Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO1 Direito Empresarial para Bacharel (CFC) 2023

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

No caso apresentado, é possível excluir S da sociedade?


a) Sim, desde que pela via judicial mediante a iniciativa conjunta de todos os sócios.
b) Sim, desde que qualquer dos sócios promova a Ação de Dissolução Parcial da Sociedade por Exclusão do Sócio.
c) Sim, pela via judicial mediante a iniciativa da maioria dos demais sócios, considerando-se apenas as quotas dos sócios minoritários.
d) Não, pois para a exclusão de S é necessária previsão contratual garantindo o direito à retirada do sócio por justa causa.
e) Não, pois para a exclusão do sócio é exigida maioria dos sócios que seja representativa de mais da metade do capital social.

Na formação de uma sociedade limitada para exercer atividade de comércio, o capital social:


a) Divide-se em ações, com ou sem valor nominal.
b) Divide-se em quotas, iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada sócio.
c) Se for dividido em quotas, poderá ser integralizado pela contribuição que consista em prestação de serviços.
d) Poderá ser dividido em quotas ou ações, conforme dispuser o contrato social.
e) Se for dividido em ações, poderá ser constituído por ações ordinárias e preferências.

cessão causa mortis.


b) Não é admitida de forma inicial, mas autorizada de forma superveniente.
c) É autorizada, desde que todo o capital social esteja integralizado.
d) É admitida tanto de forma inicial como superveniente.
e) Somente pode ocorrer quando o capital social for de valor superior a 100 salários mínimos.

Dois amigos que se formaram juntos na universidade decidiram criar uma sociedade limitada, cujo objeto é vender roupas para a prática de esportes de aventura. Considerando o disposto na Lei nº 10.406/2002 – Código Civil, o termo “limitada” se refere aos tipos de sociedade nas quais:


a) O montante de crédito que poderá obter das instituições financeiras é de, no máximo, R$ 4.800.000,00.
b) A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pelo capital social.
c) O número de empregados que poderão ser contratados não poderá ser superior a 500, o que implica em alteração de sua natureza jurídica.
d) Há proibição de que a empresa tenha um administrador que não pertence ao quadro de sócios, independentemente da aceitação dos sócios.

Míriam, Sônia e Renata estabelecem sociedade limitada. Após um período de atividade, Renata pretende ceder suas cotas sociais. Nos termos do Código Civil, o sócio pode ceder sua cota, total ou parcialmente, a quem seja sócio, independentemente de audiência dos outros, ou a estranho, se não houver oposição de titulares de mais de:


a) 1/2 do capital social
b) 1/3 do capital social
c) 1/4 do capital social
d) 1/5 do capital social

O Código Civil em vigor dispõe que, na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. Assim, a sociedade, por ser pessoa jurídica a quem o ordenamento jurídico confere existência individual, possui em consequência, responsabilidade patrimonial própria. Aqui tem-se o chamado princípio da autonomia patrimonial das pessoas jurídicas. No que tange à responsabilidade dos sócios na sociedade limitada, assinale a afirmativa correta.


a) O sócio, admitido em sociedade já constituída, se exime das dívidas sociais anteriores à admissão.
b) A responsabilidade do sócio na sociedade limitada é sempre subsidiária não podendo, em hipótese alguma, o sócio responder com seus bens pessoais por dívidas empresariais.
c) Os herdeiros do cônjuge de sócio, ou o cônjuge do que se separou judicialmente, podem exigir desde logo a parte que lhes couber na quota social, liquidando-se a sociedade antecipadamente.
d) O credor particular de sócio pode, na insuficiência de outros bens do devedor, fazer recair a execução sobre o que a este couber nos lucros da sociedade, ou na parte que lhe tocar em liquidação.

A respeito das sociedades por cotas de responsabilidade limitada, analise as proposições a seguir.

I. A exclusão de sócio remisso depende de previsão em cláusula resolutória do contrato social.

II. Falecendo um dos sócios, o ingresso dos herdeiros na sociedade é obrigatório, desde que haja cláusula contratual expressa.

III. Admite-se a redução do capital social, bastando que haja deliberação de todos os sócios e a devida modificação do contrato e correspondente averbação.

IV. O sócio-administrador pode delegar o uso da firma a terceiro mesmo que a isso se oponha o contrato social; neste caso, responderá pessoalmente pelas obrigações contraídas pelo seu delegatário.

Assinale a alternativa correta.

I. A exclusão de sócio remisso depende de previsão em cláusula resolutória do contrato social.
II. Falecendo um dos sócios, o ingresso dos herdeiros na sociedade é obrigatório, desde que haja cláusula contratual expressa.
III. Admite-se a redução do capital social, bastando que haja deliberação de todos os sócios e a devida modificação do contrato e correspondente averbação.
IV. O sócio-administrador pode delegar o uso da firma a terceiro mesmo que a isso se oponha o contrato social; neste caso, responderá pessoalmente pelas obrigações contraídas pelo seu delegatário.
a) As proposições I e III são falsas.
b) As proposições I e IV são falsas.
c) As proposições II e III são verdadeiras.
d) As proposições III e IV são verdadeiras.

Os empreendedores Zezo e Zeza contrataram o contador Antônio para abrir uma empresa de cosméticos. Após conversarem, decidiram que a empresa seria uma sociedade em que cada sócio tem sua participação definida em quotas, onde o sócio tem responsabilidade limitada ao valor das suas quotas, respondendo individualmente pela integralização de sua participação no capital social.

Analisando as proposições, pode-se afirmar:


a) Somente as proposições I e IV estão corretas.
b) Somente as proposições II e IV estão corretas.
c) Somente as proposições I e III estão corretas.
d) Somente as proposições II e III estão corretas.

Assinale a alternativa incorreta.


a) O uso da firma ou denominação social é privativo dos sócios da sociedade limitada.
b) Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
c) A sociedade limitada é administrada por uma ou mais pessoas designadas no contrato social ou em ato separado.
d) A sociedade limitada é regida pelas normas da sociedade anônima, se o contrato social assim denominar.

Nas sociedades limitadas, em caso de omissão do contrato social, a cessão de quotas sociais a outro sócio:


a) Não é permitida.
b) É permitida.
c) Somente é permitida se o contrato social contar com cláusula de aplicação subsidiária da lei das sociedades anônimas.
d) É vedada, se o contrato social contar com cláusula de aplicação subsidiária das normas da sociedade simples.
e) Depende de aprovação de sócios representativos da maioria do capital social.

e, mesmo em casos de abuso da personalidade jurídica.


b) patrimônio dos sócios e o patrimônio da pessoa jurídica, solidariamente, responderão pelas dívidas e obrigações nas sociedades limitadas com capital integralizado.
c) patrimônio dos sócios responderá pelas dívidas e obrigações da sociedade, apenas se houver confusão patrimonial com comprovada má-fé dos sócios.
d) patrimônio da sociedade responderá pelas dívidas e obrigações, assim como o patrimônio dos sócios, por força da teoria menor da desconsideração da personalidade jurídica.
e) patrimônio que responderá pela dívida será o da sociedade; o patrimônio dos sócios responderia pela dívida na hipótese de desconsideração da personalidade jurídica.

De acordo com o Código Civil de 2002, a omissão da palavra “limitada”


a) gera a nulidade do negócio jurídico celebrado, além de eventuais perdas e danos para a sociedade limitada RR Ltda.
b) gera a anulabilidade do contrato, no prazo de quatro anos subsequentes à celebração do negócio jurídico.
c) determina a responsabilidade solidária e ilimitada dos administradores que assim empregarem a firma ou a denominação da sociedade.
d) determina a responsabilidade solidária, porém limitada, dos administradores que assim empregarem a firma ou a denominação da sociedade.
e) é considerada mero erro material e não gera consequências jurídicas para o negócio jurídico celebrado.

No direito brasileiro, a sociedade limitada realiza distribuição de lucros aos sócios, de forma a abranger


a) igualitariamente todos os sócios, tanto os que integralizaram o capital social com dinheiro quanto os que o integralizaram com trabalho, conforme determinado por lei.
b) igualitariamente os sócios que integralizaram o capital social com dinheiro e, diferentemente, os que integralizaram com trabalho, conforme determinado por lei.
c) proporcionalmente os sócios que integralizaram o capital social com dinheiro e os que o integralizaram com trabalho, o que tem de constar do contrato social, por determinação legal.
d) igualitária ou diferentemente todos os sócios que integralizaram o capital social com dinheiro ou que o integralizaram com trabalho, conforme disposto no contrato social.

Dentre as características dessa sociedade, não se pode afirmar:


a) A responsabilidade de cada sócio é limitada ao valor de suas quotas.
b) Todos os sócios respondem solidariamente pela integralização do capital social.
c) O contrato social poderá prever a regência supletiva da sociedade limitada pelas normas da sociedade anônima.
d) A sociedade limitada pode adotar como nome empresarial apenas denominação, integrada pela palavra “limitada” ou sua abreviação no final do nome.

Em relação à administração da sociedade limitada, é correto afirmar que


a) a designação de administradores não sócios dependerá de aprovação da maioria dos sócios, enquanto o capital não estiver integralizado, e de dois quintos, no mínimo, após a integralização.
b) o exercício do cargo de administrador cessa pela destituição, em qualquer tempo, do titular, ou pelo término do prazo se, fixado no contrato ou em ato separado, não houver recondução.
c) a renúncia de administrador torna-se eficaz, em relação à sociedade, após a averbação e publicação; e, em relação a terceiros, desde o momento em que estes tomam conhecimento da comunicação escrita do renunciante.
d) o administrador designado em ato separado investir-se-á no cargo mediante o registro do termo de posse no livro de atas da administração, sendo que, se o termo não for registrado nos quinze dias seguintes à designação, este se tornará sem efeito.
e) a cessação do exercício do cargo de administrador deve ser matriculada e inscrita no registro competente, mediante requerimento apresentado nos trinta dias seguintes ao da ocorrência.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

No caso apresentado, é possível excluir S da sociedade?


a) Sim, desde que pela via judicial mediante a iniciativa conjunta de todos os sócios.
b) Sim, desde que qualquer dos sócios promova a Ação de Dissolução Parcial da Sociedade por Exclusão do Sócio.
c) Sim, pela via judicial mediante a iniciativa da maioria dos demais sócios, considerando-se apenas as quotas dos sócios minoritários.
d) Não, pois para a exclusão de S é necessária previsão contratual garantindo o direito à retirada do sócio por justa causa.
e) Não, pois para a exclusão do sócio é exigida maioria dos sócios que seja representativa de mais da metade do capital social.

Na formação de uma sociedade limitada para exercer atividade de comércio, o capital social:


a) Divide-se em ações, com ou sem valor nominal.
b) Divide-se em quotas, iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada sócio.
c) Se for dividido em quotas, poderá ser integralizado pela contribuição que consista em prestação de serviços.
d) Poderá ser dividido em quotas ou ações, conforme dispuser o contrato social.
e) Se for dividido em ações, poderá ser constituído por ações ordinárias e preferências.

cessão causa mortis.


b) Não é admitida de forma inicial, mas autorizada de forma superveniente.
c) É autorizada, desde que todo o capital social esteja integralizado.
d) É admitida tanto de forma inicial como superveniente.
e) Somente pode ocorrer quando o capital social for de valor superior a 100 salários mínimos.

Dois amigos que se formaram juntos na universidade decidiram criar uma sociedade limitada, cujo objeto é vender roupas para a prática de esportes de aventura. Considerando o disposto na Lei nº 10.406/2002 – Código Civil, o termo “limitada” se refere aos tipos de sociedade nas quais:


a) O montante de crédito que poderá obter das instituições financeiras é de, no máximo, R$ 4.800.000,00.
b) A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pelo capital social.
c) O número de empregados que poderão ser contratados não poderá ser superior a 500, o que implica em alteração de sua natureza jurídica.
d) Há proibição de que a empresa tenha um administrador que não pertence ao quadro de sócios, independentemente da aceitação dos sócios.

Míriam, Sônia e Renata estabelecem sociedade limitada. Após um período de atividade, Renata pretende ceder suas cotas sociais. Nos termos do Código Civil, o sócio pode ceder sua cota, total ou parcialmente, a quem seja sócio, independentemente de audiência dos outros, ou a estranho, se não houver oposição de titulares de mais de:


a) 1/2 do capital social
b) 1/3 do capital social
c) 1/4 do capital social
d) 1/5 do capital social

O Código Civil em vigor dispõe que, na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. Assim, a sociedade, por ser pessoa jurídica a quem o ordenamento jurídico confere existência individual, possui em consequência, responsabilidade patrimonial própria. Aqui tem-se o chamado princípio da autonomia patrimonial das pessoas jurídicas. No que tange à responsabilidade dos sócios na sociedade limitada, assinale a afirmativa correta.


a) O sócio, admitido em sociedade já constituída, se exime das dívidas sociais anteriores à admissão.
b) A responsabilidade do sócio na sociedade limitada é sempre subsidiária não podendo, em hipótese alguma, o sócio responder com seus bens pessoais por dívidas empresariais.
c) Os herdeiros do cônjuge de sócio, ou o cônjuge do que se separou judicialmente, podem exigir desde logo a parte que lhes couber na quota social, liquidando-se a sociedade antecipadamente.
d) O credor particular de sócio pode, na insuficiência de outros bens do devedor, fazer recair a execução sobre o que a este couber nos lucros da sociedade, ou na parte que lhe tocar em liquidação.

A respeito das sociedades por cotas de responsabilidade limitada, analise as proposições a seguir.

I. A exclusão de sócio remisso depende de previsão em cláusula resolutória do contrato social.

II. Falecendo um dos sócios, o ingresso dos herdeiros na sociedade é obrigatório, desde que haja cláusula contratual expressa.

III. Admite-se a redução do capital social, bastando que haja deliberação de todos os sócios e a devida modificação do contrato e correspondente averbação.

IV. O sócio-administrador pode delegar o uso da firma a terceiro mesmo que a isso se oponha o contrato social; neste caso, responderá pessoalmente pelas obrigações contraídas pelo seu delegatário.

Assinale a alternativa correta.

I. A exclusão de sócio remisso depende de previsão em cláusula resolutória do contrato social.
II. Falecendo um dos sócios, o ingresso dos herdeiros na sociedade é obrigatório, desde que haja cláusula contratual expressa.
III. Admite-se a redução do capital social, bastando que haja deliberação de todos os sócios e a devida modificação do contrato e correspondente averbação.
IV. O sócio-administrador pode delegar o uso da firma a terceiro mesmo que a isso se oponha o contrato social; neste caso, responderá pessoalmente pelas obrigações contraídas pelo seu delegatário.
a) As proposições I e III são falsas.
b) As proposições I e IV são falsas.
c) As proposições II e III são verdadeiras.
d) As proposições III e IV são verdadeiras.

Os empreendedores Zezo e Zeza contrataram o contador Antônio para abrir uma empresa de cosméticos. Após conversarem, decidiram que a empresa seria uma sociedade em que cada sócio tem sua participação definida em quotas, onde o sócio tem responsabilidade limitada ao valor das suas quotas, respondendo individualmente pela integralização de sua participação no capital social.

Analisando as proposições, pode-se afirmar:


a) Somente as proposições I e IV estão corretas.
b) Somente as proposições II e IV estão corretas.
c) Somente as proposições I e III estão corretas.
d) Somente as proposições II e III estão corretas.

Assinale a alternativa incorreta.


a) O uso da firma ou denominação social é privativo dos sócios da sociedade limitada.
b) Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
c) A sociedade limitada é administrada por uma ou mais pessoas designadas no contrato social ou em ato separado.
d) A sociedade limitada é regida pelas normas da sociedade anônima, se o contrato social assim denominar.

Nas sociedades limitadas, em caso de omissão do contrato social, a cessão de quotas sociais a outro sócio:


a) Não é permitida.
b) É permitida.
c) Somente é permitida se o contrato social contar com cláusula de aplicação subsidiária da lei das sociedades anônimas.
d) É vedada, se o contrato social contar com cláusula de aplicação subsidiária das normas da sociedade simples.
e) Depende de aprovação de sócios representativos da maioria do capital social.

e, mesmo em casos de abuso da personalidade jurídica.


b) patrimônio dos sócios e o patrimônio da pessoa jurídica, solidariamente, responderão pelas dívidas e obrigações nas sociedades limitadas com capital integralizado.
c) patrimônio dos sócios responderá pelas dívidas e obrigações da sociedade, apenas se houver confusão patrimonial com comprovada má-fé dos sócios.
d) patrimônio da sociedade responderá pelas dívidas e obrigações, assim como o patrimônio dos sócios, por força da teoria menor da desconsideração da personalidade jurídica.
e) patrimônio que responderá pela dívida será o da sociedade; o patrimônio dos sócios responderia pela dívida na hipótese de desconsideração da personalidade jurídica.

De acordo com o Código Civil de 2002, a omissão da palavra “limitada”


a) gera a nulidade do negócio jurídico celebrado, além de eventuais perdas e danos para a sociedade limitada RR Ltda.
b) gera a anulabilidade do contrato, no prazo de quatro anos subsequentes à celebração do negócio jurídico.
c) determina a responsabilidade solidária e ilimitada dos administradores que assim empregarem a firma ou a denominação da sociedade.
d) determina a responsabilidade solidária, porém limitada, dos administradores que assim empregarem a firma ou a denominação da sociedade.
e) é considerada mero erro material e não gera consequências jurídicas para o negócio jurídico celebrado.

No direito brasileiro, a sociedade limitada realiza distribuição de lucros aos sócios, de forma a abranger


a) igualitariamente todos os sócios, tanto os que integralizaram o capital social com dinheiro quanto os que o integralizaram com trabalho, conforme determinado por lei.
b) igualitariamente os sócios que integralizaram o capital social com dinheiro e, diferentemente, os que integralizaram com trabalho, conforme determinado por lei.
c) proporcionalmente os sócios que integralizaram o capital social com dinheiro e os que o integralizaram com trabalho, o que tem de constar do contrato social, por determinação legal.
d) igualitária ou diferentemente todos os sócios que integralizaram o capital social com dinheiro ou que o integralizaram com trabalho, conforme disposto no contrato social.

Dentre as características dessa sociedade, não se pode afirmar:


a) A responsabilidade de cada sócio é limitada ao valor de suas quotas.
b) Todos os sócios respondem solidariamente pela integralização do capital social.
c) O contrato social poderá prever a regência supletiva da sociedade limitada pelas normas da sociedade anônima.
d) A sociedade limitada pode adotar como nome empresarial apenas denominação, integrada pela palavra “limitada” ou sua abreviação no final do nome.

Em relação à administração da sociedade limitada, é correto afirmar que


a) a designação de administradores não sócios dependerá de aprovação da maioria dos sócios, enquanto o capital não estiver integralizado, e de dois quintos, no mínimo, após a integralização.
b) o exercício do cargo de administrador cessa pela destituição, em qualquer tempo, do titular, ou pelo término do prazo se, fixado no contrato ou em ato separado, não houver recondução.
c) a renúncia de administrador torna-se eficaz, em relação à sociedade, após a averbação e publicação; e, em relação a terceiros, desde o momento em que estes tomam conhecimento da comunicação escrita do renunciante.
d) o administrador designado em ato separado investir-se-á no cargo mediante o registro do termo de posse no livro de atas da administração, sendo que, se o termo não for registrado nos quinze dias seguintes à designação, este se tornará sem efeito.
e) a cessação do exercício do cargo de administrador deve ser matriculada e inscrita no registro competente, mediante requerimento apresentado nos trinta dias seguintes ao da ocorrência.

Prévia do material em texto

201) 
202) 
Direito Empresarial para Bacharel (CFC) 2023
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2oLzi
Ordenação: Por Matéria e Assunto (data)
www.tecconcursos.com.br/questoes/636545
IESES - Adv (GASBRASILIANO)/GASBRASILIANO/2017
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade em Comandita Simples (arts. 1.045 a
1.051 do CC)
Nas sociedades de nome coletivo respondem todos os sócios, solidária e ilimitadamente, pelas
obrigações sociais. Podemos afirmar que nas sociedades em comandita simples, segundo o capítulo III
do Código Civil de 2002:
a) No caso de morte de sócio comanditário, a sociedade, salvo disposição do contrato, não poderá
continuar com os seus sucessores, será designado novo comanditário para que o substitua.
b) Sem prejuízo da faculdade de participar das deliberações da sociedade e de lhe fiscalizar as
operações, pode o comanditário praticar qualquer ato de gestão e ter o nome na firma social.
c) Na sociedade em comandita simples tomam parte sócios de duas categorias: os comanditados,
pessoas físicas, responsáveis solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais; e os comanditários,
obrigados somente pelo valor de sua quota.
d) O sócio comanditário é obrigado à reposição de lucros recebidos de boa-fé e de acordo com o
balanço.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2021308
Instituto AOCP - Aud Est (CGE MS)/CGE MS/Corregedoria e Correição/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
No que tange à sociedade limitada, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem
solidariamente pela integralização do capital social.
b) A sociedade limitada pode ser constituída por uma ou mais pessoas.
c) Pela exata estimação de bens conferidos ao capital social respondem solidariamente todos os
sócios, até o prazo de cinco anos da data do registro da sociedade.
d) É admitida contribuição que consista em prestação de serviços.
e) As deliberações infringentes do contrato ou da lei tornam ilimitada a responsabilidade dos que
expressamente as aprovaram.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2041058
CESGRANRIO - PNS (ELETRONUCLEAR)/ELETRONUCLEAR/Advogado/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2oLzi
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636545
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2021308
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2041058
203) 
204) 
205) 
Uma Sociedade Limitada é formada pelos sócios P, Q, R e S. O capital social da sociedade está
distribuído da seguinte forma: 80% pertencem a S; 10% são de P; 5% são destinados a Q, e 5%, a R.
Cientes de atos de inegável gravidade realizados por S, que colocam em risco a continuidade da
empresa, P, Q e R entendem que a exclusão de S é imprescindível para impedir a falência da companhia.
 
No caso apresentado, é possível excluir S da sociedade?
a) Sim, desde que pela via judicial mediante a iniciativa conjunta de todos os sócios.
b) Sim, desde que qualquer dos sócios promova a Ação de Dissolução Parcial da Sociedade por
Exclusão do Sócio.
c) Sim, pela via judicial mediante a iniciativa da maioria dos demais sócios, considerando-se apenas
as quotas dos sócios minoritários.
d) Não, pois para a exclusão de S é necessária previsão contratual garantindo o direito à retirada do
sócio por justa causa.
e) Não, pois para a exclusão do sócio é exigida maioria dos sócios que seja representativa de mais
da metade do capital social.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2128094
FEPESE - Adv (CASAN)/CASAN/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Na formação de uma sociedade limitada para exercer atividade de comércio, o capital social:
a) Divide-se em ações, com ou sem valor nominal.
b) Divide-se em quotas, iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada sócio.
c) Se for dividido em quotas, poderá ser integralizado pela contribuição que consista em prestação
de serviços.
d) Poderá ser dividido em quotas ou ações, conforme dispuser o contrato social.
e) Se for dividido em ações, poderá ser constituído por ações ordinárias e preferências.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2178642
CONSULPLAN - Ana Jur (MPE PA)/MPE PA/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Na hipótese de fraude contra credores, em que o administrador de pessoa jurídica, não
tendo como pagar compromissos assumidos em prol da empresa, passa a transferir o
patrimônio da sociedade para o seu nome, de modo a não haver bens a serem executados,
cabe o instituto da desconsideração da personalidade jurídica. Em caso de abuso da
personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial,
pode o juiz, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no
processo, desconsiderá-la para que os efeitos de certas e determinadas relações de
obrigações sejam estendidos aos bens particulares de administradores ou de sócios da
pessoa jurídica beneficiados direta ou indiretamente pelo abuso. A desconsideração da
personalidade jurídica pode incidir sobre:
a) Empresário individual.
b) Sociedade em comum.
c) Sociedade Limitada Unipessoal.
d) Sociedade em conta de participação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2385391
FUNDATEC - Adv (Pref Viamão)/Pref Viamão/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2128094
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2178642
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2385391
206) 
207) 
208) 
209) 
Nas sociedades limitadas, a unipessoalidade:
a) Somente é admitida em caso de sucessão causa mortis.
b) Não é admitida de forma inicial, mas autorizada de forma superveniente.
c) É autorizada, desde que todo o capital social esteja integralizado.
d) É admitida tanto de forma inicial como superveniente.
e) Somente pode ocorrer quando o capital social for de valor superior a 100 salários mínimos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1658102
CONSULPLAN - Bach (CFC)/CFC/1º Exame de Suficiência/2021
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Dois amigos que se formaram juntos na universidade decidiram criar uma sociedade limitada, cujo
objeto é vender roupas para a prática de esportes de aventura. Considerando o disposto na Lei nº
10.406/2002 – Código Civil, o termo “limitada” se refere aos tipos de sociedade nas quais:
a) O montante de crédito que poderá obter das instituições financeiras é de, no máximo, R$
4.800.000,00.
b) A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem
solidariamente pelo capital social.
c) O número de empregados que poderão ser contratados não poderá ser superior a 500, o que
implica em alteração de sua natureza jurídica.
d) Há proibição de que a empresa tenha um administrador que não pertence ao quadro de sócios,
independentemente da aceitação dos sócios.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1694629
SELECON - APN (EMGEPRON)/EMGEPRON/Advogado/Administrativo e
Marítimo/2021
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Míriam, Sônia e Renata estabelecem sociedade limitada. Após um período de atividade, Renata
pretende ceder suas cotas sociais. Nos termos do Código Civil, o sócio pode ceder sua cota, total ou
parcialmente, a quem seja sócio, independentemente de audiência dos outros, ou a estranho, se não
houver oposição de titulares de mais de:
a) 1/2 do capital social
b) 1/3 do capital social
c) 1/4 do capital social
d) 1/5 do capital social
www.tecconcursos.com.br/questoes/1910935
Instituto Consulplan - NeR (TJ MS)/TJ MS/Provimento/2021
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
O Código Civil em vigor dispõe que, na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é
restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralizaçãodo capital
social. Assim, a sociedade, por ser pessoa jurídica a quem o ordenamento jurídico confere existência
individual, possui em consequência, responsabilidade patrimonial própria. Aqui tem-se o chamado
princípio da autonomia patrimonial das pessoas jurídicas. No que tange à responsabilidade dos sócios na
sociedade limitada, assinale a afirmativa correta.
a) O sócio, admitido em sociedade já constituída, se exime das dívidas sociais anteriores à admissão.
b) A responsabilidade do sócio na sociedade limitada é sempre subsidiária não podendo, em hipótese
alguma, o sócio responder com seus bens pessoais por dívidas empresariais.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1658102
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1694629
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1910935
210) 
211) 
212) 
c) Os herdeiros do cônjuge de sócio, ou o cônjuge do que se separou judicialmente, podem exigir
desde logo a parte que lhes couber na quota social, liquidando-se a sociedade antecipadamente.
d) O credor particular de sócio pode, na insuficiência de outros bens do devedor, fazer recair a
execução sobre o que a este couber nos lucros da sociedade, ou na parte que lhe tocar em
liquidação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1939349
CETAP - ARM (JUCEPA)/JUCEPA/Nível I Classe A/2021
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
A questão a seguir deverá ser respondida com base nas Noções de Direito Empresarial previstas na
Lei n.º 10.406/2002 e alterações (Código Civil Brasileiro).
 
O contrato social poderá prever a regência supletiva da sociedade limitada pelas normas da sociedade:
a) anônima.
b) simples.
c) em comandita simples.
d) em nome coletivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1991081
CETAP - TAF (JUCEPA)/JUCEPA/Nível I Classe A/Administração/2021
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
A questão a seguir deverá ser respondidas com base nas Noções de Direito Empresarial previstas
na Lei n. 10.406/2002 e alterações (Código Civil Brasileiro).
 
Sobre a assembleia dos sócios prevista no art. 1.078, leia as alternativas seguintes e marque a única
errada:
a) A assembleia dos sócios deve realizar-se ao menos uma vez por ano, nos quatro meses seguintes
ao término do exercício social.
b) Um dos objetivos da assembleia dos sócios é tomar as contas dos administradores e deliberar
sobre o balanço patrimonial e o de resultado econômico.
c) Até dez dias antes da data marcada para a assembleia, o balanço patrimonial e o resultado
econômico devem ser postos, por escrito, independentemente de recebimento, à disposição dos
sócios que exerçam a administração.
d) A aprovação, sem reserva, do balanço patrimonial e do de resultado econômico, salvo erro, dolo
ou simulação, exonera de responsabilidade os membros da administração e, se houver, os do
conselho fiscal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1499357
CONSULPLAN - Bach (CFC)/CFC/2º Exame de Suficiência/2020
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Uma empresa apresentava um quadro societário com as seguintes participações; observe.
 
Sócio % Qde.cotas
Valor
cota
Capital
Social
João
Alvarez 45% 45 R$1.000,00R$45.000,00
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1939349
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1991081
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1499357
213) 
João
Alvarez
Júnior
10% 10 R$1.000,00R$10.000,00
José
Albino 45% 45 R$1.000,00R$45.000,00
Total 100% 100 R$100.000,00
 
Em 20/09/2019 o sócio João Alvarez faleceu; o sócio José Albano ajuizou uma ação de apuração de
haveres na qual pediu a avaliação dos bens da sociedade, com base em valores de mercado. Após a
elaboração do Balanço de Determinação foram apresentados os seguintes haveres:
 
Valor do ativo
ajustado R$ 250.000,00
(-) Obrigações
ajustadas (R$ 110.000,00)
(=) Situação Líquida R$ 140.000,00
Sócio % Qde.cotas
Valor
cota
Capital
Social
João
Alvarez 45% 45
R$
1.400,00
R$
63.000,00
João
Alvarez
Júnior
10% 10 R$1.000,00
R$
14.000,00
José
Albano 45% 45
R$
1.400,00
R$
63.000,00
Total 100% 100 R$140.000,00
 
Considerando que João Alvarez era viúvo e João Alvarez Júnior era seu único filho, é correto afirmar
que:
a) José Albano terá a maioria da participação na empresa e detenção de R$ 77.000,00 do Capital
Social.
b) João Alvarez Júnior continuará com a participação de 10% na empresa, mas terá direito a R$
63.000,00 de haveres do sócio falecido.
c) José Albano terá 55 cotas da empresa que totalizará R$ 63.000,00 do Capital Social e não
receberá o restante de haveres do sócio falecido.
d) João Alvarez Júnior terá direito a R$ 63.000,00 de haveres do sócio falecido e passará a ter 55
cotas da empresa que totalizará R$ 77.000,00 do Capital Social.
www.tecconcursos.com.br/questoes/805366
INAZ do Pará - Ass Jur (CORE SP)/CORE SP/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas. No
entanto, o Código Civil de 2002, fala que todos os sócios responderão pela integralização do capital social
de forma:
a) Subsidiária.
b) Alternativa.
c) Parcial.
d) Integral.
e) Solidária
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/805366
214) 
215) 
216) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/914978
VUNESP - Enc (Pref Arujá)/Pref Arujá/Fiscalização/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Assinale a alternativa correta no que se refere às sociedades por quotas de responsabilidade
limitada.
a) O capital social sempre será dividido em quotas iguais, cabendo uma ou mais a cada sócio, sendo
vedada contribuição que consista em prestação de serviços.
b) O administrador designado em ato separado investir-se-á no cargo mediante termo de posse no
livro de atas da administração, termo este que deve ser assinado em até 30 (trinta) dias a contar da
designação, sob pena de esta tornar-se sem efeito.
c) Caso o contrato social seja omisso quanto ao uso da firma, seu uso caberá aos sócios gerentes.
d) Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas,
respondendo individualmente pela integralização de sua participação no capital social.
e) A sociedade pode reduzir o capital, mediante a correspondente modificação do contrato se houver
perdas irreparáveis antes de sua integralização.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1014492
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
A respeito das sociedades por cotas de responsabilidade limitada, analise as proposições a seguir.
 
I. A exclusão de sócio remisso depende de previsão em cláusula resolutória do contrato social.
 
II. Falecendo um dos sócios, o ingresso dos herdeiros na sociedade é obrigatório, desde que haja
cláusula contratual expressa.
 
III. Admite-se a redução do capital social, bastando que haja deliberação de todos os sócios e a
devida modificação do contrato e correspondente averbação.
 
IV. O sócio-administrador pode delegar o uso da firma a terceiro mesmo que a isso se oponha o
contrato social; neste caso, responderá pessoalmente pelas obrigações contraídas pelo seu
delegatário.
 
Assinale a alternativa correta.
a) As proposições I e III são falsas.
b) As proposições I e IV são falsas.
c) As proposições II e III são verdadeiras.
d) As proposições III e IV são verdadeiras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1047775
PRÓ-MUNICÍPIO - Cont (Pref Massapê)/Pref Massapê/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Os empreendedores Zezo e Zeza contrataram o contador Antônio para abrir uma empresa de
cosméticos. Após conversarem, decidiram que a empresa seria uma sociedade em que cada sócio tem
sua participação definida em quotas, onde o sócio tem responsabilidade limitada ao valor das suas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/914978
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1014492https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1047775
217) 
218) 
quotas, porém ambos sendo solidários pela integralização do capital social. A administração será exercida
por Zeza e todos os aspectos da sociedade serão registrados no Contrato Social. Neste contexto, a
empresa será uma:
a) Sociedade Anônima;
b) Sociedade Limitada;
c) Sociedade em Conta de Participação;
d) Sociedade Cooperativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1222476
IESES - Adv (SCGÁS)/SCGÁS/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
É certo afirmar:
 
I. Embora com o nome sincopado de sociedade limitada esse tipo societário tem responsabilidade
plena pelo cumprimento das obrigações sociais que assumir ou que lhes forem atribuídas; a
expressão “limitada”, com que é identificado, diz respeito à responsabilidade de seus sócios.
 
II. Diante das peculiares características da sociedade limitada o seu capital social não apresenta
função relevante, obedecendo mais por um comando legal do que por uma finalidade materialmente
perceptível.
 
III. O registro é um pressuposto para o desempenho da atividade empresária, individualmente ou
por meio de uma sociedade empresária; nessa última hipótese, o registro dos atos constitutivos é
elemento essencial para a criação da pessoa jurídica, mas, prevendo a lei que começa a existência
legal das pessoas jurídicas de direito privado com a assinatura dos seus sócios no seu contrato ou
estatuto social.
 
IV. A sociedade limitada possui regime próprio estabelecido pelo Código Civil, que é complementado
pelas disposições da sociedade simples, mas, dada a sua natureza híbrida, é admitida sua regência
supletiva pelas normas da sociedade anônima, se o contrato social assim denominar.
 
Analisando as proposições, pode-se afirmar:
a) Somente as proposições I e IV estão corretas.
b) Somente as proposições II e IV estão corretas.
c) Somente as proposições I e III estão corretas.
d) Somente as proposições II e III estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1518887
MÉTODO - Adv (Nortelândia)/Pref Nortelândia/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Assinale a alternativa incorreta.
a) O uso da firma ou denominação social é privativo dos sócios da sociedade limitada.
b) Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas
todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1222476
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1518887
219) 
220) 
221) 
c) O contrato social poderá prever a regência supletiva da sociedade limitada pelas normas da
sociedade anônima.
d) A sociedade limitada é administrada por uma ou mais pessoas designadas no contrato social ou
em ato separado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2048774
FUNDATEC - Adv (Congonhinhas)/Pref Congonhinhas/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Nas sociedades limitadas, em caso de omissão do contrato social, a cessão de quotas sociais a
outro sócio:
a) Não é permitida.
b) É permitida.
c) Somente é permitida se o contrato social contar com cláusula de aplicação subsidiária da lei das
sociedades anônimas.
d) É vedada, se o contrato social contar com cláusula de aplicação subsidiária das normas da
sociedade simples.
e) Depende de aprovação de sócios representativos da maioria do capital social.
www.tecconcursos.com.br/questoes/619387
CESGRANRIO - PPNS (PETROBRAS)/PETROBRAS/Direito/2018
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Um empresário emprestou elevada quantia em dinheiro a uma sociedade limitada do ramo de
supermercados, regularmente constituída e com capital integralizado.
Caso não haja o pagamento da dívida, de acordo com o Código Civil de 2002, a(o)
a) integralização do capital impede que o patrimônio dos sócios responda pelas dívidas e obrigações
contraídas pela sociedade, mesmo em casos de abuso da personalidade jurídica.
b) patrimônio dos sócios e o patrimônio da pessoa jurídica, solidariamente, responderão pelas
dívidas e obrigações nas sociedades limitadas com capital integralizado.
c) patrimônio dos sócios responderá pelas dívidas e obrigações da sociedade, apenas se houver
confusão patrimonial com comprovada má-fé dos sócios.
d) patrimônio da sociedade responderá pelas dívidas e obrigações, assim como o patrimônio dos
sócios, por força da teoria menor da desconsideração da personalidade jurídica.
e) patrimônio que responderá pela dívida será o da sociedade; o patrimônio dos sócios responderia
pela dívida na hipótese de desconsideração da personalidade jurídica.
www.tecconcursos.com.br/questoes/637887
CESGRANRIO - Adv (TRANSPETRO)/TRANSPETRO/2018
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Os administradores das sociedades limitadas QQ Ltda. e RR Ltda. celebraram contrato em janeiro
de 2017. No respectivo instrumento, o administrador da QQ omitiu a palavra “limitada” e a sua
abreviatura.
De acordo com o Código Civil de 2002, a omissão da palavra “limitada”
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2048774
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/619387
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/637887
222) 
223) 
a) gera a nulidade do negócio jurídico celebrado, além de eventuais perdas e danos para a sociedade
limitada RR Ltda.
b) gera a anulabilidade do contrato, no prazo de quatro anos subsequentes à celebração do negócio
jurídico.
c) determina a responsabilidade solidária e ilimitada dos administradores que assim empregarem a
firma ou a denominação da sociedade.
d) determina a responsabilidade solidária, porém limitada, dos administradores que assim
empregarem a firma ou a denominação da sociedade.
e) é considerada mero erro material e não gera consequências jurídicas para o negócio jurídico
celebrado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/695909
CONSULPLAN - JE TJMG/TJ MG/2018
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Quanto às sociedades empresárias, considere as afirmativas a seguir.
I. A dissolução de sociedade empresária abrange o ato ou fato desencadeante; a liquidação com
solução das pendências da sociedade e a partilha do acervo entre os sócios.
II. A dissolução da sociedade limitada, por vontade dos sócios, exige aprovação de metade do
capital social; nas sociedades por ações, exige-se, pelo menos, 3/4 (três quartos) das ações com
direito a voto.
III. A expulsão do sócio nas sociedades limitadas conduz, de modo obrigatório, à dissolução total
da sociedade.
IV. Nas sociedades limitadas, quando houver modificação do contrato, fusão ou incorporação da
sociedade, terá o sócio que dissentir da deliberação, o direito de retirar-se da sociedade nos 30
(trinta) dias subsequentes à reunião dos sócios.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e IV.
b) III e IV.
c) I, II e III.
d) II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/702308
Instituto Verbena - Pro Jur Leg (CM GYN)/CM GYN/2018
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
No direito brasileiro, a sociedade limitada realiza distribuição de lucros aos sócios, de forma a
abranger
a) igualitariamente todos os sócios, tanto os que integralizaram o capital social com dinheiro quanto
os que o integralizaram com trabalho, conforme determinado por lei.
b) igualitariamente os sócios que integralizaram o capital social com dinheiro e, diferentemente, os
que integralizaram com trabalho, conforme determinado por lei.
c) proporcionalmente os sócios que integralizaram o capital social com dinheiro e os que o
integralizaram com trabalho, o que tem de constar do contrato social, por determinação legal.
d) igualitária ou diferentemente todos os sócios que integralizaram o capital social com dinheiro ou
que o integralizaram com trabalho, conforme disposto no contrato social.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/695909
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/702308224) 
225) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/706404
INAZ do Pará - Ass Jur (CORE MS)/CORE MS/2018
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
A sociedade limitada é a sociedade mais utilizada por empresários no Brasil devido às vantagens e
facilidades que esta espécie de sociedade oferece, principalmente no que diz respeito à responsabilidade
que esta sociedade proporciona aos seus sócios.
 
Dentre as características dessa sociedade, não se pode afirmar:
a) A responsabilidade de cada sócio é limitada ao valor de suas quotas.
b) Todos os sócios respondem solidariamente pela integralização do capital social.
c) O contrato social poderá prever a regência supletiva da sociedade limitada pelas normas da
sociedade anônima.
d) A sociedade limitada pode adotar como nome empresarial apenas denominação, integrada pela
palavra “limitada” ou sua abreviação no final do nome.
www.tecconcursos.com.br/questoes/707488
INAZ do Pará - Adv (CRF SC)/CRF SC/2018
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Situação hipotética: Pedro, Bruno, Claudia e Muriel constituíram uma sociedade em 30/01/18,
escolhendo como tipo societário a Limitada (LTDA) e subscreveram o valor de R$ 400.000,00
(quatrocentos mil reais), tendo os sócios quotas iguais de 25% cada. Pedro integralizou o valor de R$
100.000,00 (cem mil reais), Bruno integralizou por meio de um bem no valor de R$ 80.000,00 (oitenta
mil reais), Claudia integralizou o valor de R$ 70.000,00 (setenta mil reais) e Muriel o valor de R$
30.000,00 (trinta mil reais). No dia 27/05/18 Muriel percebeu que o Contrato Social não tinha sido
registrado na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina levando-o a registro no mesmo dia.
 
Considerando o caso apresentado, sobre a responsabilidade dos sócios, pode-se afirmar que:
a) Os sócios respondem solidariamente pela exata estimação do bem conferido ao capital social por
Bruno, desde a integralização da quota do sócio na constituição de fato da sociedade, até 2 (dois)
anos da data do registro da sociedade; e, limitada e solidariamente, pelas obrigações contraídas
durante o período sem registro, pois o registro não é constitutivo e considera-se mera formalidade,
não influenciando na responsabilidade dos sócios. Entretanto, os sócios poderão responder por
perdas e danos em razão da mora no registro ser superior a 30 (trinta) dias.
b) Os sócios respondem solidária e limitadamente pelo valor subscrito e não integralizado ao capital
social, sendo de responsabilidade de Bruno a exata estimação do bem conferido ao capital social até
o prazo de 2 (dois) anos da data do registro da sociedade. Porém, respondem ilimitada e
solidariamente pelas obrigações contraídas em nome da sociedade durante o período sem registro
por terem ultrapassado o prazo de 30 (trinta) dias do registro do Contrato Social na Junta Comercial,
podendo responder por perdas e danos.
c) Os sócios respondem solidariamente pelo valor subscrito e não integralizado, sendo de
responsabilidade de Bruno a exata estimação do bem conferido ao capital social até o prazo de 2
(dois) anos da data do registro da sociedade. Porém, respondem ilimitada e subsidiariamente pelas
obrigações contraídas em nome da sociedade durante o período sem registro por terem ultrapassado
o prazo de 30 (trinta) dias do registro do Contrato Social na Junta Comercial, podendo responder por
perdas e danos.
d) Os sócios respondem solidariamente pelo valor subscrito e não integralizado e também pela exata
estimação do bem conferido ao capital social por Bruno até o prazo de 5 (cinco) anos da data do
registro da sociedade. Porém, respondem ilimitada e solidariamente pelas obrigações contraídas em
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/706404
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/707488
226) 
227) 
228) 
nome da sociedade durante o período sem registro por terem ultrapassado o prazo de 30 (trinta) dias
do registro do Contrato Social na Junta Comercial, podendo responder por perdas e danos.
e) Os sócios respondem solidariamente pelo valor subscrito e não integralizado e também pela exata
estimação do bem conferido ao capital social por Bruno desde a integralização da quota do sócio na
constituição de fato do tipo societário até o prazo de 3 (três) anos da data do registro da sociedade.
Porém, respondem ilimitada e solidariamente pelas obrigações contraídas em nome da sociedade
durante o período sem registro por terem ultrapassado o prazo de 30 (trinta) dias do registro do
Contrato Social na Junta Comercial, podendo responder por perdas e danos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/714394
VUNESP - Ag Tes (Pref SBC)/Pref SBC/2018
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Em relação à administração da sociedade limitada, é correto afirmar que
a) a designação de administradores não sócios dependerá de aprovação da maioria dos sócios,
enquanto o capital não estiver integralizado, e de dois quintos, no mínimo, após a integralização.
b) o exercício do cargo de administrador cessa pela destituição, em qualquer tempo, do titular, ou
pelo término do prazo se, fixado no contrato ou em ato separado, não houver recondução.
c) a renúncia de administrador torna-se eficaz, em relação à sociedade, após a averbação e
publicação; e, em relação a terceiros, desde o momento em que estes tomam conhecimento da
comunicação escrita do renunciante.
d) o administrador designado em ato separado investir-se-á no cargo mediante o registro do termo
de posse no livro de atas da administração, sendo que, se o termo não for registrado nos quinze dias
seguintes à designação, este se tornará sem efeito.
e) a cessação do exercício do cargo de administrador deve ser matriculada e inscrita no registro
competente, mediante requerimento apresentado nos trinta dias seguintes ao da ocorrência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/732870
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2018
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
A sociedade limitada não é obrigada a adotar denominação integrada com a palavra final “limitada”
ou “LTDA”, contudo a ausência desta denominação final acarretará
a) a responsabilidade solidária e ilimitada dos administradores que assim empregarem a firma ou a
denominação da sociedade.
b) a responsabilidade solidária e ilimitada do administrador principal que assim empregar a firma ou
a denominação da sociedade.
c) a responsabilidade solidária e limitada dos administradores que assim empregarem a firma ou a
denominação da sociedade.
d) a responsabilidade subjetiva e ilimitada dos administradores que assim empregarem a firma ou a
denominação da sociedade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/836060
CESGRANRIO - Prof Jr (LIQUIGÁS)/LIQUIGÁS/Direito/2018
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Nos termos do Código Civil, na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao
valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/714394
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/732870
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/836060
229) 
230) 
231) 
a) contrato acionário
b) cotista individual
c) titular eventual
d) capital social
e) membro remisso
www.tecconcursos.com.br/questoes/898988
FUNDATEC - TSA (SULGÁS)/SULGÁS/2018
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Na sociedade limitada, a cessão de quotas sociais:
a) É proibida.
b) Só será permitida se cedida a quem não for sócio.
c) Poderá ser autorizada no contrato social.
d) Exige a prévia oferta aos demais sócios.
e) Se não estiver prevista no contrato social, somente poderá ser realizada entre sócios.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1268400
CAE CFC - Per Cont (CFC)/CFC/2018
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Em ação judicial de apuração de haveres, o perito contábilse deparou com a existência de diversas
atas de reuniões entre os sócios da empresa A. Sobre este ponto, disposto no Art. 1.071 do Código Civil
– Lei nº 10.406/2002, no tocante às matérias que podem ser deliberadas pelos sócios, julgue os itens
abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. O modo de sua remuneração, quando não estabelecido no contrato.
II. A aprovação das contas da administração.
III. A destituição dos administradores.
IV. A incorporação, a fusão e a dissolução da sociedade, ou a cessação do estado de liquidação.
Estão CORRETOS os itens
a) I e IV, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I, II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1268529
CAE CFC - Per Cont (CFC)/CFC/2018
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Conforme o Art. 1069 do Código Civil – Lei n.º 10.406/2002, além de outras atribuições
determinadas na lei ou no contrato social, aos membros do Conselho Fiscal, incumbem, individual ou
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/898988
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1268400
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1268529
232) 
233) 
conjuntamente, alguns deveres. Dentre estas obrigações, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale
a opção CORRETA.
I. Examinar, pelo menos semestralmente, os livros e papéis da sociedade e o estado da caixa e da
carteira, devendo os administradores ou liquidantes prestar-lhes as informações solicitadas.
II. Lavrar no livro de atas e pareceres de conselho fiscal o resultado dos exames realizados sobre
livros e papéis da sociedade e o estado da caixa e da carteira.
III. Exarar no mesmo livro e apresentar à assembleia anual dos sócios parecer sobre os negócios e
as operações sociais do exercício em que servirem, tomando por base o balanço patrimonial e o de
resultado econômico.
IV. Convocar a assembleia dos sócios se a diretoria retardar por mais de quarenta e cinco dias a sua
convocação anual, ou sempre que ocorram motivos graves e urgentes.
Está(ão) CORRETO(S) apenas o(s) item(ns)
a) II e III.
b) IV.
c) I e IV.
d) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1564731
FEPESE - Adv (CAJ)/CAJ/2018
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
É correto afirmar acerca da sociedade por quota de responsabilidade limitada.
a) A sociedade por quota de responsabilidade limitada deverá operar, obrigatoriamente, sob firma.
b) A denominação da sociedade por quota de responsabilidade limitada deve designar o objeto da
sociedade, sendo permitido nela figurar o nome de um ou mais sócios.
c) A ausência da palavra “limitada” no nome empresarial da sociedade por quota de responsabilidade
limitada não altera a responsabilidade pessoal dos sócios e administradores.
d) O nome empresarial da sociedade por quota de responsabilidade limitada deve ser composto com
o nome de um ou mais sócios, desde que pessoas físicas, de modo indicativo da sua relação social.
e) O nome empresarial da sociedade por quota de responsabilidade limitada pode ser a alcunha do
fundador, acionista, ou pessoa que haja concorrido para o bom êxito da formação da empresa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/449892
FGV - Proc (ALERJ)/ALERJ/2017
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Gilberto é eleito para ocupar cargo de administrador da Gilbs Livros Juntos Ltda. Todavia, após um
ano, Gilberto descobre severa doença, que o leva a renunciar ao cargo.
Sobre a renúncia de Gilberto, é correto afirmar que, em relação à sociedade, ela torna-se eficaz quando:
a) há o registro da renúncia no livro de administração;
b) a renúncia é publicada duas vezes em jornais de grande circulação distintos;
c) novo administrador é designado para ocupar o cargo de Gilberto;
d) os sócios ratificam o ato de renúncia de Gilberto;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1564731
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/449892
234) 
235) 
236) 
e) a sociedade toma conhecimento da comunicação escrita do renunciante.
www.tecconcursos.com.br/questoes/466785
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2017
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Pedro, sócio minoritário em uma Sociedade Limitada, integralizou R$10.000,00, sua parte do
capital social, referente a 10% do capital social. Os demais sócios desta sociedade não integralizaram os
90% restantes do capital e a sociedade é devedora de quantia superior a R$ 100.000,00. Relativamente
à responsabilidade de Pedro por esta dívida, uma vez que a sociedade não possui qualquer patrimônio, é
correto afirmar que ele
a) não é responsável por nenhuma divida, por regra, visto que já integralizou sua cota parte, não
respondendo, salvo fraude, pelo descumprimento da obrigação de seus sócios.
b) é responsável solidário aos demais sócios, por regra, até o valor total da dívida, visto que a não
integralização gera, por mandamento legal expresso, a desconsideração automática da
responsabilidade jurídica.
c) é responsável subsidiariamente aos seus sócios, por regra, até o valor do capital social prometido,
podendo invocar o benefício de ordem, para que primeiro sejam cobrados os sócios, visto que ele já
havia integralizado o capital social.
d) é responsável solidário aos demais sócios, por regra, até o valor integral do capital social
prometido, podendo regressar por este valor contra os sócios, caso venha a pagar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/467215
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2017
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
A limitação da responsabilidade de um sócio, em uma sociedade limitada, por regra, é
a) capital social total prometido pela sociedade e ainda não integralizado de forma solidária entre os
sócios.
b) capital social individualmente prometido por casa sócio e ainda não integralizado de forma
subsidiária para os demais sócios.
c) o capital social prometido, independentemente de estar integralizado ou não, sendo obrigação dos
sócios integralizar novamente, caso a sociedade não tenha patrimônio em caso de falência.
d) o capital real que a sociedade tiver, não sendo relevante o capital integralizado ou não. Os sócios
jamais são obrigados a completar o capital social, salvo existência de crime falimentar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/467218
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2017
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Carlomíndio quer ser sócio de uma sociedade limitada, que é composta, atualmente, por outros 2
sócios, com 50% do capital social cada um, sendo estes Mervivaldo e Adinalberto. O primeiro,
Mervivaldo, deseja vender suas quotas para Carlomíndio e o segundo não quer Carlomíndio como seu
novo sócio. Considerando que não há qualquer cláusula no contrato social que fale da alienação de
quotas da sociedade, é correto afirmar que
a) Adinalberto não poderá impedir a venda, visto que no contrato social não há qualquer
determinação sobre o mérito.
b) como Adinalberto possui mais do que 1/4 do capital social, ele pode se opor a esta transferência e
a mesma não poderá, pelo texto de lei, ser realizada.
c) Adinalberto pode obrigar Carlomíndio a comprar, também suas quotas, nas mesmas condições que
vai fazê-lo de Mervivaldo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/466785
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/467215
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/467218
237) 
238) 
239) 
d) Adinalberto terá o direito legal expresso de preferência para a aquisição das quotas. Caso não o
exerça, não poderá obstar a venda.
www.tecconcursos.com.br/questoes/490386
FCC - Esp RT (ARTESP)/ARTESP/Direito/I/2017
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Considere que duas ou mais pessoas pretendam constituir sociedade para exploração de atividade
comercial de produção e venda de componentes eletrônicos. Suponha que possuam diferentes
montantes, em dinheiro e em bens, dispostos a aportarempara o exercício da atividade empresarial em
questão, desejando restringir sua responsabilidade pelas obrigações contraídas pela empresa a tais
aportes. Tendo em vista o regime jurídico imposto pela legislação vigente aos diferentes tipos de
empresas, é viável, para atingir os fins colimados pelos interessados, a constituição de sociedade
a) simples, único tipo que afasta a responsabilidade solidária dos sócios pelas obrigações contraídas
pela empresa e pela integralização do capital.
b) limitada, na qual a responsabilidade do sócio é restrita ao valor de suas quotas, embora todos
respondam solidariamente pela integralização do capital social.
c) cooperativa, que constitui tipo societário que determina a limitação de responsabilidade às quotas
emitidas, não respondendo os cooperados pela integralização destas.
d) em comandita simples, na qual os sócios, tanto comanditados como comanditários, respondem
pelas obrigações sociais no limite de suas quotas.
e) em nome coletivo, que limita a responsabilidade de cada sócio ao serviço aportado e
representativo de cada quota.
www.tecconcursos.com.br/questoes/636543
IESES - Adv (GASBRASILIANO)/GASBRASILIANO/2017
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Assinale a alternativa INCORRETA:
a) No caso de condomínio de quota, os direitos a ela inerentes somente podem ser exercidos pelo
condômino representante, ou pelo inventariante do espólio de sócio falecido.
b) Na sociedade limitada, havendo omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou
parcialmente, a quem seja sócio, somente com a anuência dos outros, ou a terceiros, se não houver
oposição de titulares de mais de um quinto do capital social.
c) Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas
todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
d) A quota é indivisível em relação à sociedade, salvo para efeito de transferência, caso em que se
observará o disposto no artigo seguinte.
www.tecconcursos.com.br/questoes/636544
IESES - Adv (GASBRASILIANO)/GASBRASILIANO/2017
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Assinale a alternativa correta:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/490386
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636543
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636544
240) 
241) 
242) 
a) Na sociedade limitada, os sócios não são obrigados à reposição dos lucros e das quantias
retiradas, a qualquer título, ainda que autorizados pelo contrato, quando tais lucros ou quantia se
distribuírem com prejuízo do capital.
b) Sem prejuízo do disposto no art. 1.052 do Código Civil de 2002, os condôminos de quota indivisa
não respondem solidariamente pelas prestações necessárias à sua integralização.
c) A quota é divisível em relação à sociedade, salvo para efeito de transferência.
d) Na sociedade limitada, não integralizada a quota de sócio remisso, os outros sócios podem, sem
prejuízo do disposto no art. 1.004 do Código Civil de 2002 e seu parágrafo único, tomá-la para si ou
transferi-la a terceiros, excluindo o primitivo titular e devolvendolhe o que houver pago, deduzidos os
juros da mora, as prestações estabelecidas no contrato mais as despesas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/371381
FCC - PS (ELETROSUL)/ELETROSUL/Direito/2016
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Em relação à sociedade limitada, é correto afirmar:
a) Seu contrato social só poderá prever sua regência supletiva pelas normas da sociedade em nome
coletivo.
b) O uso da firma ou denominação social é privativo dos administradores que tenham os necessários
poderes.
c) O valor da quota do sócio pode ser estabelecido em prestação de serviços de sua especialidade,
desde que condizente com a finalidade da sociedade.
d) Seus administradores necessariamente devem ser sócios, vedada a designação de quem não o
sejam.
e) Na omissão do contrato, o sócio não pode ceder sua quota, salvo se totalmente a outro sócio,
defesa a cessão a estranhos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/380423
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2016
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Com relação às sociedades personificadas, e considerando o Código Civil, assinale a afirmação
INCORRETA.
a) A sociedade simples que instituir sucursal, filial ou agência na circunscrição de outro Registro Civil
das Pessoas Jurídicas, neste deverá também inscrevê-la, com a prova da inscrição originária.
b) As obrigações dos sócios começam imediatamente com o contrato, se este não fixar outra data, e
terminam quando, liquidada a sociedade, se extinguirem as responsabilidades sociais.
c) O sócio, cuja contribuição consista em serviços, não pode, salvo convenção em contrário,
empregar-se em atividade estranha à sociedade, sob pena de ser privado de seus lucros e dela
excluído.
d) Em hipótese alguma a sociedade limitada empresária poderá reduzir o seu capital.
www.tecconcursos.com.br/questoes/380439
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2016
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Em relação à Sociedade Limitada, considerando os ditames do Código Civil Brasileiro, é correto
afirmar:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/371381
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/380423
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/380439
243) 
244) 
a) Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas
todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
b) Independem da deliberação dos sócios, a aprovação das contas da administração e a destituição
dos administradores.
c) A deliberação em assembleia será obrigatória se o número de sócios for superior a 20 (vinte).
d) A assembleia dos sócios instala-se com a presença, em primeira convocação, de titulares de no
mínimo metade do capital social, e, em seguida, com qualquer número.
www.tecconcursos.com.br/questoes/897503
FAU UNICENTRO - Adm (JUCEPAR)/JUCEPAR/2016
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Os Artigos 1.060 ao 1.065 do Código Civil tratam da designação de administradores das Sociedades
Limitadas, as quais o administrador designado deve ser investido do cargo por meio de termo de posse
no livro de atas da administração. Após este processo o administrador investido deve requerer a
averbação de sua nomeação no registro competente, mencionando seu nome, nacionalidade, entre
outros. Neste sentido, o prazo para assinatura em termo de posse e averbação são, respectivamente:
a) 10 dias a partir da investidura e 10 dias para averbação
b) 30 dias a partir da investidura e 10 dias para averbação.
c) 15 dias a partir da investidura e 15 dias para averbação.
d) 1 dia a partir da investidura e 5 dias para averbação.
e) 15 dias a partir da investidura e 5 dias para averbação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/283547
FCC - Proc (TCM-RJ)/TCM RJ/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
A sociedade limitada
 
I. tem seu capital dividido em quotas, necessariamen te iguais, cabendo uma ou diversas a cada
sócio.
II. admite regência supletiva pelas normas da sociedade anônima, desde que previsto em seu
contrato social.
III. pode ser administrada por pessoa que não ostente a qualidade de sócio.
IV. é dispensada da elaboração de balanço de resultado econômico desde que o seu capital social
seja inferior a dois milhões de reais.
V. deve contar, obrigatoriamente, com um conselho fiscal.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) II e III.
b) I e II.
c) I e V.
d) III e IV.
e) IV e V.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/897503
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/283547
245) 
246) 
247) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/299798
FUNDEP - Aud (TCE-MG)/TCE MG/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Entre ascaracterísticas das pessoas jurídicas, uma se destaca como a mais importante, porque
dela depende a maioria das outras.
Nesse contexto, assinale a alternativa que indica essa característica.
a) Personalidade própria.
b) Capacidade própria de endividamento.
c) Patrimônio próprio.
d) Nome próprio.
e) Capacidade processual ativa e passiva.
www.tecconcursos.com.br/questoes/300530
CESGRANRIO - PPNS (PETROBRAS)/PETROBRAS/Direito/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Às sociedades limitadas aplicam-se as seguintes regras contidas no Código Civil Brasileiro em vigor:
a) o sócio-cotista poderá contribuir para a formação do capital social sob a forma de prestação de
serviços.
b) os sócios na sociedade limitada têm responsabilidade subsidiária pela integralização do capital
social.
c) os sócios que adotarem deliberação contrária à lei ou ao contrato social responderão
ilimitadamente pelas obrigações sociais relacionadas à deliberação ilícita.
d) a sociedade limitada comporta hipótese de dissolução de pleno direito, salvo o consenso unânime
dos sócios, o qual resultará invariavelmente na dissolução judicial da respectiva sociedade.
e) na omissão do contrato, o sócio não poderá ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem seja
sócio, independentemente da audiência dos outros, ou a estranho, se não houver oposição de
titulares de mais de dois quartos do capital social.
www.tecconcursos.com.br/questoes/317088
IBFC - Ana RC (JUCEB)/JUCEB/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Considere as disposições do código civil brasileiro sobre o conselho fiscal na sociedade limitada e
assinale a alternativa correta.
a) Sem prejuízo dos poderes da assembleia dos sócios, pode o contrato instituir conselho fiscal
composto de dois ou mais membros e respectivos suplentes, sócios ou não.
b) Não podem fazer parte do conselho fiscal os membros dos demais órgãos da sociedade ou de
outra por ela controlada, os empregados de quaisquer delas ou dos respectivos administradores, o
cônjuge ou parente destes até o terceiro grau.
c) É assegurado aos sócios minoritários, que representarem pelo menos um décimo do capital social,
o direito de eleger, separadamente, dois dos membros do conselho fiscal e os respectivos suplentes.
d) É vedada qualquer forma de remuneração aos membros do conselho fiscal.
e) O conselho fiscal poderá outorgar a outro órgão da sociedade os poderes e atribuições a ele
conferidos pela lei.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/299798
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/300530
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/317088
248) 
249) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/317493
IBFC - Tec RC (JUCEB)/JUCEB/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Analise os itens abaixo e responda a seguir com base nas disposições do código civil brasileiro
sobre a sociedade limitada.
I. Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas
todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
II. A sociedade limitada é administrada por uma ou mais pessoas designadas no contrato social ou
em ato separado.
III. A designação de administradores não sócios dependerá de aprovação de 2/3 (dois terços) dos
sócios, no mínimo, enquanto o capital não estiver integralizado, e da unanimidade, após a
integralização.
IV. Sem prejuízo dos poderes da assembleia dos sócios, pode o contrato instituir conselho fiscal
composto de três ou mais membros e respectivos suplentes, sócios ou não.
V. Depende da deliberação dos sócios, além de outras matérias indicadas na lei ou no contrato, a
aprovação das contas da administração.
VI. Se houver perdas irreparáveis, a sociedade pode reduzir o capital, depois de integralizado,
mediante acorrespondente modificação do contrato.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas o item VI está incorreto.
b) Apenas o item III está incorreto.
c) Apenas o item IV está incorreto.
d) Apenas os itens II, IV e V estão corretos.
e) Apenas os itens I, II, IV e V estão corretos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/337683
FGV - Ana Des Ec (CODEMIG)/CODEMIG/Advogado Societário/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Materlândia Papéis e Celulose Ltda., sociedade empresária com sede em Capelinha, aprovou em
reunião de sócios as contas de seus dois administradores referentes ao exercício social de 2014. O
contrato social tem regência supletiva pela Lei nº 6.404/76.
A reunião anual foi convocada pela sócia majoritária Paula, não administradora, tendo sido instalada em
segunda convocação com a presença de sócios que representam 2/3 (dois terços) do capital social. As
contas foram aprovadas pelo voto de sócios titulares de 40% do capital social, tendo sido a ata da
reunião apresentada para arquivamento na Junta Comercial em 30 dias após a reunião pelo
administrador Oliveira.
Você identifica, de plano, irregularidades e orienta os sócios que realizem nova reunião, porque:
a) não foram respeitados pelos sócios tanto o quorum de instalação quanto o de aprovação, tendo
em vista a matéria que foi deliberada;
b) a sócia Paula não poderia ter convocado a reunião anual e não foi respeitado o quorum de
aprovação para a matéria que foi deliberada;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/317493
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/337683
250) 
251) 
c) não foi respeitado o quorum de instalação e cópia da ata não foi encaminhada tempestivamente
para arquivamento na Junta Comercial;
d) a sócia Paula não poderia ter convocado a reunião anual e cópia da ata não foi encaminhada
tempestivamente para arquivamento na Junta Comercial;
e) não foi respeitado o quorum de aprovação para a matéria que foi deliberada e cópia da ata não foi
encaminhada tempestivamente para arquivamento na Junta Comercial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/338330
FGV - Ana Des Ec (CODEMIG)/CODEMIG/Contador Corporativo/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Cristiana, Cássia e Heliodora decidiram constituir uma sociedade que será designada “Bueno,
Brandão & Companhia Ltda.”. Na elaboração do contrato social observa-se a seguinte cláusula:
“As sócias assumem responsabilidade solidária, ilimitada e subsidiária pelas obrigações da sociedade até
a extinção completa do passivo”.
Verificando-se o tipo societário adotado e as disposições do Código Civil sobre o contrato de constituição,
é correto afirmar que a cláusula do contrato social:
a) deve ser modificada, porque no tipo societário adotado a responsabilidade dos sócios é limitada
ao valor da quota de cada um, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital
social;
b) não deve ser modificada, porque no tipo societário a ser constituído é permitida apenas a
participação de pessoas naturais e mediante responsabilidade ilimitada, solidária e subsidiária;
c) não deve ser modificada, porque as obrigações dos sócios começam imediatamente com o
contrato, se este não fixar outra data, e terminam quando, liquidada a sociedade, se extinguirem as
responsabilidades sociais;
d) deve ser modificada, porque a responsabilidade dos sócios é limitada ao valor da quota de cada
um, exceto o sócio administrador, que responde ilimitada e solidariamente pelas obrigações sociais;
e) não deve ser modificada, porque é facultado aos sócios dispor no contrato deste tipo societário se
respondem, ou não, subsidiariamente pelas obrigações sociais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/351191
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
A respeito da sociedade limitada, marque a opção correta:
a) As quotas da sociedade limitada podem ser iguais ou desiguais, mas são indivisíveis em relação à
sociedade, salvo para efeito de transferência.
b) Na sociedade limitada, cujo contrato social é omisso em relação à disciplina daalienação das
quotas sociais, o sócio não pode ceder as suas quotas a estranhos ou a outros membros da
sociedade, sendo-lhe permitido retirar-se da sociedade apenas nas hipóteses em que a lei lhe confere
o chamado direito de regresso.
c) O uso da firma ou denominação social é privativa dos administradores que tenham os necessários
poderes, bem como dos sócios titulares da maioria das quotas que compõem o capital social.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/338330
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/351191
252) 
253) 
254) 
d) A estipulação contratual que exclua o sócio de participar dos lucros e das perdas é ineficaz em
relação aos demais sócios.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1236370
CAIPIMES - Cont (Pref St André)/Pref Santo André/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Com base nos tipos de Sociedades, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Na sociedade anônima ou companhia, o capital divide-se em ações, obrigando-se cada sócio ou
acionista somente pelo preço das ações que subscrever ou adquirir.
b) Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, sendo
que não respondem solidariamente pela integralização do Capital Social.
c) A sociedade em comandita por ações tem o capital dividido em ações, regendo-se pelas normas
relativas à sociedade anônima, e opera sob firma ou denominação, acompanhada da locução
comandita por ações.
d) Na sociedade em conta de participação, a atividade constitutiva do objeto social é exercida
unicamente pelo sócio ostensivo, em seu nome individual e sob sua própria e exclusiva
responsabilidade, participando os demais dos resultados correspondentes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1559543
EXATUS - Tec Ban (BANPARÁ)/BANPARÁ/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Segundo a Lei nº 10.406, de 10 de Janeiro de 2002, Art. 1.052. “Na sociedade limitada, a
responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente
pela integralização do capital social”. Assinale a alternativa correta sobre o funcionamento das Quotas:
a) É permitida contribuição de quotas que consista em prestação de serviços.
b) O capital social divide-se em quotas, iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada sócio.
c) A quota é divisível em relação à sociedade, salvo para efeito de transferência.
d) Pela exata estimação de bens conferidos ao capital social respondem solidariamente todos os
sócios, até o prazo de dez anos da data do registro da sociedade.
e) Pela exata estimação de bens conferidos ao capital social respondem solidariamente todos os
sócios, até o prazo de seis anos da data do registro da sociedade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1606855
CEPERJ - Ass (Pref Saquarema)/Pref Saquarema/Jurídico/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
De acordo com o Código Civil, na omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou
parcialmente, a quem seja sócio, independentemente de audiência dos outros, ou a estranho, se não
houver oposição de titulares de mais de:
a) 1⁄2 do capital social
b) 1⁄3 do capital social
c) 1⁄4 do capital social
d) 1⁄5 do capital social
e) 1⁄6 do capital social
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1236370
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1559543
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1606855
255) 
256) 
257) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/244979
CONSULPLAN - Adv (TERRACAP)/TERRACAP/2014
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Acerca da sociedade por quotas de responsabilidade limitada, analise.
I. Na sociedade por quotas de responsabilidade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita
ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
II. Na sociedade por quotas de responsabilidade limitada, é permitida contribuição que consista em
prestação de serviços.
III. O contrato social poderá prever a regência supletiva da sociedade limitada pelas normas da
sociedade anônima.
IV. Pela exata estimação de bens conferidos ao capital social respondem solidariamente todos os
sócios, até o prazo de 5 anos da data do registro da sociedade.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
a) IV, apenas.
b) I, II, III e IV.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, III e IV, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/276410
FBC - Bach (CFC)/CFC/1º Exame de Suficiência/2013
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
A sociedade limitada pode ser administrada por uma ou mais pessoas, designadas em contrato ou
em ato separado, podendo ser elas sócias ou não.
A permissão para administrar a sociedade, por administradores não-sócios, depende da aprovação:
a) de, no mínimo, 2/3 dos sócios, independentemente da integralização do capital social.
b) de, no mínimo, 2/3 dos sócios, quando o capital social não tiver sido integralizado.
c) unânime dos sócios, independentemente da integralização do capital social.
d) unânime dos sócios, quando o capital não tiver sido 100% integralizado, e de 2/3 deles, no
mínimo, após a integralização.
www.tecconcursos.com.br/questoes/276513
FBC - Tec Cont (CFC)/CFC/1º Exame de Suficiência/2013
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Considerando a Sociedade Limitada, um dos tipos societários previstos na Lei n.º 10.406, de 10 de
Janeiro de 2002, julgue as afirmativas e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. Cada sócio, na sociedade limitada, responde na medida da sua participação no capital social. No
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/244979
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/276410
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/276513
258) 
259) 
entanto, todos os sócios respondem solidariamente pela integralização do capital social que foi
subscrito.
II. O capital social da sociedade limitada, enquanto tal, poderá ser dividido em ações, quando,
então, poderão ser negociadas na bolsa de valores mobiliários.
III. A sociedade limitada poderá instituir conselho fiscal, cujo os membros serão eleitos por meio de
assembleia de quotistas.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns):
a) I apenas.
b) I e III, apenas.
c) I, II e III.
d) II e III, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/304846
CONSULPLAN - AJ TRE RS/TRE RS/Administrativa/2008
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Sobre a sociedade empresária marque a alternativa INCORRETA:
a) Em se tratando de sociedade em comandita simples, no caso de morte do sócio comanditário, a
sociedade, salvo disposição em contrato, continuará com os seus sucessores, que designarão quem
os represente.
b) Na sociedade por quotas de responsabilidade limitada, se o contrato permitir administradores não
sócios, a designação deles dependerá de aprovação da unanimidade dos sócios, enquanto o capital
não estiver integralizado e de três quintos, no mínimo, após a integralização.
c) Somente pessoas físicas podem tomar parte na sociedade em nome coletivo, respondendo todos
os sócios, solidária e ilimitadamente, pelas obrigações sociais. Sem prejuízo da responsabilidade
perante terceiros, podem os sócios, no ato constitutivo ou por unânime convenção posterior, limitar
entre si a responsabilidade de cada um.
d) Poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes
exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança.
e) O empresário casado pode, sem necessidade de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de
bens, alienar os imóveis que integrem o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real.
www.tecconcursos.com.br/questoes/305017
CONSULPLAN - AJ TRE RS/TRE RS/Judiciária/2008
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087 do CC)
Sobre a sociedade limitada, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A responsabilidade de cadasócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem
solidariamente pela integralização do capital social.
b) O contrato social poderá prever a regência supletiva da sociedade limitada pelas normas da
sociedade anônima.
c) O capital social divide-se em quotas, iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada sócio.
d) Na omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem seja sócio,
independentemente de audiência dos outros ou a estranho, se não houver oposição de titulares de
mais de um quarto do capital social.
e) A referida sociedade inadmite a figura do administrador não sócio.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/304846
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/305017
260) 
261) 
262) 
263) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2151837
CEBRASPE (CESPE) - Aud Est (SECONT ES)/SECONT ES/Ciências Jurídicas/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade em Comandita por Ações (arts. 1.090
a 1.092 do CC e 280 a 284 da Lei nº 6.404/1976)
No tocante às sociedades em comandita, julgue o item a seguir.
 
Nas sociedades em comanditas por ações, os sócios administradores respondem subsidiária e
ilimitadamente pelas obrigações da sociedade.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2151839
CEBRASPE (CESPE) - Aud Est (SECONT ES)/SECONT ES/Ciências Jurídicas/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade em Comandita por Ações (arts. 1.090
a 1.092 do CC e 280 a 284 da Lei nº 6.404/1976)
No tocante às sociedades em comandita, julgue o item a seguir.
 
A sociedade em comandita por ações, cujo capital é dividido em ações, rege-se pelas normas relativas à
sociedade anônima.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1209185
IBADE - APG (Vila Velha)/Pref Vila Velha/Contabilidade/2020
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade em Comandita por Ações (arts. 1.090
a 1.092 do CC e 280 a 284 da Lei nº 6.404/1976)
Os administradores devem possuir ações do capital social da empresa, ou seja, os diretores da
empresa obrigatoriamente serão os sócios dela. Cada sócio responde pelo valor de sua participação na
empresa em casos de prejuízos e falências, no entanto, no caso de algum dos sócios não possuir capital
suficiente para honrar sua parte, os demais sócios devem contribuir com capital e, no caso de não ser
suficiente, com seus bens pessoais. Escolha dentre as opção abaixo, a que melhor caracterize este
conceito.
a) Sociedade Simples
b) Sociedade em Nome Coletivo
c) Sociedade Limitada
d) Sociedade Comandita por Ações
e) Sociedade em Comandita Simples
www.tecconcursos.com.br/questoes/1416969
Instituto AOCP - Adv (CASAN)/CASAN/2016
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade em Comandita por Ações (arts. 1.090
a 1.092 do CC e 280 a 284 da Lei nº 6.404/1976)
Sobre as sociedades comerciais, assinale a alternativa correta.
a) Na sociedade em conta de participação, a atividade constitutiva do objeto social é exercida por
qualquer um dos sócios, conforme definido no contrato social, participando os demais dos resultados
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2151837
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2151839
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1209185
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1416969
264) 
265) 
266) 
correspondentes.
b) Pessoas físicas e jurídicas podem tomar parte na sociedade em nome coletivo, respondendo todos
os sócios, solidária e ilimitadamente, pelas obrigações sociais.
c) Na sociedade em comandita simples, tornam parte sócios de três categorias: os comanditados,
pessoas físicas, responsáveis solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais; os comanditários,
obrigados somente pelo valor de sua quota; e os investidores, que somente participam dos lucros.
d) Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, e não
respondem pela integralização do capital social.
e) Na sociedade em Comandita por Ações, somente o acionista tem qualidade para administrar a
sociedade e, como diretor, responde subsidiária e ilimitadamente pelas obrigações da sociedade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2156831
CEBRASPE (CESPE) - Proc (MP TCE-SC)/TCE SC/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
No tocante à classificação das sociedades, julgue o item a seguir.
 
Na sociedade cooperativa, a responsabilidade dos sócios é limitada quando eles respondem somente pelo
valor de suas quotas e pelo prejuízo verificado nas operações sociais, guardada a proporção de sua
participação nas mesmas operações; quando os sócios respondem solidária e ilimitadamente pelas
obrigações sociais da cooperativa, a sua responsabilidade é dita ilimitada.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/636542
IESES - Adv (GASBRASILIANO)/GASBRASILIANO/2017
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
São características da sociedade cooperativa:
a) Variabilidade, ou dispensa do capital social.
b) Valor da soma de quotas do capital social que cada sócio poderá tomar será ilimitado.
c) Transferibilidade das quotas do capital a terceiros estranhos à sociedade, ainda que por herança.
d) Concurso de sócios em número mínimo necessário a compor a administração da sociedade, com
limitação de número máximo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/843681
FCM - CEFETMINAS - Tecno (IF Baiano)/IF Baiano/Cooperativismo/2017
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
Numere os procedimentos legais referentes às etapas necessárias para a formalização de uma
cooperativa, segundo sua ordem gradual.
( ) Constituição, com eleição dos dirigentes, subscrição e integralização das cotas de capital pelos
associados.
( ) Convocação da Assembleia Geral dos fundadores constantes da respectiva ata.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2156831
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636542
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/843681
267) 
268) 
269) 
( ) Solicitação do Alvará de Licença e de Funcionamento na prefeitura municipal.
( ) Encaminhamento dos documentos para a análise e o registro na Junta Comercial e solicitação da
Inscrição na Receita Estadual
( ) Abertura da conta bancária e início das atividades formais.
A sequência correta encontrada dessa ordenação é
a) 1, 2, 4, 5, 3.
b) 1, 3, 5, 2, 4.
c) 2, 1, 3, 4, 5.
d) 2, 1, 4, 3, 5.
e) 4, 3, 2, 1, 5.
www.tecconcursos.com.br/questoes/350345
VUNESP - Proc (CM Pradópolis)/CM Pradópolis/2016
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
Tem como características, dentre outras, a variabilidade ou dispensa do capital social, o concurso
de sócios em número mínimo necessário a compor a administração da sociedade, sem limitação de
número máximo, o direito de cada sócio a um só voto nas deliberações e a intransferibilidade das quotas
do capital a terceiros estranhos à sociedade, ainda que por herança. Referidas características são
próprias das sociedades
a) em comandita simples.
b) em comandita por ações.
c) em nome coletivo.
d) comuns.
e) cooperativas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/380808
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2016
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
Podem ser consideradas sociedades empresárias, EXCETO:
a) Sociedade Comandita Simples.
b) Sociedade Comandita por Ações.
c) Sociedade Anônima.
d) Sociedade Cooperativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1760535
CSC IFPA - Tecno (IF PA)/IF PA/Cooperativismo/2016
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
Assinale a alternativa INCORRETA. Sobre os diferentes tipos de cooperativas no Brasil.
a) As cooperativas de trabalho têm como objetivo agrupar pessoas de uma determinada profissão,
que se propõem ofertar em comum as suas atividades profissionais.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/350345
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/380808
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1760535
270) 
271) 
272) 
b) Ascooperativas de crédito têm o objetivo de realizar empréstimos aos seus sócios, tornando uma
opção atrativa e viável para a oferta de produtos financeiros aos associados.
c) As cooperativas habitacionais têm como objetivo a construção, manutenção e administração de
moradias para os cooperados.
d) As cooperativas educacionais oferecem serviços educacionais, formadas por professores, que se
organizam como profissionais autônomos, com a finalidade de unir ensino de boa qualidade e preço
justo.
e) As cooperativas de consumo buscam abastecer seus cooperados, fazendo compras em comum,
conseguindo preços acima do mercado e qualidade dos produtos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1760536
CSC IFPA - Tecno (IF PA)/IF PA/Cooperativismo/2016
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
Para constituição de uma cooperativa é necessário a elaboração e aprovação em assembleia geral
pelos sócios de um documento que apresenta as regras, normas, objeto social e a forma de
administração da cooperativa. Sobre a existência desse documento, é CORRETO afirmar que se refere
a(o):
a) ata de fundação
b) estatuto social
c) regimento interno
d) contrato social
e) planejamento estratégico
www.tecconcursos.com.br/questoes/1760548
CSC IFPA - Tecno (IF PA)/IF PA/Cooperativismo/2016
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
Assinale a alternativa INCORRETA. As cooperativas capitalizam-se de forma a suprir as suas
obrigações financeiras e para o pleno sucesso de suas estratégias, sem a necessidade de acessar uma
instituição financeira, por meio da:
a) Cooperativa de crédito.
b) Integralização de cotas-parte.
c) Capitalização por parte do cooperado de acordo com a sua movimentação.
d) Retenção de sobras.
e) Criação de novos fundos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1760549
CSC IFPA - Tecno (IF PA)/IF PA/Cooperativismo/2016
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
Assinale a alternativa INCORRETA. São exemplos de demonstrações financeiras de cooperativas.
a) Balanço patrimonial.
b) Demonstração do resultado do exercício.
c) Demonstração de fluxo de caixa
d) Demonstração de sobras ou perdas acumuladas.
e) Plano negócio participativo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1760536
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1760548
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1760549
273) 
274) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/351190
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
A respeito das sociedades cooperativas, marque a opção correta:
a) O capital social de uma sociedade cooperativa é obrigatório.
b) Constitui-se em característica da sociedade cooperativa a intransferibilidade das quotas do capital
a terceiros estranhos à sociedade, ainda que por herança.
c) Na sociedade cooperativa cada sócio terá direito a voto proporcionalmente à sua participação no
capital da sociedade.
d) O capital social de uma sociedade cooperativa será considerado para a distribuição dos resultados,
proporcionalmente às quotas subscritas e integralizadas pelo sócio.
www.tecconcursos.com.br/questoes/440128
FUNDATEC - Ana Proj (BRDE)/BRDE/Economico-Financeira/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
São características da sociedade cooperativa:
I. Dispensa do capital social.
II. Direito de cada sócio a um só voto nas deliberações, tenha ou não capital a sociedade, e
qualquer que seja o valor de sua participação.
III. A responsabilidade dos sócios pode ser limitada ou ilimitada.
IV. Intransferibilidade das quotas do capital a terceiros estranhos à sociedade, ainda que por
herança.
V. Limitação do valor da soma de quotas do capital social que cada sócio poderá tomar.
VI. Distribuição dos resultados, proporcionalmente ao valor das operações efetuadas pelo sócio com
a sociedade, podendo ser atribuído juro fixo ao capital realizado.
Quais estão corretas?
a) Apenas I, II e III.
b) Apenas II, III e V.
c) Apenas IV, V e VI.
d) Apenas I, III, V e VI.
e) I, II, III, IV, V e VI.
www.tecconcursos.com.br/questoes/704852
Machado de Assis - Ana (SESCOOP PI)/SESCOOP PI/Contador/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/351190
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/440128
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/704852
275) 
276) 
277) 
Quanto a responsabilidade das Cooperativas perante terceiros é correto afirmar as descrições
abaixo, exceto:
a) As sociedades cooperativas serão de responsabilidade ilimitada, quando a responsabilidade do
associado pelos compromissos da sociedade se limitar ao valor do capital por ele subscrito.
b) As sociedades cooperativas serão de responsabilidade limitada, quando a responsabilidade do
associado pelos compromissos da sociedade se limitar ao valor do capital por ele subscrito.
c) As sociedades cooperativas serão de responsabilidade ilimitada, quando a responsabilidade do
associado pelos compromissos da sociedade for pessoal, solidária e não tiver limite.
d) A Cooperativa é uma Sociedade de Pessoas, no entanto, a responsabilidade do associado para
com terceiros, como membro da sociedade, não poderá ser invocada momento algum.
www.tecconcursos.com.br/questoes/704853
Machado de Assis - Ana (SESCOOP PI)/SESCOOP PI/Contador/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
Quanto ao Capital Social das Cooperativas é correto afirmar que:
a) Os associados poderão subscrever mais de 1/3 (um terço) do total das quotas-partes, somente
nas cooperativas de créditos em que a subscrição deva ser diretamente proporcional ao movimento
financeiro do cooperado.
b) Nenhum associado poderá subscrever mais de 1/3 (um terço) do total das quotas-partes, salvo
nas sociedades em que a subscrição deva ser diretamente proporcional ao movimento financeiro do
cooperado ou ao quantitativo dos produtos a serem comercializados, beneficiados ou transformados,
ou ainda, em relação à área cultivada ou ao número de plantas e animais em exploração.
c) Somente estão sujeitas ao limite de 1/3(um terço) do total das quotas-partes, as pessoas jurídicas
de direito público que participem de cooperativas de eletrificação, irrigação e telecomunicações.
d) As quotas-partes deixam de integrar o Passivo da cooperativa quando se tornar exigível, na forma
prevista no estatuto social e na legislação vigente, a restituição do capital integralizado pelo
associado, em razão do seu desligamento, por demissão, exclusão ou eliminação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/705140
Machado de Assis - Ana (SESCOOP PI)/SESCOOP PI/Cooperativismo e
Monitoramento/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
As cooperativas para manutenção do funcionamento e consecução dos seus objetivos são
obrigadas a constituir quando apresentar sobras as seguintes reservas estabelecidas em lei sobre esse
resultado positivo, assim assinale a alternativa correta.
a) Fundo de Reserva destinado a reparar perdas e atender ao desenvolvimento de suas atividades,
constituído com no máximo 10% (dez por cento) das sobras líquidas do exercício, e Reserva de
Assistência Técnica, Educacional e Social, destinado a prestação de assistência aos associados, seus
familiares e, quando previsto nos estatutos, aos empregados da cooperativa, constituído de 5%
(cinco por cento), pelo menos, das sobras líquidas apuradas no exercício.
b) Reserva Social Estatutária - RSE, destinado a assistência social aos associados, seus familiares e,
quando previsto nos estatutos, aos empregados da cooperativa, constituído de 5% (cinco por cento),
pelo menos, das sobras líquidas apuradas no exercício, e Fundo de Assistência Técnica, Educacional e
Social, destinado a prestação de assistência aos associados, seus familiares e, quando previsto nos
estatutos, aosempregados da cooperativa, constituído de 10% (dez por cento), pelo menos, das
sobras líquidas apuradas no exercício.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/704853
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/705140
278) 
279) 
c) Reserva Legal destinado a reparar perdas e atender ao desenvolvimento de suas atividades,
constituído com 10% (dez por cento), pelo menos, das sobras líquidas do exercício e Reserva de
Assistência Técnica, Educacional e Social, destinado a prestação de assistência aos associados, seus
familiares e, quando previsto nos estatutos, aos empregados da cooperativa, constituído de 5%
(cinco por cento), pelo menos, das sobras líquidas apuradas no exercício.
d) Reserva Legal destinado a reparar perdas e atender ao desenvolvimento de suas atividades,
constituído com 10% (dez por cento), pelo menos, das sobras líquidas do exercício e Reserva de
Assistência à Saúde - RAS, destinado a prestação de assistência a saúde dos associados, seus
familiares e, quando previsto nos estatutos, aos empregados da cooperativa, constituído de 5%
(cinco por cento), pelo menos, das sobras líquidas apuradas no exercício.
www.tecconcursos.com.br/questoes/705150
Machado de Assis - Ana (SESCOOP PI)/SESCOOP PI/Cooperativismo e
Monitoramento/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
O processo de Admissão de Associados em sociedade cooperativa deverá preencher alguns
requisitos estabelecidos em lei, neste sentido a afirmativa correta é:
a) Apenas a subscrição de quotas-partes de capital social é obrigatória para a constituição do vínculo
societário numa cooperativa.
b) Todos os associados devem no momento da admissão, subscrever pelo menos 01(uma) quota-
parte, preencher e assinar uma ficha de matrícula, que tem natureza de um contrato de adesão e fica
a guarda da cooperativa.
c) A Lei das cooperativas estabelece que no caso de pagamento de quota-parte em bens ou serviços
as formalidades quanto ao preenchimento de fichas e livros poderão ser realizado 30 dias após sua se
a admissão for aprovada pelo Conselho de Administração.
d) Os sócios fundadores das cooperativas não precisam preencher fichas de matriculas nem mesmo
subscrever quota-parte já que custearam as despesas com a constituição e registro da entidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/705159
Machado de Assis - Ana (SESCOOP PI)/SESCOOP PI/Cooperativismo e
Monitoramento/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
A Assembléia Geral dos Associados é o órgão supremo da sociedade cooperativa dentro dos limites
legais e estatutários, em se tratando de Assembleia Geral Ordinária, esta se realizará anualmente nos 03
(três) primeiros meses após o término do exercício social, poderá ser deliberado os seguintes assuntos
que deverão constar da ordem do dia, exceto:
a) Destituição dos membros dos órgãos de administração ou fiscalização.
b) Prestação de contas dos órgãos de administração acompanhada de parecer do Conselho Fiscal.
c) Destinação das sobras apuradas ou rateio das perdas decorrentes da insuficiência das
contribuições para cobertura das despesas da sociedade, deduzindo-se, no primeiro caso as parcelas
para os Fundos Obrigatórios
d) Eleição dos componentes dos órgãos de administração, do Conselho Fiscal e de outros, quando for
o caso; dissolução voluntária da sociedade e nomeação de liquidantes,
www.tecconcursos.com.br/questoes/705162
Machado de Assis - Ana (SESCOOP PI)/SESCOOP PI/Cooperativismo e
Monitoramento/2015
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/705150
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/705159
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/705162
280) 
281) 
282) 
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
Para tornar válidas as deliberações numa Assembleia Geral Extra-Ordinária serão necessários os
votos de:
a) Metade mais um dos Associados presentes
b) 1/3 dos Associados da cooperativa
c) 2/3 dos Associados presentes com direito a voto
d) 1/5 dos Associados ativos e que estiverem em dia com suas obrigações com a cooperativa até 10
dias antes da convocação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/705165
Machado de Assis - Ana (SESCOOP PI)/SESCOOP PI/Cooperativismo e
Monitoramento/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
A Assembléia Geral Extraordinária realizar-se-á sempre que necessário e poderá deliberar sobre
qualquer assunto de interesse da sociedade, desde que mencionado no edital de convocação, podendo
ser, excepcionalmente, de sua competência
a) A reforma do estatuto.
b) A mudança do objeto da sociedade.
c) A fusão, incorporação ou desmembramento.
d) A eleição dos componentes dos órgãos de administração, do Conselho Fiscal e de outros, quando
for o caso.
www.tecconcursos.com.br/questoes/705171
Machado de Assis - Ana (SESCOOP PI)/SESCOOP PI/Cooperativismo e
Monitoramento/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
A administração da sociedade cooperativa será fiscalizada, assídua e minuciosamente, por um
Conselho Fiscal, podemos afirmar sobre este Conselho exceto:
a) Será constituído de 3 (três) membros efetivos e 1 (um) suplente, todos associados eleitos
anualmente pela Assembléia Geral.
b) Será permitida apenas a reeleição de 2/3 (dois terços) dos seus componentes.
c) Não podem fazer parte do Conselho Fiscal, os parentes dos diretores até o 2° (segundo) grau, em
linha reta ou colateral, bem como os parentes entre si até esse grau.
d) O associado não pode exercer cumulativamente cargos nos órgãos de administração e de
fiscalização.
www.tecconcursos.com.br/questoes/705175
Machado de Assis - Ana (SESCOOP PI)/SESCOOP PI/Cooperativismo e
Monitoramento/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/705165
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/705171
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/705175
283) 
284) 
285) 
286) 
Sobre o Conselho Fiscal, é correto afirmar que:
a) A cada mandato 1/3 (um terço) dos seus componentes podem ser reeleitos.
b) A lei determina que apenas os membros efetivos possam participar das reuniões.
c) Parentes em terceiro grau dos membros dos órgãos de administração, em linha reta ou colateral,
não podem ser eleitos para o Conselho Fiscal
d) O mandato do Conselho Fiscal pode ser de no máximo dois anos
www.tecconcursos.com.br/questoes/705180
Machado de Assis - Ana (SESCOOP PI)/SESCOOP PI/Cooperativismo e
Monitoramento/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
Quanto a reorganização societária, marque a opção inválida:
a) Pela incorporação, uma sociedade cooperativa absorve o patrimônio, recebe os associados,
assume as obrigações e se investe nos direitos de outra(s) cooperativa (s)
b) A fusão determina a extinção das sociedades que se unem para formar a nova sociedade que lhe
sucederá nos direitos e obrigações
c) As sociedades cooperativas poderão desmembrar-se em tantas quantas forem necessárias para
atender aos interesses dos seus associados
d) Pela fusão, duas ou mais cooperativas formam uma central ou federação, devendo pelo menos
uma delas ser baixada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/705183
Machado de Assis - Ana (SESCOOP PI)/SESCOOP PI/Cooperativismo e
Monitoramento/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
As sociedades cooperativas se dissolvem de pleno direito, exceto:
a) Quando assim deliberar a Assembléia Geral, desde que os associados, totalizando o número
mínimo exigido por esta Lei, não se disponham a assegurar a sua continuidade.
b) Pelo decurso do prazo de duração.
c) Pela paralisação de suas atividades por 12 (doze) meses consecutivos.
d) Pelo cancelamento da autorização para funcionar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/705193
Machado de Assis - Ana (SESCOOP PI)/SESCOOP PI/Cooperativismo e
Monitoramento/2015
Direito Empresarial(Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
Sobre as hipóteses de desligamento da cooperativa, marque apenas a opção que não está errada:
a) A exclusão do associado é aplicada em virtude de infração legal ou estatutária, ou por fato
especial previsto no estatuto social.
b) A subscrição do capital é um requisto de ingresso e permanência do associado na cooperativa, por
isso, a lei determinou que a falta de sua integralização enseja eliminação
c) A demissão do associado poderá será motivada por justa causa pela Diretoria
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/705180
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/705183
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/705193
287) 
288) 
289) 
d) A diretoria da cooperativa tem o prazo de 30 (trinta) dias para comunicar ao interessado a sua
eliminação
www.tecconcursos.com.br/questoes/705284
Machado de Assis - Ana (SESCOOP PI)/SESCOOP PI/Operações/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
Adesão Livre e Voluntária é o 1º Principio do Cooperativismo, assim o ingresso nas cooperativas é
livre a todos que desejarem associar-se, observadas algumas circunstâncias, exceto:
a) Os associados devem aderir aos propósitos sociais e preencher as condições estabelecidas no
estatuto, ressalvada a impossibilidade técnica de prestação de serviços
b) Não poderão ingressar no quadro das cooperativas os agentes de comércio e empresários que
operem no mesmo campo econômico da sociedade
c) Poderão ingressar nas cooperativas as pessoas jurídicas que não sejam empresárias, desde que
tenham por objeto atividades econômicas distintas das pessoas físicas.
d) Poderão ingressar no quadro social das cooperativas as pessoas que preenchamos os requisitos
definidos no estatuto social.
www.tecconcursos.com.br/questoes/705479
Machado de Assis - Tec (SESCOOP PI)/SESCOOP PI/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
O cooperativismo prega a ação conjunta como forma de organização e ação econômicas,
agrupando pessoas ou grupos de indivíduos que têm o mesmo interesse, a fim de obter vantagens
comuns em suas atividades de produção, reduzindo custos, obtendo melhores condições de prazo e
preço e edificando instalações de uso comum. Dentre os precursores do cooperativismo, está Willian
King, pois este viu na cooperação o procedimento para eliminar os males da sociedade moderna e criar
melhores formas de vida. Em 1827, fundou uma cooperativa em Brighton. Willian King se dedicou ao
cooperativismo de:
a) Trabalho
b) Crédito
c) Educacionais
d) Consumo
www.tecconcursos.com.br/questoes/705480
Machado de Assis - Tec (SESCOOP PI)/SESCOOP PI/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
Como movimento moderno, o cooperativismo apareceu no século XIX, contrapondo-se às mazelas
econômicas e sociais provocadas pela Revolução Industrial. É considerado o pai do cooperativismo. Ele
combateu o lucro e a concorrência, por considerá-los os principais responsáveis pelos males e injustiças
sociais. Investiu em inúmeras iniciativas de organização dos trabalhadores. Preocupado com as condições
de vida do proletariado inglês, fundou escolas para filhos de operários, conhecido como o “pai do
cooperativismo”, o enunciado refere-se afaz referência a:
a) Phelippe Josepnh Benjamins Buchez
b) Louís Blanc
c) François Marie Charles Fourier
d) Robert Owen
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/705284
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/705479
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/705480
290) 
291) 
292) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/705482
Machado de Assis - Tec (SESCOOP PI)/SESCOOP PI/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
Os princípios cooperativos são as linhas orientadoras através das quais as cooperativas levam os
seus valores à prática. Princípio adotado a partir de 1966, preconiza que a união e a cooperação sejam
realizadas não apenas entre os membros de uma cooperativa, mas também pelas cooperativas entre si,
através de estruturas locais, regionais, nacionais e até internacionais. Trata-se do princípio de:
a) Interesse pela comunidade.
b) Participação econômica.
c) Autonomia e independência.
d) Intercooperação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/86025
CONSULPLAN - JT TRT1/TRT 1/2005
Direito Empresarial (Comercial) - Sociedade Cooperativa (arts. 1.093 a 1.096 do
CC)
Em relação à sociedade cooperativa, assinale a alternativa incorreta:
a) apresenta indivisibilidade do fundo de reserva entre os sócios, ainda que em caso de dissolução da
sociedade;
b) tem por característica a variabilidade ou dispensa do capital social;
c) cada sócio tem direito a um só voto nas deliberações, tenha ou não capital a sociedade, e qualquer
que seja o valor de sua participação;
d) o quorum para a assembléia geral funcionar e deliberar é fundado no número de sócios presentes
à reunião, e não no capital social representado;
e) tem, por força legal, a natureza de sociedade empresária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1701014
CAE CFC - Per Cont (CFC)/CFC/2021
Direito Empresarial (Comercial) - Dissolução, liquidação e extinção das
sociedades (arts. 1.028 a 1.038, 1.102 a 1.112 do CC)
Os contadores A e X são irmãos, sendo que um atua como perito e outro como auditor; os dois
possuem registro no CNPC e CNAI respectivamente. Para ampliar a sua atuação no mercado, resolvem
constituir uma sociedade uniprofissional. Contudo, para mitigação dos riscos e ameaças, estão analisando
minunciosamentetodas as variáveis possíveis e inclusive aspectos jurídicos para a dissolução societária.
No contexto de uma dissolução da sociedade, a requerimento de qualquer um dos sócios, com base no
Código Civil, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. Deve ser anulada a sua constituição.
II. Deve haver o consenso parcial dos sócios.
III. Deve ser exaurido o fim social, ou verificada a sua inexequibilidade.
IV. Deve haver a deliberação dos sócios, por maioria absoluta na sociedade de prazo indeterminado.
Estão CORRETOS os itens:
a) I, III e IV, apenas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/705482
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/86025
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1701014
293) 
294) 
295) 
b) I, II, e III, apenas.
c) I, II, III e IV.
d) II, III e IV, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/856698
CEBRASPE (CESPE) - ACI (COGE CE)/COGE CE/Correição/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Dissolução, liquidação e extinção das
sociedades (arts. 1.028 a 1.038, 1.102 a 1.112 do CC)
A respeito de liquidação societária, é correto afirmar que
a) esse ato desconstitui a pessoa jurídica.
b) o liquidante é proibido de pagar dívidas vincendas.
c) esse ato obsta a possibilidade de efetuar a transformação.
d) esse ato não altera as obrigações fiscais e tributárias.
e) o liquidante poderá optar por usar ou não o termo “em liquidação” em atos e documentos da
sociedade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/714396
VUNESP - Ag Tes (Pref SBC)/Pref SBC/2018
Direito Empresarial (Comercial) - Dissolução, liquidação e extinção das
sociedades (arts. 1.028 a 1.038, 1.102 a 1.112 do CC)
Em relação à dissolução das sociedades,
a) dissolve-se a sociedade quando ocorrer a falta de pluralidade de sócios, não reconstituída no
prazo de noventa dias.
b) o contrato pode prever outras causas de dissolução, a serem verificadas judicialmente quando
contestadas.
c) se não estiver designado no contrato social, o liquidante será eleito por deliberação da maioria dos
sócios, não podendo a escolha recair em pessoa estranha à sociedade.
d) a sociedade pode ser dissolvida judicialmente, quando exaurido o fim social, ou verificada a sua
inexequibilidade, desde que seja requerida pela maioria dos sócios.
e) ocorrida a dissolução, cumpre aos administradores providenciar, no prazo de noventa dias, a
investidura do liquidante e restringir a gestão própria aos negócios inadiáveis, permitidasnovas
operações, pelas quais responderão solidária e ilimitadamente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1268399
CAE CFC - Per Cont (CFC)/CFC/2018
Direito Empresarial (Comercial) - Dissolução, liquidação e extinção das
sociedades (arts. 1.028 a 1.038, 1.102 a 1.112 do CC)
Em ações judiciais sobre dissolução de sociedades, é comum a produção de prova pericial contábil.
Desta forma, é necessário que o perito conheça o que preceitua o Art. 1.033 do Código Civil – Lei n.º
10.406/2002. Assim, sobre as situações que ensejam ocorrências de dissolução societária, julgue os itens
abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. O vencimento do prazo de duração, salvo se, vencido este e sem oposição de sócio, não entrar a
sociedade em liquidação, caso em que se prorrogará por tempo indeterminado.
II. A deliberação dos sócios, por maioria absoluta, na sociedade de prazo indeterminado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/856698
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/714396
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1268399
296) 
297) 
III. A falta de pluralidade de sócios, não reconstruída no prazo de 210 dias.
IV. A extinção, na forma da lei, de autorização para funcionar.
Estão CORRETOS apenas os itens
a) I e II.
b) I, II e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/636546
IESES - Adv (GASBRASILIANO)/GASBRASILIANO/2017
Direito Empresarial (Comercial) - Dissolução, liquidação e extinção das
sociedades (arts. 1.028 a 1.038, 1.102 a 1.112 do CC)
A dissolução da sociedade simples pode ocorrer em diversas formas:
a) O vencimento do prazo de duração, salvo se, vencido este e sem oposição de sócio, não entrar a
sociedade em liquidação, caso em que se prorrogará por tempo indeterminado.
b) A falta de pluralidade de sócios, não reconstituída no prazo de cento e vinte dias.
c) A deliberação dos sócios pela sua dissolução, por maioria simples, na sociedade de prazo
indeterminado.
d) Quando houver desistência de um único sócio e este pedir a dissolução mesmo contrário a
vontade dos outros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/636547
IESES - Adv (GASBRASILIANO)/GASBRASILIANO/2017
Direito Empresarial (Comercial) - Dissolução, liquidação e extinção das
sociedades (arts. 1.028 a 1.038, 1.102 a 1.112 do CC)
Constituem deveres do liquidante da sociedade, segundo o artigo 1103 do Código Civil de 2002:
a) Convocar assembléia dos quotistas, cada nove meses, para apresentar relatório e balanço do
estado da liquidação, prestando conta dos atos praticados durante cada trimestre, ou sempre que
necessário.
b) Exigir dos quotistas, quando insuficiente o ativo à solução do passivo, a integralização de suas
quotas e, se for o caso, as quantias necessárias, nos limites da responsabilidade de cada um e
proporcionalmente à respectiva participação nas perdas, repartindo-se, entre os sócios insolventes e
na mesma proporção, o devido pelo solvente.
c) Ultimar os negócios da sociedade, realizar o ativo, pagar o passivo e partilhar o remanescente
entre os sócios ou acionistas.
d) Proceder no prazo improrrogável de vinte e cinco dias seguintes ao da sua investidura e com a
assistência, sempre que possível, dos administradores, à elaboração do inventário e do balanço geral
do ativo e do passivo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636546
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636547
298) 
299) 
300) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/698614
CPCV UERR - Adv (CODESAIMA)/CODESAIMA/2017
Direito Empresarial (Comercial) - Dissolução, liquidação e extinção das
sociedades (arts. 1.028 a 1.038, 1.102 a 1.112 do CC)
Tício, Caio, Mévio e Seprônio são sócios de uma sociedade limitada, constituída por prazo
indeterminado. Tício decide exercer seu direito de retirada e, no dia 28/07/2017, envia notificação
extrajudicial para Caio, Mévio e Seprônio informando que está se retirando da sociedade, todavia, não há
acordo, nem estipulação no contrato social para a liquidação de quota. Diante de tal situação, assinale a
alternativa incorreta.
a) Tício só poderá se retirar da sociedade após decorridos sessenta dias da notificação dos demais
sócios.
b) Nos trinta dias subsequentes à notificação, podem os demais sócios optar pela dissolução da
sociedade.
c) A data-base para apuração de haveres relativo às quotas sociais de Tício será o termo final do
prazo de sessenta dias depois da notificação.
d) Para efetivamente se retirar da sociedade, Tício deverá provar, judicialmente, a justa causa.
e) A quota liquidada será paga em dinheiro, no prazo de noventa dias, a partir da liquidação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/698616
CPCV UERR - Adv (CODESAIMA)/CODESAIMA/2017
Direito Empresarial (Comercial) - Dissolução, liquidação e extinção das
sociedades (arts. 1.028 a 1.038, 1.102 a 1.112 do CC)
Assinale a alternativa incorreta.
a) A nomeação de liquidante somente se faz necessária nos casos de dissolução total da sociedade,
considerando que suas atribuições estão relacionadas com a gestão do patrimônio social de modo a
regularizar a sociedade que se pretende dissolver.
b) Na dissolução parcial, em que se pretende apurar exclusivamente os haveres do sócio falecido ou
retirante, com a preservação da atividade da sociedade, basta que seja nomeado um perito técnico
habilitado para realizar uma perícia contábil a fim de determinar o valor da quota-parte devida ao ex-
sócio ou aos seus herdeiros.
c) A ação de dissolução parcial de sociedade não pode ter por objeto a sociedade anônima de capital
fechado, mesmo que demonstrado por acionista a impossibilidade de realização dos fins da
sociedade.
d) O cônjuge ou companheiro do sócio, cujo casamento, união estável ou convivência terminou,
poderá requerer a apuração de seus haveres na sociedade, que serão pagos à conta da quota social
titulada por este sócio.
e) Em caso de omissão do contrato social, o juiz definirá, como critério de apuração de haveres, o
valor patrimonial apurado em balanço de determinação, tomando-se por referência a data da
resolução e avaliando-se bens e direitos do ativo, tangíveis e intangíveis, a preço de saída, além do
passivo também a ser apurado de igual forma.
www.tecconcursos.com.br/questoes/312455
CEBRASPE (CESPE) - Aud (TCE-RN)/TCE RN/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Dissolução, liquidação e extinção das
sociedades (arts. 1.028 a 1.038, 1.102 a 1.112 do CC)
Com base nas normas aplicáveis às sociedades em geral, julgue o item que se segue.
 
