas de lutas históricas de resistência ao capitalismo e na busca da emancipação dos sujeitos.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina