Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO Direito Processual do Trabalho para Bacharel (CFC) 2023

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

No que diz respeito à organização da Justiça do Trabalho, assinale a alternativa incorreta.


a) Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de setenta anos de idade
b) Os Tribunais Regionais do Trabalho devem instalar a justiça itinerante, com a realização de audiências e demais funções de atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdição, servindo-se de equipamentos públicos e comunitários
c) O Tribunal Superior do Trabalho compõe-se de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de setenta anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Supremo Tribunal Federal
d) Compete ao Tribunal Superior do Trabalho processar e julgar, originariamente, a reclamação para a preservação de sua competência e garantia da autoridade de suas decisões

A Constituição da República de 1988, em seu Art. 111-A, prevê que funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Sobre o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, é INCORRETO afirmar que o órgão exerça atividade:


a) Financeira.
b) Patrimonial.
c) Jurisdicional.
d) Administrativa.

Sobre a Justiça do Trabalho, NÃO é correto afirmar:


a) Na primeira instância, não existem órgãos ou Varas especializadas, como ocorre na Justiça Comum.
b) No primeiro grau, existe juiz substituto e não juiz auxiliar.
c) Os juízes de primeiro grau são aprovados independente de concurso público de provas e títulos.
d) Os tribunais são divididos em turmas.
e) Os tribunais têm sido criados por regiões e não por Estados.

Sobre o ingresso de juízes na magistratura do trabalho, NÃO é correto afirmar:


a) Não há idade mínima para inscrição no concurso da magistratura do trabalho, mas há idade máxima, que é de 65 anos.
b) O candidato a juiz do trabalho deve ser bacharel em Direito, com no mínimo 01 ano de atividade jurídica.
c) Os concursos para a magistratura do trabalho podem ser

Conforme previsão na Constituição Federal de 1988, as lacunas I, II e III devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por


a) dois − três − cinco
b) cinco − três − dois
c) dois − cinco − três
d) três − três − cinco
e) três − dois − dois

Os Tribunais Regionais do Trabalho são tribunais especializados em questões de direito do trabalho. Estes estão distribuídos em regiões numeradas, totalizando


a) 24 tribunais.
b) 27 tribunais.
c) 28 tribunais.
d) 21 tribunais.
e) 29 tribunais.

Conforme previsões legais sobre a organização, jurisdição, competência das Varas do Trabalho e os serviços auxiliares da Justiça do Trabalho,


a) como regra geral, a competência das Varas do Trabalho é determinada pela localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, prestar serviços ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro.
b) cada Vara do Trabalho será composta por um juiz do trabalho, que será seu Presidente, e dois juízes classistas, sendo um representante dos empregadores e outro dos empregados.
c) não compete à Vara do Trabalho o julgamento dos dissídios resultantes de contratos de empreitadas em que o empreiteiro seja operário ou artífice.
d) nas localidades em que existir mais de uma Vara do Trabalho, haverá um distribuidor, designado pelo juiz mais antigo do Fórum, exclusivamente dentre o quadro de oficiais de justiça do Tribunal Regional.
e) a lei criará Varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas comarcas não abrangidas por sua jurisdição, atribuí-la aos juízes de direito, cabendo recurso de suas decisões para o respectivo Tribunal de Justiça.

No Tribunal Superior do Trabalho (TST), ao tribunal pleno compete estabelecer ou alterar súmulas e outros enunciados de jurisprudência uniforme, pelo voto de pelo menos dois terços de seus membros,


a) caso a mesma matéria já tenha sido decidida de forma idêntica por unanimidade em, no mínimo, dois terços das turmas em pelo menos dez sessões diferentes em cada uma delas, podendo, ainda, por maioria de dois terços de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de sua publicação no Diário Oficial.
b) independentemente da mesma matéria já ter sido decidida de forma idêntica por unanimidade, podendo, ainda, por maioria de seus membros,

stringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de sua publicação no Diário Oficial.


c) caso a mesma matéria já tenha sido decidida de forma idêntica por maioria, em, no mínimo, um terço das turmas em pelo menos cinco sessões diferentes em cada uma delas, podendo, ainda, por maioria de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de sua publicação no Diário Oficial.
d) independentemente da mesma matéria já tenha sido decidida de forma idêntica por maioria em, no mínimo, um terço das turmas em pelo menos dez sessões diferentes em cada uma delas, podendo, ainda, por maioria de um terço de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de sua publicação no Diário Oficial.
e) caso a mesma matéria já tenha sido decidida de forma idêntica por unanimidade em, no mínimo, dois quintos das turmas em pelo menos cinco sessões diferentes em cada uma delas, podendo, ainda, por maioria de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de sua publicação no Diário Oficial.

Sobre a composição e estrutura da justiça do trabalho, analise as frases abaixo e responda.
I- Nas Varas do Trabalho a jurisdição é exercida por juiz singular. 12)
13)
II- Os Tribunais Regionais do Trabalho, com no mínimo 11 desembargadores, sendo todos eles juízes de carreira e 1/5 composto por membros do Ministério Público do Trabalho e advogados com mais de 10 anos de carreira jurídica.
III- O Tribunal Superior do Trabalho, com sede e jurisdição em Brasília, composto por 27 ministros, dentre os quais, também há a presença de 1/5 constitucional.
IV- As comissões de conciliação prévia não fazem parte da estrutura do Poder Judiciário Trabalhista, não obstante seja um órgão com finalidade de pacificar conflitos coletivos e individuais do trabalho.
Dentre as afirmacoes acima, podemos afirmar que estão corretas apenas as que constam em


a) I.
b) I e IV.
c) III.
d) II

A empresa Olimpos Construções S/A, com sede em Brasília, contratou empregado brasileiro através de sua sucursal em São Paulo, para gerenciar as obras existentes na Turquia, lugar onde prestou serviços durante dois anos. Rescindido o contrato o empregado retorna ao Brasil, pretendendo acionar o seu empregador em razão de créditos trabalhistas que entende devidos. Nessa situação, conforme regra prevista na Consolidação das Leis do Trabalho,


a) é incompetente a autoridade judiciária brasileira, para conhecer da reclamação trabalhista, que deveria ser ajuizada na Turquia, local da prestação dos serviços.
b) se houver foro de eleição expressamente previsto no contrato, será este o competente para conhecer da reclamação trabalhista.
c) será competente para conhecer da ação trabalhista o foro de opção contratual do empregado, podendo ser o da contratação, da prestação de serviços ou o da demissão.
d) a autoridade judiciária brasileira é incompetente, devendo a ação ser proposta no País em que o empregado foi contratado.
e) a autoridade judiciária trabalhista brasileira é competente para conhecer da reclamação trabalhista, salvo se houver Convenção Internacional dispondo em contrário.

Dentre os serviços auxiliares da Justiça do Trabalho descritos na Consolidação das Leis


a) Secretaria da Corregedoria.
b) Secretaria da Presidência.
c) Secretaria do Tribunal Pleno.
d) Secretaria da Vice-Presidência.
e) Secretaria da Diretoria-Geral.

há o órgão denominado distribuidor nas localidades em que exista mais de uma Vara do Trabalho. A designação dos distribuidores se dará pelo


a) Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, dentre os funcionários do Tribunal Regional do Trabalho, existentes na mesma localidade, e diretamente subordinados ao mesmo Presidente.
b) Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, dentre os funcionários das Varas do Trabalho, existentes na mesma localidade, e diretamente subordinados ao Juiz mais antigo de cada comarca.
c) Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, dentre os funcionários das Varas do Trabalho e do Tribunal Regional do Trabalho, existentes na mesma localidade, e diretamente subordinados ao ional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho.

Conforme previsão constitucional, a Justiça do Trabalho é um órgão do Poder Judiciário. A respeito da sua organização, da jurisdição e da competência,


a) a maior corte é o Tribunal Superior do Trabalho, com sede em Brasília e jurisdição nacional, composto por trinta e três ministros, sendo 2/3 dentre desembargadores dos Tribunais Regionais e 1/3 dentre advogados e Ministério Público do Trabalho.
b) cada estado membro deverá ter, pelo menos, um Tribunal Regional do Trabalho, composto de, no mínimo, 08 desembargadores da própria região que formarão 3/5 da corte, além de 1/5 da advocacia e 1/5 do Ministério Público do Trabalho.
c) os Tribunais Regionais do Trabalho poderão funcionar de forma descentralizada, constituindo Câmaras regionais, a fim de assegurar pleno acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo.

A competência é considerada como medida da jurisdição. Em se tratando de competência territorial das Varas do Trabalho, a regra geral prevista na Consolidação das Leis do Trabalho é fixada


a) pelo local onde foi realizada a contratação.
b) pelo domicílio eleitoral do empregado.
c) pelo domicílio civil do empregador, quando esse for pessoa física.
d) pela matriz da empresa pública, na capital do Estado onde é a sede do Tribunal Regional.
e) pela localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, prestar serviços ao empregador.

Conforme normas contidas na Consolidação das Leis do Trabalho sobre os serviços auxiliares da Justiça do Trabalho, incluindo os distribuidores e os oficiais de justiça, é INCORRETO afirmar que


a) não compete à Secretaria das Varas a contagem das custas devidas pelas partes, nos respectivos processos, mas sim ao órgão distribuidor.
b) compete especialmente aos chefes de secretaria das Varas promover o rápido andamento dos processos, especialmente na fase de execução, e a pronta realização dos atos e diligências deprecadas pelas autoridades superiores.
c) compete ao distribuidor a distribuição, pela ordem rigorosa de entrada, e sucessivamente a cada Vara, dos feitos que, para esse fim, lhe forem apresentados pelos interessados.
d) os distribuidores são designados pelo Presidente do Tribunal Regional, dentre os funcionários das Varas e do Tribunal Regional, existentes na mesma localidade, e ao mesmo Presidente diretamente subordinados.
e) é facultado aos Presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho cometer a qualquer Oficial de Justiça ou Oficial de Justiça Avaliador a realização dos atos de execução das decisões desses Tribunais.

No caso, trata-se de empregador que promove realização de atividades fora do lugar do contrato de trabalho. De acordo com as regras de competência territorial Apolo deverá ingressar com a ação:


a) Somente no local da prestação de serviços.
b) No foro de celebração do contrato ou no da prestação dos respectivos serviços.
c) Não havendo regras na Consolidação das Leis do Trabalho sobre a matéria, poderá escolher qualquer comarca do Estado em que tem seu domicílio.
d) No foro de eleição previsto no contrato de trabalho firmado entre as partes.
e) Na sede da empresa ou na capital do Estado em que ocorreu a contratação.

Há previsão legal atribuindo aos órgãos judiciais as questões que devem estar afetas ao seu julgamento, assim como os órgãos judiciais trabalhistas têm traçados em lei os seus poderes para conhecer e solucionar as lides. Sobre o tema, conforme ordenamento jurídico é INCORRETO afirmar:


a) Como regra, a competência das Varas do Trabalho é determinada pela localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, prestar serviços ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro.
b) Compete às Varas Cíveis da Justiça Federal julgar as ações envolvendo trabalhadores portuários e os operadores portuários ou Órgão Gestor de Mão de Obra − OGMO, decorrentes da relação de trabalho, por envolver questão estratégica nacional.
c) A Justiça do Trabalho tem competência para analisar e decidir sobre as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho.
d) Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho.
e) É da competência das Varas do Trabalho conhecer e julgar os dissídios resultantes de contratos de empreitada em que o empreiteiro seja operário ou artífice.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

No que diz respeito à organização da Justiça do Trabalho, assinale a alternativa incorreta.


a) Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de setenta anos de idade
b) Os Tribunais Regionais do Trabalho devem instalar a justiça itinerante, com a realização de audiências e demais funções de atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdição, servindo-se de equipamentos públicos e comunitários
c) O Tribunal Superior do Trabalho compõe-se de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de setenta anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Supremo Tribunal Federal
d) Compete ao Tribunal Superior do Trabalho processar e julgar, originariamente, a reclamação para a preservação de sua competência e garantia da autoridade de suas decisões

A Constituição da República de 1988, em seu Art. 111-A, prevê que funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Sobre o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, é INCORRETO afirmar que o órgão exerça atividade:


a) Financeira.
b) Patrimonial.
c) Jurisdicional.
d) Administrativa.

Sobre a Justiça do Trabalho, NÃO é correto afirmar:


a) Na primeira instância, não existem órgãos ou Varas especializadas, como ocorre na Justiça Comum.
b) No primeiro grau, existe juiz substituto e não juiz auxiliar.
c) Os juízes de primeiro grau são aprovados independente de concurso público de provas e títulos.
d) Os tribunais são divididos em turmas.
e) Os tribunais têm sido criados por regiões e não por Estados.

Sobre o ingresso de juízes na magistratura do trabalho, NÃO é correto afirmar:


a) Não há idade mínima para inscrição no concurso da magistratura do trabalho, mas há idade máxima, que é de 65 anos.
b) O candidato a juiz do trabalho deve ser bacharel em Direito, com no mínimo 01 ano de atividade jurídica.
c) Os concursos para a magistratura do trabalho podem ser

Conforme previsão na Constituição Federal de 1988, as lacunas I, II e III devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por


a) dois − três − cinco
b) cinco − três − dois
c) dois − cinco − três
d) três − três − cinco
e) três − dois − dois

Os Tribunais Regionais do Trabalho são tribunais especializados em questões de direito do trabalho. Estes estão distribuídos em regiões numeradas, totalizando


a) 24 tribunais.
b) 27 tribunais.
c) 28 tribunais.
d) 21 tribunais.
e) 29 tribunais.

Conforme previsões legais sobre a organização, jurisdição, competência das Varas do Trabalho e os serviços auxiliares da Justiça do Trabalho,


a) como regra geral, a competência das Varas do Trabalho é determinada pela localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, prestar serviços ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro.
b) cada Vara do Trabalho será composta por um juiz do trabalho, que será seu Presidente, e dois juízes classistas, sendo um representante dos empregadores e outro dos empregados.
c) não compete à Vara do Trabalho o julgamento dos dissídios resultantes de contratos de empreitadas em que o empreiteiro seja operário ou artífice.
d) nas localidades em que existir mais de uma Vara do Trabalho, haverá um distribuidor, designado pelo juiz mais antigo do Fórum, exclusivamente dentre o quadro de oficiais de justiça do Tribunal Regional.
e) a lei criará Varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas comarcas não abrangidas por sua jurisdição, atribuí-la aos juízes de direito, cabendo recurso de suas decisões para o respectivo Tribunal de Justiça.

No Tribunal Superior do Trabalho (TST), ao tribunal pleno compete estabelecer ou alterar súmulas e outros enunciados de jurisprudência uniforme, pelo voto de pelo menos dois terços de seus membros,


a) caso a mesma matéria já tenha sido decidida de forma idêntica por unanimidade em, no mínimo, dois terços das turmas em pelo menos dez sessões diferentes em cada uma delas, podendo, ainda, por maioria de dois terços de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de sua publicação no Diário Oficial.
b) independentemente da mesma matéria já ter sido decidida de forma idêntica por unanimidade, podendo, ainda, por maioria de seus membros,

stringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de sua publicação no Diário Oficial.


c) caso a mesma matéria já tenha sido decidida de forma idêntica por maioria, em, no mínimo, um terço das turmas em pelo menos cinco sessões diferentes em cada uma delas, podendo, ainda, por maioria de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de sua publicação no Diário Oficial.
d) independentemente da mesma matéria já tenha sido decidida de forma idêntica por maioria em, no mínimo, um terço das turmas em pelo menos dez sessões diferentes em cada uma delas, podendo, ainda, por maioria de um terço de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de sua publicação no Diário Oficial.
e) caso a mesma matéria já tenha sido decidida de forma idêntica por unanimidade em, no mínimo, dois quintos das turmas em pelo menos cinco sessões diferentes em cada uma delas, podendo, ainda, por maioria de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de sua publicação no Diário Oficial.

Sobre a composição e estrutura da justiça do trabalho, analise as frases abaixo e responda.
I- Nas Varas do Trabalho a jurisdição é exercida por juiz singular. 12)
13)
II- Os Tribunais Regionais do Trabalho, com no mínimo 11 desembargadores, sendo todos eles juízes de carreira e 1/5 composto por membros do Ministério Público do Trabalho e advogados com mais de 10 anos de carreira jurídica.
III- O Tribunal Superior do Trabalho, com sede e jurisdição em Brasília, composto por 27 ministros, dentre os quais, também há a presença de 1/5 constitucional.
IV- As comissões de conciliação prévia não fazem parte da estrutura do Poder Judiciário Trabalhista, não obstante seja um órgão com finalidade de pacificar conflitos coletivos e individuais do trabalho.
Dentre as afirmacoes acima, podemos afirmar que estão corretas apenas as que constam em


a) I.
b) I e IV.
c) III.
d) II

A empresa Olimpos Construções S/A, com sede em Brasília, contratou empregado brasileiro através de sua sucursal em São Paulo, para gerenciar as obras existentes na Turquia, lugar onde prestou serviços durante dois anos. Rescindido o contrato o empregado retorna ao Brasil, pretendendo acionar o seu empregador em razão de créditos trabalhistas que entende devidos. Nessa situação, conforme regra prevista na Consolidação das Leis do Trabalho,


a) é incompetente a autoridade judiciária brasileira, para conhecer da reclamação trabalhista, que deveria ser ajuizada na Turquia, local da prestação dos serviços.
b) se houver foro de eleição expressamente previsto no contrato, será este o competente para conhecer da reclamação trabalhista.
c) será competente para conhecer da ação trabalhista o foro de opção contratual do empregado, podendo ser o da contratação, da prestação de serviços ou o da demissão.
d) a autoridade judiciária brasileira é incompetente, devendo a ação ser proposta no País em que o empregado foi contratado.
e) a autoridade judiciária trabalhista brasileira é competente para conhecer da reclamação trabalhista, salvo se houver Convenção Internacional dispondo em contrário.

Dentre os serviços auxiliares da Justiça do Trabalho descritos na Consolidação das Leis


a) Secretaria da Corregedoria.
b) Secretaria da Presidência.
c) Secretaria do Tribunal Pleno.
d) Secretaria da Vice-Presidência.
e) Secretaria da Diretoria-Geral.

há o órgão denominado distribuidor nas localidades em que exista mais de uma Vara do Trabalho. A designação dos distribuidores se dará pelo


a) Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, dentre os funcionários do Tribunal Regional do Trabalho, existentes na mesma localidade, e diretamente subordinados ao mesmo Presidente.
b) Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, dentre os funcionários das Varas do Trabalho, existentes na mesma localidade, e diretamente subordinados ao Juiz mais antigo de cada comarca.
c) Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, dentre os funcionários das Varas do Trabalho e do Tribunal Regional do Trabalho, existentes na mesma localidade, e diretamente subordinados ao ional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho.

Conforme previsão constitucional, a Justiça do Trabalho é um órgão do Poder Judiciário. A respeito da sua organização, da jurisdição e da competência,


a) a maior corte é o Tribunal Superior do Trabalho, com sede em Brasília e jurisdição nacional, composto por trinta e três ministros, sendo 2/3 dentre desembargadores dos Tribunais Regionais e 1/3 dentre advogados e Ministério Público do Trabalho.
b) cada estado membro deverá ter, pelo menos, um Tribunal Regional do Trabalho, composto de, no mínimo, 08 desembargadores da própria região que formarão 3/5 da corte, além de 1/5 da advocacia e 1/5 do Ministério Público do Trabalho.
c) os Tribunais Regionais do Trabalho poderão funcionar de forma descentralizada, constituindo Câmaras regionais, a fim de assegurar pleno acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo.

A competência é considerada como medida da jurisdição. Em se tratando de competência territorial das Varas do Trabalho, a regra geral prevista na Consolidação das Leis do Trabalho é fixada


a) pelo local onde foi realizada a contratação.
b) pelo domicílio eleitoral do empregado.
c) pelo domicílio civil do empregador, quando esse for pessoa física.
d) pela matriz da empresa pública, na capital do Estado onde é a sede do Tribunal Regional.
e) pela localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, prestar serviços ao empregador.

Conforme normas contidas na Consolidação das Leis do Trabalho sobre os serviços auxiliares da Justiça do Trabalho, incluindo os distribuidores e os oficiais de justiça, é INCORRETO afirmar que


a) não compete à Secretaria das Varas a contagem das custas devidas pelas partes, nos respectivos processos, mas sim ao órgão distribuidor.
b) compete especialmente aos chefes de secretaria das Varas promover o rápido andamento dos processos, especialmente na fase de execução, e a pronta realização dos atos e diligências deprecadas pelas autoridades superiores.
c) compete ao distribuidor a distribuição, pela ordem rigorosa de entrada, e sucessivamente a cada Vara, dos feitos que, para esse fim, lhe forem apresentados pelos interessados.
d) os distribuidores são designados pelo Presidente do Tribunal Regional, dentre os funcionários das Varas e do Tribunal Regional, existentes na mesma localidade, e ao mesmo Presidente diretamente subordinados.
e) é facultado aos Presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho cometer a qualquer Oficial de Justiça ou Oficial de Justiça Avaliador a realização dos atos de execução das decisões desses Tribunais.

No caso, trata-se de empregador que promove realização de atividades fora do lugar do contrato de trabalho. De acordo com as regras de competência territorial Apolo deverá ingressar com a ação:


a) Somente no local da prestação de serviços.
b) No foro de celebração do contrato ou no da prestação dos respectivos serviços.
c) Não havendo regras na Consolidação das Leis do Trabalho sobre a matéria, poderá escolher qualquer comarca do Estado em que tem seu domicílio.
d) No foro de eleição previsto no contrato de trabalho firmado entre as partes.
e) Na sede da empresa ou na capital do Estado em que ocorreu a contratação.

Há previsão legal atribuindo aos órgãos judiciais as questões que devem estar afetas ao seu julgamento, assim como os órgãos judiciais trabalhistas têm traçados em lei os seus poderes para conhecer e solucionar as lides. Sobre o tema, conforme ordenamento jurídico é INCORRETO afirmar:


a) Como regra, a competência das Varas do Trabalho é determinada pela localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, prestar serviços ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro.
b) Compete às Varas Cíveis da Justiça Federal julgar as ações envolvendo trabalhadores portuários e os operadores portuários ou Órgão Gestor de Mão de Obra − OGMO, decorrentes da relação de trabalho, por envolver questão estratégica nacional.
c) A Justiça do Trabalho tem competência para analisar e decidir sobre as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho.
d) Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho.
e) É da competência das Varas do Trabalho conhecer e julgar os dissídios resultantes de contratos de empreitada em que o empreiteiro seja operário ou artífice.

Prévia do material em texto

1) 
2) 
3) 
Direito Processual do Trabalho para Bacharel (CFC) 2023
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2oLzk
Ordenação: Por Matéria e Assunto (data)
www.tecconcursos.com.br/questoes/2159300
FCC - AJ TRT22/TRT 22/Área Administrativa/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
Regina, advogada, possui 40 anos de idade e sonha um dia em ser Ministra do Tribunal Superior do
Trabalho, composto por ..I.. Ministros. Para que isso seja possível, Regina, dentre outros requisitos,
deverá ser indicada por seu órgão de classe profissional, para compor a vaga destinada aos advogados
com mais de ..II.. anos de efetiva atividade profissional, e que tenha mais de ...III... anos e menos de
..IV.. anos de idade.
 
Conforme previsão na Constituição Federal de 1988, as lacunas I, II, III e IV devem ser preenchidas,
correta e respectivamente, por
a) 27 − 10 − 35 − 70
b) 11 − 10 − 35 − 65
c) 17 − 15 − 30 − 70
d) 27 − 15 − 35 − 65
e) 17 − 20 − 30 − 75
www.tecconcursos.com.br/questoes/2164275
CEBRASPE (CESPE) - Ana (APEX)/ApexBrasil/Administração de Pessoal/2022
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
Quanto à organização e ao funcionamento da Justiça do Trabalho, assinale a opção correta.
a) A vara do trabalho é composta por um juiz singular e dois juízes representantes de classe dos
empregados e empregadores, denominados juízes classistas.
b) O Tribunal Superior do Trabalho, os tribunais regionais do trabalho, os juízes do trabalho e os
juízes das varas previdenciárias integram a Justiça do Trabalho.
c) O Tribunal Superior do Trabalho é composto de 27 ministros, todos juízes dos tribunais regionais
do trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio tribunal superior.
d) A Justiça do Trabalho é competente para julgar as ações oriundas da relação de trabalho,
abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União,
dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2218749
IBFC - Esp Fom (AFEAM)/AFEAM/Jurídico/2022
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
No que diz respeito à organização da Justiça do Trabalho, assinale a alternativa incorreta.
a) Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando
possível, na respectiva região e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2oLzk
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2159300
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2164275
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2218749
4) 
5) 
6) 
de trinta e menos de setenta anos de idade
b) Os Tribunais Regionais do Trabalho devem instalar a justiça itinerante, com a realização de
audiências e demais funções de atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdição,
servindo-se de equipamentos públicos e comunitários
c) O Tribunal Superior do Trabalho compõe-se de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros
com mais de trinta e cinco e menos de setenta anos de idade, de notável saber jurídico e reputação
ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Supremo
Tribunal Federal
d) Compete ao Tribunal Superior do Trabalho processar e julgar, originariamente, a reclamação para
a preservação de sua competência e garantia da autoridade de suas decisões
www.tecconcursos.com.br/questoes/2222892
Instituto Consulplan - Est Dir (PGE ES)/PGE ES/2022
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
A Constituição da República de 1988, em seu Art. 111-A, prevê que funcionarão junto ao Tribunal
Superior do Trabalho a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho
(ENAMAT) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Sobre o Conselho Superior da Justiça do
Trabalho, é INCORRETO afirmar que o órgão exerça atividade:
a) Financeira.
b) Patrimonial.
c) Jurisdicional.
d) Administrativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2229562
FUMARC - TJ TRT3/TRT 3/Administrativa/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
Sobre a Justiça do Trabalho, NÃO é correto afirmar:
a) Na primeira instância, não existem órgãos ou Varas especializadas, como ocorre na Justiça
Comum.
b) No primeiro grau, existe juiz substituto e não juiz auxiliar.
c) Os juízes de primeiro grau são aprovados independente de concurso público de provas e títulos.
d) Os tribunais são divididos em turmas.
e) Os tribunais têm sido criados por regiões e não por Estados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2229566
FUMARC - TJ TRT3/TRT 3/Administrativa/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
Sobre o ingresso de juízes na magistratura do trabalho, NÃO é correto afirmar:
a) Não há idade mínima para inscrição no concurso da magistratura do trabalho, mas há idade
máxima, que é de 65 anos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2222892
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2229562
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2229566
7) 
8) 
9) 
b) O candidato a juiz do trabalho deve ser bacharel em Direito, com no mínimo 01 ano de atividade
jurídica.
c) Os concursos para a magistratura do trabalho podem ser regionais ou nacionais unificados, este
especialmente para atender demandas de tribunais menores.
d) Os juízes do trabalho ingressam na magistratura como juízes substitutos, nomeados após concurso
público de provas e títulos.
e) Os juízes trabalhistas possuem direito à vitaliciedade, após o período de estágio probatório.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2239108
FCC - AJ TRT14/TRT 14/Judiciária/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
A Dra. Raquel é Juíza do Trabalho substituta no TRT, sendo que para seu ingresso na carreira, ela
submeteu-se a concurso público de provas e títulos, sendo exigido que tivesse diploma de bacharel em
direito e, no mínimo, I anos de atividade jurídica. Sua promoção para Juíza se fará alternadamente por
antiguidade e merecimento, sendo que ela terá direito à promoção obrigatória se figurar por II vezes
consecutivas ou III alternadas em lista de merecimento.
 
Conforme previsão na Constituição Federal de 1988, as lacunas I, II e III devem ser preenchidas,
correta e respectivamente, por
a) dois − três − cinco
b) cinco − três − dois
c) dois − cinco − três
d) três − três − cinco
e) três − dois − dois
www.tecconcursos.com.br/questoes/2295143
FCC - AJ TRT5/TRT 5/Apoio Especializado/Serviço Social/2022
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
Os Tribunais Regionais do Trabalho são tribunais especializados em questões de direito do trabalho.
Estes estão distribuídos em regiões numeradas, totalizando
a) 24 tribunais.
b) 27 tribunais.
c) 28 tribunais.
d) 21 tribunais.
e) 29 tribunais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/618710
FCC - TJ TRT6/TRT 6/Administrativa/"Sem Especialidade"/2018
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
Conforme previsões legais sobre a organização, jurisdição, competência das Varas do Trabalho e os
serviços auxiliares da Justiça do Trabalho, 
a) como regra geral, a competência das Varas do Trabalho é determinada pela localidade onde o
empregado, reclamante ou reclamado, prestar serviços ao empregador, ainda quetenha sido
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2239108
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2295143
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/618710
10) 
11) 
contratado noutro local ou no estrangeiro. 
b) cada Vara do Trabalho será composta por um juiz do trabalho, que será seu Presidente, e dois
juízes classistas, sendo um representante dos empregadores e outro dos empregados. 
c) não compete à Vara do Trabalho o julgamento dos dissídios resultantes de contratos de
empreitadas em que o empreiteiro seja operário ou artífice. 
d) nas localidades em que existir mais de uma Vara do Trabalho, haverá um distribuidor, designado
pelo juiz mais antigo do Fórum, exclusivamente dentre o quadro de oficiais de justiça do Tribunal
Regional. 
e) a lei criará Varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas comarcas não abrangidas por sua
jurisdição, atribuí-la aos juízes de direito, cabendo recurso de suas decisões para o respectivo Tribunal
de Justiça. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/667806
VUNESP - Pro (CM Campo Limpo)/CM Campo Limpo Pta/2018
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
No Tribunal Superior do Trabalho (TST), ao tribunal pleno compete estabelecer ou alterar súmulas e
outros enunciados de jurisprudência uniforme, pelo voto de pelo menos dois terços de seus membros,
a) caso a mesma matéria já tenha sido decidida de forma idêntica por unanimidade em, no mínimo,
dois terços das turmas em pelo menos dez sessões diferentes em cada uma delas, podendo, ainda,
por maioria de dois terços de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que
ela só tenha eficácia a partir de sua publicação no Diário Oficial.
b) independentemente da mesma matéria já ter sido decidida de forma idêntica por unanimidade,
podendo, ainda, por maioria de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que
ela só tenha eficácia a partir de sua publicação no Diário Oficial.
c) caso a mesma matéria já tenha sido decidida de forma idêntica por maioria, em, no mínimo, um
terço das turmas em pelo menos cinco sessões diferentes em cada uma delas, podendo, ainda, por
maioria de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia
a partir de sua publicação no Diário Oficial.
d) independentemente da mesma matéria já tenha sido decidida de forma idêntica por maioria em,
no mínimo, um terço das turmas em pelo menos dez sessões diferentes em cada uma delas,
podendo, ainda, por maioria de um terço de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração
ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de sua publicação no Diário Oficial.
e) caso a mesma matéria já tenha sido decidida de forma idêntica por unanimidade em, no mínimo,
dois quintos das turmas em pelo menos cinco sessões diferentes em cada uma delas, podendo, ainda,
por maioria de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha
eficácia a partir de sua publicação no Diário Oficial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/721278
IPEFAE - Proc (IPSJBV)/IPSJBV/2018
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
Sobre a composição e estrutura da justiça do trabalho, analise as frases abaixo e responda.
I- Nas Varas do Trabalho a jurisdição é exercida por juiz singular.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/667806
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/721278
12) 
13) 
II- Os Tribunais Regionais do Trabalho, com no mínimo 11 desembargadores, sendo todos eles
juízes de carreira e 1/5 composto por membros do Ministério Público do Trabalho e advogados com
mais de 10 anos de carreira jurídica.
III- O Tribunal Superior do Trabalho, com sede e jurisdição em Brasília, composto por 27 ministros,
dentre os quais, também há a presença de 1/5 constitucional.
IV- As comissões de conciliação prévia não fazem parte da estrutura do Poder Judiciário Trabalhista,
não obstante seja um órgão com finalidade de pacificar conflitos coletivos e individuais do trabalho.
Dentre as afirmações acima, podemos afirmar que estão corretas apenas as que constam em
a) I.
b) I e IV.
c) III.
d) II
www.tecconcursos.com.br/questoes/476804
FCC - AJ TRT24/TRT 24/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2017
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
A empresa Olimpos Construções S/A, com sede em Brasília, contratou empregado brasileiro através
de sua sucursal em São Paulo, para gerenciar as obras existentes na Turquia, lugar onde prestou serviços
durante dois anos. Rescindido o contrato o empregado retorna ao Brasil, pretendendo acionar o seu
empregador em razão de créditos trabalhistas que entende devidos. Nessa situação, conforme regra
prevista na Consolidação das Leis do Trabalho,
a) é incompetente a autoridade judiciária brasileira, para conhecer da reclamação trabalhista, que
deveria ser ajuizada na Turquia, local da prestação dos serviços.
b) se houver foro de eleição expressamente previsto no contrato, será este o competente para
conhecer da reclamação trabalhista.
c) será competente para conhecer da ação trabalhista o foro de opção contratual do empregado,
podendo ser o da contratação, da prestação de serviços ou o da demissão.
d) a autoridade judiciária brasileira é incompetente, devendo a ação ser proposta no País em que o
empregado foi contratado.
e) a autoridade judiciária trabalhista brasileira é competente para conhecer da reclamação
trabalhista, salvo se houver Convenção Internacional dispondo em contrário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/476805
FCC - AJ TRT24/TRT 24/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2017
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
Dentre os serviços auxiliares da Justiça do Trabalho descritos na Consolidação das Leis do Trabalho
há o órgão denominado distribuidor nas localidades em que exista mais de uma Vara do Trabalho. A
designação dos distribuidores se dará pelo
a) Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, dentre os funcionários do Tribunal Regional do
Trabalho, existentes na mesma localidade, e diretamente subordinados ao mesmo Presidente.
b) Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, dentre os funcionários das Varas do Trabalho,
existentes na mesma localidade, e diretamente subordinados ao Juiz mais antigo de cada comarca.
c) Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, dentre os funcionários das Varas do Trabalho e do
Tribunal Regional do Trabalho, existentes na mesma localidade, e diretamente subordinados ao
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/476804
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/476805
14) 
15) 
16) 
mesmo Presidente.
d) Juiz Titular mais antigo do Fórum, dentre os funcionários das Varas do Trabalho existentes na
mesma localidade, e diretamente subordinados a este Juiz.
e) Juiz Diretor do Fórum dentre os funcionários das Varas do Trabalho existentes na mesma
localidade, e diretamente subordinados ao Presidente do Tribunal Regional do Trabalho.
www.tecconcursos.com.br/questoes/476844
FCC - AJ TRT24/TRT 24/Judiciária/"Sem Especialidade"/2017
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
Asclépio, residente e domiciliado em Manaus, participou de processo seletivo e foi contratado na
cidade de Brasília, onde se localiza a sede da empresa Orfheu Informática S/A, para trabalhar como
programador, na filial da empresa no Município de Campo Grande. No contrato de trabalho as partes
convencionaram como foro de eleição a comarca de São Paulo. Após dois anos de contrato, Asclépio foi
dispensado por justa causa sem receber nenhuma verba rescisória, retornando para Manaus. Não
concordando com o motivo da sua rescisão, o trabalhador resolveu ajuizar reclamaçãotrabalhista em
face da sua ex-empregadora. Conforme a regra de competência territorial prevista na lei trabalhista a
ação deverá ser proposta na Vara do Trabalho de
a) Brasília, por ser a sede da empresa reclamada.
b) Brasília, por ser o local da contratação.
c) Manaus, local de seu domicílio.
d) Campo Grande, local da prestação dos serviços.
e) São Paulo, foro de eleição contratual.
www.tecconcursos.com.br/questoes/477397
FCC - TJ TRT24/TRT 24/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
Com a Constituição Federal de 1988, o Poder Judiciário passa a ser o guardião da Constituição, cuja
finalidade repousa, basicamente, na preservação dos valores e princípios que fundamentam o novo
Estado Democrático de Direito. A Constituição Federal prevê, expressamente, que são órgãos que
integram a organização da Justiça do Trabalho:
a) Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior do Trabalho, Tribunais Regionais do Trabalho e Varas
do Trabalho.
b) Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior do Trabalho e Juízes do Trabalho.
c) Tribunal Superior do Trabalho, Tribunais Regionais do Trabalho e Juízes do Trabalho.
d) Tribunal Superior do Trabalho, Tribunais Regionais do Trabalho, Varas do Trabalho e Conselho
Superior da Justiça do Trabalho.
e) Tribunal Superior do Trabalho, Tribunais Estaduais do Trabalho, Varas do Trabalho, Conselho
Superior da Justiça do Trabalho e Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do
Trabalho.
www.tecconcursos.com.br/questoes/514890
FGV - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2017
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
Iolanda é oficial de justiça no TRT de uma determinada região e, por conta do acúmulo de serviço,
está com uma grande quantidade de mandados de citação para cumprir. Convicta de que não conseguiria
realizar o serviço no tempo adequado, Iolanda resolveu pedir ajuda a um técnico judiciário amigo seu
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/476844
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/477397
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/514890
17) 
18) 
que atua em uma Vara do Trabalho. Para tanto, repassou para o técnico em questão metade dos
mandados que estavam em seu poder, para que ele os cumprisse e informasse o resultado, de modo que
Iolanda certificasse posteriormente.
Diante do caso apresentado e conforme mandamento legal, é correto afirmar que:
a) a oficial de justiça está equivocada, já que todos os mandados de citação deveriam ser cumpridos
pessoalmente por ela;
b) a atitude de Iolanda está correta, pois o mandado estará sendo cumprido por um servidor que
também tem fé pública;
c) caso se admita que a oficial possa dividir o serviço com outro servidor, a remuneração
correspondente deverá ser creditada a ele;
d) o que verdadeiramente importa para o serviço público é que o trabalho seja realizado, e não a
forma pela qual isso ocorra;
e) não há ilegalidade na solução conferida por Iolanda, porque o cumprimento do mandado pode ser
delegado a um oficial ad hoc.
www.tecconcursos.com.br/questoes/335768
CEBRASPE (CESPE) - TJ TRT8/TRT 8/Administrativa/2016
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
Com relação à organização e à competência da justiça do trabalho, assinale a opção correta.
a) Compete à justiça do trabalho julgar demandas relacionadas à contratação de pessoal temporário
para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.
b) A competência da vara trabalhista é determinada pela localidade onde o empregado foi contratado,
não importando se este prestou serviços ao empregador em outro local.
c) Nas varas do trabalho, exercem a jurisdição um juiz presidente e um juiz auxiliar.
d) Assim como ocorre na justiça comum, na justiça do trabalho há varas especializadas.
e) Os oficiais de justiça desempenham atos determinados pelo juiz da vara, devendo os mandados
judiciais ser cumpridos em até nove dias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/337712
FCC - AJ TRT23/TRT 23/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2016
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
Conforme previsão constitucional, a Justiça do Trabalho é um órgão do Poder Judiciário. A respeito
da sua organização, da jurisdição e da competência,
a) a maior corte é o Tribunal Superior do Trabalho, com sede em Brasília e jurisdição nacional,
composto por trinta e três ministros, sendo 2/3 dentre desembargadores dos Tribunais Regionais e
1/3 dentre advogados e Ministério Público do Trabalho.
b) cada estado membro deverá ter, pelo menos, um Tribunal Regional do Trabalho, composto de, no
mínimo, 08 desembargadores da própria região que formarão 3/5 da corte, além de 1/5 da advocacia
e 1/5 do Ministério Público do Trabalho.
c) os Tribunais Regionais do Trabalho poderão funcionar de forma descentralizada, constituindo
Câmaras regionais, a fim de assegurar pleno acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do
processo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/335768
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/337712
19) 
20) 
d) nas Varas do Trabalho a jurisdição será exercida por um juiz singular togado, auxiliado por dois
representantes dos sindicatos das categorias profissional e econômica, coma participação de um
membro do Ministério Público do Trabalho.
e) o Conselho Superior da Justiça do Trabalho é o órgão máximo do sistema, mas não funciona junto
ao Tribunal Superior do Trabalho, cabendo-lhe exercer apenas a supervisão administrativa da Justiça
do Trabalho, com decisões de caráter consultivo e não vinculante.
www.tecconcursos.com.br/questoes/337713
FCC - AJ TRT23/TRT 23/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2016
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
A competência é considerada como medida da jurisdição. Em se tratando de competência territorial
das Varas do Trabalho, a regra geral prevista na Consolidação das Leis do Trabalho é fixada
a) pelo local onde foi realizada a contratação.
b) pelo domicílio eleitoral do empregado.
c) pelo domicílio civil do empregador, quando esse for pessoa física.
d) pela matriz da empresa pública, na capital do Estado onde é a sede do Tribunal Regional.
e) pela localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, prestar serviços ao empregador.
www.tecconcursos.com.br/questoes/337714
FCC - AJ TRT23/TRT 23/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2016
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
Conforme normas contidas na Consolidação das Leis do Trabalho sobre os serviços auxiliares da
Justiça do Trabalho, incluindo os distribuidores e os oficiais de justiça, é INCORRETO afirmar que
a) não compete à Secretaria das Varas a contagem das custas devidas pelas partes, nos respectivos
processos, mas sim ao órgão distribuidor.
b) compete especialmente aos chefes de secretaria das Varas promover o rápido andamento dos
processos, especialmente na fase de execução, e a pronta realização dos atos e diligências
deprecadas pelas autoridades superiores.
c) compete ao distribuidor a distribuição, pela ordem rigorosa de entrada, e sucessivamente a cada
Vara, dos feitos que, para esse fim, lhe forem apresentados pelos interessados.
d) os distribuidores são designados pelo Presidente do Tribunal Regional, dentre os funcionários das
Varas e do Tribunal Regional, existentes na mesma localidade, e ao mesmo Presidente diretamente
subordinados.
e) é facultado aos Presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho cometer a qualquer Oficial de
Justiça ou Oficial de Justiça Avaliador arealização dos atos de execução das decisões desses
Tribunais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/348427
FCC - TJ TRT14/TRT 14/Administrativa/2016
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/337713
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/337714
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/348427
21) 
22) 
23) 
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
A Constituição da República Federativa do Brasil dispõe sobre a organização dos Poderes do Estado,
com capítulo próprio sobre o Poder Judiciário. De acordo com tais normas, são órgãos da Justiça do
Trabalho:
a) Superior Tribunal de Justiça, Tribunais Regionais do Trabalho e Juntas de Conciliação e
Julgamento.
b) Tribunal Superior do Trabalho, Tribunais de Justiça e Varas do Trabalho.
c) Supremo Tribunal Federal, Tribunais Regionais do Trabalho e Juízes do Trabalho.
d) Tribunal Superior do Trabalho, Tribunais Regionais do Trabalho e Juízes do Trabalho atuando em
Varas do Trabalho.
e) Supremo Tribunal do Trabalho, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Federal e Varas do
Trabalho.
www.tecconcursos.com.br/questoes/348897
FCC - AJ TRT14/TRT 14/Judiciária/"Sem Especialidade"/2016
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
Apolo, auditor empregado da empresa de auditoria externa Fenix S/A, foi dispensado por justa causa
diante da alegação de desídia no desempenho das suas funções. O trabalhador pretende ajuizar
reclamatória trabalhista questionando o motivo da rescisão e postulando o pagamento de verbas
rescisórias e horas extraordinárias não remuneradas. No caso, trata-se de empregador que promove
realização de atividades fora do lugar do contrato de trabalho. De acordo com as regras de competência
territorial Apolo deverá ingressar com a ação:
a) Somente no local da prestação de serviços.
b) No foro de celebração do contrato ou no da prestação dos respectivos serviços.
c) Não havendo regras na Consolidação das Leis do Trabalho sobre a matéria, poderá escolher
qualquer comarca do Estado em que tem seu domicílio.
d) No foro de eleição previsto no contrato de trabalho firmado entre as partes.
e) Na sede da empresa ou na capital do Estado em que ocorreu a contratação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/348961
FCC - AJ TRT14/TRT 14/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2016
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
Há previsão legal atribuindo aos órgãos judiciais as questões que devem estar afetas ao seu
julgamento, assim como os órgãos judiciais trabalhistas têm traçados em lei os seus poderes para
conhecer e solucionar as lides. Sobre o tema, conforme ordenamento jurídico é INCORRETO afirmar:
a) Como regra, a competência das Varas do Trabalho é determinada pela localidade onde o
empregado, reclamante ou reclamado, prestar serviços ao empregador, ainda que tenha sido
contratado noutro local ou no estrangeiro.
b) Compete às Varas Cíveis da Justiça Federal julgar as ações envolvendo trabalhadores portuários e
os operadores portuários ou Órgão Gestor de Mão de Obra − OGMO, decorrentes da relação de
trabalho, por envolver questão estratégica nacional.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/348897
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/348961
24) 
25) 
c) A Justiça do Trabalho tem competência para analisar e decidir sobre as ações relativas às
penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de
trabalho.
d) Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as ações de indenização por dano moral ou
patrimonial, decorrentes da relação de trabalho.
e) É da competência das Varas do Trabalho conhecer e julgar os dissídios resultantes de contratos de
empreitada em que o empreiteiro seja operário ou artífice.
www.tecconcursos.com.br/questoes/438192
FCC - AJ TRT20/TRT 20/Judiciária/"Sem Especialidade"/2016
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
A Constituição Federal expressamente prevê regras que organizam a estrutura da Justiça do
Trabalho, e tratam da sua competência. Conforme tal regramento,
a) os juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, que comporão
o Tribunal Superior do Trabalho serão indicados pelos próprios Regionais, alternativamente, e
escolhidos pelo Congresso Nacional.
b) os Tribunais Regionais do Trabalho instalarão a justiça itinerante, com a realização de audiência e
demais funções de atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdição, servindo-se
de equipamentos públicos e comunitários.
c) haverá pelo menos um Tribunal Regional do Trabalho em cada Estado e no Distrito Federal, e a lei
instituirá as Varas do Trabalho, podendo, nas comarcas onde não forem instituídas, atribuir sua
jurisdição a Vara do Trabalho mais próxima.
d) os mandados de segurança, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver
matéria sujeita à jurisdição da Justiça do Trabalho serão julgados e processados na Justiça Federal,
por se tratar de remédios jurídicos de natureza constitucional.
e) os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, nove juízes, que serão recrutados
na respectiva região, e nomeados pelo Presidente do Tribunal Superior do Trabalho dentre brasileiros
com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/438193
FCC - AJ TRT20/TRT 20/Judiciária/"Sem Especialidade"/2016
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
Hera participou de processo seletivo e foi contratada como música instrumentista da Orquestra do
Banco Ultra S/A, no Município de Itabaiana/SE, onde tem o seu domicílio. No contrato de trabalho foi
estipulado como foro de eleição para propositura de demanda trabalhista o Município de Aracaju/SE. O
banco possui agências em todos estados do Brasil e a sua sede está localizada em Brasília/DF. Durante os
oito meses em que foi empregada do Banco, Hera exerceu suas funções apenas no Município de
Aracaju/SE. Caso decida ajuizar reclamação trabalhista em face de seu ex-empregador, deverá propor em
a) Aracaju, porque foi o local da prestação dos serviços.
b) Aracaju, por ser o foro de eleição previsto em contrato de trabalho.
c) Itabaiana, porque é o foro do seu domicílio.
d) Brasília, por estar situada a sede do Banco reclamado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/438192
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/438193
26) 
27) 
28) 
e) Aracaju, Itabaiana ou Brasília, dependendo da sua própria conveniência como reclamante.
www.tecconcursos.com.br/questoes/439688
FCC - TJ TRT20/TRT 20/Administrativa/2016
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
Conforme normas relativas à jurisdição e competência das Varas do Trabalho e dos Tribunais
Regionais do Trabalho:
a) A EC 45/2004 previu a obrigatoriedade da criação de apenas um Tribunal Regional do Trabalho em
cada Estado membro da Federação, bem como no Distrito Federal.
b) Os Tribunais Regionais do Trabalho serão compostos de juízes nomeados pelo Presidente do
Tribunal Superior do Trabalho e serão compostos, no mínimo, de oito juízes recrutados,
necessariamente, dentro da própria região.
c) Os Tribunais Regionais do Trabalho poderão funcionar descentralizadamente, constituindo
Câmaras regionais, a fim de assegurar o pleno acesso dos jurisdicionados à justiça em todas as fases
do processo.
d) Nas Varas do Trabalho, a jurisdição será, necessariamente, exercida por um juiz singular titular e
outro substituto, além de um membro do Ministério Público do Trabalho que atuará junto à Vara.
e) As ações entre trabalhadores portuários e osoperadores portuários ou o Órgão Gestor de Mão de
Obra − OGMO decorrentes da relação de trabalho são de competência originária dos Tribunais
Regionais do Trabalho.
www.tecconcursos.com.br/questoes/439689
FCC - TJ TRT20/TRT 20/Administrativa/2016
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
Péricles pretende ingressar com reclamação trabalhista para receber indenização por danos morais
em face do Banco Horizonte S/A em razão da alegação de assédio moral. Conforme previsão legal
contida na Consolidação das Leis do Trabalho, a ação deverá ser proposta na Vara do Trabalho do local
a) da sua contratação.
b) do seu domicílio.
c) da matriz do Banco empregador.
d) da prestação dos serviços.
e) escolhido pelas partes na celebração do contrato.
www.tecconcursos.com.br/questoes/85944
CONSULPLAN - JT TRT1/TRT 1/2005
Direito Processual do Trabalho - Organização da Justiça do Trabalho (arts. 111-
113, 115-116 da CF; 643 a 673 e 681 a 721 da CLT)
A partir de 1998, houve profundas modificações na competência da Justiça do Trabalho e na
organização e composição de seus órgãos, tais como: a possibilidade de "executar, de ofício, as
contribuições sociais previstas no art. 195, I , a e II, e seus acréscimos legais, decorrentes das sentenças
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/439688
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/439689
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/85944
29) 
30) 
que proferir"; a extinção da representação classista e a denominação de Varas do Trabalho para as
antigas juntas de conciliação e julgamento e do juiz singular ; o acréscimo do número de ministros para
o Tribunal Superior do Trabalho. Assinale a alternativa correta que corresponda às Emendas
Constitucionais supracitadas no enunciado desta questão, respectivamente:
a) Emendas Constitucionais n. 45, 30 e 18;
b) Emendas Constitucionais n. 45, 30 e 40;
c) Emendas Constitucionais n. 18, 30 e 45;
d) Emendas Constitucionais n. 18, 20 e 47;
e) Emendas Constitucionais n. 20, 24 e 45.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2350032
CEBRASPE (CESPE) - TJ TRT8/TRT 8/Administrativa/2023
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Compete à justiça do trabalho processar e julgar
 
I ação de cobrança de honorários advocatícios.
 
II ações relativas a penalidades administrativas impostas a empregadores pelos órgãos de
fiscalização das relações de trabalho.
 
III ações de indenização por dano moral decorrentes da relação de trabalho.
 
Assinale a opção correta.
a) Nenhum item está certo.
b) Apenas o item I está certo.
c) Apenas o item III está certo.
d) Apenas os itens I e II estão certos.
e) Apenas os itens II e III estão certos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2456176
IBFC - PNS (Pref Cuiabá)/Pref Cuiabá/Apoio Jurídico/2023
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
No que se refere à Justiça do Trabalho, assinale a alternativa que apresente hipótese que não é de
sua competência.
a) Reclamação de empregado que tenha por objeto direito fundado em quadro de carreira
b) Lide entre empregado e empregador tendo por objeto indenização pelo não fornecimento das
guias do seguro-desemprego
c) Ação possessória ajuizada em decorrência do exercício do direito de greve pelos trabalhadores da
iniciativa privada
d) Ação de cobrança ajuizada por profissional liberal contra cliente
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2350032
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2456176
31) 
32) 
33) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2462320
FUNDATEC - CJ (CM São Gabriel)/CM São Gabriel/2023
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Acerca da competência da Justiça do Trabalho, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as ações oriundas da relação de trabalho,
abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União,
dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
b) Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as ações que envolvam exercício do direito de
greve.
c) É competência da Justiça do Trabalho analisar e julgar as ações relativas às penalidades
administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho.É de
competência da Justiça do Trabalho o processamento e julgamento das ações sobre representação
sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores.
d) É competência da Justiça do Trabalho analisar e julgar as ações relativas às penalidades
administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho.
e) Não compete à Justiça do Trabalho a apreciação das ações de indenização por dano moral ou
patrimonial, ainda que decorrentes de acidente de trabalho ou relacionados a relação de trabalho,
uma vez que se trata de temática afeta ao direito civil e a responsabilidade civil.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1908123
CEBRASPE (CESPE) - APC (FUNPRESP-EXE)/FUNPRESP-EXE/Jurídica/2022
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
No tocante a execução trabalhista, julgue o item a seguir.
 
A justiça do trabalho é competente para executar as contribuições sociais reservadas às entidades
integrantes do denominado Sistema S, ainda que estas não detenham natureza previdenciária.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1922327
OBJETIVA CONCURSOS - Ana (IPASSP)/IPASSP/Jurídico/2022
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
A respeito da competência da Justiça do Trabalho, analisar os itens abaixo:
 
I. Compete à Justiça do Trabalho o processamento e o julgamento das ações entre trabalhadores
portuários e os operadores portuários ou o Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) decorrentes da
relação de trabalho.
 
II. Consoante entendimento sumulado do TST, a competência da Justiça do Trabalho, quanto à
execução das contribuições previdenciárias, limita-se às sentenças condenatórias em pecúnia que
proferir e aos valores, objeto de acordo homologado, que integrem o salário de contribuição.
 
III. Compete à Justiça Federal o processamento e o julgamento das ações relativas às penalidades
administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2462320
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1908123
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1922327
34) 
35) 
 
Está(ão) CORRETO(S):
a) Somente o item I.
b) Somente o item II.
c) Somente o item III.
d) Somente os itens I e II.
e) Todos os itens.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2154639
FCC - AJ TRT9/TRT 9/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2022
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Sílvio prestou serviços como estivador no Porto Águas Calmas e constatou que não foram corretos os
repasses que lhe foram feitos pela prestação de serviços. Pretende ajuizar ação em face do operador
portuário e do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO).
 
A competência para processar e julgar a demanda é da justiça
a) comum estadual, pela ausência de relação empregatícia, sendo o avulso equiparado ao
trabalhador autônomo.
b) comum federal, dado que o avulso não possui vínculo de emprego com as reclamadas e a matéria
portuária é de âmbito federal.
c) do trabalho.
d) do trabalho, se pretender o reconhecimento de vínculo de emprego, podendo também optar pela
justiça comum estadual.
e) do trabalho, se pretender o reconhecimento de vínculo de emprego, podendo também optar pela
justiçacomum federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2168668
FCC - AJ TRT23/TRT 23/Judiciária/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Relativamente à competência constitucional da Justiça do Trabalho, a mesma alcança a execução
a) de ofício das contribuições previdenciárias relativas ao objeto da condenação constante das
sentenças que proferir e acordos por ela homologados.
b) de ofício das contribuições previdenciárias relativas ao objeto da condenação constante das
sentenças que proferir, dependendo de provocação às relativas a acordos por ela homologados.
c) mediante provocação, das contribuições previdenciárias relativas ao objeto da condenação
constante das sentenças que proferir e acordos por ela homologados.
d) mediante provocação, das contribuições previdenciárias relativas ao objeto da condenação
constante das sentenças que proferir e acordos por ela homologados, ultrapassado o limite de 40
salários mínimos.
e) mediante provocação, das contribuições previdenciárias relativas ao objeto da condenação
constante das sentenças que proferir e acordos por ela homologados, ultrapassado o limite de 60
salários mínimos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2221575
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Direito do Trabalho e Direito
Previdenciário/2022
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2154639
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2168668
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2221575
36) 
37) 
38) 
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Uma grande indústria de laticínios foi autuada em 2022 por auditores responsáveis pela fiscalização
do trabalho porque não mantinha em seus quadros a cota mínima legal de aprendizes e de pessoas com
deficiência ou readaptadas. A empresa interpôs recurso administrativo, não obtendo sucesso, e agora
pretende questionar, pela via judicial, as multas recebidas.
 
Diante da situação apresentada, assinale a opção que contempla a(s) justiça(s) competente(s) para
apreciar uma eventual ação que busque a anulação dos autos de infração.
a) A Justiça Federal comum para a questão das cotas de pessoas com deficiência e a Justiça do
Trabalho para a questão das cotas dos aprendizes.
b) A Justiça do Trabalho em ambos os casos.
c) A Justiça do Trabalho para a questão das cotas de pessoas com deficiência e a Justiça Federal
comum para a questão das cotas dos aprendizes.
d) A Justiça Federal comum em ambos os casos.
e) A Justiça Estadual para a questão das cotas de pessoas com deficiência e a Justiça do Trabalho
para a questão das cotas dos aprendizes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2229561
FUMARC - TJ TRT3/TRT 3/Administrativa/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Sobre competência trabalhista, é CORRETO afirmar que a justiça do trabalho é competente para
processar e julgar:
a) as ações de pensão alimentícia que tenham como pedido o desconto salarial em folha.
b) demandas criminais.
c) demandas de danos morais ocorridas na relação de emprego.
d) demandas de possessórias que não se vinculem à relação de emprego e trabalho.
e) demandas entre cooperativas e empresas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2229564
FUMARC - TJ TRT3/TRT 3/Administrativa/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Sobre o Tribunal Superior do Trabalho (TST), NÃO é correto afirmar:
a) O Pleno do TST funciona com, no mínimo, 14 ministros.
b) O Tribunal Pleno do TST é onde os ministros se juntam para a criação de uma súmula, por
exemplo.
c) O TST é composto por 27 ministros.
d) O TST está subordinado, hierarquicamente, ao Supremo Tribunal Federal.
e) O TST, além das matérias trabalhistas, também julga matérias eleitorais.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2229561
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2229564
39) 
40) 
41) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2230135
FUMARC - AJ TRT3/TRT 3/Judiciária/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Acerca da participação da Confederação Sindical de âmbito nacional no controle de
constitucionalidade, é CORRETO afirmar que
a) não pode propor ação diretamente ao Supremo Tribunal Federal.
b) possui legitimidade ativa restrita para a propositura de ações do controle concentrado.
c) possui legitimidade ativa universal para a propositura de ações do controle concentrado.
d) somente possui legitimidade para provocar controle difuso.
e) sua legitimidade ativa se restringe à Ação Direito de inconstitucionalidade por ação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2230234
FUMARC - AJ TRT3/TRT 3/Judiciária/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar, EXCETO:
a) ações possessórias ajuizadas em decorrência do exercício do direito de greve pelos trabalhadores
da iniciativa privada.
b) as ações de indenização por danos morais e patrimoniais decorrentes de acidente de trabalho
propostas por empregado contra empregador.
c) as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de
fiscalização tributária.
d) as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre
sindicatos e empregadores.
e) os mandados de segurança, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver
matéria sujeita à sua jurisdição.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2238019
FCC - AJ TRT14/TRT 14/Administrativa/2022
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Com relação à competência da Justiça do Trabalho, considere:
 
I. Processar e julgar as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público
externo e da Administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos
Municípios.
 
II. Processar e julgar as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e
trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores.
 
III. Frustrada a negociação coletiva, é proibida a eleição de árbitros pelas partes, as quais podem,
de comum acordo, ajuizar dissídio coletivo de natureza econômica, podendo a Justiça do Trabalho
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2230135
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2230234
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2238019
42) 
43) 
44) 
decidir o conflito.
 
Em conformidade com a Constituição Federal, está correto o que se afirma em
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I, II e III.
e) II, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2239304
FCC - AJ TRT14/TRT 14/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2022
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Se o Juiz de uma das Varas do Trabalho de Ji-Paraná (RO) suscitar conflito de competência positivo
com o Juiz da Vara do Trabalho de Sena Madureira (AC), de acordo com a legislação vigente, o órgão
competente para julgá-lo será o
a) TRT da 14ª Região (RO/AC).
b) TRT da 10ª Região (DF/TO).
c) TST.
d) STJ.
e) STF.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2239685
FCC - TJ TRT14/TRT 14/Administrativa/2022
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Considere as afirmativas abaixo.
 
− José presta serviços na qualidade de trabalhador avulso.
− Carla trabalha como concursada, desde 2010, em um Cartório de Registro Civil.− Monalisa é atleta profissional de futebol.
 
No caso de ajuizamento de reclamações referentes a direitos trabalhistas, são competentes para as
hipóteses apresentadas, respectivamente:
a) a Justiça Comum Estadual, a Justiça do Trabalho e a Justiça do Trabalho.
b) a Justiça do Trabalho, a Justiça Federal e a Justiça do Trabalho.
c) a Justiça Comum Estadual, a Justiça Federal e a Justiça do Trabalho.
d) a Justiça do Trabalho, em todos os casos.
e) a Justiça do Trabalho, a Justiça Comum Estadual e a Justiça Comum Estadual.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2299668
OBJETIVA CONCURSOS - Adv (Nova Hartz)/Pref Nova Hartz/2022
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
De acordo com a Constituição Federal, sobre a Justiça do Trabalho, analisar a sentença abaixo:
 
Compete à Justiça do Trabalho o processamento e julgamento das ações oriundas da relação de
trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2239304
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2239685
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2299668
45) 
46) 
47) 
da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (1ª parte). Os Tribunais Regionais do
Trabalho poderão funcionar descentralizadamente, constituindo Câmaras regionais, a fim de
assegurar o pleno acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo (2ª parte).
 
A sentença está:
a) Totalmente correta.
b) Correta somente em sua 1ª parte.
c) Correta somente em sua 2ª parte.
d) Totalmente incorreta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2399058
OBJETIVA CONCURSOS - Adv (C Paranaíba)/Pref C Paranaíba/2022
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho, sobre processo judiciário do trabalho, marcar C para
as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
 
(_) Poderá ser declarada ex officio a nulidade fundada em incompetência de foro.
 
(_) Decidida a exceção de incompetência territorial, o processo retomará seu curso, com a
designação de audiência, a apresentação de defesa e a instrução processual perante o juízo
competente.
a) C - C.
b) E - C.
c) C - E.
d) E - E.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2429712
IBFC - Adv (Franca)/CM Franca/2022
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
A respeito das disposições constitucionais sobre o Direito Processual do Trabalho, assinale a
alternativa que apresenta incorretamente uma hipótese de competência da Justiça do Trabalho.
a) Ações que envolvam exercício do direito de greve
b) Ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho
c) Ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores e entre
sindicatos e empregadores
d) Ações que disponham sobre crimes contra a organização do trabalho
www.tecconcursos.com.br/questoes/1672074
QUADRIX - Adv (CRT SP)/CRT SP/2021
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Acerca do direito processual do trabalho, julgue o item.
 
Os técnicos industriais que atualmente desempenham suas funções como empregados do Setor Público,
regidos pela CLT, terão seus dissídios julgados na Justiça do Trabalho.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2399058
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2429712
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1672074
48) 
49) 
50) 
51) 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1736249
QUADRIX - Adv (CRO GO)/CRO GO/2021
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Com relação ao direito do trabalho e ao direito processual do trabalho, julgue o item.
A atividade fiscalizatória exercida pelos conselhos profissionais não possui natureza trabalhista, mas sim
de poder de polícia, motivo por que não se insere no rol de competências da Justiça do Trabalho.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1736281
QUADRIX - Adv (CRO GO)/CRO GO/2021
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
No que concerne ao processo do trabalho, julgue o item.
A competência da Justiça do Trabalho alcança a execução, de ofício, das contribuições previdenciárias
que constituam reflexo de condenação em verbas trabalhistas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1758569
QUADRIX - PAS (CRECI 14)/CRECI 14 (MS)/Advogado/2021
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Quanto às normas atinentes aos processos ordinários e aos recursos, no âmbito do processo do
trabalho, julgue o item a seguir.
 
A capacidade postulatória das partes limita-se às varas do trabalho e aos tribunais regionais do trabalho,
não alcançando a ação rescisória, a ação cautelar, o mandado de segurança e os recursos de
competência do Tribunal Superior do Trabalho.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1845509
KLC - PJ (SAAE Rio Pedras)/SAAE Rio das Pedras/2021
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
O art 114 da Constituição Federal dispõe sobre a competência material da justiça do Trabalho
estabelecendo que compete à justiça do Trabalho processar e julgar, dentre outras ações, as seguintes:
a) ações do exercício do direito de greve de servidor público.
b) ações sobre representação sindical apenas entre sindicatos e trabalhadores.
c) ações de indenização por dano moral ou patrimonial apenas aquelas decorrentes de acidente de
trabalho.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1736249
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1736281
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1758569
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1845509
52) 
53) 
54) 
d) ações de penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos fiscalizadores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1249175
IBADE - Adv (CM S Felipe O)/CM S Felipe do Oeste/2020
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Em localidades que não possuam ou não sejam abrangidas por jurisdição de vara do trabalho, no
que se tratar de demandas trabalhistas, todas serão julgadas pelo juiz de direito. Entretanto, o recurso
interposto contra decisão de juiz de direito em matéria trabalhista, deverá ser julgado pelo:
a) Respectivo Tribunal Regional do Trabalho.
b) Tribunal de Justiça do Estado.
c) Superior Tribunal de Justiça.
d) Tribunal Regional Federal da região a que estiver submetida a jurisdição do estado.
e) Supremo Tribunal Federal
www.tecconcursos.com.br/questoes/1471482
IDIB - Ana Adm (CRM MT)/CRM MT/Advogado/2020
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Sobre a Justiça do Trabalho, assinale a afirmativa incorreta.
a) As Juntas de Conciliação e Julgamento são órgãos da Justiça do Trabalho.
b) Compete ao Tribunal Superior do Trabalho processar e julgar, originariamente, a reclamação para
a preservação de sua competência e garantia da autoridade de suas decisões.
c) Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as ações de indenização por dano moral ou
patrimonial, decorrentes da relação de trabalho.
d) Frustrada a negociação coletiva, as partes poderão eleger árbitros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1692969
IPEFAE - Adv (Pref A Prata)/Pref Águas da Prata/2020
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Analise as frases e responda conforme consta na previsão expressa da CF.
 
I - a comissão de conciliação prévia e, após a reforma trabalhista, a arbitragem, passam a integrar
meios alternativos autônomos de solução de litígio trabalhista, seja coletivo ou individual, e a decisão
delas emitidas serão registradas em termo, que terão eficácia de título executivo extrajudicial.
 
II - integram a justiça do trabalho as Varas do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho, o
Tribunal Superior do Trabalho, este com sede e jurisdição em Brasília.
 
III - o Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre
brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber
jurídico e reputação ilibada, através de lista alternada por antiguidade e merecimento, nomeados
pelo Presidente da República após aprovação pela maioria relativa do Senado Federal.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1249175
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1471482
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1692969
55) 
56) 
IV - recusando-se qualquer das partes à negociação coletiva ou à arbitragem, é facultado às
mesmas, de comum acordo, ajuizar dissídio coletivo de natureza econômica, podendo a Justiça do
Trabalho decidir o conflito, respeitadas as disposições mínimas legais de proteção ao trabalho, bem
como as convencionadas anteriormente.
 
Das assertivas acima, estão corretas apenas as que constam em:
a) I e III.
b) I, II e IV.
c) IV.
d) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/894560
FUNDEP - Adv (CAU MG)/CAU MG/2019
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar, exceto:
a) Ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho.
b) Ações sobre representação sindical, entre sindicados, entre sindicatos e trabalhadores, e entre
sindicatos e empregadores.
c) Ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de
fiscalização das relações de trabalho.
d) Ações entre os servidores públicos regidos pelo regime estatutário e o Estado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/914628
VUNESP - Adv (Pref Arujá)/Pref Arujá/2019
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
O Juízo da 99ª Vara do Trabalho de São Paulo recepcionou uma ação trabalhista, distribuída em
dezembro de 2018, para homologação de acordo extrajudicial acerca do pagamento de horas
extraordinárias entre Maria do Socorro e o Banco do Bem.
Considerando a competência das Varas do Trabalho, decorrentes da legislação trabalhista, o juiz deve:
a) processar a ação trabalhista, decidindo sobre a homologação do acordo extrajudicial, vez que a
matéria é de competência da Justiça do Trabalho.
b) extinguir o processo sem julgamento do mérito, porque a Justiça do Trabalho não tem
competência para processar e julgar acordos extrajudiciais.
c) processar a ação trabalhista e remeter o processo o Juízo Cível, vez que somente aquele juízo tem
competência para homologação de acordos extrajudiciais.
d) extinguir o processo sem julgamento do mérito, salvo se comprovado a existência de assistência
sindical.
e) processar a ação trabalhista, designando audiência de conciliação, obrigatória para a hipótese de
acordos extrajudiciais.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/894560
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/914628
57) 
58) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1184092
QUADRIX - Adv (CRF PR)/CRF PR/2019
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
O exercício da jurisdição pelo Estado busca restabelecer a ordem jurídica. Já a 
competência, no caso da justiça trabalhista, é a medida da jurisdição e tem como fundamento 
jurídico principal o art. 114 da Constituição Federal de 1988. Dessa forma, com relação à 
competência da Justiça do Trabalho, assinale a alternativa correta.
a) No âmbito da Justiça do Trabalho, a competência é
definida em razão das pessoas, ou seja, em função da natureza da lide descrita na peça inaugural. 
b) É competência da Justiça do Trabalho julgar todos os 
direitos trabalhistas que envolvam servidores públicos do regime estatutário. 
c) A determinação de competência decorre do critério do território (ratione loci).
 
d) Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as 
ações que envolvam o exercício do direito de greve. 
e) Matérias de indenização por dano moral ou 
patrimonial, decorrentes da relação de trabalho, serão julgadas na Justiça Comum, e não na 
Justiça do Trabalho. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1336373
FAFIPA - Ag ProfS (CREA PR)/CREA PR/2019
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Analise as proposições a seguir:
 
I. Nos termos do art. 114, inc. VI, da Constituição da República, a Justiça do Trabalho é competente
para processar e julgar ações de indenização por dano moral e material, decorrentes da relação de
trabalho, inclusive as oriundas de acidente de trabalho e doenças a ele equiparadas, ainda que
propostas pelos dependentes ou sucessores de trabalhador falecido.
 
II. Inscreve-se na competência material da Justiça do Trabalho a lide entre empregado e
empregador, tendo por objeto a indenização pelo não-fornecimento das guias do seguro-
desemprego.
 
III. A Justiça do Trabalho é competente para declarar a abusividade, ou não, da greve.
 
Considerando os aspectos atinentes à rescisão do contrato de trabalho, assinale o que for CORRETO:
a) Todas as proposições estão corretas.
b) Somente I e III estão corretas.
c) Somente III está correta.
d) Somente I e II estão corretas.
e) Todas as proposições estão incorretas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1184092
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1336373
59) 
60) 
61) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1518970
MÉTODO - Adv (CM Nortelândia)/CM Nortelândia/2019
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar, exceto:
a) Ações relacionadas ao cadastramento no PIS.
b) Ação possessória ajuizada em decorrência do exercício do direito de greve.
c) Abusividade do direito de greve de servidores públicos celetistas das autarquias e fundações
públicas.
d) Abusividade do direito de greve de servidores públicos celetistas das sociedades de economia
mista e de empresa pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/597208
VUNESP - Proc (IPSM SJC)/IPSM SJC/2018
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as ações
a) oriundas de relações de trabalho, inclusive aquelas que decorrem de uma relação de natureza
estatutária dos servidores públicos, apenas ficando excepcionadas as demandas que competem à
Justiça Federal comum.
b) oriundas de relações de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da
Administração Pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
c) que envolvam o exercício do direito de greve, inclusive dos servidores públicos civis e militares da
União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
d) sobre representação sindical, entre sindicatos e entre sindicatos e empregadores, ficando
excepcionadas as ações entre sindicatos e trabalhadores.
e) que envolvem os crimes contra a organização do trabalho, ficando apenas excepcionados os
agentes públicos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/618065
FCC - AJ TRT6/TRT 6/Judiciária/"Sem Especialidade"/2018
Direito Processualdo Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Em relação à competência material da Justiça do Trabalho, esta 
a) é competente para processar e julgar ações de indenização por dano moral e material,
decorrentes da relação de trabalho, inclusive as oriundas de acidente de trabalho e doenças a ele
equiparadas, mas não para as propostas pelos dependentes ou sucessores do trabalhador falecido. 
b) não é competente para a execução, de ofício, da contribuição referente ao Seguro de Acidente de
Trabalho (SAT), que tem natureza de contribuição para a seguridade social, ainda que se destine ao
financiamento de benefícios relativos à incapacidade do empregado decorrente de infortúnio no
trabalho. 
c) é competente para processar e julgar ação possessória ajuizada em decorrência do exercício do
direito de greve pelos trabalhadores da iniciativa privada. 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1518970
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/597208
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/618065
62) 
63) 
64) 
d) não é competente para processar e julgar ações ajuizadas por empregados em face de
empregadores relativas ao cadastramento no Programa de Integração Social (PIS). 
e) não é competente para determinar o recolhimento das contribuições fiscais. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/628322
AOCP - TNS (Pref SL)/Pref SL/Direito/2018
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Sobre a competência da Justiça do Trabalho, assinale a alternativa correta.
a) É da competência da Justiça do Trabalho, processar e julgar as ações de indenização por dano
moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho.
b) É da competência da Justiça do Trabalho processar e julgar as ações referentes aos direitos dos
servidores públicos estatutários.
c) Não compete à Justiça do Trabalho processar e julgar ações ajuizadas por empregados em face de
empregadores, relativas ao cadastramento do Programa de Integração Social (PIS).
d) Não compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as ações entre trabalhadores portuários e os
operadores portuários ou o Órgão Gestão de Mão-de- Obra decorrentes da relação de trabalho.
e) Não compete à Justiça do Trabalho a execução, de ofício, das contribuições previdenciárias devida
pelo empregador e pelo trabalhador, e seus acréscimos legais, decorrentes das sentenças que proferir.
www.tecconcursos.com.br/questoes/652144
Instituto AOCP - AJ TRT1/TRT 1/Administrativa/2018
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Em relação à competência da Justiça do Trabalho, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A Constituição federal ampliou a competência da Justiça do Trabalho, atribuindo a esta poderes
para dirimir conflitos decorrentes das relações de trabalho e não somente relações de emprego.
b) À Justiça do Trabalho compete processar e julgar as ações que envolvam representação sindical
entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores e entre sindicatos e empregadores.
c) A Justiça do Trabalho é competente para processar e julgar mandados de segurança, habeas
corpus e habeas data quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição.
d) A Justiça do Trabalho é competente para processar e julgar ações de indenização por dano moral
ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho.
e) À Justiça do Trabalho compete processar e julgar as ações que envolvam representação sindical
entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, entre sindicatos e empregadores e demandas de
qualquer natureza entre empregadores que façam parte de um mesmo sindicato patronal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/653291
Instituto AOCP - AJ TRT1/TRT 1/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador
Federal/2018
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Lucas, residente na cidade de Nova Iguaçu (RJ), foi contratado na cidade de Petrópolis (RJ) pela
empresa Brasa Quente para trabalhar como Gerente na cidade de Teresópolis (RJ). Observa-se que
Duque de Caxias (RJ) é o domicílio eleitoral de Lucas, onde reside toda a sua família, sendo que, aos
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/628322
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/652144
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/653291
65) 
66) 
finais de semana, aproveita para visitá-los. Sabese, ainda, que a sede da empresa é na cidade de
Barretos (SP) local onde Lucas recebeu todos os treinamentos para o exercício de sua função.
Considerando a possibilidade de ingressar com uma ação trabalhista e valendo-se da regra geral prevista
na Consolidação das Leis do Trabalho, assinale a alternativa correta.
a) Lucas deverá propor a ação na cidade de Petropólis (RJ), pois a competência territorial é fixada
pelo local onde foi realizada a contratação.
b) Lucas deverá propor a ação na cidade de São Paulo, pois a competência territorial é fixada pela
capital do Estado no qual a matriz da empresa estiver localizada.
c) Lucas deverá propor a ação na cidade de Teresópolis (RJ), pois a competência territorial é fixada
pelo local onde o empregado prestar serviços ao empregador.
d) Lucas deverá propor a ação na cidade de Duque de Caxias (RJ), pois a, competência territorial é
fixada pelo domicilio eleitoral do empregado.
e) Lucas deverá propor a ação na cidade de Nova Iguaçu (RJ), pois a competência territorial é fixada
pelo domicílio civil do empregador.
www.tecconcursos.com.br/questoes/653972
FCC - AJ TRT2/TRT 2/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2018
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Caio sofreu acidente do trabalho em julho de 2003, razão pela qual ajuizou ação de indenização por
danos morais e patrimoniais contra sua empregadora, perante a Justiça comum, que possuía
competência para processar e julgar a ação na época. Ocorre que, com a Emenda Constitucional (EC) 45,
de 8/12/2004, a referida ação foi enviada para a Justiça do Trabalho, ainda na fase de instrução
probatória, com laudo médico pericial que concluiu que Caio sofreu sequelas graves que o tornaram
incapaz para a mesma função que exercia. Nessa situação hipotética, é correto afirmar que
a) a ação deve ser devolvida para a Justiça comum, uma vez que a competência da Justiça do
Trabalho ampliada pela EC 45/2004 prevê que receberá as ações iniciadas na Justiça comum, mas
que já tenham, obrigatoriamente, sentença de mérito em primeiro grau.
b) a ação deve ser devolvida para a Justiça comum, tendo em vista que já havia sido ajuizada antes
da EC 45/2004, independentemente de ter sido proferida sentença de mérito em primeiro grau.
c) a ação deve ser devolvida para a Justiça comum, uma vez que a competência da Justiça do
Trabalho, ampliada pela EC 45/2004 apenas abrange o pedido de indenização por danos morais e
materiais fundados em morte do empregado e não acidente do trabalho que causou sequelas.
d) a ação deve permanecer na Justiça do Trabalho, mas o laudo médico deve ser refeito por um
perito nomeado pelo Juiz do Trabalho, uma vez que o laudo elaborado por perito nomeado pelo Juiz
de Direito não atende a todos os critérios exigidos para a correta elaboração de laudo médico numa
ação trabalhista.
e) a ação deve permanecer na Justiça do Trabalho, que passou a ser competente para processar e
julgar as ações de indenização por danos morais e patrimoniais decorrentes de acidente de trabalho,
mesmo não havendo sido proferida sentença de mérito em primeiro grau.
www.tecconcursos.com.br/questoes/654664
Instituto AOCP - TJ TRT1/TRT 1/Administrativa/"Sem Especialidade"/2018
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
João tem domicílio na cidade do Rio de Janeiro/RJ efoi chamado para uma entrevista de emprego
pela empresa Colchões Ortopédicos Ltda., com sede na cidade de Campinas/SP, ocasião em que foi
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/653972
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/654664
67) 
68) 
contratado no próprio local. Já no momento da contratação, a empresa informou ao novo empregado
que o mesmo iria trabalhar na filial da empresa na cidade de São José do Rio Preto/ SP. Depois de três
anos de trabalho na empresa em questão, João foi dispensado sem justa causa, não recebendo as
verbas rescisórias, dentre outros pleitos que considera devidos, razão pela qual almeja buscar a
efetivação de seus direitos na Justiça do Trabalho. Nesse seguimento, João deve pleitear seus direitos
a) em Campinas/SP, pois é o local da sede da empresa, pressupondo, assim, o dever de ingressar
com ação nesta localidade.
b) em qualquer uma das cidades mencionadas, pois o foro de ingresso da ação trabalhista é opcional
ao empregado.
c) no Rio de Janeiro/RJ, pois é a cidade de seu domicílio, oferecendo maiores facilidades ao
empregado.
d) em São José do Rio Preto/SP, pois é o local da prestação de serviços.
e) em Campinas/SP, pois é o local em que o empregado foi contratado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/654673
Instituto AOCP - TJ TRT1/TRT 1/Administrativa/"Sem Especialidade"/2018
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Tendo como base a estrutura, a organização e a competência (EC 45/2004) da Justiça do Trabalho,
assinale a alternativa correta.
a) Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar ações que envolvam crimes contra a organização
do trabalho, como o trabalho escravo.
b) O Tribunal Superior do Trabalho compor-se- á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre
brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber
jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação de 2/3 (dois
terços) do Senado Federal.
c) O Tribunal Superior do Trabalho é composto por um quinto dentre advogados com mais de quinze
anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de
quinze anos de efetivo exercício, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das
respectivas classes.
d) A lei criará Varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas comarcas não abrangidas por sua
jurisdição, atribuí-la aos juízes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal Regional do
Trabalho.
e) Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, nove juízes, recrutados, quando
possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais
de trinta e menos de sessenta e cinco anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/665133
FCC - AJ TRT15/TRT 15/Administrativa/"Sem Especialidade"/2018
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Em uma situação hipotética, Júlio Santos, residente e domiciliado na cidade de Bauru/SP, foi
contratado pela empresa Mach Tech Ltda., com sede na cidade de São Paulo, para trabalhar como
vendedor viajante, nas cidades de Botucatu/SP, São Manuel/SP, Lençóis Paulista/SP e Agudos/SP. Júlio
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/654673
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/665133
69) 
70) 
estava subordinado à filial da empresa Mach Tech Ltda., localizada na cidade de Campinas/SP, reportando
se ao Gerente de Vendas, por meio de relatórios de atividades. Em fevereiro de 2018, Júlio Santos foi
dispensado sem justa causa, sem que, no entanto, fossem quitadas as verbas rescisórias a que tinha
direito, razão pela qual pretende ajuizar reclamação trabalhista em face da empresa Mach Tech Ltda.
A reclamação trabalhista deverá ser ajuizada na cidade de
a) Bauru/SP, porque é a localidade onde Júlio reside.
b) São Paulo/SP, porque é onde está localizada a sede da empresa.
c) Campinas/SP, porque Júlio está subordinado à filial ali localizada.
d) Botucatu/SP, São Manuel/SP, Lençóis Paulista/SP ou Agudos/SP, porque Júlio prestou serviços em
todas estas localidades.
e) Bauru/SP, São Paulo/SP, Botucatu/SP, São Manuel/SP, Lençóis Paulista/SP, Agudos/SP ou
Campinas/SP, uma vez que compete ao empregado decidir qual localidade melhor lhe convém.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1001859
INAZ do Pará - Adv (CREFITO 16)/CREFITO 16/2018
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
A competência funcional diz respeito às funções que cada juiz exerce no processo. Como é cediço, o
Poder Judiciário está dividido em justiça comum e especial, dentre estas, encontramos a Justiça do
Trabalho. Neste sentido, a jurisdição de cada Vara do Trabalho abrange todo o território da comarca em
que tem sede, só podendo ser estendida ou restringida por lei:
a) Federal.
b) Estadual.
c) Municipal.
d) Estadual ou lei federal.
e) Municipal ou lei estadual.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1158984
QUADRIX - Adv (CRP17)/CRP 17 (RN)/2018
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
A respeito da competência da Justiça do Trabalho, assinale a alternativa correta.
a) Compete à Justiça do Trabalho julgar as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os
entes de direito público externo e da Administração Pública direta e indireta, da União, dos estados,
do Distrito Federal e dos municípios.
b) Compete à Justiça comum julgar as ações de indenização, por dano moral ou patrimonial,
decorrentes da relação de trabalho.
c) O servidor público da Administração Pública indireta regido pela CLT será julgado pela Justiça
comum estadual, competente para conciliar e julgar os dissídios entre o denominado empregado
público e a Administração Pública.
d) Compete ao TST julgar os conflitos de competência entre tribunais superiores e qualquer outro
tribunal.
e) A Justiça comum é responsável por processar e julgar as ações sobre representação sindical entre
sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores e entre sindicatos e empregadores.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1001859
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1158984
71) 
72) 
73) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1514960
OBJETIVA CONCURSOS - AJur (SA Patrulha)/Pref Sto A Patrulha/2018
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Em conformidade com o Decreto-Lei nº 5.452/1943, a jurisdição de cada junta de conciliação e
julgamento abrange todo o território da Comarca em que tem sede, só podendo ser estendida ou
restringida por lei federal. Pode-se afirmar que compete à vara do Trabalho:
a) Conciliar e julgar os dissídios resultantes de contratos de empreitadas em que o empreiteiro seja
operário ou artífice.
b) Processar e julgar originariamente a extensão das decisões proferidas em dissídios coletivos.
c) Processar e julgar originariamente os mandados de segurança.
d) Julgar os agravos de petição e de instrumento, estes de decisões denegatórias de recursos de sua
alçada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/476803
FCC - AJ TRT24/TRT 24/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2017
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
A Constituição Federal do Brasil e a Consolidação das Leis do Trabalho instituíram regras sobre
organização e competência da Justiça do Trabalho e dos órgãos que a compõem. Em observância a tais
normas,
a) é competência da Justiça do Trabalho a apreciação de ação proposta por empresa para anulação
de penalidade imposta em auto de infração lavrado por auditor fiscal do trabalho, por inobservância
da cota de contratação de pessoas com deficiência.
b) o Supremo Tribunal Federal, em sede de ação direta de inconstitucionalidade,interpretou ser da
competência da Justiça do Trabalho a apreciação de demandas entre o Poder Público e seus
servidores, a ele vinculados por típica relação de ordem estatutária ou de caráter jurídico-
administrativo.
c) o Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de dezessete Ministros, escolhidos dentre brasileiros
com mais de trinta anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação
ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria simples do Senado
Federal.
d) os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, nove juízes, recrutados
exclusivamente na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com
mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos.
e) a Justiça do Trabalho passou a ser competente para julgar as ações de indenização por dano
moral decorrentes da relação de emprego somente a partir da Emenda Constitucional nº 45/2004,
visto que o texto original da Constituição Federal de 1988 e a jurisprudência do Tribunal Superior do
Trabalho não admitiam o processamento de tais ações na Justiça Especializada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/477399
FCC - TJ TRT24/TRT 24/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
A Constituição Federal de 1988 dispõe expressamente sobre a competência material da Justiça do
Trabalho e, entre essas disposições, NÃO prevê a competência da Justiça do Trabalho para processar e
julgar
a) as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre
sindicatos e empregadores.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1514960
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/476803
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/477399
74) 
75) 
b) os mandados de segurança, habeas corpus e habeas data , quando o ato questionado envolver
matéria sujeita à sua jurisdição.
c) as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho.
d) as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de
fiscalização das relações de trabalho.
e) os crimes contra a organização do trabalho e as causas acidentárias em face do Instituto Nacional
do Seguro Social.
www.tecconcursos.com.br/questoes/514416
FGV - TJ TRT12/TRT 12/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Carolina foi contratada em Florianópolis pela empresa Empreendimentos S.A., que promove suas
atividades em diversas cidades do território nacional, organizando eventos corporativos. Depois de três
anos de prestação de serviços, Carolina foi dispensada sem pagamento de suas verbas resilitórias.
Diante dessa situação hipotética, é correto afirmar, à luz da legislação trabalhista, que:
a) a demanda trabalhista deve ser proposta apenas em Florianópolis, local da contratação;
b) a lei preconiza que Carolina pode ajuizar ação trabalhista no local que lhe for mais conveniente
para dar-lhe acesso à justiça;
c) a reclamação trabalhista deverá ser dividida em tantos quantos forem os locais da prestação de
serviços, e cada qual terá a sua fração de competência temporal;
d) a ação trabalhista pode ser ajuizada no foro da celebração do contrato ou no da prestação dos
respectivos serviços;
e) Carolina precisa ajuizar ação na localidade em que, majoritariamente, tenha prestado o seu
serviço.
www.tecconcursos.com.br/questoes/514755
FGV - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/"Sem Especialidade"/2017
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Das situações abaixo listadas, NÃO é da competência da Justiça do Trabalho:
a) declarar abusividade de uma greve deflagrada na iniciativa privada;
b) julgar ação de cobrança ajuizada por profissional liberal contra cliente;
c) executar a parcela denominada RAT (risco ambiental do trabalho);
d) julgar ação de indenização por dano moral oriunda de acidente do trabalho;
e) julgar execução fiscal de multa aplicada por auditor fiscal do trabalho.
www.tecconcursos.com.br/questoes/514830
FGV - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2017
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/514416
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/514755
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/514830
76) 
77) 
78) 
Thamires é uma criança de 10 anos muito bonita e talentosa. Em razão disso, foi convidada para
participar de uma novela em famosa emissora de televisão, incorporando a filha da personagem principal
da trama, que interpretará uma senadora da república. Para isso Thamires, diante de sua pouca idade,
precisa de uma autorização judicial para a participação na desejada novela.
De acordo com a CLT, Thamires, representada por seus pais, deverá requerer a autorização da Justiça:
a) Estadual;
b) Eleitoral;
c) do Trabalho;
d) Militar;
e) Federal comum.
www.tecconcursos.com.br/questoes/551594
CEBRASPE (CESPE) - AJ TRT7/TRT 7/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Determinado juiz do trabalho, com dezesseis anos de investidura no cargo, deseja discutir com outro
juiz do trabalho, com cinco anos no cargo, a distribuição das reclamações trabalhistas nas varas, com
vistas a adotarem práticas mais eficientes. Ambos atuam na mesma região com divisão judiciária e são
investidos na administração da justiça.
Nessa situação hipotética, os juízes devem considerar que
a) as reclamações trabalhistas verbais devem ser levadas a termo antes de serem distribuídas.
b) as reclamações trabalhistas devem ser distribuídas originariamente às juntas de conciliação e
julgamento.
c) a competência para homologar acordos das juntas de conciliação e julgamento é exclusiva dos
secretários das varas.
d) a competência do juízo pode ser adotada por distribuição, divisão judiciária ou antiguidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/552724
CEBRASPE (CESPE) - AJ TRT7/TRT 7/Judiciária/"Sem Especialidade"/2017
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
A CF estabelece a competência para o processamento e o julgamento de ações na justiça do
trabalho, incluindo, entre outras ações, as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de
direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos estados, do Distrito
Federal e dos municípios. Considerando-se esse assunto, é correto afirmar que a justiça do trabalho tem
competência para julgar as demandas que envolvam
a) contratos de honorários firmados entre trabalhador autônomo e usuário do serviço.
b) servidores vinculados à administração pública por relação de caráter jurídico-administrativo,
incluídos os contratos temporários de excepcional interesse público.
c) relações de consumo quando configurarem uma relação de prestação de serviço.
d) contratos que têm como objeto os direitos oriundos da contratação de escreventes de cartórios de
notas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/551594
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/552724
79) 
80) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/553296
CEBRASPE (CESPE) - TJ TRT7/TRT 7/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Após longa excursão, um malabarista profissional, contratado por um circo na cidade de Porto Alegre
– RS, resolveu romper seu contrato de trabalho durante apresentações em Manaus – AM, local onde
fixou residência. Insatisfeito com as verbas rescisórias recebidas,o profissional optou por ajuizar
reclamação trabalhista contra o antigo empregador.
Nessa situação hipotética, é assegurado ao malabarista ajuizar a reclamação trabalhista
a) apenas em Manaus, local de seu domicílio.
b) em qualquer local onde o circo tenha se apresentado mesmo sem a prestação de serviço do
malabarista.
c) no local onde o contrato foi celebrado ou onde os serviços foram prestados.
d) apenas em Porto Alegre, local onde o contrato foi assinado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/573681
IADES - Adv I (CREMEB)/CREMEB/2017
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Paulo, residente e domiciliado na cidade de Itabuna (BA), é contratado em janeiro de 2007 pela
empresa Serviços Turísticos Ltda., com sede na cidade de Porto Seguro (BA), para prestar serviços na
filial da empresa, localizada na cidade de Ilhéus (BA). Na ocasião da celebração do contrato de trabalho,
as partes elegeram o foro da comarca de Salvador (BA) para dirimir todos os eventuais conflitos que
viessem a surgir. Em junho de 2017, por causa de três meses de salário sem pagamento, bem como para
pleitear remuneração por jornada extraordinária, Paulo ajuíza reclamação trabalhista com base no que
entende de direito. 
 Acerca da situação hipotética apresentada, à luz da legislação trabalhista, assinale a alternativa correta
quanto ao local em que a reclamação trabalhista deve ser proposta. 
 
a) A reclamação trabalhista poderá ser proposta tanto na cidade de Itabuna, por ser o local de
residência e domicílio do reclamante, quanto na cidade de Porto Seguro, por ser esta o local em que a
empresa reclamada tem sua sede, cabendo a escolha ao reclamante.
b) A reclamação trabalhista deverá ser proposta na cidade de Salvador, pois as partes livremente a
elegeram como foro de eleição, devendo obediência ao princípio da pacta sunt servanda.
c) Em razão do princípio do acesso à justiça, o reclamante poderá escolher qualquer das localidades. 
d) A reclamação trabalhista deverá ser proposta na cidade de Porto Seguro, pois reclamações
trabalhistas devem ser propostas no endereço da sede das empresas reclamadas.
e) A reclamação trabalhista deverá ser proposta na cidade de Ilhéus, local onde o reclamante
prestava serviços à empresa reclamada. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/584300
FCC - AJ TST/TST/Judiciária/"Sem Especialidade"/2017
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/553296
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/573681
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/584300
81) 
82) 
A respeito da competência das Varas do Trabalho, segundo a legislação trabalhista em vigor,
considere:
I. A ação de consignação em pagamento que o empregador promover em face do empregado deve
ser proposta no foro do domicílio deste, desde que esta situação esteja prevista no seu contrato de
trabalho, caso contrário, a competência será da Vara onde se deu a contratação do trabalhador.
II. Quando for parte no dissídio agente ou viajante comercial, a competência será da Vara do
Trabalho da localidade em que a empresa tenha agência ou filial e a esta o empregado esteja
subordinado e, na falta, será competente a Vara da localização em que o empregado tenha domicílio
ou a localidade mais próxima.
III. Quando for parte no dissídio agente ou viajante comercial, a competência será da Vara do
Trabalho da localidade em que a empresa tenha agência ou filial e a esta o empregado esteja
subordinado e, na falta, será competente a Vara da localização em que o empregado tenha sido
contratado ou a localidade mais próxima.
IV. Em se tratando de empregador que promova realização de atividades fora do lugar do contrato
de trabalho, é assegurado ao empregado apresentar reclamação no foro da celebração do contrato
ou no da prestação dos respectivos serviços.
V. Mesmo em se tratando de empregador que promova realização de atividades fora do lugar do
contrato de trabalho, a competência continuará sendo exclusiva da Vara da localidade da prestação
dos respectivos serviços, eis que se trata de regra mais benéfica ao empregado.
Está correto o que consta APENAS em
a) I, II e IV.
b) II e IV.
c) II e III.
d) I, III e V.
e) I e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/644547
FGV - Tec NS (Salvador)/Pref Salvador/Suporte Administrativo/Direito/2017
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
As situações listadas a seguir são da competência da Justiça do Trabalho, à exceção de uma.
Assinale-a.
a) Ação envolvendo interdito proibitório manejado no bojo de uma greve deflagrada em uma
empresa privada.
b) Execução da parcela denominada RAT, que é inserida na cota previdenciária.
c) Ação na qual um empregado postula do empregador indenização por dano estético oriundo de
acidente do trabalho ocorrido em 2016.
d) Reclamação de servidor público relativa a vantagens trabalhistas anteriores à instituição do regime
jurídico único.
e) Ação na qual um arquiteto, que é profissional liberal, cobra honorários tratados e não pagos por
seu cliente.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/644547
83) 
84) 
85) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/337340
CEBRASPE (CESPE) - AJ TRT8/TRT 8/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador
Federal/2016
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Carlo, cidadão brasileiro domiciliado em Minas Gerais, veterinário e advogado, ex-empregado público
de autarquia federal sediada unicamente em Brasília – DF, foi demitido sem justa causa em 27/1/2015,
na capital federal, local onde os serviços foram prestados. Em 28/1/2016, Carlo propôs em juízo pedido
de indenização no valor total de R$ 20.000, por entender que diversos de seus direitos trabalhistas
haviam sido violados.
 
Nessa situação hipotética,
a) ambas as partes estão imunes do pagamento de custas processuais.
b) é obrigatória a adoção do rito processual sumaríssimo.
c) a propositura da ação trabalhista foi extemporânea, em virtude do instituto da prescrição.
d) caso não haja conciliação prévia, deve-se adotar a forma verbal para a reclamação trabalhista.
e) o foro competente para apreciação da lide, em primeira instância, seria o Distrito Federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/337660
FCC - AJ TRT23/TRT 23/Judiciária/"Sem Especialidade"/2016
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Os normativos constitucionais NÃO atribuem competência material à Justiça do Trabalho para
processar e julgar
a) as ações que apuram os crimes contra a organização do trabalho e envolvendo retenção dolosa de
salários e contribuições previdenciárias.
b) as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da
administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
c) as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre
sindicatos e empregadores.
d) as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de
fiscalização das relações de trabalho.
e) o dissídio coletivo ajuizado pelo Ministério Público do Trabalho no caso de greve em atividade
essencial, com possibilidade de lesão do interesse público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/348429
FCC - TJ TRT14/TRT 14/Administrativa/2016
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Os órgãos do Poder Judiciário possuem competência própria fixada na lei, seja em relação à matéria
ou quanto às pessoas. Assim, a Justiça do Trabalho é competente para apreciar e julgar
a) ações que envolvam direito de greve.
b) execuções de contribuiçõesde Imposto de Renda dos trabalhadores que não declararam seus
rendimentos salariais durante o contrato de trabalho.
c) ações de natureza previdenciária relativas ao benefício da aposentadoria por invalidez.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/337340
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/337660
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/348429
86) 
87) 
d) as causas em face da União relativas a direitos humanos cuja violação decorre de
descumprimento de tratado internacional.
e) crimes contra organização do trabalho, contra o sistema financeiro e a ordem econômico-
financeira.
www.tecconcursos.com.br/questoes/348896
FCC - AJ TRT14/TRT 14/Judiciária/"Sem Especialidade"/2016
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Conforme norma constitucional é competência da Justiça do Trabalho processar e julgar
a) ação de reparação por dano material em face do órgão previdenciário em razão de não concessão
de aposentadoria por invalidez.
b) demanda possessória envolvendo um sindicato de categoria profissional que alega ser proprietário
do prédio onde está estabelecido o Sindicato da respectiva categoria econômica.
c) ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de
fiscalização das relações de trabalho.
d) execuções, de ofício, de imposto de renda dos diretores não empregados de sociedades anônimas
que mantém relação de trabalho com essas empresas.
e) ação ordinária de trabalhador em face da Caixa Econômica Federal em razão de não ter sido
autorizada movimentação de sua conta vinculada do FGTS.
www.tecconcursos.com.br/questoes/438234
FCC - AJ TRT20/TRT 20/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2016
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Zeus é estivador inscrito e atuando como trabalhador avulso no Porto do Rio de Janeiro. Há alguns
meses ele não tem concordado com os repasses que estão sendo efetuados pelos trabalhos realizados,
entendendo ser credor de diferenças. Consultou um Advogado para ajuizar ação em face do Órgão
Gestor de Mão de Obra e o operador portuário, demanda esta que deverá ser proposta perante a
a) Justiça Comum Estadual, porque o trabalhador avulso é considerado autônomo sem vínculo de
emprego com o órgão de mão de obra.
b) Justiça do Trabalho, ainda que o pedido seja somente de diferenças de repasses.
c) Justiça do Trabalho, desde que formule pedido principal de reconhecimento de vínculo de emprego
e, acessoriamente de diferenças de repasses.
d) Justiça Federal, porque a matéria portuária é de segurança do Estado Federativo e, portanto, de
ordem nacional.
e) Justiça Comum Estadual ou Justiça do Trabalho, visto que se tratando de matéria de relação de
trabalho em sentido amplo, cabe ao trabalhador a opção.
www.tecconcursos.com.br/questoes/439687
FCC - TJ TRT20/TRT 20/Administrativa/2016
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/348896
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/438234
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/439687
88) 
89) 
90) 
Poseidon prestou concurso público e foi aprovado tomando posse como agente de fiscalização
sanitária no combate ao “mosquito da dengue”, vinculado à Secretaria de Saúde do Estado de Sergipe,
pelo regime jurídico estatutário. Decorridos dezoito meses de serviço, houve atraso no pagamento de
salários e a inadimplência da verba denominada adicional de insalubridade. Inconformado com a
situação, Poseidon pretende ajuizar ação cobrando seus direitos, sendo competente para processar e
julgar a
a) Justiça Federal, porque embora o servidor seja estadual, a matéria envolve questão de natureza
sanitária de repercussão nacional, relacionada à epidemia do “mosquito da dengue”.
b) Justiça Comum Estadual, porque envolve todo servidor público estadual, independente do seu
regime jurídico de contratação.
c) Justiça do Trabalho, porque se trata de ação oriunda da relação de trabalho, abrangido ente de
direito público da Administração pública direta estadual.
d) Justiça do Trabalho, porque independente do ente envolvido, a matéria discutida relaciona-se com
salários e adicional de insalubridade, portanto direitos de natureza trabalhista.
e) Justiça Comum Estadual, porque a relação de trabalho prevista no artigo 114, I da CF, não
abrange as causas entre o Poder Público e servidor regido por relação jurídica estatutária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/831842
CRESCER - Proc Jur (CRF PI)/CRF PI/2016
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Em relação a ações trabalhistas, a competência para julgamento de Servidor Público stricto sensu
Federal e de Empregado Público Federal com vínculo estatutário pertence, respectivamente, á:
a) Justiça Comum e Justiça Federal.
b) Justiça Federal e Justiça Federal.
c) Justiça Comum e Justiça do Trabalho.
d) Justiça do Trabalho e Justiça do Trabalho.
www.tecconcursos.com.br/questoes/866446
FCM - CEFETMINAS - Adv (Pref Barbacena)/Pref Barcarena/2016
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
À Justiça do Trabalho, NÃO compete processar e julgar
a) as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho.
b) os mandados de segurança, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver
matéria sujeita à sua jurisdição.
c) as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de
fiscalização das relações de trabalho.
d) as ações que abarquem servidores públicos estatutários da administração direta e indireta da
União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/831842
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/866446
91) 
92) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1182510
QUADRIX - Adv (CRQ18 (PI))/CRQ18 (PI)/2016
Direito Processual do Trabalho - Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho
(114/CF; 674 a 680 e 803 a 812/CLT; 16 a 69/NCPC)
Nos termos do artigo 702 da CLT, compete ao Pleno do Tribunal Superior do Trabalho julgar em
única instância:
a) os recursos ordinários das decisões proferidas pelos Tribunais Regionais em processos de sua
competência originária.
b) os agravos de despachos denegatórios dos presidentes de Turma, em matéria de embargos, nos
termos do regimento interno.
c) as suspeições arguidas contra o presidente e demais juízes do Tribunal, nos feitos pendentes de
sua decisão.
d) os embargos das decisões das Turmas, quando manifestamente contrárias à lei federal.
e) os embargos de declaração opostos aos seus acórdãos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2340133
FCC - AJ TRT18/TRT 18/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2023
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Considere as assertivas abaixo a respeito da prática de atos processuais e seus prazos na Justiça do
Trabalho:
 
I. Os atos processuais serão públicos salvo quando o contrário determinar o interesse social, e
realizar-se-ão nos dias úteis das 6 às 20 horas.
 
II. Apenas mediante autorização expressa do magistrado poderá ser efetivada penhora de bens aos
domingos, sendo vedada, ainda que com essa autorização, nos feriados.
 
III. Entre 20 de dezembro e 20 de janeiro, inclusive, os prazos processuais na Justiça do Trabalho
ficam interrompidos.
 
IV. O período que se inicia em 21 de dezembro e termina em 19 de janeiro é de suspensão dos
prazos na Justiça do Trabalho, não podendo ser realizadas audiências e sessões de julgamento.
 
V. Os prazos processuais podem ser prorrogados pelo tempo estritamente necessário nas hipóteses
de força maior devidamente comprovada.Conforme a Consolidação das Leis do Trabalho, está correto o que se afirma APENAS em
a) III e IV.
b) I e V.
c) II e IV.
d) I e II.
e) III e V.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1182510
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2340133
93) 
94) 
95) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2340271
FCC - AJ TRT18/TRT 18/Judiciária/"Sem Especialidade"/2023
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
O juízo do trabalho de Aparecida de Goiânia publica uma sentença em 3 de janeiro, condenando a
empresa Terra Plana a pagar verbas rescisórias da sua ex-empregada Vênus. Pretendendo recorrer da
sentença, com base no que prevê a Consolidação das Leis do Trabalho, a empresa deverá fazê-lo no
prazo legal, contando-se o prazo a partir de
a) 7 de janeiro, quando voltam a fluir os prazos na Justiça do Trabalho, pois de 20 de dezembro a 6
de janeiro os prazos estão suspensos.
b) 21 de janeiro, quando voltam a fluir os prazos na Justiça do Trabalho, pois de 20 de dezembro a
20 de janeiro, inclusive, os prazos estão suspensos.
c) 7 de janeiro, quando voltam a fluir os prazos na Justiça do Trabalho, pois de 20 de dezembro a 6
de janeiro os prazos estão interrompidos.
d) 20 de janeiro, quando voltam a fluir os prazos na Justiça do Trabalho, pois de 20 de dezembro a
20 de janeiro os prazos estão suspensos.
e) 20 de janeiro, quando voltam a fluir os prazos na Justiça do Trabalho, pois de 20 de dezembro a
19 de janeiro os prazos estão interrompidos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2155534
FCC - TJ TRT9/TRT 9/Administrativa/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Quanto aos atos, termos e prazos processuais:
a) Os atos processuais serão públicos salvo quando o contrário determinar o interesse social, e
realizar-se-ão nos dias úteis das 8 às 18 horas.
b) Interrompe-se o curso dos prazos processuais nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 20
de janeiro, inclusive.
c) Os prazos processuais serão contados em dias úteis, com inclusão do dia do começo e exclusão do
dia do vencimento.
d) Os prazos processuais podem ser prorrogados e a ordem de produção de provas pode ser alterada
mediante simples acordo realizado entre as partes, desde que as novas regras sejam comunicadas ao
juízo com antecedência.
e) Durante a suspensão dos prazos processuais, não se realizarão audiências nem sessões de
julgamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2160187
FCC - AJ TRT22/TRT 22/Área Judiciária/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Foi proferida sentença trabalhista procedente em parte em face de Casa de Carnes Água na Boca
Ltda., na 5a-feira (14/12), sendo disponibilizada a publicação no Diário de Justiça eletrônico na 6a-feira
(15/12), por se tratar de PJe. A reclamada pretende ingressar com recurso ordinário para o Tribunal
Regional do Trabalho, sendo que nesse caso hipotético em que não existam feriados regionais/estaduais,
nos termos da CLT e da legislação federal vigente acerca do Processo Judicial Eletrônico, o prazo final
para sua interposição será em
a) 29/01.
b) 31/01.
c) 26/01.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2340271
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2155534
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2160187
96) 
97) 
98) 
d) 25/01.
e) 01/02.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2168567
FCC - AJ TRT23/TRT 23/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2022
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Conforme previsão da Consolidação das Leis do Trabalho, no período compreendido entre 20 de
dezembro e 20 de janeiro, é possível aos oficiais de justiça da Justiça do Trabalho cumprirem mandados
a) durante todo este período, mas o prazo para pagamento para a executada só começa a fluir a
partir de 07 de janeiro, quando cessa o recesso da Justiça do Trabalho.
b) durante todo este período, eis que no mesmo apenas os prazos processuais encontram-se
interrompidos.
c) somente após o primeiro dia útil após 07 de janeiro, eis que no período compreendido entre 20 de
dezembro e 20 de janeiro, apenas os prazos processuais encontram-se interrompidos.
d) apenas após 07 de janeiro, quando cessa o recesso do Judiciário Trabalhista, eis que no período
compreendido entre 20 de dezembro e 20 de janeiro, somente os prazos processuais encontram-se
suspensos.
e) somente após o primeiro dia útil de janeiro, eis que no período compreendido entre 20 de
dezembro e 20 de janeiro, apenas os prazos processuais encontram-se interrompidos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2168885
FCC - TJ TRT23/TRT 23/Administrativa/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
O Juízo do Trabalho de determinada Vara Trabalhista proferiu sentença e determinou sua publicação
em Diário Oficial no dia 11 de janeiro de 2022. Conforme o que prevê a Consolidação das Leis do
Trabalho, o prazo para recurso contra referida sentença começará a fluir
a) de imediato, eis que o recesso da Justiça do Trabalho encerrou-se em 06/01/2022.
b) no primeiro dia útil subsequente após 19/01/2022, eis que de 20/12/2021 a 19/01/2022 os prazos
processuais encontravam- se suspensos.
c) no primeiro dia útil subsequente após 19/01/2022, eis que de 20/12/2021 a 19/01/2022 os prazos
processuais encontravam- se interrompidos.
d) no primeiro dia útil subsequente após 20/01/2022, eis que de 20/12/2021 a 20/01/2022
(inclusive) os prazos processuais encontravam-se interrompidos.
e) no primeiro dia útil subsequente após 20/01/2022, eis que de 20/12/2021 a 20/01/2022 os prazos
processuais encontravam- se suspensos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2222897
Instituto Consulplan - Est Dir (PGE ES)/PGE ES/2022
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Em Direito Processual, o prazo pode ser entendido como o período em que deve ser praticado o ato
processual. Sobre os prazos processuais na sistemática processual trabalhista, assinale a afirmativa
INCORRETA.
a) Com a Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017), a contagem de prazo em dias no Processo do
Trabalho seguiu a disciplina dada pelo Código de Processo Civil, para considerar somente os dias
úteis.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2168567
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2168885
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2222897
99) 
100) 
b) A notificação postal, no caso de o destinatário não ser encontrado ou de ter seu recebimento
recusado, terá de ser obrigatoriamente devolvida ao Tribunal, pelo Correio, no prazo de quarenta e
oito horas.
c) Suspende-se o curso do prazo processual nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 20 de
janeiro (férias forenses coletivas), período no qual os juízes, os membros do Ministério Público, da
Defensoria Pública e da Advocacia Pública e os auxiliares da Justiça também não poderão exercer
suas atribuições.
d) Os Juízos e Tribunais do Trabalho terão ampla liberdade na direção do processo e velarão pelo
andamento rápido das causas, podendo determinar qualquer diligência necessária ao esclarecimento
delas. Assim sendo, faculta-se ao juiz do trabalho prorrogar um prazo não peremptório, pelo tempo
estritamente necessário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2268202
CEBRASPE (CESPE) - AJ TRT8/TRT 8/Judiciária/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
No dia 2 de agosto de determinado ano, uma sexta-feira, foi disponibilizada a intimação processual
eletrônica, a ser publicada no Diário Judicial Eletrônico. Após dez dias da publicação, o destinatário da
intimação ainda não havia acessado o sistema.
 
A tabela a seguir mostra o calendário referente ao mês em questão.
 
segunda-feira terça-feira quarta-feira quinta-feira sexta-feira sábado domingo
 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 1718
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 
Com base na situação hipotética e na tabela apresentada, e considerando que o prazo de intimação é de
cinco dias úteis, o prazo processual se encerrará às 24 h do dia
a) 16 de agosto.
b) 22 de agosto.
c) 20 de agosto.
d) 21 de agosto.
e) 19 de agosto.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2268292
CEBRASPE (CESPE) - TJ TRT8/TRT 8/Administrativa/2022
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Assinale a opção correta relativa a prazos no direito do trabalho.
a) O vencimento dos prazos será certificado nos processos pelos escrivães ou secretários.
b) É defeso ao juízo dilatar prazos processuais e alterar a ordem de produção de provas sob a mera
justificativa de adequação às necessidades do conflito.
c) Interrompe-se o curso do prazo processual nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 20 de
janeiro.
d) Os prazos processuais serão contados em dias contínuos, excluindo-se a data de início e
computando-se a data de término.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2268202
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2268292
101) 
102) 
e) Os prazos processuais podem ser prorrogados apenas quando houver motivo de força maior
devidamente comprovada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2271813
FCC - AJ TRT17/TRT 17/Judiciária/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
A distribuidora de água mineral Cristalina sofreu a penhora em um bem de sua propriedade,
decorrente de uma execução trabalhista que é devedora, em um domingo, no dia 09/01/2022.
Considerando o que prevê a Consolidação das Leis do Trabalho, a penhora revelou-se
a) ilegal, uma vez que no período de 20/12/2021 a 20/01/2022 os prazos processuais encontravam-
se suspensos, além do que os atos judiciais não podem se realizar em nenhuma hipótese fora dos
dias úteis.
b) legal, desde que tenha havido expressa autorização judicial para sua realização em dia não útil,
sendo que de 20/12/2021 a 20/01/2022 os prazos processuais encontravam-se suspensos, não
podendo se realizar apenas audiências e sessões de julgamento.
c) ilegal, uma vez que no período de 20/12/2021 a 20/01/2022 os prazos processuais encontravam-
se interrompidos, além do que os atos judiciais não podem se realizar em nenhuma hipótese fora dos
dias úteis.
d) ilegal, uma vez que no período de 20/12/2021 a 19/01/2022 os prazos processuais encontravam-
se suspensos, além do que os atos judiciais não podem se realizar em nenhuma hipótese fora dos
dias úteis.
e) legal, ficando a critério do oficial de justiça sua realização em dia não útil, se caso entenda dessa
forma para salvaguardar a realização do ato, sendo que de 20/12/2021 a 19/01/2022 os prazos
processuais encontravam-se suspensos, não podendo se realizar apenas audiências e sessões de
julgamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2296291
FCC - AJ TRT5/TRT 5/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2022
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Conforme o que está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho no tocante aos prazos
processuais, no período compreendido entre
a) 20 de dezembro e 20 de janeiro, inclusive, do ano seguinte, os prazos processuais estão
suspensos na Justiça do Trabalho, podendo ser realizadas audiências a critério do magistrado.
b) 19 de dezembro e 21 de janeiro, inclusive, do ano seguinte, os prazos processuais estão
suspensos na Justiça do Trabalho, não podendo ser realizadas audiências nem sessões de
julgamento.
c) 20 de dezembro e 20 de janeiro, inclusive, do ano seguinte, os prazos processuais estão
suspensos na Justiça do Trabalho, não podendo ser realizadas audiências nem sessões de
julgamento.
d) 19 de dezembro e 21 de janeiro, inclusive, do ano seguinte, os prazos processuais estão
suspensos na Justiça do Trabalho, podendo ser realizadas audiências a critério do magistrado.
e) 20 de dezembro e 19 de janeiro, inclusive, do ano seguinte, os prazos processuais estão
suspensos na Justiça do Trabalho, podendo ser realizadas audiências a critério do magistrado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2399033
IAUPE - Adv (CM Goiana)/CM Goiana/2022
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a 782 da
CLT)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2271813
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2296291
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2399033
103) 
104) 
105) 
Em relação ao Processo do Trabalho, é INCORRETO afirmar que
a) os prazos processuais são contados com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do
vencimento e são contínuos e não se interrompem nos feriados. Os prazos que se vencerem em
sábado, domingo ou dia feriado, terminarão no primeiro dia útil seguinte.
b) a tutela provisória concedida na sentença não comporta impugnação pela via do mandado de
segurança, por ser impugnável mediante recurso ordinário.
c) no caso de a tutela provisória haver sido concedida ou indeferida antes da sentença, cabe
mandado de segurança, em face da inexistência de recurso próprio.
d) via de regra, as decisões interlocutórias não ensejam recurso imediato.
e) a condenação ao pagamento de honorários advocatícios não decorre pura e simplesmente da
sucumbência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1833339
FUNDATEC - Ana (PGE RS)/PGE RS/Jurídico/2021
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Quanto aos prazos processuais no processo do trabalho, nos termos da legislação vigente, analise
as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
 
I. Os prazos são contínuos, com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do vencimento, com
possibilidade de prorrogação nas seguintes hipóteses: quando o juiz entender necessário ou em
virtude de força maior, devidamente comprovada.
 
II. Os prazos são contados em dias úteis, com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do
vencimento, sem possibilidade de prorrogação, considerando o caráter peremptório dos prazos
processuais trabalhistas.
 
III. Constituem privilégio da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e das autarquias
ou fundações de direito público federais, estaduais ou municipais que não explorem atividade
econômica: o prazo em quádruplo para recurso e em dobro para contestação.
 
IV. Não há em qualquer hipótese de distinção nos prazos processuais concedidos à Fazenda Pública,
ao Ministério Público e à Pessoa Jurídica de Direito Privado, considerando o princípio processual da
igualdade das partes.
a) Todas estão incorretas.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas III está correta.
d) Apenas I e III estão corretas.
e) Apenas II e IV estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2138832
CONSULPLAN - Est Dir (PGE ES)/PGE ES/2021
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
“Os atos processuais serão públicos salvo quando o contrário determinar o interesse , e
realizar-se-ão nos dias úteis das horas. Os prazos serão contados em dias úteis,
com do dia do começo e inclusão do dia do vencimento.” No que diz respeito aos atos,
termos e prazos processuais na Justiça do Trabalho, assinale a alternativa que completa correta e
sequencialmente a afirmativa anterior.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1833339
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2138832
106) 
107) 
108) 
a) social / seis às vinte / exclusão
b) público / oito às vinte / inclusão
c) local / seis às vinte e duas / exclusão
d) das partes / oito às vinte e duas / inclusão
www.tecconcursos.com.br/questoes/1234943
FCC - Adv Leg (ALAP)/ALAP/Atividade de Serviços Jurídicos/Procurador/2020
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Em relação aos atos, e prazos processuais, no Direito Processual do Trabalho, conforme normas
previstas na Consolidação das leis do Trabalho,
a) os prazosque se vencerem entre os dias 20 de dezembro e 07 de janeiro ficarão interrompidos,
assim como aqueles que ocorrem entre 01 de julho e 01 de agosto.
b) ao juízo incumbe dilatar os prazos processuais e alterar a ordem de produção dos meios de prova,
adequando-os às necessidades do conflito de modo a conferir maior efetividade à tutela do direito.
c) os atos processuais realizar-se-ão nos dias úteis, apenas no horário compreendido entre as oito e
as dezoito horas e serão públicos, salvo quando o contrário determinar o interesse público.
d) diante da reforma trabalhista trazida pela Lei nº 13.467/2017, a penhora não poderá realizar-se
em domingo ou em dia de feriado, independentemente de autorização judicial.
e) os prazos estabelecidos na CLT contam-se com inclusão do dia do começo e exclusão do dia do
vencimento e serão contínuos e irreleváveis.
www.tecconcursos.com.br/questoes/806352
FUNDATEC - AJur (CM Ituporanga)/CM Ituporanga/2019
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
A Reforma Trabalhista trouxe uma série de modificações ao regramento do Processo do Trabalho
contido na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Dentre essas modificações, está a:
a) Recorribilidade de imediato das decisões interlocutórias.
b) Extinção do depósito recursal.
c) Previsão de aplicação do incidente de desconsideração da personalidade jurídica.
d) Unificação dos prazos recursais para quinze dias úteis.
e) Extinção da condenação do vencido em honorários advocatícios.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1185588
OBJETIVA CONCURSOS - Proc MA (CM Chapecó)/CM Chapecó/2019
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Em relação ao Processo em Geral, segundo as disposições da Consolidação das Leis do Trabalho,
analisar os itens abaixo:
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1234943
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/806352
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1185588
109) 
110) 
I. Os atos processuais serão públicos, salvo quando o contrário determinar o interesse social, e
realizar-se-ão nos dias úteis das 6 às 20 horas.
 
II. Os atos e termos processuais, que devam ser assinados pelas partes interessadas, quando estas,
por motivo justificado, não possam fazê-lo, serão firmados a rogo, na presença de duas
testemunhas, independentemente de haver procurador legalmente constituído.
 
III. Os documentos juntos aos autos poderão ser desentranhados somente após a sentença.
 
IV. Em relação à penhora, para ser considerada válida, deverá realizar-se nos dias úteis das 6 às 20
horas.
 
Está(ão) CORRETO(S):
a) Somente o item I.
b) Somente os itens I e III.
c) Somente os itens I, II e IV.
d) Somente os itens II, III e IV.
e) Todos os itens.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1198358
QUADRIX - Adv (CREA TO)/CREA TO/2019
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
No que diz respeito ao direito processual do trabalho, julgue o item.
Por expressa previsão legal, os prazos processuais serão contados em dias corridos, com inclusão do dia
do começo e exclusão do dia do vencimento.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1300487
VUNESP - Ana GM (Pref SJC)/Pref SJC/Direito/2019
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
No processo do trabalho, os prazos
a) são contados em dias úteis.
b) são contados em dias corridos, com exclusão do dia do começo e inclusão do dia de vencimento.
c) são estabelecidos pelo juízo, com exceção dos prazos recursais.
d) podem ser prorrogados por, no máximo, 5 (cinco) dias, quando o juízo entender necessário.
e) não são peremptórios, mas são próprios.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1198358
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1300487
111) 
112) 
113) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/616914
IADES - PAS (CFM)/CFM/Advogado/2018
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Diz o brocardo jurídico dormientibus non succurrit jus, ou seja, “o direito não socorre a quem
dorme”. 
 
Quanto à referida máxima, ao tema correlato e aos prazos no processo de trabalho, é correto afirmar que
os prazos estabelecidos serão contados em dias 
a) corridos, computando-se o primeiro dia útil a partir da data estipulada.
b) corridos, não se computando o primeiro dia útil a partir da data estipulada.
c) corridos, com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do vencimento.
d) úteis, com inclusão do dia do começo e exclusão do dia do vencimento.
e) úteis, com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do vencimento. 
 
www.tecconcursos.com.br/questoes/618063
FCC - AJ TRT6/TRT 6/Judiciária/"Sem Especialidade"/2018
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Sobre os prazos no processo do trabalho, 
a) podem ser prorrogados, pelo tempo estritamente necessário, quando o juiz entender necessário e
em virtude de força maior, devidamente comprovada. 
b) são contínuos e irreleváveis, sendo contados com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do
vencimento. 
c) sendo a parte intimada ou notificada no sábado, a contagem do prazo inicia-se na segunda-feira
seguinte. 
d) o recesso forense e as férias coletivas dos Ministros do TST interrompem os prazos recursais. 
e) quando não juntada a ata ao processo em 24 horas, contadas da audiência de julgamento, o
prazo para recurso será contado da data em que a parte receber a intimação da sentença. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/653935
FCC - AJ TRT2/TRT 2/Judiciária/"Sem Especialidade"/2018
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Mercedes ingressou com reclamação trabalhista contra sua ex-empregadora, a Empresa de
Alimentos Tudo de Bom Ltda., pleiteando diferenças de verbas rescisórias e danos morais. O processo
tramita de modo eletrônico e foi proferida sentença julgando procedente a ação e deferindo as diferenças
pretendidas, mas omitindo-se no tocante ao pedido de danos morais. A disponibilização da informação da
sentença para os advogados das partes ocorreu no Diário Oficial no dia 3/5, uma quinta-feira.
Pretendendo o advogado de Mercedes ingressar com Embargos de Declaração para suprir a omissão do
julgado, o último dia para sua interposição, considerando que não houve feriados naquele mês, será dia
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/616914
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/618063
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/653935
114) 
115) 
116) 
a) 8/5.
b) 16/5.
c) 10/5.
d) 9/5.
e) 11/5.
www.tecconcursos.com.br/questoes/653977
FCC - AJ TRT2/TRT 2/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2018
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Na situação hipotética em que Fausto era ajudante de limpeza da empresa Bolha de Sabão Ltda.,
que prestava serviços para a Municipalidade de São Paulo, tendo sido injustamente dispensado,
ingressou com Reclamação Trabalhista contra ambas pleiteando pagamento de horas extras e reflexos
nas demais verbas salariais e rescisórias, sendo seu processo eletrônico. A sentença foi julgada
parcialmente procedente, deferindo apenas parte das horas extras pretendidas e condenando a
Municipalidade de forma subsidiária. Sabendo-se que a disponibilização da informação da sentença para
os advogados das partes ocorreu no Diário Oficial no dia 5/3, uma quinta-feira e pretendendo todas as
partes ingressarem com Recurso Ordinário, o último dia para sua interposição, considerando que não
houve feriados naquele mês, será
a) 12/3 para o Reclamante e para a Reclamada e 20/3 para a Municipalidade, respectivamente.
b) 17/3 para o Reclamante e para a Reclamada e 30/3 para a Municipalidade, respectivamente.
c) 18/3 para todos.
d) 13/3 para o Reclamante e para a Reclamada e 23/3 para a Municipalidade, respectivamente.
e) 18/3 para o Reclamante epara a Reclamada e 30/3 para a Municipalidade, respectivamente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/654066
FCC - TJ TRT2/TRT 2/Administrativa/"Sem Especialidade"/2018
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, o curso do prazo processual nos dias
compreendidos entre 20 de dezembro e 20 de janeiro,
a) não incluso esse último dia, suspende-se, sendo permitida a realização de audiências e sessões de
julgamento durante tal lapso de tempo.
b) inclusive, interrompe-se, sendo que, durante tal lapso de tempo, não se realizarão audiências nem
sessões de julgamento.
c) inclusive, interrompe-se, sendo que, durante tal lapso de tempo, é permitido que sejam realizadas
audiências e sessões de julgamento.
d) inclusive, suspende-se, sendo que, durante tal lapso de tempo, não se realizarão audiências nem
sessões de julgamento.
e) não incluso esse último dia, interrompe-se, sendo vedada a realização de audiências e sessões de
julgamento durante o prazo suspenso.
www.tecconcursos.com.br/questoes/654073
FCC - TJ TRT2/TRT 2/Administrativa/"Sem Especialidade"/2018
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Na hipótese da disponibilização de sentença na sexta-feira, com publicação na segunda-feira e não
havendo qualquer feriado ou ausência de expediente durante o prazo recursal, o último dia de prazo para
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/653977
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/654066
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/654073
117) 
118) 
a interposição de Recurso Ordinário será:
a) sexta-feira da semana da publicação.
b) quarta-feira da semana seguinte à da publicação.
c) terça-feira da semana seguinte à da publicação.
d) segunda-feira da semana seguinte à da publicação.
e) quinta-feira da semana seguinte à da publicação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/654677
Instituto AOCP - TJ TRT1/TRT 1/Administrativa/"Sem Especialidade"/2018
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Com base nos atos e prazos processuais estabelecidos na Consolidação das Leis Trabalhistas e
pautados na Lei nº 13.467/2017, assinale a alternativa correta.
a) Os atos processuais serão públicos, salvo quando o contrário determinar o interesse social, e
realizar-se-ão nos dias úteis das 8 (oito) às 18 (dezoito) horas.
b) Os prazos serão contados em dias úteis, com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do
vencimento.
c) Os atos processuais serão públicos, salvo quando o contrário determinar o interesse social, e
realizar-se-ão nos dias úteis das 6 (seis) às 18 (dezoito) horas.
d) Os prazos serão contados em dias úteis, com inclusão do dia do começo e exclusão do dia do
vencimento.
e) Os prazos são contínuos, contados com a exclusão do dia do começo e inclusão do dia do
vencimento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/666162
FCC - TJ TRT15/TRT 15/Administrativa/"Sem Especialidade"/2018
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Artur é empregado temporário da empresa Gestão de Negócios Ltda. e prestou serviços
temporários para Abóbora com Coco Doces Ltda. como empacotador. Moveu ação trabalhista contra
ambas as empresas pleiteando diferenças salariais e pagamento de Plano de Participação nos Lucros, as
quais se defenderam por meio de advogados distintos. A Reclamação foi julgada procedente,
condenando a Gestão de Negócios Ltda. ao pagamento dos pedidos e a Abóbora com Coco Doces Ltda.
de forma subsidiária, por ser a tomadora dos serviços temporários. Ambas pretendem ingressar com
recurso ordinário, sendo que a empregadora temporária se insurgirá contra a condenação e a tomadora
de serviços pedira sua exclusão da lide, por não ter sido a empregadora de Artur. O prazo, contado da
intimação da sentença e não sendo interpostos Embargos de Declaração, será:
a) 8 dias úteis para ambas as reclamadas.
b) 16 dias úteis para ambas as reclamadas, pelo litisconsórcio passivo, independentemente de
possuírem advogados distintos.
c) os primeiros 8 dias para Gestão de Negócios Ltda. e os 8 dias subsequentes para a Abóbora com
Coco Doces Ltda.
d) os primeiros 8 dias para a Abóbora com Coco Doces Ltda. e os 8 dias subsequentes para Gestão
de Negócios Ltda., tendo em vista que a matéria se trata de exclusão da lide.
e) 16 dias úteis para ambas as reclamadas, uma vez que possuem advogados distintos, única
hipótese em que é permitida a dobra do prazo processual.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/654677
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/666162
119) 
120) 
121) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/866052
FUNCERN - Adv (CP Trairí)/CP Trairí/Assessor Jurídico/2018
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Para a Justiça do trabalho, no tocante aos atos, termos, prazos e distribuições processuais é
correto afirmar que
a) os prazos serão contados em dias úteis, com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do
vencimento.
b) as audiências e sessões de julgamento no curso do prazo processual compreendido entre 20 de
dezembro e 20 de janeiro não serão suspensas se acordado entre as partes.
c) a reclamação verbal não será distribuída antes de sua redução a termo.
d) o vencimento dos prazos será certificado nos processos pelo juiz ou presidente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/477400
FCC - TJ TRT24/TRT 24/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Os atos processuais são os acontecimentos voluntários que ocorrem no processo e dependem de
manifestações dos sujeitos do processo. Termo, por sua vez, é a reprodução gráfica do ato processual.
Quanto aos prazos, diz-se necessário que os atos processuais caminhem para frente, observando
determinadas regras quanto ao tempo. No que diz respeito aos atos, termos e prazos processuais a
Consolidação das Leis do Trabalho estabelece:
a) Os atos processuais sempre serão públicos e realizar-se-ão nos dias úteis das 6 às 20 horas.
b) A penhora poderá realizar-se em domingo, mas não em dia feriado, mediante autorização
expressa do juiz ou presidente.
c) Os prazos que vencerem em sábado, domingo ou dia feriado terminarão no primeiro dia seguinte,
independentemente de ser dia útil ou não.
d) Os prazos contam-se com inclusão do dia do começo e exclusão do dia do vencimento, e são
contínuos e irreleváveis, não podendo, em nenhuma hipótese, ser prorrogados pelo juiz ou tribunal.
e) Tratando-se de notificação postal, no caso de não ser encontrado o destinatário ou na hipótese de
recusa de recebimento, o Correio ficará obrigado, sob pena de responsabilidade do servidor, a
devolvê-la, no prazo de 48 horas, ao Tribunal de origem.
www.tecconcursos.com.br/questoes/514422
FGV - TJ TRT12/TRT 12/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Amauri é advogado em um processo eletrônico em trâmite na Justiça do Trabalho. Em razão de
diversos compromissos, somente pôde enviar a petição eletrônica de um recurso às 23:00 horas do
último dia do prazo legal.
Considerando que o expediente no fórum trabalhista se encerra às 17:00 horas, é correto afirmar, à luz
da legislação de regência, que:
a) é intempestivo o recurso, porque apresentado após o horário final de expediente forense;
b) para que o recurso seja considerado tempestivo, Amauri deverá comprovar documentalmente a
impossibilidade do envio da peça no horário normal de expediente;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/866052
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/477400
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/514422
122) 
123) 
c) a petição eletrônica será considerada tempestiva, já que transmitida até as 24 horas do último dia
do prazo;
d) se nos processos físicos o recurso deveria ser apresentado junto ao protocolo, no horário forense,o recurso deve aplicar-se aos autos eletrônicos, estando a peça irregular;
e) desde que protocolizada até as 23:30 horas do último dia de prazo, a petição é considerada
tempestiva, como foi a hipótese.
www.tecconcursos.com.br/questoes/514829
FGV - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2017
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
O servidor próprio da Justiça do Trabalho comparece ao domicílio de um devedor numa sexta-feira
às 20:30 horas, pretendendo citá-lo para o pagamento de uma dívida. O executado se revolta porque
entende que o mandado judicial não poderia ser cumprido naquele horário, mesmo porque não existe
determinação judicial informando até que horas o ato poderia ser realizado.
Diante desse impasse, é correto afirmar que:
a) a CLT é omissa a respeito, razão pela qual o juiz utilizará os princípios da razoabilidade e
proporcionalidade;
b) o devedor tem razão, pois o ato processual pode ser realizado até as 20:00 horas;
c) o lar de uma pessoa é seu asilo inviolável, por isso o ato não poderia ser realizado sem a
autorização do devedor;
d) os atos processuais podem ser realizados a qualquer hora dos dias úteis, razão pela qual o
devedor está errado;
e) o devedor está errado, pois o ato processual pode ser realizado até as 22:00 horas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/514838
FGV - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2017
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Um juiz do trabalho, recentemente promovido a titular de uma Vara, constatou que a marcação das
audiências estava muito distante. Assim, resolveu colocar o máximo de audiências durante todos os dias
úteis da semana, para que, ao final desse esforço planejado, a marcação estivesse em um patamar
aceitável. Designou então o operoso magistrado audiências de segunda-feira a sexta-feira, na parte da
manhã e da tarde, com um intervalo para poder se alimentar.
De acordo com a CLT, as audiências poderão ser normalmente realizadas pelo magistrado:
a) das 6:00 às 18:00 horas;
b) das 6:00 às 20:00 horas;
c) das 8:00 às 18:00 horas;
d) das 8:00 às 20:00 horas;
e) das 9:00 às 16:00 horas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/514829
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/514838
124) 
125) 
126) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/514888
FGV - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2017
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Em determinado processo trabalhista, já em sede de execução, o juízo da Vara do Trabalho
determinou a expedição de mandado de citação do executado para pagamento do crédito exequendo, no
prazo de 48 (quarenta e oito) horas, ou garantia da execução, sob pena de penhora. O executado,
procurado por 2 (duas) vezes em seu endereço no espaço de 48 (quarenta e oito) horas, não foi
encontrado pelo oficial de justiça.
Diante dessa situação hipotética, e considerando o disposto na CLT, é correto afirmar que:
a) far-se-á citação por edital, publicado no jornal oficial ou, na falta deste, afixado na sede da Vara
do Trabalho, durante 5 (cinco) dias;
b) o juiz deverá acionar o sistema Bacen-Jud para tentar bloquear numerário das contas do devedor;
c) far-se-á citação por edital, publicado em jornal de grande circulação ou, na falta desse, proceder-
se-á à citação por hora certa;
d) far-se-á de imediato a citação por hora certa;
e) deverá ser intimado o exequente para requerer o que for do seu interesse.
www.tecconcursos.com.br/questoes/552729
CEBRASPE (CESPE) - AJ TRT7/TRT 7/Judiciária/"Sem Especialidade"/2017
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
No que se refere aos prazos na justiça do trabalho, assinale a opção correta.
a) Na seara trabalhista, por aplicação subsidiária do CPC, é possível a contagem de prazos
processuais em dias úteis.
b) No recesso forense e nas férias coletivas dos ministros do TST, os prazos recursais são
interrompidos.
c) O prazo para interpor todos os recursos trabalhistas é de oito dias, exceto quanto aos embargos
de declaração, agravo interno e agravo regimental, para os quais o prazo é de cinco dias.
d) Os embargos de declaração interrompem o prazo recursal mesmo se opostos antes da publicação
da sentença, não sendo considerados intempestivos por extemporaneidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/553292
CEBRASPE (CESPE) - TJ TRT7/TRT 7/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
No que se refere à notificação dirigida ao reclamado para comparecimento à audiência de
julgamento, assinale a opção correta, conforme a legislação processual trabalhista e a jurisprudência do
Tribunal Superior do Trabalho (TST).
a) Presume-se que a notificação foi recebida quarenta e oito horas depois de sua postagem.
b) Como regra geral, a notificação não pode ser realizada em registro postal com franquia.
c) A notificação deve ser recebida pessoalmente pelo reclamado, por constituir ato pessoal.
d) A entrega da notificação compete exclusivamente ao oficial de justiça
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/514888
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/552729
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/553292
127) 
128) 
129) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/573680
IADES - Adv I (CREMEB)/CREMEB/2017
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Quanto aos atos, termos e prazos processuais, conforme preconiza a CLT, assinale a alternativa
correta. 
a) Os atos processuais serão públicos, salvo quando o contrário determinar o interesse social, e
realizar-se-ão nos dias úteis das 8 horas às 18 horas.
b) A penhora poderá realizar-se em domingo ou dia feriado, mediante autorização expressa do juiz
ou presidente.
c) Na hipótese de um prazo vencer em sábado, domingo ou feriado, a realização do ato deverá ser
antecipada para o último dia útil antes do vencimento, em homenagem ao princípio da celeridade
processual.
d) As partes poderão requerer certidões dos processos em curso ou arquivados, devendo ser estas
lavradas pelos escrivães ou secretários. Quando se tratar de processo em segredo de justiça, a
certidão deverá ser feita em até 48 horas, independentemente de despacho do juiz ou presidente.
e) Os prazos estabelecidos na CLT serão contados em dias úteis, com inclusão do dia do começo e
exclusão do dia do vencimento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/576135
FCC - AJ TRT21/TRT 21/Judiciária/"Sem Especialidade"/2017
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
De acordo com a legislação processual trabalhista, considerando o que prevê a Lei nº 13.467/2017,
os prazos contam-se
a) com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do vencimento, e são contínuos e irreleváveis,
não podendo ser prorrogados pelo tempo estritamente necessário pelo juiz ou tribunal, mesmo em
virtude de força maior, devidamente comprovada.
b) em dias úteis, sem exclusão do dia do começo e inclusão do dia do vencimento, e são irreleváveis,
podendo, entretanto, ser prorrogados pelo tempo estritamente necessário pelo juiz ou tribunal, desde
que decorra de força maior, devidamente comprovada.
c) em dias úteis, incluindo o dia do começo e excluindo o dia do vencimento, e são irreleváveis,
podendo, entretanto, ser prorrogados pelo tempo estritamente necessário pelo juiz ou tribunal, ou em
virtude de força maior, devidamente comprovada.
d) com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do vencimento, e são contínuos e irreleváveis,
podendo, entretanto, ser prorrogados pelo tempo estritamente necessário pelo juiz ou tribunal, desde
que decorra de força maior devidamente comprovada.
e) em dias úteis, com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do vencimento, e são irreleváveis,
podendo, entretanto, ser prorrogados pelo tempo estritamentenecessário pelo juiz ou tribunal, ou em
virtude de força maior, devidamente comprovada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/585133
FCC - TJ TST/TST/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Quanto aos prazos processuais, considere:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/573680
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/576135
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/585133
130) 
131) 
I. Os prazos são contados em dias úteis, com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do
vencimento, somente para os processos judiciais eletrônicos.
II. No processo judicial eletrônico, considera-se como data da publicação o primeiro dia útil seguinte
ao da disponibilização da informação no Diário da Justiça eletrônico, sendo que os prazos
processuais terão início no primeiro dia útil que seguir ao considerado como data da publicação.
III. Os prazos são contínuos e irreleváveis, podendo, entretanto, ser prorrogados pelo tempo
estritamente necessário pelo juiz ou tribunal, ou em virtude de força maior, devidamente
comprovada, somente para os processos físicos.
IV. Não se aplica ao processo do trabalho o prazo em dobro quando existirem litisconsortes com
procuradores distintos, em razão de incompatibilidade com a celeridade que lhe é inerente.
Tendo em vista as alterações promovidas pela Lei nº 13.467/2017 e de acordo com entendimento
sumulado do TST, está correto o que consta APENAS em
a) I e IV.
b) I, II e III.
c) I e III.
d) II, III e IV.
e) II e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/337716
FCC - AJ TRT23/TRT 23/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2016
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Os prazos processuais previstos no Processo Judiciário do Trabalho contam-se
a) a partir do dia imediatamente seguinte à data em que foi feita a notificação.
b) 48 horas após a data em que foi feita a publicação do edital no jornal oficial.
c) 10 dias após a data em que foi feita a publicação do edital na sede da Vara ou Tribunal.
d) 48 horas após a data em que foi recebida a notificação por oficial de justiça.
e) com a exclusão do dia do começo e inclusão do dia do vencimento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/348963
FCC - AJ TRT14/TRT 14/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2016
Direito Processual do Trabalho - Atos, Termos e Prazos Processuais (arts. 770 a
782 da CLT)
Sobre os atos processuais relativos ao processo do trabalho no rito ordinário é correto afirmar:
a) Serão públicos, salvo quando o contrário determinar o interesse social, e serão realizados, nos
dias úteis das 6 às 20 horas, exceto a penhora, que pode ser realizada em domingo ou feriado,
mediante autorização judicial expressa.
b) A penhora poderá ser realizada em qualquer dia e horário independente de autorização expressa
do juiz por se tratar de ato de execução e para atender ao princípio da eficácia.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/337716
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/348963
132) 
133) 
c) Serão sempre públicos, realizados somente nos dias úteis, no horário das 6 às 21 horas, exceto a
penhora que poderá ocorrer das 5 às 23 horas.
d) Serão públicos, salvo em caso de segredo de justiça assim determinado pelo Ministério Púbico do
Trabalho, apenas em dias úteis, no horário das 8 às 19 horas.
e) Serão sempre públicos, não havendo segredo de justiça em processo trabalhista, nos dias úteis,
das 11 às 19 horas, exceto as penhoras que podem ocorrer das 8 às 20 horas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2113993
FCC - AJ TRT4/TRT 4/Judiciária/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
De acordo com o que prevê a Consolidação das Leis do Trabalho, relativamente aos honorários
periciais, considere:
 
I. É sempre da reclamada a responsabilidade pelos honorários periciais, na hipótese de o autor,
ainda que sucumbente no objeto da perícia, seja beneficiário da Justiça Gratuita.
 
II. É facultado ao Juiz, dentro do seu poder de direção e condução do processo, solicitar que a
reclamada adiante valor a título de antecipação de honorários periciais, valor que poderá ser
compensado em eventual procedência.
 
III. Na fixação dos honorários periciais, o Juiz deverá observar o limite máximo estabelecido pelo
Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
 
IV. A requerimento da parte que for condenada a arcar com os honorários periciais, que será a parte
sucumbente no objeto da perícia, o Juiz poderá deferir o parcelamento do valor.
 
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I e IV.
b) II e III.
c) I e II.
d) II e IV.
e) III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2155536
FCC - TJ TRT9/TRT 9/Administrativa/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
Sobre o pagamento de custas processuais, considere:
 
I. Apenas os beneficiários da Justiça Gratuita são isentos do pagamento de custas processuais.
 
II. A União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações
públicas federais, estaduais ou municipais que explorem ou não atividade econômica são isentos do
pagamento de custas processuais.
 
III. A Ordem dos Advogados do Brasil e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e
Agronomia são isentos do pagamento de custas processuais.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2113993
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2155536
134) 
135) 
IV. Os beneficiários da justiça gratuita e o Ministério Público do Trabalho são isentos das custas
processuais.
 
V. A União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e suas respectivas autarquias e fundações
que não explorem atividade econômica são isentos do pagamento de custas processuais.
 
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I.
b) II e IV.
c) III.
d) IV e V.
e) III e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2168877
FCC - TJ TRT23/TRT 23/Administrativa/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
Considere:
 
I. Fundação Pública Estadual que não explora atividade econômica.
 
II. Autarquia Federal que explora atividade econômica.
 
III. Entidade Federal de Fiscalização do exercício de determinada profissão.
 
IV. Ministério Público do Trabalho atuando como autor de processo.
 
V. Sociedade de Economia Mista Municipal, criada por lei do município.
 
Conforme ordenamento jurídico processual trabalhista, está isento do pagamento de custas processuais o
que consta APENAS em
a) II e IV.
b) II, III e IV.
c) I, III e V.
d) I e IV.
e) I e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2221579
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Direito do Trabalho e Direito
Previdenciário/2022
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
Heleno é estoquista, trabalha numa empresa de tecnologia da informação e recebe R$ 3.840,00
mensais. Ainda com o seu contrato em vigor, Heleno ajuizou reclamação trabalhista em 2022 postulando
o pagamento de horas de sobreaviso e restabelecimento de uma gratificação que foi suprimida. Na
petição inicial Heleno não requereu gratuidade de justiça nem juntou declaração de miserabilidade
jurídica. O pedido foi julgado improcedente, sendo que o juiz concedeu na sentença, de ofício, a
gratuidade de justiça ao reclamante em razão do seu salário.
 
Considerando os fatos descritos e a previsão contida na CLT, assinale a afirmativa correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2168877
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2221579
136) 
137) 
a) Está correto o juiz, pois o nível salarial revela que, a despeito de não haver requerimento, o
trabalhador não poderá arcar com os custos do processo.
b) Está errado o magistrado porque a gratuidade de justiça, no âmbito da Justiça do Trabalho,
depende de requerimento expresso da parte e comprovação da necessidadejurídica.
c) Acertou o juiz porque na seara trabalhista a gratuidade de justiça para o empregado é automática,
não havendo previsão para a concessão em favor dos empregadores.
d) Equivocou-se o magistrado porque a situação do autor não autoriza a concessão da gratuidade de
justiça de ofício.
e) A Lei não fixa critérios específicos para a concessão da gratuidade de justiça, podendo o juiz, de
forma discricionária, concedê-la ou não aos trabalhadores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2229927
FUMARC - AJ TRT3/TRT 3/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2022
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
Nos termos da legislação vigente, em relação às custas processuais, no processo do trabalho, é
CORRETO afirmar:
a) A parte que não for beneficiária da justiça gratuita, ao interpor recurso de agravo de petição,
deverá comprovar o pagamento das custas fixadas em sede de embargos à execução, sob pena de
não conhecimento do recurso, por deserção.
b) As custas relativas ao processo de conhecimento incidirão à base de 2% (dois por cento),
observado o mínimo de R$ 10,64 (dez reais e sessenta e quatro centavos) e o máximo de duas vezes
o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.
c) É facultado aos juízes, órgãos julgadores e presidentes dos tribunais do trabalho de qualquer
instância conceder, a requerimento ou de ofício, o benefício da justiça gratuita, inclusive quanto a
traslados e instrumentos, àqueles que perceberem salário igual ou inferior a 40% (quarenta por
cento) do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.
d) Quando houver extinção do processo, sem julgamento do mérito, ou julgado totalmente
improcedente o pedido, o percentual das custas processuais incidirá sobre o valor que o juiz arbitrar,
a ser custeado pela parte reclamada.
e) Sempre que houver acordo, o pagamento das custas ficará a cargo do reclamante que possuir
justiça gratuita, como forma de evitar o pagamento pelas partes em atenção ao princípio da
conciliação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2296293
FCC - AJ TRT5/TRT 5/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2022
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
Considere:
 
I. Metrópolis é uma empresa pública federal que não explora atividade econômica.
 
II. Anturium é uma fundação pública municipal que não explora atividade econômica. III. Beta é
uma empregadora doméstica.
 
IV. Gama é uma empresa de pequeno porte.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2229927
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2296293
138) 
139) 
140) 
Com base no que prevê a Consolidação das Leis do Trabalho, estão isentas de custas processuais no
Processo do Trabalho APENAS
a) II.
b) I e III.
c) III e IV.
d) I e II.
e) IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1736284
QUADRIX - Adv (CRO GO)/CRO GO/2021
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
No que concerne ao processo do trabalho, julgue o item.
 
A chamada reforma trabalhista não afetou a demonstração da hipossuficiência para fins de gratuidade de
justiça, que segue exigindo, no que diz respeito a pessoas físicas, simples declaração, com presunção
relativa de veracidade.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1864061
Instituto AOCP - Adv (FUNPRESP-JUD)/FUNPRESP-JUD/2021
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
Julgue o item a seguir, acerca dos procedimentos nos dissídios individuais e das provas no processo
do trabalho.
 
O depoimento das partes e testemunhas que não souberem falar a língua nacional será feito por meio de
intérprete nomeado pelo juiz ou pelo presidente, sendo que as despesas decorrentes da nomeação
correrão por conta da parte sucumbente, ainda que beneficiária de justiça gratuita.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1864064
Instituto AOCP - Adv (FUNPRESP-JUD)/FUNPRESP-JUD/2021
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
A respeito dos temas recursos, processos de execução, jurisprudência do Tribunal Superior do
Trabalho, prescrição e decadência no processo do trabalho, julgue o seguinte item.
 
A partir de 26/06/2017, para a concessão da assistência judiciária gratuita à pessoa natural, basta a
declaração de hipossuficiência econômica firmada pela parte ou por seu advogado, desde que munido de
procuração com poderes específicos para esse fim. Por sua vez, no caso de pessoa jurídica, não basta a
mera declaração, é necessária a demonstração cabal de impossibilidade de a parte arcar com as
despesas do processo.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1736284
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1864061
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1864064
141) 
142) 
143) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/652146
Instituto AOCP - AJ TRT1/TRT 1/Administrativa/2018
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
No que se refere às custas no âmbito da Justiça do Trabalho, é INCORRETO afirmar que
a) as custas serão calculadas sobre o valor da causa quando houver condenação.
b) são isentos do pagamento de custas: a União; os Estados; o Distrito Federal; os Municípios e
respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que não explorem
atividade econômica; o Ministério Público do Trabalho; os beneficiários de justiça gratuita.
c) as custas serão calculadas sobre o valor da causa quando houver extinção do processo sem
julgamento do mérito.
d) as custas se destinam a remunerar os gastos do erário e não à garantia do juízo.
e) nas ações de qualquer natureza, de competência da Justiça do Trabalho, bem como nas demandas
propostas perante a Justiça Estadual, no exercício da jurisdição trabalhista, as custas relativas ao
processo de conhecimento incidirão à base de 2%, observado o valor mínimo de R$ 10,64 e o
máximo de quatro vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.
www.tecconcursos.com.br/questoes/653350
Instituto AOCP - AJ TRT1/TRT 1/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador
Federal/2018
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
No que diz respeito à gratuidade da justiça e às recentes alterações impostas pela denominada
“Reforma Trabalhista”, assinale a alternativa INCORRETA.
a) As empresas em recuperação judicial são isentas do pagamento de depósito recursal, entretanto,
estão sujeitas ao pagamento das custas processuais.
b) Para a concessão da justiça gratuita, a parte deverá comprovar insuficiência de recursos para o
pagamento das custas processuais.
c) As entidades filantrópicas, assim como as empresas em recuperação judicial, têm o valor do
depósito recursal reduzido pela metade.
d) A concessão de gratuidade judiciária poderá ser concedia àqueles que perceberem salário igual ou
inferior a 40% (quarenta por cento) do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência
Social.
e) O valor do depósito recursal será reduzido pela metade para entidades sem fins lucrativos,
empregadores domésticos, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno
porte.
www.tecconcursos.com.br/questoes/654067
FCC - TJ TRT2/TRT 2/Administrativa/"Sem Especialidade"/2018
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
Na reclamação trabalhista “V” o valor da causa é R$ 100.000,00. Durante a tramitação processual,
as partes celebraram um acordo no valor total de R$ 70.000,00, convencionando que as custas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/652146
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/653350
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/654067
144) 
145) 
processuais serão pagas pela empresa reclamada. Nesse caso, as custas processuais devidas pela
empresa são de
a) 2% sobre o valor da causa.
b) 2% sobre o valor do acordo.
c) 1% sobreo valor do acordo.
d) 1% sobre o valor da causa.
e) 3% sobre o valor da causa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/664627
FCC - AJ TRT15/TRT 15/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2018
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
Nos dissídios individuais, nos dissídios coletivos, nas ações e procedimentos de competência da
Justiça do Trabalho e nas demandas propostas perante a Justiça Estadual, no exercício da jurisdição
trabalhista, as custas
a) serão calculadas sobre o valor arbitrado pelo juiz , no caso de procedência do pedido formulado
em ação declaratória.
b) serão calculadas sobre o valor arbitrado pelo juiz, no caso de procedência do pedido formulado
em ação constitutiva.
c) serão pagas, de forma solidária, pelas partes vencidas nos dissídios coletivos, e serão calculadas
sobre o valor arbitrado na decisão, ou pelo Presidente do Tribunal.
d) serão pagas pelo vencido, e comprovado o seu recolhimento, quando da interposição do recurso.
e) serão calculadas sobre o valor da causa quando a condenação não for líquida.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1514963
OBJETIVA CONCURSOS - AJur (SA Patrulha)/Pref Sto A Patrulha/2018
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
Com base no Decreto-Lei nº 5.452/1943, nos dissídios individuais e nos dissídios coletivos do
trabalho, nas ações e procedimentos de competência da Justiça do Trabalho, as custas relativas ao
processo de conhecimento incidirão à base de 2%, observado o mínimo de R$ 10,64 e o máximo de
quatro vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social, e serão calculadas:
 
I. Quando houver acordo ou condenação sobre o respectivo valor.
 
II. Quando o valor for indeterminado, sobre o que o juiz fixar.
 
III. Quando houver extinção do processo, sem julgamento do mérito, ou julgado totalmente
improcedente o pedido, sobre o valor da causa.
 
Estão CORRETOS:
a) Somente os itens I e II.
b) Somente os itens I e III.
c) Somente os itens II e III.
d) Todos os itens.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/664627
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1514963
146) 
147) 
148) 
149) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1522506
QUADRIX - Adv (CRM DF)/CRM DF/2018
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
A respeito de processo do trabalho, julgue o item a seguir.
 
Não são devidos honorários de sucumbência na reconvenção.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/455565
FCC - AJ TRT11/TRT 11/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2017
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
São isentos do pagamento de custas, além dos beneficiários de justiça gratuita:
a) apenas a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e o Ministério Público do Trabalho.
b) apenas o Ministério Público do Trabalho.
c) a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações
públicas federais, estaduais ou municipais que não explorem atividade econômica e o Ministério
Público do Trabalho.
d) a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações
públicas federais, estaduais ou municipais que não explorem atividade econômica, bem como as
entidades fiscalizadoras do exercício profissional e o Ministério Público do Trabalho.
e) apenas a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações
públicas federais, estaduais ou municipais que não explorem atividade econômica.
www.tecconcursos.com.br/questoes/476847
FCC - AJ TRT24/TRT 24/Judiciária/"Sem Especialidade"/2017
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
Em audiência realizada no curso da ação trabalhista movida por Perseu em face da empresa Cavalo
de Tróia Empreendimentos, após terem sido ouvidas as partes, o Juiz apresentou proposta conciliatória
que foi aceita pelas partes. Entretanto, nada foi ajustado sobre custas. Conforme normas contidas na
Consolidação das Leis do Trabalho, as custas processuais
a) ficarão a cargo da reclamada, em razão do princípio da hipossuficiência do trabalhador.
b) serão de responsabilidade do reclamante que irá se beneficiar com proveito econômico do acordo.
c) serão dispensadas pela União nos casos de conciliação em processo trabalhista.
d) caberão em partes iguais aos litigantes, sempre que houver acordo, se de outra forma não for
convencionado.
e) serão atribuídas sempre à reclamada, uma vez que o acordo implica em confissão de dívida.
www.tecconcursos.com.br/questoes/477401
FCC - TJ TRT24/TRT 24/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
No tocante às custas processuais, a Consolidação das Leis do Trabalho estabelece que
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1522506
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/455565
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/476847
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/477401
150) 
151) 
152) 
a) o pagamento das custas, sempre que houver acordo, caberá à Reclamada, pois deu causa ao
processo.
b) as custas serão, em qualquer caso, pagas pelo vencido, antes do trânsito em julgado da decisão.
c) no processo de execução são devidas custas, de responsabilidade do executado ou do exequente,
conforme o caso, sendo pagas após a liquidação de sentença.
d) não sendo líquida a condenação, o juízo arbitrar-lhe-á o valor e fixará o montante das custas
processuais.
e) apenas nos dissídios individuais, no exercício da jurisdição trabalhista, as custas relativas ao
processo de conhecimento incidirão à base de 1%, sem observância de importância mínima.
www.tecconcursos.com.br/questoes/551595
CEBRASPE (CESPE) - AJ TRT7/TRT 7/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
Determinado empregado público postula em reclamação trabalhista em causa própria. Na petição
inicial, ele informou que sua renda familiar é de dois salários mínimos. O processo encontra-se na fase
recursal no TST.
A partir dessas informações, é correto afirmar que
a) a reclamada é a União.
b) não se admite mais a celebração de acordo entre as partes.
c) não é permitida a concessão do benefício da justiça gratuita.
d) o empregado é advogado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/553295
CEBRASPE (CESPE) - TJ TRT7/TRT 7/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
Na justiça do trabalho, o pagamento das custas processuais deve ser realizado pelo
a) sucumbente na data determinada em sentença pelo juiz da vara do trabalho.
b) reclamante antes do ajuizamento da reclamação trabalhista.
c) reclamante até oito dias após a interposição de recurso.
d) sucumbente após o trânsito em julgado da decisão, e no caso de recurso, no prazo de sua
interposição.
www.tecconcursos.com.br/questoes/576098
FCC - AJ TRT21/TRT 21/Judiciária/"Sem Especialidade"/2017
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
Conforme a legislação processual trabalhista, alterada pela Lei nº 13.467/2017, no tocante às
custas processuais e à concessão da Justiça Gratuita nos processos afetos à jurisdição da Justiça do
Trabalho, o valor máximo para pagamento de custas processuais será de ...I... vezes o limite máximo
dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social, sendo facultado aos juízes, órgãos julgadores e
presidentes dos tribunais do trabalho de qualquer instância conceder ...II... o benefício da justiça
gratuita, inclusive quanto a translados e instrumentos, àqueles que perceberem salário igual ou inferior a
...III... % do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.
Completam, correta e respectivamente, as lacunas I, II e III:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/551595https://www.tecconcursos.com.br/questoes/553295
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/576098
153) 
154) 
155) 
a) quatro − apenas a requerimento − 40
b) duas − apenas a requerimento − 50
c) quatro − a requerimento ou de ofício − 40
d) cinco − apenas a requerimento − 40
e) duas − a requerimento ou de ofício − 50
www.tecconcursos.com.br/questoes/336556
FCC - TJ TRT23/TRT 23/Administrativa/"Sem Especialidade"/2016
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
Martin ajuizou ação em face de sua ex-empregadora, a empresa “M”, sendo que na audiência as
partes se conciliaram amigavelmente, nada sendo convencionado a respeito das custas processuais.
Neste caso, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, considerando que o Juiz acolheu o
pedido de concessão dos benefícios da justiça gratuita formulado na inicial pelo reclamante,
a) as custas serão pagas em partes iguais sobre o valor do acordo, pelo reclamante e pela
reclamada, sendo Martin dispensado do pagamento.
b) as custas serão pagas em partes iguais sobre o valor dado à causa, pelo reclamante e pela
reclamada, sendo Martin dispensado do pagamento.
c) ficarão as custas a cargo exclusivo da reclamada, sobre o valor do acordo, pois a mesma não pode
ser dispensada do seu pagamento.
d) ficarão as custas a cargo exclusivo da reclamada, sobre o valor dado à causa, pois a mesma não
pode ser dispensada do seu pagamento.
e) serão dispensadas ambas as partes do pagamento das custas processuais, tendo em vista a
conciliação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/348433
FCC - TJ TRT14/TRT 14/Administrativa/2016
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
Em relação às custas e aos emolumentos nos dissídios individuais e coletivos do trabalho e nas
ações e procedimentos de competência da Justiça do Trabalho, é correto afirmar:
a) As custas no processo de conhecimento incidirão à base de 2%, observado o mínimo de R$ 10,64.
b) Quando houver acordo, o pagamento das custas caberá à reclamada visto que arcará com
pagamento ao reclamante.
c) Não há previsão legal para o pagamento de custas ou emolumentos no processo ou fase de
execução.
d) Não haverá qualquer responsabilidade do ente sindical pelo pagamento das custas devidas caso o
empregado não tenha obtido benefício da justiça gratuita ou isenção de custas e tenha havido a
intervenção do sindicato no processo.
e) São isentos do pagamento de custas processuais as sociedades de economia mista.
www.tecconcursos.com.br/questoes/348898
FCC - AJ TRT14/TRT 14/Judiciária/"Sem Especialidade"/2016
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
Como o Estado não pode assumir todos os encargos para satisfação dos gastos da administração
da justiça, no processo trabalhista, como regra, as partes estão sujeitas ao pagamento de custas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/336556
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/348433
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/348898
156) 
157) 
Entretanto, por força da lei, estão isentos do pagamento de custas nos processos que tramitam na
Justiça do Trabalho:
a) As instituições de beneficência, associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos.
b) As entidades de caráter religioso declaradas de utilidade pública em nível federal.
c) Os empregadores domésticos em razão da ausência de finalidade lucrativa do trabalho doméstico.
d) As empresas públicas e sociedades de economia mista federais.
e) As autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que não explorem atividade
econômica.
www.tecconcursos.com.br/questoes/348965
FCC - AJ TRT14/TRT 14/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2016
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
Conforme normas aplicáveis ao tema relativo às custas processuais e aos emolumentos no
Processo Judiciário do Trabalho,
a) apenas a União, dentre os entes federativos, está isenta do pagamento de custas processuais,
ainda que vencida, visto que a Justiça do Trabalho é órgão do Poder Judiciário Federal.
b) as empresas públicas federais estão isentas de custas processuais, mas não dos emolumentos na
fase executória.
c) o Ministério Público do Trabalho está isento do recolhimento de custas processuais.
d) no processo ou fase de execução não há incidência de custas ou emolumentos por faltas de
previsão legal.
e) as autarquias municipais não estão isentas do recolhimento de custas processuais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/439691
FCC - TJ TRT20/TRT 20/Administrativa/2016
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
Afrodite, empregada doméstica, ajuizou ação reclamatória trabalhista em face de sua ex-
empregadora Minerva, postulando o pagamento de horas extras, férias e 13º salários não adimplidos. A
ação foi julgada procedente em parte, uma vez que foram acolhidos apenas os pedidos de férias e 13º
salários, sendo rejeitado o pedido de horas extras. No caso proposto, o valor, bem como a
responsabilidade pelo pagamento das custas processuais, será de
a) 2% sobre o valor da condenação a cargo da parte vencida, ou seja, da reclamada.
b) 1% sobre o valor de cada pedido acolhido sob a responsabilidade da reclamada e 1% sobre o
pedido não acolhido sob a responsabilidade da reclamante.
c) 2% sobre o valor dos pedidos acolhidos, com redução proporcional ao pedido não acolhido, sob a
responsabilidade da reclamada.
d) 2% sobre o valor da causa, pagas pela reclamante, porque não houve procedência total dos
pedidos requeridos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/348965
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/439691
158) 
159) 
160) 
e) 1% sobre o valor da causa, a cargo da reclamada, visto que houve procedência apenas parcial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/866445
FCM - CEFETMINAS - Adv (Pref Barbacena)/Pref Barcarena/2016
Direito Processual do Trabalho - Custas Processuais Trabalhistas (arts. 789 a 790-
B da CLT)
Sobre o Direito Processual do Trabalho, verifica-se que
a) a isenção ao pagamento de custas finais não se aplica às autarquias e às fundações públicas
municipais.
b) em observância ao princípio da oralidade, os atos e os termos processuais dispensam de forma ou
transcrição escrita.
c) estão excluídas do procedimento sumaríssimo as demandas em que é parte a Administração
Pública direta, autárquica e fundacional.
d) a União será intimada das decisões homologatórias de acordos que contenham parcela
indenizatória, todavia, delas não poderão recorrer uma vez que sobre a referida parcela não incide
tributação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2340126
FCC - AJ TRT18/TRT 18/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2023
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Margarida está demandando na Justiça do Trabalho em face do seu ex-empregador, o Posto de
Combustíveis Atalaia, estando assistida por advogado do sindicato dos empregados em postos de
combustíveis. Na hipótese de procedência dos pedidos, com base no que prevê a Consolidação das Leis
do Trabalho,
a) poderá o juízo condenar o réu em honorários de sucumbência, no mínimo de 15% e o máximo de
30% sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não
sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa.
b) não caberá condenação em honorários de sucumbência, eis que a mesma é restrita na hipótese
de contratação de advogado particular, ficando a remuneração limitada apenas aos honorários
contratados, em percentual de no mínimo 5% e no máximo de 15%.
c) poderá o juízo condenar o réu em honorários de sucumbência, no mínimo de 5% e o máximo de
20% sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não
sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa.
d) poderá o juízocondenar o réu em honorários de sucumbência, no mínimo de 5% e o máximo de
15% sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não
sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa.
e) não são devidos honorários de sucumbência na hipótese de assistência jurídica pelo sindicato da
categoria, uma vez que se trata de obrigação legal do sindicato a referida assistência para os
membros da categoria, ficando restrita a remuneração apenas a honorários contratados, em
percentual não superior a 15%.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1908129
CEBRASPE (CESPE) - APC (FUNPRESP-EXE)/FUNPRESP-EXE/Jurídica/2022
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Acerca dos procedimentos nos dissídios individuais, julgue o item a seguir.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/866445
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2340126
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1908129
161) 
162) 
Ao advogado, ainda que atuando em causa própria, serão devidos honorários sucumbenciais, inclusive
nas ações contra a fazenda pública.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2113991
FCC - AJ TRT4/TRT 4/Judiciária/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Demóstenes propôs ação trabalhista em face do seu ex-empregador a Churrascaria Boi no Prato,
tendo sido a referida empresa condenada a pagar R$ 30.000,00 de verbas contratuais, rescisórias e
diferenças de FGTS ao autor, acrescido de honorários sucumbenciais. Sabendo-se que Demóstenes
celebrou com seu advogado particular contrato de honorários à base de 10% do valor da condenação,
com base na Consolidação das Leis do Trabalho,
a) não cabe honorários sucumbenciais na hipótese ao patrono do autor, eis que o mesmo não está
assistido pelo sindicato da categoria.
b) o valor máximo da condenação em honorários sucumbenciais ao patrono do autor será de R$
4.500,00.
c) o valor mínimo da condenação em honorários sucumbenciais ao patrono do autor será de R$
3.000,00.
d) não cabe honorários sucumbenciais na hipótese ao patrono do autor, eis que o mesmo perceberá
honorários contratados.
e) o valor máximo da condenação em honorários sucumbenciais ao patrono do autor será de R$
6.000,00, uma vez que os honorários contratados não atingiram o percentual máximo permitido em
lei, que é de 30%.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2159452
FCC - AJ TRT22/TRT 22/Área Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2022
Direito Processual do Trabalho - Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre
Recursos Trabalhistas
As empresas Simples Assim Contabilidade Ltda. e Vigilância Durma Bem Ltda. foram condenadas
solidariamente na reclamação trabalhista movida por Expedito, vigia, empregado da 2a reclamada e que
prestou serviços terceirizados na 1ª reclamada. Na condenação, deverão as reclamadas pagar as verbas
rescisórias e a multa de 40% sobre o FGTS. As rés recorreram, sendo que apenas a Simples Assim
Contabilidade efetuou o depósito recursal, alegando em preliminar de suas razões de recurso sua
ilegitimidade de parte, requerendo sua exclusão da lide. Nos termos da CLT e da jurisprudência sumulada
do TST,
a) o recurso ordinário da Vigilância Durma Bem será considerado deserto, pois havendo condenação
solidária das empresas, o depósito recursal aproveitaria a ambas, se a Simples Assim não estivesse
requerendo sua exclusão da lide.
b) os recursos serão recebidos, não importando a matéria suscitada em sede recursal, uma vez que
havendo condenação solidária entre duas ou mais empresas, o depósito recursal efetuado por uma
delas aproveita as demais.
c) tendo em vista a condenação solidária das reclamadas, o juiz do trabalho determinará que
Vigilância Durma Bem efetue o depósito recursal no prazo de cinco dias, sob pena de ser considerado
deserto seu recurso.
d) ambos os recursos são considerados desertos, uma vez que pela condenação solidária, as duas
reclamadas devem efetuar depósitos recursais, sendo que feito apenas um, acarreta a penalidade
para ambas, tendo em vista o princípio da natureza alimentícia do crédito trabalhista.
e) o juiz receberá e processará os dois recursos, remetendo-os ao Tribunal Regional do Trabalho,
uma vez que, pela condenação solidária das empresas, somente o Desembargador Relator tem
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2113991
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2159452
163) 
164) 
legitimidade para se pronunciar sobre essa matéria.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2160703
FCC - TJ TRT22/TRT 22/Área Administrativa/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Alzira ajuizou reclamação trabalhista em face da Tecelagem Mil Fios, pleiteando horas extras,
diferenças salariais decorrentes de equiparação salarial, adicional de insalubridade e indenização por
danos morais. A ação foi julgada parcialmente procedente, com a condenação da Mil Fios ao pagamento
do adicional de insalubridade. Considerando o resultado da ação, à luz da previsão da legislação
consolidada,
a) somente seriam devidos honorários de sucumbência ao advogado do reclamado em caso de
improcedência da ação.
b) o juízo arbitrará honorários de sucumbência recíproca, vedada a compensação entre os
honorários.
c) independentemente do resultado da ação, no processo do trabalho não são devidos honorários de
sucumbência aos advogados.
d) somente seriam devidos honorários de sucumbência ao advogado do reclamante se este estivesse
assistido pelo Sindicato.
e) os honorários de sucumbência no processo do trabalho são fixados entre o mínimo de 10% e o
máximo de 20% do proveito econômico obtido.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2168664
FCC - AJ TRT23/TRT 23/Judiciária/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Arquimedes, motorista particular, propôs reclamação trabalhista em 2021 em face da sua ex-
empregadora, pleiteando horas extras, verbas rescisórias e diferenças de depósitos de FGTS. Julgado o
processo, o Juiz condenou a reclamada em verbas rescisórias e diferenças de depósitos de FGTS,
liquidando a condenação nestes títulos em R$ 6.000,00.
 
Sabendo-se que Arquimedes optou por contratar advogado particular, com base na Consolidação das Leis
do Trabalho,
a) não são devidos honorários de sucumbência na hipótese, eis que a mesma é restrita no Processo
do Trabalho nos casos de o autor estar assistido pelo sindicato da categoria.
b) é possível a condenação da ré em honorários sucumbenciais até o máximo de R$ 1.800,00, desde
que não haja contrato de honorários entre o autor e seu advogado.
c) é cabível a condenação da ré em honorários sucumbenciais até o máximo de R$ 600,00, desde
que não haja contrato de honorários entre o autor e seu advogado.
d) poderá a reclamada ser condenada em honorários sucumbenciais até o máximo de R$ 1.200,00,
independente dos honorários contratuais pactuados.
e) é possível a condenação da ré em honorários sucumbenciais até o máximo de R$ 900,00, ainda
que haja contrato particular de honorários entre o autor e seu advogado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2168873
FCC - TJ TRT23/TRT 23/Administrativa/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2160703
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2168664
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2168873
165) 
166) 
167) 
Afrodite é advogada e está atuando em causa própria em reclamação trabalhista em face da sua
ex-empregadora a Fábrica de Cadeados Tranca Rua Ltda. Considerando o que dispõe a Consolidação das
Leis do Trabalho, na situação descrita, em caso de procedência da ação,
a) não serão devidos honorários advocatícios sucumbenciais, eis que os mesmos só seriam devidos
em virtude de assistência jurídicado sindicato de classe.
b) são indevidos honorários advocatícios sucumbenciais quando o causídico atua em causa própria.
c) seriam devidos honorários advocatícios sucumbenciais até o limite máximo de 15% do proveito
econômico da ação, mesmo no caso de atuação do advogado em causa própria.
d) caberiam honorários advocatícios sucumbenciais até o limite máximo de 20% do proveito
econômico da ação, mesmo no caso de atuação do advogado em causa própria.
e) poderiam ser deferidos honorários advocatícios sucumbenciais até o limite máximo de 30% do
proveito econômico da ação, percentual máximo no caso de contratação de advogado particular.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2234315
FGV - TJ TRT13/TRT 13/Administrativa/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
O advogado Pedro ajuizou, em causa própria, reclamação trabalhista contra o escritório de
advocacia em que trabalhava, localizado em João Pessoa/PB. O pedido de Pedro foi julgado procedente
em parte, tendo o juiz liquidado o crédito devido ao empregado Pedro, fixando-o em R$ 20.000,00.
 
Sobre a condenação em honorários advocatícios de sucumbência, de acordo com a CLT, assinale a
afirmativa correta.
a) Os honorários serão de no mínimo R$ 2.000,00 e no máximo, R$ 4.000,00.
b) Considerando que Pedro atuou em causa própria, a CLT não prevê a concessão de honorários
sucumbenciais.
c) Os honorários serão de no mínimo R$ 2.000,00 e não há previsão de percentual ou valor máximo.
d) Não há previsão legal de honorário mínimo, mas no máximo será de R$ 6.000,00.
e) Os honorários serão de no mínimo R$ 1.000,00 e no máximo, R$ 3.000,00.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2239296
FCC - AJ TRT14/TRT 14/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2022
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
No tocante ao jus postulandi no processo do trabalho, considere as seguintes afirmações:
 
I. Desde a implantação do Processo Judicial Eletrônico, foi revogado tacitamente o princípio do jus
postulandi, uma vez que as partes não possuem condições técnicas para acessar os autos e praticar
os atos no processo eletrônico sem a assistência de um advogado.
 
II. Não se aplica à ação rescisória, à ação cautelar, ao mandado de segurança e aos recursos de
competência do TST.
 
III. Aplica-se tanto nos processos ordinários quanto nos sumaríssimos, podendo o reclamante se
fazer representar sozinho em qualquer situação.
 
De acordo com a CLT e o entendimento sumulado do TST, está correto o que se afirma APENAS em
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2234315
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2239296
168) 
169) 
170) 
a) I e II.
b) I, II e III.
c) II e III.
d) II.
e) III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2239683
FCC - TJ TRT14/TRT 14/Administrativa/2022
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Bento possui 17 anos de idade e foi devidamente contratado e registrado em CTPS, podendo
assinar os recibos de pagamento de seus salários. Ocorre que injustamente dispensado após um ano de
contrato de trabalho, pretende ingressar com reclamação trabalhista contra sua ex-empregadora. De
acordo com a CLT, Bento
a) teria que ser representado somente se prestasse seus serviços na condição de aprendiz, o que
não é o caso.
b) não precisa de representação para ingressar com reclamação trabalhista, pois tendo sido
contratado como empregado, adquiriu capacidade postulatória como se maior de idade fosse.
c) deverá estar representado por seus representantes legais e, na falta destes, pela Procuradoria da
Justiça do Trabalho, entre outros.
d) deverá ser arguido pelo Juiz se necessita ou dispensa a sua representação por terceiros.
e) deverá aguardar atingir sua maioridade para ingressar com reclamação trabalhista, uma vez que
contra si não ocorre os efeitos da prescrição.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2268290
CEBRASPE (CESPE) - TJ TRT8/TRT 8/Administrativa/2022
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Segundo o artigo 791 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os empregados e os
empregadores poderão reclamar pessoalmente perante a justiça do trabalho e acompanhar as suas
reclamações até o final.
 
Acerca do jus postulandi na justiça do trabalho, assinale a opção correta.
a) O jus postulandi pode ser exercido em varas do trabalho, bem como em recursos de competência
dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
b) É vedado o exercício do jus postulandi no ajuizamento de mandado de segurança.
c) É possível exercer o jus postulandi em processos de execução e em ações cautelares.
d) O jus postulandi só pode ser exercido em ações que tramitam pelo procedimento sumaríssimo.
e) Não é possível exercer o jus postulandi em sede recursal, pois, nesse caso, é necessário que um
advogado seja constituído.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2269927
CEBRASPE (CESPE) - AnMun (Pref Maringá)/Pref Maringá/Direito/2022
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
O jus postulandi das partes na Justiça do Trabalho, estabelecido no artigo 791 da CLT, limita-se às
a) varas do trabalho, apenas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2239683
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2268290
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2269927
171) 
172) 
b) varas do trabalho e aos TRTs, não alcançando a ação rescisória, o mandado de segurança e os
recursos de competência do TST.
c) varas do trabalho, aos TRTs e ao TST.
d) varas do trabalho e aos TRTs, alcançando também a ação cautelar.
e) varas do trabalho e aos TRTs, alcançando também a ação rescisória e o mandado de segurança.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2271808
FCC - AJ TRT17/TRT 17/Judiciária/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Praxedes saiu-se parcialmente vencedor em uma demanda trabalhista em face da sua ex-
empregadora, a lavanderia Branca de Neve, onde a mesma foi condenada a custear os honorários
sucumbenciais do seu advogado. Nessa hipótese, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho, a
decisão judicial está correta,
a) ainda que o patrocínio da causa seja de advogado particular, sendo que o percentual não poderá
ser inferior a 5% e não superar 15% sobre o valor que resultar da liquidação de sentença ou do
proveito econômico obtido, independente de haver ou não honorários contratados.
b) desde que o patrocínio da causa seja de advogado fornecido pelo sindicato de classe, sendo que o
percentual não poderá ser inferior a 15% sobre o valor que resultar da liquidação de sentença ou do
proveito econômico obtido.
c) ainda que o patrocínio da causa seja de advogado particular e não tenha sido pactuado contrato
de honorários, sendo que o percentual não poderá ser inferior a 10% e não superar 20% sobre o
valor que resultar da liquidação de sentença ou do proveito econômico obtido.
d) desde que o patrocínio da causa seja de advogado fornecido pelo sindicato de classe, sendo que o
percentual não poderá ser inferior a 20% sobre o valor que resultar da liquidação de sentença ou do
proveito econômico obtido.
e) ainda que o patrocínio da causa seja de advogado particular e não tenha sido pactuado contrato
de honorários, sendo que o percentual não poderá ser inferior a 10% e não superar 30% sobre o
valor que resultar da liquidação de sentença ou do proveito econômico obtido.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2271811
FCC - AJ TRT17/TRT 17/Judiciária/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Afrodite e Hera ingressaram com ação trabalhista em face do Bar da Dona Flor, para quem
prestaram serviços como auxiliares de cozinha. O juiz da causa entendeu que Afrodite agiucom dolo
processual, por ter usado do processo para alcançar objetivo ilegal. Conforme previsão da CLT, poderá o
magistrado condenar Afrodite por litigância de má-fé no máximo em até
a) 10% sobre o valor corrigido da causa e Hera, em qualquer hipótese, responderá solidariamente
pela condenação.
b) 5% sobre o valor corrigido da causa e Hera responderá solidariamente pela condenação, caso
tenha se coligado com Afrodite no ato ensejador da condenação.
c) 10% sobre o valor corrigido da causa e Hera, em nenhuma hipótese, responderá solidariamente
pela condenação.
d) 10% sobre o valor corrigido da causa e Hera responderá pela metade da condenação, por ser
parte autora.
e) 10% sobre o valor corrigido da causa e Hera responderá solidariamente pela condenação, caso
tenha-se coligado com Afrodite no ato ensejador da condenação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2271808
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2271811
173) 
174) 
175) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2271814
FCC - AJ TRT17/TRT 17/Judiciária/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Brasilino é procurador de uma fundação pública do Estado do Espírito Santo, a qual está sendo
demandada no âmbito da Justiça do Trabalho por um ex-empregado, estando responsável pela
elaboração de defesa e comparecimento a audiência para representar a fundação. Nessa situação, com
base no que orienta a jurisprudência do TST, o procurador
a) está dispensado da juntada de instrumento de mandato, desde que junte aos autos o ato de sua
nomeação para o referido cargo.
b) deverá juntar instrumento de mandato, não sendo necessária a juntada de seu ato de nomeação,
eis que a dispensa seria apenas para a União, Estados e Municípios.
c) está dispensado da juntada de instrumento de mandato e do ato de sua nomeação para o referido
cargo, bastando a indicação do número de sua inscrição na OAB.
d) está dispensado da juntada de instrumento de mandato e do ato de sua nomeação para o referido
cargo, sendo essencial que declare ser exercente do cargo de procurador, não bastando a indicação
do número de sua inscrição na OAB.
e) deverá juntar instrumento de mandato e também ato de sua nomeação para o cargo de
procurador, sob pena de ser declarada a irregularidade de representação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2272095
FCC - AJ TRT17/TRT 17/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2022
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Perseu, advogado, registrado em CTPS, atuando em causa própria na Justiça do Trabalho em face
do seu ex-empregador, o Frigorífico Polo Sul Ltda., requer a condenação do mesmo em verbas
rescisórias, horas extras, depósitos de FGTS, e indenização por dano moral, requerendo também
honorários advocatícios sucumbenciais. Com base no que prevê a Consolidação das Leis do Trabalho, na
hipótese de procedência da ação, o pedido de honorários deverá ser julgado
a) improcedente, porque no Processo do Trabalho só são devidos honorários advocatícios se houver
a assistência jurídica do sindicato da categoria.
b) procedente, podendo o juiz fixar os honorários no percentual mínimo de 5% sobre o valor que
resultar da condenação, até o limite de 15%.
c) improcedente, eis que não são devidos honorários advocatícios quando a parte atua em causa
própria.
d) procedente, podendo o juiz fixar os honorários no percentual mínimo de 10% sobre o valor que
resultar da condenação, até o limite de 30%.
e) procedente, podendo o juiz fixar os honorários no percentual máximo de 10% sobre o valor que
resultar da condenação, em virtude de estar atuando em causa própria.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2296249
FCC - AJ TRT5/TRT 5/Judiciária/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Ambrósia está demandando na Justiça do Trabalho em face da Fazenda Pública do Município de
Alagoinhas, sendo assistida pelo Sindicato de sua categoria. Nessa hipótese, com base no que prevê a
Consolidação das Leis do Trabalho, em sendo a autora vencedora, ainda que em parte, são
a) devidos honorários de sucumbência, fixados entre o mínimo de 5% (cinco por cento) e o máximo
de 15% (quinze por cento) sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2271814
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2272095
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2296249
176) 
177) 
178) 
econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa.
b) devidos honorários de sucumbência, fixados entre o mínimo de 10% (dez por cento) e o máximo
de 15% (quinze por cento) sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito
econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa.
c) indevidos honorários de sucumbência, na medida em que é incabível quando o réu for a Fazenda
Pública, bem como na hipótese de assistência do sindicato da categoria, por ser dever do sindicato a
prestação de tal serviço sem onerar o processo.
d) devidos honorários de sucumbência, fixados entre o mínimo de 15% (quinze por cento) e o
máximo de 30% (trinta por cento) sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito
econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa.
e) indevidos honorários sucumbenciais nas causas em que for parte a Fazenda Pública, pela
observância do princípio da execução menos gravosa ao ente público, bem como pelo princípio da
estrita legalidade que rege a matéria.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2296251
FCC - AJ TRT5/TRT 5/Judiciária/"Sem Especialidade"/2022
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Zeus foi testemunha do reclamante em audiência trabalhista, tendo o juiz da causa entendido que
o mesmo alterou intencionalmente a verdade dos fatos, omitindo ainda fatos essenciais ao julgamento da
causa. Nessa hipótese, com base na Consolidação das Leis do Trabalho, Zeus
a) poderá ser multado em no mínimo 0,5% e no máximo em 5% sobre o valor corrigido da causa,
por ser testemunha, correspondendo à metade da multa por litigância de má-fé da parte.
b) poderá ser multado em no mínimo 1% e no máximo em 10% sobre o valor corrigido da causa,
correspondendo à mesma multa por litigância de má-fé da parte.
c) não poderá ser penalizado, eis que a responsabilidade por dano processual é restrita às partes
litigantes no processo.
d) poderá ser multado em no mínimo 0,2% e no máximo 20% sobre metade da multa por litigância
de má-fé da parte.
e) não poderá ser penalizado, eis que a alteração da verdade dos fatos e omissão de fatos essenciais
para o julgamento da causa são direcionadas às partes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1705291
CEBRASPE (CESPE) - AJ (PGDF)/PG DF/Direito e Legislação/2021
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
No que diz respeito às partes e aos procuradores no processo do trabalho bem como aos
julgamentos na justiça do trabalho, julgue o item a seguir, conforme o entendimento jurisprudencial do
Tribunal Superior do Trabalho (TST).
No caso de um município figurar como parte em um processo do trabalho, a intimação do procurador dos
atos processuais deverá ser feita pessoalmente.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1853766
IDIB - Adv (CREMEC)/CREMEC/2021
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
No processo do trabalho, considera-se litigante de má-fé aquele que:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2296251
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1705291
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1853766
179) 
180) 
 
I. deduzir pretensão ou defesa contra fato incontroverso.
 
II. opuser alguma resistência ao andamento do processo.
 
III. interpuser recursocom intuito manifestamente protelatório.
 
IV. proceder de modo temerário em qualquer incidente ou ato do processo.
 
V. usar do processo para conseguir objetivo imoral.
 
Estão corretos os itens agrupados em
a) II, III e IV, apenas.
b) I, II e V, apenas.
c) II, III, IV e V, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2107220
FAU UNICENTRO - Adv (Pref S. Iguaçu)/Pref S. Iguaçu/2021
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Preencha as lacunas e assinale a alternativa CORRETA:
 
“Conforme dispõe a CLT, ao advogado, ainda que atue em causa própria, serão devidos honorários de
sucumbência, fixados entre o mínimo de e o máximo de sobre o valor que resultar
da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o
valor atualizado da causa”.
a) 3% (três por cento) - 15% (quinze por cento).
b) 5% (cinco por cento) - 20% (vinte por cento).
c) 10% (dez por cento) - 15% (quinze por cento).
d) 10% (dez por cento) - 20% (vinte por cento).
e) 5% (cinco por cento) - 15% (quinze por cento).
www.tecconcursos.com.br/questoes/1520855
RBO - Proc Jur (CRO SP)/CRO SP/2020
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Acerca do jus postulandi na Justiça do Trabalho (JT), assinale a alternativa correta
a) O empregado, apenas, pode reclamar pessoalmente perante a Justiça do Trabalho, porém
necessita de um advogado quando da interposição de Recurso Ordinário (RO).
b) O empregado e o empregador detêm jus postulandi somente até o TRT quando da interposição de
RO, não alcançando a ação rescisória, a ação cautelar, o mandado de segurança e os recursos de
competência do TST.
c) O empregador tem jus postulandi para apresentar reclamação perante a Justiça do Trabalho, mas
necessita estar presenta à audiência de instrução e julgamento já com advogado sob pena do
processo ser julgado extinto sem resolução do mérito.
d) O empregador detém jus postulandi até o julgamento de 1ª instância, já o empregado, para
recursos de competência exclusiva da Justiça do Trabalho, excluindo-se, portanto, o STF.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2107220
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1520855
181) 
182) 
183) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/914627
VUNESP - Adv (Pref Arujá)/Pref Arujá/2019
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Na Justiça do Trabalho é possível ao reclamante postular sem a assistência de advogado:
a) em qualquer ação e em qualquer grau de jurisdição.
b) em ação rescisória, em primeiro grau de jurisdição.
c) em mandado de segurança, em primeiro grau de jurisdição.
d) em ação requerendo o reconhecimento de vínculo empregatício, até o segundo grau de jurisdição.
e) em ação requerendo o pagamento de verbas rescisórias, até o primeiro grau de jurisdição.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1131113
Instituto Consulplan - Adv (CODESG)/CODESG/2019
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Após a Reforma Trabalhista, Lei nº 13.467/2017, foi instituído que, ao advogado, ainda que atue
em causa própria, serão devidos honorários de sucumbência. Sobre o assunto, assinale a afirmativa
correta.
a) Ao fixar os honorários, o juízo observará, entre outros requisitos, o grau de qualificação e
especialização do profissional.
b) Na hipótese de procedência parcial, o juízo arbitrará honorários de sucumbência recíproca,
possível a compensação entre os honorários em favor do reclamante.
c) Vencido o beneficiário da justiça gratuita, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão
sob condição suspensiva de exigibilidade, mesmo que tenha obtido em juízo, ainda que em outro
processo, créditos capazes de suportar a despesa.
d) Os honorários de sucumbência serão fixados entre o mínimo de 5% e o máximo de 15% sobre o
valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível
mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1184099
QUADRIX - Adv (CRF PR)/CRF PR/2019
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
De acordo com a CLT, assinale a alternativa correta a respeito das partes e dos procuradores. 
a) Não se admite que os empregadores possam reclamar pessoalmente perante a Justiça do 
Trabalho, sendo esse direito exclusivo do empregado. 
b) O jus postulandi das partes, estabelecido no art. 791 da CLT, alcança o mandado de 
segurança e a ação rescisória. 
c) Nos dissídios individuais, os empregados e os empregadores poderão fazer‐se representar 
por intermédio do sindicato. 
d) Nos dissídios coletivos, é obrigatória aos interessados a assistência por advogado.
e) O jus postulandi das partes, estabelecido no art. 791 
da CLT, alcança os recursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho. 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/914627
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1131113
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1184099
184) 
185) 
186) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1184263
QUADRIX - Ana RH (CRF PR)/CRF PR/2019
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
De acordo com a Lei n.º 13.467/2017, julgue os itens a seguir. 
 
I Considera‐se como litigante de má‐fé aquele que 
deduzir pretensão ou defesa contra texto expresso de lei ou fato controverso. 
 
II Considera‐se como litigante de má‐fé aquele que 
proceder de modo temerário em qualquer incidente ou ato do processo. 
 
III Considera‐se como litigante de má‐fé aquele que 
provocar incidente manifestamente fundado.
 
IV Considera‐se como litigante de má‐fé aquele que interpuser recurso com intuito 
manifestamente protelatório. 
 
A quantidade de itens certos é igual a 
a) 0. 
b) 1. 
c) 2. 
d) 3. 
e) 4. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1198359
QUADRIX - Adv (CREA TO)/CREA TO/2019
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
No que diz respeito ao direito processual do trabalho, julgue o item.
 
Ao advogado serão devidos honorários de sucumbência, fixados entre 5% e 15% sobre o valor que
resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido, ou, não sendo possível mensurá‐lo,
sobre o valor atualizado da causa.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1204902
QUADRIX - Ana Área (CREA GO)/CREA GO/Advogado/2019
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Julgue o item, relativos aos honorários sucumbenciais nos processos trabalhistas.
 
São devidos honorários sucumbenciais nos processos trabalhistas, exceto quando o reclamante ou o
reclamado foi advogado, atuando em causa própria.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1184263
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1198359
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1204902
187) 
188) 
189) 
190) 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1204905
QUADRIX - Ana Área (CREA GO)/CREA GO/Advogado/2019
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Julgue o item, relativos aos honorários sucumbenciais nos processos trabalhistas.
 
São devidos honorários sucumbenciais nas ações trabalhistas ajuizadas contra a Fazenda Pública.
 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1204910
QUADRIX - Ana Área (CREA GO)/CREA GO/Advogado/2019
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Julgue o item, relativos aos honorários sucumbenciais nos processos trabalhistas.
 
A sucumbência recíproca não afasta a condenação, de parte a parte, em honorários advocatícios, que,
contudo, poderão ser compensados.Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1204911
QUADRIX - Ana Área (CREA GO)/CREA GO/Advogado/2019
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Julgue o item, relativos aos honorários sucumbenciais nos processos trabalhistas.
 
Embora os honorários sucumbenciais observem patamares mínimo e máximo, sua gradação entre ambos
deve levar em conta o grau de zelo do profissional, seu trabalho, o tempo consumido, a localidade em
que foi prestado o serviço e a natureza e a relevância da causa.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/597210
VUNESP - Proc (IPSM SJC)/IPSM SJC/2018
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho, o preposto
a) não precisa ser empregado da parte reclamada.
b) precisa ser empregado da parte reclamada.
c) não precisa ser empregado da parte reclamada, desde que se trate de empregador doméstico.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1204905
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1204910
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1204911
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/597210
191) 
192) 
d) é dispensável quando a parte reclamada está assistida por advogado.
e) pode subscrever recursos trabalhistas quando a parte reclamada não estiver representada por
advogado.
 
www.tecconcursos.com.br/questoes/597211
VUNESP - Proc (IPSM SJC)/IPSM SJC/2018
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho, os honorários de sucumbência são devidos
a) ao empregado, tão somente quando assistido pelo sindicato da categoria profissional.
b) ao advogado do empregado ou empregador, desde que assistidos pelos sindicatos representativos
da categoria profissional ou econômica.
c) no percentual máximo de 15% (quinze por cento) sobre o valor que resultar da liquidação de
sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado
da causa.
d) no percentual entre 10% (dez por cento) e 20% (vinte por cento) sobre o valor da liquidação de
sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado
da causa.
e) ao empregado ou empregador, desde que assistidos por advogado particular.
 
www.tecconcursos.com.br/questoes/616912
IADES - PAS (CFM)/CFM/Advogado/2018
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
A Justiça do Trabalho, no que tange à representatividade, é mais flexível do que a Justiça Comum.
Considerando a referida flexibilidade, assinale a alternativa correta. 
a) Somente os empregados poderão reclamar pessoalmente perante a Justiça do Trabalho, sendo
permitido aos empregadores acompanhar as demandas até o final.
b) Nos dissídios individuais, os empregados e os empregadores não poderão fazer-se representar por
intermédio de sindicato.
c) Nos dissídios individuais, os empregados poderão fazer-se representar por intermédio de
representante não inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil.
d) Nos dissídios coletivos, é facultada aos interessados a assistência por advogado.
e) Nos dissídios coletivos, é obrigatória aos interessados a assistência por advogado. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/618060
FCC - AJ TRT6/TRT 6/Judiciária/"Sem Especialidade"/2018
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/597211
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/616912
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/618060
193) 
194) 
195) 
No tocante aos honorários de sucumbência no processo do trabalho, de acordo com as inovações
da Lei no 13.467/2017, que alteraram a CLT 
a) serão devidos ao advogado da parte que tenha sucumbido na menor parte dos pedidos
constantes da ação. 
b) não são devidos ao beneficiário da justiça gratuita e nem na reconvenção. 
c) são devidos também nas ações contra a Fazenda Pública e nas ações em que a parte estiver
assistida ou substituída pelo sindicato de sua categoria. 
d) serão fixados entre o mínimo de 5% e o máximo de 20% sobre o valor da condenação ou sobre o
valor atualizado da causa. 
e) serão fixados pelo juízo de acordo com o grau de zelo do profissional, a natureza e a importância
da causa, o trabalho realizado pelo advogado e o tempo exigido para o seu serviço, sendo irrelevante
o lugar da prestação do serviço.
www.tecconcursos.com.br/questoes/618106
FCC - AJ TRT6/TRT 6/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2018
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Ao advogado, ainda que atue em causa própria, serão devidos honorários de sucumbência sobre o
valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível
mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa. Os percentuais mínimo e máximo de honorários
advocatícios de sucumbência, nos termos da CLT, serão, respectivamente, de 
a) 20% e 30%. 
b) 5% e 20%. 
c) 15% e 30%. 
d) 10% e 30%. 
e) 5% e 15%. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/618116
FCC - AJ TRT6/TRT 6/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2018
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
De acordo com nova disciplina na Consolidação das Leis do Trabalho, responde por perdas e danos
aquele que litigar de má-fé como reclamante, reclamado ou interveniente. Verificada a sua ocorrência 
a) desde que requerida pela parte lesada, o juízo condenará o litigante de má-fé a pagar multa, que
deverá ser superior a 1% e inferior a 10% do valor corrigido da causa, a indenizar a parte contrária
pelos prejuízos que esta sofreu e a arcar com os honorários advocatícios e com todas as despesas
que efetuou, podendo ainda ser extensiva à testemunha que provocou incidente manifestamente
infundado. 
b) de ofício ou por requerimento pela parte lesada, o juízo condenará o litigante de má-fé a pagar
multa, que deverá ser superior a 1% e inferior a 10% do valor corrigido da causa, a indenizar a parte
contrária pelos prejuízos que esta sofreu e a arcar com os honorários advocatícios e com todas as
despesas que efetuou, podendo ainda ser extensiva à testemunha que intencionalmente alterar a
verdade dos fatos ou omitir fatos essenciais ao julgamento da causa. 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/618106
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/618116
196) 
197) 
c) desde que requerida pela parte lesada, o juízo condenará o litigante de má-fé a pagar multa, que
deverá ser superior a 1% e inferior a 15% do valor corrigido da causa, a indenizar a parte contrária
pelos prejuízos que esta sofreu e a arcar com os honorários advocatícios e com todas as despesas
que efetuou, podendo ainda ser extensiva à testemunha que intencionalmente alterar a verdade dos
fatos ou omitir fatos essenciais ao julgamento da causa. 
d) de ofício ou por requerimento pela parte lesada, o juízo condenará o litigante de má-fé a pagar
multa, que deverá ser superior a 1% e inferior a 10% do valor corrigido da causa, a indenizar a parte
contrária pelos prejuízos que esta sofreu e a arcar com os honorários advocatícios e com todas as
despesas que efetuou, não podendo ser extensiva à testemunha que provocou incidente
manifestamente infundado. 
 
e) de ofício ou por requerimento pela parte lesada, o juízo condenará o litigante de má-fé a pagar
multa, que deverá ser superior a 1% e inferior a 15% do valor corrigido da causa, a indenizar a parte
contrária pelos prejuízos que esta sofreu e a arcar com os honorários advocatícios e com todas as
despesas que efetuou, podendo ainda ser extensiva à testemunha que intencionalmente alterar a
verdade dos fatos ou omitir fatos essenciais ao julgamento da causa. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/654068
FCC - TJ TRT2/TRT 2/Administrativa/"SemEspecialidade"/2018
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Márcio, advogado, teve o seu contrato de trabalho rescindido pela sua empregadora, a empresa
“A”. Em razão do recebimento de valor menor que o devido, Márcio ajuizou reclamação trabalhista,
advogando em causa própria. Nesse caso, no tocante aos honorários de sucumbência da mencionada
reclamação trabalhista, sobre o valor que resultar da liquidação da sentença do proveito econômico
obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa,
a) em caso de procedência total do pedido, serão devidos honorários de sucumbência a Márcio,
ainda que esteja atuando em causa própria, sendo fixados entre o mínimo de 10% e o máximo de
15%.
b) mesmo em caso de procedência total do pedido, não serão devidos honorários de sucumbência a
Márcio porque o mesmo está atuando em causa própria.
c) na hipótese de procedência parcial, o juízo arbitrará honorários de sucumbência recíproca,
podendo ocorrer a compensação entre os honorários.
d) em caso de procedência total do pedido, serão devidos honorários de sucumbência a Márcio,
ainda que esteja atuando em causa própria, sendo fixados entre o mínimo de 10% e o máximo de
20%.
e) em caso de procedência total do pedido, serão devidos honorários de sucumbência a Márcio,
ainda que esteja atuando em causa própria, sendo fixados entre o mínimo de 5% e o máximo de
15%.
www.tecconcursos.com.br/questoes/666159
FCC - TJ TRT15/TRT 15/Administrativa/"Sem Especialidade"/2018
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Osmar, advogado, pretende ingressar com reclamação trabalhista em causa própria contra sua
empregadora a Construtora MG Ltda., pleiteando horas extras e danos morais que entende devidos. No
tocante aos honorários advocatícios,
a) no caso de sucesso da demanda, serão devidos honorários de sucumbência a Osmar, fixados entre
o mínimo de 5% e o máximo de 15% sobre o valor que resultar a liquidação da sentença.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/654068
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/666159
198) 
199) 
b) mesmo que seja julgada totalmente procedente a demanda, não serão devidos honorários de
sucumbência a Osmar, uma vez que está atuando em causa própria, já sendo beneficiário da
condenação.
c) somente no caso de procedência total da demanda, fará jus Osmar a honorários de sucumbência.
d) no caso de sucesso da demanda, serão devidos honorários de sucumbência a Osmar, fixados
entre o mínimo de 10% e o máximo de 20% sobre o valor que resultar a liquidação da sentença.
e) não são devidos honorários de sucumbência nas ações trabalhistas, exceto se Osmar estivesse
assistido por advogado de seu sindicato de classe, quando este teria este direito.
www.tecconcursos.com.br/questoes/666161
FCC - TJ TRT15/TRT 15/Administrativa/"Sem Especialidade"/2018
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Samara, responsável pelo Departamento de Recursos Humanos da Tecelagem Pato Branco Ltda.,
foi testemunha da empresa reclamada em reclamação trabalhista movida pelo ex-empregado João, tendo
prestado compromisso de dizer a verdade. Durante a instrução, ela intencionalmente alterou a verdade
dos fatos, alegando que João nunca prestou horas extras. O Juiz, na sentença, condenou a empresa ao
pagamento de horas extras prestadas, conforme jornada de trabalho narrada na inicial, tendo em vista o
depoimento das testemunhas do Autor, bem como condenou Samara por litigância de má-fé no valor de
10% do valor corrigido da causa, a favor do reclamante. Nesse caso hipotético,
a) é possível a condenação de Samara, uma vez que a pena de litigância de má-fé também é
prevista à testemunha que intencionalmente alterar a verdade dos fatos, entretanto, o valor máximo
é de 1% do valor corrigido da causa, a favor do reclamante.
b) não é possível a condenação de Samara por litigância de má-fé, uma vez que tal cominação
apenas é prevista para o reclamante, reclamado ou interveniente.
c) é possível a condenação de Samara, uma vez que a pena de litigância de má-fé também é
prevista à testemunha que intencionalmente alterar a verdade dos fatos.
d) não é possível a condenação de Samara, sendo obrigatória a acareação de testemunhas na
audiência para a penalização por litigância de má-fé, comprovando que houve intenção em alterar a
verdade dos fatos.
e) é possível a condenação de Samara, uma vez que a pena de litigância de má-fé também é
prevista à testemunha que intencionalmente alterar a verdade dos fatos, entretanto, o valor máximo
é de um salário mínimo, a favor do reclamante.
www.tecconcursos.com.br/questoes/667808
VUNESP - Pro (CM Campo Limpo)/CM Campo Limpo Pta/2018
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
Considerando às disposições da Consolidação das Leis do Trabalho, é correto afirmar que
a) não são devidos honorários de sucumbência na reconvenção.
b) quando forem dois ou mais os litigantes de má-fé, o juízo condenará cada um na proporção de
seu respectivo interesse na causa e subsidiariamente aqueles que se coligaram para lesar a parte
contrária.
c) para manifestação acerca da exceção de incompetência territorial o reclamante e, se existentes,
os litisconsortes, o prazo será de 5 (cinco) dias, sucessivos.
d) na hipótese de procedência parcial, o juízo arbitrará honorários de sucumbência recíproca, vedada
a compensação entre os honorários.
e) a nulidade será pronunciada ainda que arguida por quem lhe tiver dado causa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/666161
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/667808
200) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/690547
VUNESP - AJ (Pref N Odessa)/Pref Nova Odessa/2018
Direito Processual do Trabalho - Partes e Procuradores no Processo do Trabalho
(arts. 791 a 793 da CLT)
A União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal, suas autarquias e fundações públicas,
quando representadas em juízo, ativa e passivamente, por seus procuradores,
a) não estão dispensadas da juntada de instrumento de mandato e de comprovação do ato de
nomeação.
b) estão dispensadas da juntada de instrumento de mandato e de comprovação do ato de nomeação,
sendo bastante a indicação do número da inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil.
c) não estão dispensadas da juntada de instrumento de mandato, sendo essencial a comprovação do
ato de nomeação e a identificação do número de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil.
d) estão dispensadas da juntada de instrumento de mandato e de comprovação do ato de nomeação,
sendo essencial que o signatário ao menos declare-se exercente do cargo de procurador, não
bastando a indicação do número de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil.
e) não estão dispensadas da juntada de instrumento de mandato e de comprovação do ato de
nomeação, sendo essencial que além do instrumento de mandato, o signatário ao menos declare-se
exercente do cargo de procurador, não bastando a indicação do número de inscrição na Ordem dos
Advogados do Brasil.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/690547
Gabarito
1) A 2) D 3) C 4) C 5) C 6) B 7) D
8) A 9) A 10) A 11) A 12) E 13) C 14) D
15) C 16) A 17) E 18) C 19) E 20) A 21) D
22) B 23) B 24) B 25) A 26) C 27) D 28) E
29) E 30) D 31) E 32) Errado 33) D 34) C 35) A
36) B 37) C 38) E 39) B 40) C 41) A 42) A
43) D 44) A 45) B 46) D 47) Certo 48) Certo 49) Certo
50) Certo 51) D 52) A 53) A 54) C 55) D 56) A
57) D 58) A 59) C 60) B 61) C 62) A 63) E
64) C 65) E 66) D 67) D 68) C 69) A 70) A
71) A 72) A 73) E 74) D 75) B 76) A 77) D
78) D 79) C 80) E 81) B 82) E 83) E 84) A
85) A 86) C 87) B 88) E 89) B 90) D 91) C
92) B 93) B 94) E 95) A 96) D 97) E 98) C
99) E 100) A 101) B 102) C 103) A 104) A 105) A
106) B 107) C 108) A 109) Errado 110) A 111) E 112) A
113)E 114) E 115) D 116) E 117) B 118) A 119) A
120) E 121) C 122) B 123) C 124) A 125) D 126) A
127) B 128) E 129) E 130) E 131) A 132) E 133) D
134) D 135) D 136) C 137) A 138) Certo 139) Errado 140) Certo
141) A 142) C 143) B 144) C 145) D 146) Errado 147) C
148) D 149) D 150) D 151) D 152) C 153) A 154) A
155) E 156) C 157) A 158) C 159) D 160) Certo 161) B
162) A 163) B 164) E 165) C 166) E 167) D 168) C
169) B 170) B 171) A 172) E 173) D 174) B 175) A
176) B 177) Certo 178) D 179) E 180) B 181) D 182) D
183) C 184) C 185) Certo 186) Errado 187) Certo 188) Errado 189) Certo
190) A 191) C 192) D 193) C 194) E 195) B 196) E
197) A 198) C 199) D 200) D

Mais conteúdos dessa disciplina