Situação hipotética: Determinada pessoa jurídica que depende fundamentalmente de autorização para
o seu funcionamento perdeu definitivamente essa autorização. Assertiva: Nesse caso, dar-se-á o
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/698614
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/698616
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/312455
301) 
302) 
303) 
imediato cancelamento da pessoa jurídica.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/317491
IBFC - Tec RC (JUCEB)/JUCEB/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Dissolução, liquidação e extinção das
sociedades (arts. 1.028 a 1.038, 1.102 a 1.112 do CC)
Considerando que o código civil brasileiro estabelece como regra geral, que além dos casos
previstos na lei ou no contrato, qualquer sócio pode retirar-se da sociedade, assinale a alternativa correta
sobre tal ato.
a) No caso de sociedade por prazo determinado ou indeterminado, a notificação aos demais sócios
deve ter antecedência mínima de trinta dias.
b) No caso de sociedade por prazo indeterminado, a notificação aos demais sócios deve ter
antecedência mínima de sessenta dias se de prazo determinado, provando judicialmente justa causa.
c) No caso de sociedade por prazo determinado, a notificação aos demais sócios deve ter
antecedência mínima de sessenta dias e no caso de sociedade por prazo determinado, não é possível.
d) No caso de sociedade por prazo determinado, a notificação aos demais sócios deve ter
antecedência mínima de sessenta dias se de prazo indeterminado, provando judicialmente justa
causa.
e) Tanto no caso de sociedade por prazo determinado ouindeterminado, a retirada depende de
prova judicial da justa causa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/317496
IBFC - Tec RC (JUCEB)/JUCEB/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Dissolução, liquidação e extinção das
sociedades (arts. 1.028 a 1.038, 1.102 a 1.112 do CC)
Com fundamento nas disposições do código civil brasileiro, assinale a alternativa correta sobre o
prazo legal de que dispõe o liquidante, após sua investidura, para proceder à elaboração do inventário e
do balanço geral do ativo e do passivo.
a) Dez dias.
b) Quinze dias.
c) Vinte dias
d) Trinta dias.
e) Sessenta dias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/440130
FUNDATEC - Ana Proj (BRDE)/BRDE/Economico-Financeira/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Dissolução, liquidação e extinção das
sociedades (arts. 1.028 a 1.038, 1.102 a 1.112 do CC)
Dissolvida a sociedade e nomeado o liquidante, procede-se à sua liquidação, ressalvado o disposto
no ato constitutivo ou no instrumento da dissolução. Constituem deveres do liquidante:
I. Averbar e publicar a ata, sentença ou instrumento de dissolução da sociedade.
II. Arrecadar os bens, livros e documentos da sociedade, onde quer que estejam.
III. Proceder, nos quinze dias seguintes ao da sua investidura e com a assistência, sempre que
possível, dos administradores, a elaboração do inventário e do balanço geral do ativo e do passivo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/317491
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/317496
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/440130
304) 
305) 
IV. Ultimar os negócios da sociedade, realizar o ativo, pagar o passivo e partilhar o remanescente
entre os sócios ou acionistas.
V. Exigir dos quotistas, quando insuficiente o ativo à solução do passivo, a integralização de suas
quotas e, se for o caso, as quantias necessárias, nos limites da responsabilidade de cada um e
proporcionalmente à respectiva participação nas perdas, repartindo-se, entre os sócios solventes e
na mesma proporção, o devido pelo insolvente.
VI. Gravar de ônus reais os móveis e imóveis e contrair empréstimos para o pagamento de
obrigações inadiáveis para facilitar a liquidação, na atividade social, independente de autorização
prévia dos sócios.
Quais estão corretos?
a) Apenas I, II e III.
b) Apenas II, III e V.
c) Apenas IV, V e VI.
d) Apenas I, III, V e VI.
e) Apenas I, II, III, IV e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/787610
CETAP - Ana (MPCM PA)/TCM PA/Direito/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Dissolução, liquidação e extinção das
sociedades (arts. 1.028 a 1.038, 1.102 a 1.112 do CC)
Sobre o direito de empresa e a interpretação do Código Civil conferida pela I Jornada de Direito
Comercial, realizada em 2013 pelo Conselho da Justiça Federal, é CORRETO afirmar:
a) A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - EIRELI é uma sociedade unipessoal,
considerada um meio-termo entre a pessoa do empresário e a sociedade empresária.
b) Quanto às obrigações decorrentes de sua atividade, o empresário individual tipificado no art. 966
do Código Civil responderá solidariamente com os bens vinculados à exploração de sua atividade
econômica, nos termos do art. 1.024 do Código Civil, e com os seus bens pessoais, não havendo
preferência de ordem.
c) O empresário casado pode, sem necessidade de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de
bens, alienar os imóveis que integrem o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real, salvo se
tratar-se de empresário individual.
d) A decisão que decretar a dissolução parcial da sociedade deverá indicar a data de desligamento
do sócio e o critério de apuração de haveres.
e) Na sociedade limitada com dois sócios, o sócio titular de mais da metade do capital social não
pode excluir extrajudicialmente o sócio minoritário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1016637
FCC - Ag FiscP (Pref SJRP)/Pref SJRP/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Da Sociedade Dependente de Autorização -
Nacional e Estrangeira (arts. 1.123 a 1.141 do CC)
A sociedade estrangeira
I. não pode, qualquer que seja o seu objeto, funcionar no País sem autorização do Poder Judiciário,
salvo por estabelecimentos subordinados.
II. poderá funcionar no território nacional com o nome que tiver no país de origem desde que seja
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/787610
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1016637
306) 
307) 
compreensível no idioma português, devendo ser acrescido das palavras “do Brasil” ou “para o
Brasil”.
III. autorizada a funcionar é obrigada a ter, permanentemente, representante no Brasil, com
poderes para resolver quaisquer questões e receber citação judicial pela sociedade.
IV. dependerá, para fazer qualquer modificação no contrato ou no estatuto, da aprovação do Poder
Executivo, para produzir efeitos no território nacional.
De acordo com o Código Civil, está correto o que se afirma APENAS em
a) II e III.
b) I e II.
c) III e IV
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1036366
CEBRASPE (CESPE) - Proc (TCE-RO)/TCE RO/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Da Sociedade Dependente de Autorização -
Nacional e Estrangeira (arts. 1.123 a 1.141 do CC)
Para funcionar no Brasil, sociedade estrangeira deve
a) registrar seu ato constitutivo no prazo de até sessenta dias após o início de suas atividades.
b) utilizar nome idêntico àquele empregado no país de origem, podendo acrescentar as palavras “do
Brasil” ou “para o Brasil”.
c) designar representante no país de origem, com poderes limitados a receber citação judicial em
nome da sociedade.
d) sujeitar-se às leis e aos tratados internacionais, quanto aos atos ou operações praticados no Brasil.
e) transferir sua sede para o Brasil.
www.tecconcursos.com.br/questoes/635704
IESES - Ana Ges (CEGÁS)/CEGÁS/Advogado/2017
Direito Empresarial (Comercial) - Da Sociedade Dependente de Autorização -
Nacional e Estrangeira (arts. 1.123 a 1.141 do CC)
A sociedade anônima ou companhia que dependa de autorização do Governo para funcionar, reger-
se-á pelo Decreto lei 2.627/1940. Podemos afirmar:
a) A competência para a autorização do funcionamento dessas empresas é facultativa, podendo ser
do Governo Federal, estadual ou municipal.
b) Quando a lei exigir que todos os acionistas ou certo número deles sejam brasileiros, as ações da
companhia ou sociedade anônima revestirão a forma nominativa. Na sede da sociedade ficará
arquivada uma cópia autêntica do documento comprobatório da nacionalidade.
c) O Governo jamais poderá determinar alterações ou aditamentos nos estatutos da sociedade.
Somente seus sócios ou fundadores que convocarão os subscritores, afim de que deliberem, em
assembleia.
d) São internacionais as sociedades organizadas na conformidade da lei brasileira e que têm no país
a sede de sua administração.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1036366
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/635704
308) 
309) 
310) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/317100
IBFC - Ana RC (JUCEB)/JUCEB/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Da Sociedade Dependente de Autorização -
Nacional e Estrangeira (arts. 1.123 a 1.141 do CC)
Considere as disposições do código civil brasileiro e assinale a alternativa correta sobre a sociedade
estrangeira dependente de autorização.
a) Os documentos serão autenticados, de conformidade com a lei nacional da sociedade requerente,
legalizados no consulado brasileiro da respectiva sede e acompanhados de tradução em vernáculo.
b) É vedado ao Poder Executivo, para conceder a autorização, estabelecer condições à autorização
de funcionamento da sociedade estrangeira no país
c) A sociedade autorizada pode iniciar sua atividade, desde que se comprometa a realizar inscrição
no registro próprio do lugar em que se deva estabelecer.
d) Arquivados os documentos necessários, a inscrição será feita por termo no mesmo livro reservado
às sociedades nacionais.
e) A autorização do Poder Executivo não é exigível para modificação no contrato ou no estatuto da
sociedade estrangeira para produzir efeitos no território nacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/317498IBFC - Tec RC (JUCEB)/JUCEB/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Da Sociedade Dependente de Autorização -
Nacional e Estrangeira (arts. 1.123 a 1.141 do CC)
Analise as alternativas abaixo considerando o que estabelece o código civil brasileiro e assinale a
alternativa correta sobre o prazo, na falta de estipulação específica em lei ou em ato do poder público,
em que caduca a autorização da sociedade que não entrar em funcionamento após a sua respectiva
publicação.
a) Trinta dias.
b) Cento e oitenta dias.
c) Doze meses.
d) Seis meses.
e) Dois anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/317500
IBFC - Tec RC (JUCEB)/JUCEB/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Da Sociedade Dependente de Autorização -
Nacional e Estrangeira (arts. 1.123 a 1.141 do CC)
Analise as alternativas abaixo conforme o código civil brasileiro e assinale a alternativa correta
sobre a disciplina da sociedade dependente de autorização.
a) Para ser considerada nacional a sociedade deve ser organizada de conformidade com a lei
brasileira, ter no País a sede de sua administração e ter ao menos um sócio brasileiro.
b) Para ser considerada nacional, basta que a sociedadeseja organizada de conformidade com a lei
brasileira e tenha, exclusivamente, sócios brasileiros.
c) Para ser considerada nacional, basta que a sociedade tenha sede no Brasil.
d) Para ser considerada nacional a sociedade deve ser organizada de conformidade com a lei
brasileira e ter no País a sede de sua administração, podendo a lei exigir que todos ou alguns sócios
sejam brasileiros.
e) Para ser considerada nacional, basta que a sociedade tenha apenas sócios brasileiros.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/317100
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/317498
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/317500
311) 
312) 
313) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/349534
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Da Sociedade Dependente de Autorização -
Nacional e Estrangeira (arts. 1.123 a 1.141 do CC)
Sobre a sociedade estrangeira e com base no Código Civil (Lei n.º 10.406, de 10 de janeiro de
2002), assinale a alternativa correta.
a) A sociedade estrangeira, qualquer que seja o seu objeto, não pode, sem autorização do Poder
Executivo, funcionar no País, ainda que por estabelecimentos subordinados, podendo, todavia,
ressalvados os casos expressos em lei, ser acionista de sociedade anônima brasileira.
b) É facultado ao Poder Legislativo, em especial à Câmara dos Deputados, para conceder autorização
para a sociedade estrangeira funcionar no País, estabelecer condições convenientes à defesa dos
interesses nacionais.
c) A sociedade estrangeira autorizada a funcionar no País pode iniciar sua atividade mesmo antes de
inscrita no registro próprio do lugar em que se deva estabelecer.
d) A sociedade estrangeira autorizada a funcionar ficará sujeita apenas às leis do seu país de origem,
não se sujeitando às leis e aos tribunais brasileiros, quanto aos atos ou operações praticados no
Brasil.
www.tecconcursos.com.br/questoes/350646
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Da Sociedade Dependente de Autorização -
Nacional e Estrangeira (arts. 1.123 a 1.141 do CC)
Em relação à sociedade dependente de autorização, e de acordo com o disposto do Código Civil, é
correto afirmar, EXCETO:
a) A competência para autorização será sempre do Poder Executivo Federal.
b) Na falta de prazo estipulado em lei ou em ato do poder público, será considerada caduca a
autorização se a sociedade não entrar em funcionamento nos doze meses seguintes à respectiva
publicação.
c) É nacional a sociedade organizada de conformidade com a lei brasileira e que tenha no País a sede
de sua administração.
d) As modificações no contrato ou no estatuto da sociedade estrangeira não dependem da aprovação
do Poder Executivo para produzir efeitos em território nacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2305052
CEBRASPE (CESPE) - Proc (MP TCERJ)/TCE RJ/2023
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
De acordo com a Lei Federal n.º 6.404/1976, que dispõe acerca das sociedades anônimas, julgue o
item a seguir.
 
O vocábulo companhia se segue à denominação da sociedade.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/349534
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/350646
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2305052
314) 
315) 
316) 
317) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2305055
CEBRASPE (CESPE) - Proc (MP TCERJ)/TCE RJ/2023
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
De acordo com a Lei Federal n.º 6.404/1976, que dispõe acerca das sociedades anônimas, julgue o
item a seguir.
 
A companhia é considerada fechada quando os valores mobiliários de sua emissão não estão admitidos à
negociação no referido mercado.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1910589
OBJETIVA CONCURSOS - Cont (Ipiranga N)/CM Ipiranga do Norte/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Em conformidade com a Lei nº 6.404/1976 - Sociedade por Ações, sobre a denominação, analisar a
sentença abaixo:
 
A sociedade será designada por denominação, acompanhada das expressões “companhia” ou “sociedade
anônima”, expressas por extenso ou abreviadamente, facultada a utilização da primeira ao final (1ª
parte). O nome do fundador, acionista ou pessoa que, por qualquer outro modo, tenha concorrido para o
êxito da empresa não poderá figurar na denominação (2ª parte).
 
A sentença está:
a) Totalmente correta.
b) Correta somente em sua 1ª parte.
c) Correta somente em sua 2ª parte.
d) Totalmente incorreta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1972674
CEBRASPE (CESPE) - Esp GT (TELEBRAS)/TELEBRAS/Advogado/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
No que se refere ao direito societário, julgue o item a seguir.
 
Nas sociedades anônimas, os sócios, além de responderem pela integralização das quotas que
subscreveram, são solidariamente responsáveis pela integralização total do capital social.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1983042
Legalle - Tec Desen (BADESUL)/BADESUL/Contador/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Sobre as características, natureza e constituição das Sociedades Anônimas, com base na Lei nº
6.404/1976, assinale a alternativa INCORRETA.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2305055
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1910589
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1972674
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1983042
318) 
319) 
a) A sociedade será designada por denominação acompanhada das expressões "companhia", “LTDA”
ou "sociedade anônima", expressas por extenso ou abreviadamente, mas vedada a utilização da
primeira ao final.
b) A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos
sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
c) Pode ser objeto da companhia qualquer empresa de fim lucrativo, não contrária à lei, à ordem
pública e aos bons costumes.
d) Nenhuma distribuição pública de valores mobiliários será efetivada no mercado sem prévio
registro na Comissão de Valores Mobiliários.
e) Para os efeitos da lei, a companhia é aberta ou fechada conforme os valores mobiliários de sua
emissão estejam ou não admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1983048
Legalle - Tec Desen (BADESUL)/BADESUL/Contador/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
As companhias ou sociedades anônimas terão o capitaldividido em ações, de acordo com o art. 1º,
da Lei nº 6.404/76. Sobre este tema, analise as assertivas e julgue V, para as verdadeiras, ou F, para as
falsas.
 
( ) A responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações
subscritas ou adquiridas.
 
( ) É vedada a emissão de ações por preço inferior ao seu valor nominal.
 
( ) A contribuição do subscritor que ultrapassar o valor nominal não poderá constituir reserva de
capital.
 
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, de cima para baixo, os parênteses acima?
a) V - V - V
b) V - V - F
c) V - F - V
d) F - V - F
e) F - F - V
www.tecconcursos.com.br/questoes/2086161
QUADRIX - Cont (CRMV MS)/CRMV MS/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Conforme a Lei n.o 6.404/1976 e a Lei n.o 10.303/2001, julgue o item.
A sociedade será designada por denominação acompanhada das expressões “companhia” ou “sociedade
anônima”, expressas por extenso ou abreviadamente, mas vedada a utilização da primeira ao final.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1983048
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2086161
320) 
321) 
322) 
323) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2158730
FAFIPA - Cont (Pref Itapoá)/Pref Itapoá/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
A responsabilidade dos sócios ou acionistas na sociedade anônima será limitada ao:
a) Valor patrimonial da empresa em dezembro do anterior.
b) Valor patrimonial da empresa no momento da constituição.
c) Preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
d) Nenhuma das alternativas.
e) Preço de mercado das ações subscritas ou adquiridas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2158731
FAFIPA - Cont (Pref Itapoá)/Pref Itapoá/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Pode ser objeto da companhia qualquer empresa de fim lucrativo _______________.
__________________________________________.
 
Qual alternativa preenche CORRETAMENTE a lacuna:
a) "...não contrário à lei, à ordem privada e aos bons costumes."
b) "...não contrário à lei, à ordem pública e aos bons costumes."
c) Nenhuma das alternativas.
d) "...não contrário à lei, à ordem pública e aos maus costumes."
e) "...contrário à lei, à ordem pública e aos bons costumes."
www.tecconcursos.com.br/questoes/2238652
Instituto Consulplan - Ass Jur (PGE SC)/PGE SC/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
A sociedade anônima tem seu capital social dividido em partes iguais, com a responsabilidade de
seus sócios ou acionistas limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas. Na sociedade
anônima:
a) O ato constitutivo é o contrato social.
b) O capital social é repartido em quotas.
c) A menção ao ramo do comércio é essencial.
d) Em regra, com a morte de um acionista ocorre sua dissolução parcial.
e) Há solidariedade entre os sócios para a integralização do capital social.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2414139
FAFIPA - Cont (CODUSA)/CODUSA/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou Sociedade
Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
De acordo com o art. 1º da Lei 6.404/1976, a responsabilidade dos sócios será limitada ao preço
de emissão das ações subscritas ou adquiridas? Considerando e interpretando estritamente o exposto,
assinale a alternativa CORRETA:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2158730
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2158731
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2238652
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2414139
324) 
325) 
a) O sócio responde apenas por integralizar suas ações adquiridas, não respondendo pelas dívidas da
empresa.
b) O sócio tem sua responsabilidade limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou
adquiridas, isto é, o sócio responde civilmente pelas dívidas não pagas pela empresa no limite de
preço das ações adquiridas.
c) O sócio tem sua responsabilidade limitada ao preço de mercado das ações subscritas ou
adquiridas, isto é, o sócio responde civilmente pelas dívidas não pagas pela empresa no limite de
preço de mercado das ações adquiridas.
d) Nenhuma das alternativas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2415442
FAFIPA - Cont (Pref Realeza)/Pref Realeza/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou Sociedade
Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
O artigo 3 da Lei 6.404.1976 versa sobre a denominação da sociedade. Em relação ao ali contido,
considere as afirmativas:
 
I. O nome do fundador poderá figurar na denominação.
II. O nome do acionista não poderá figurar na denominação.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
a) A afirmativa I está correta, afirmativa II é incorreta.
b) A afirmativa I está incorreta, afirmativa II é correta.
c) Nenhuma das afirmativas consta na lei.
d) A afirmativas I e II estão corretas.
e) A afirmativa I e II estão incorretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2415449
FAFIPA - Cont (Pref Realeza)/Pref Realeza/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou Sociedade
Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
O artigo 4º da Lei 6.404.1976, em seu parágrafo 4º, traz condições para cancelamento do registro
para negociação de ações no mercado da companhia aberta. Em relação ao ali contido, considere as
afirmativas abaixo:
 
I.O patrimônio líquido contábil é uma forma de avaliar a empresa.
II.O patrimônio líquido avaliado a preço de mercado não é uma forma de avaliar a empresa.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
a) A afirmativa I está incorreta, afirmativa II é correta.
b) A afirmativa I está correta, afirmativa II é incorreta.
c) Nenhuma das afirmativas faz parte da lei.
d) A afirmativa I e II estão incorretas.
e) A afirmativas I e II estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2415454
FAFIPA - Cont (Pref Realeza)/Pref Realeza/2022
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2415442
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2415449
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2415454
326) 
327) 
328) 
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou Sociedade
Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
O artigo 4º da Lei 6.404.1976, em seu parágrafo 4º, traz condições para cancelamento do registro
para negociação de ações no mercado da companhia aberta.
 
Em relação ao ali contido, considere as afirmativas:
 
I. O patrimônio líquido contábil não é uma forma válida de avaliar a empresa.
II. O fluxo de caixa descontado não é uma forma válida de avaliar a empresa.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Afirmativa I está correta, afirmativa II é incorreta.
b) Afirmativas I e II estão corretas.
c) Afirmativa I está incorreta, afirmativa II é correta.
d) As afirmativas I e II estão incorretas.
e) Nenhuma das afirmativas faz parte da lei.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2415455
FAFIPA - Cont (Pref Realeza)/Pref Realeza/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou Sociedade
Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
O artigo 4º da Lei 6.404.1976, em seu parágrafo 4º, traz condições para cancelamento do registro
para negociação de ações no mercado da companhia aberta. Em relação ao ali contido, considere as
afirmativas:
 
I. O fluxo de caixa descontado é uma forma válida de avaliar a empresa.
II. A comparação por múltiplos não é uma forma válida de avaliar a empresa.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Afirmativa I está correta, afirmativa II é incorreta.
b) Nenhuma das afirmativas faz parte da lei.
c) Afirmativas I e II estão corretas.
d) Afirmativa I está incorreta, afirmativa II é correta.
e) Afirmativa I e II estão incorretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2415457
FAFIPA - Cont (PrefRealeza)/Pref Realeza/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou Sociedade
Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
O artigo 4º da Lei 6.404.1976, em seu parágrafo 4º, traz condições para cancelamento do registro
para negociação de ações no mercado da companhia aberta.
 
Em relação ao ali contido, considere as afirmativas:
 
I.Cotação das ações no mercado de valores mobiliários é uma forma válida de avaliar a empresa.
II. A comparação por múltiplos é uma forma válida de avaliar a empresa.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Afirmativas I e II estão corretas.
b) Afirmativa I está correta, afirmativa II é incorreta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2415455
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2415457
329) 
330) 
331) 
c) Afirmativa I e II estão incorretas.
d) Nenhuma das alternativas.
e) Afirmativa I está incorreta, afirmativa II é correta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1574386
IDIB - Cont (CRF MS)/CRF MS/2021
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Em relação ao objeto social, pode ser objeto da companhia qualquer empresa de fim lucrativo, não
contrário à lei, à ordem pública e aos bons costumes. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Qualquer que seja o objeto, a companhia é mercantil e se rege pelas leis e usos do comércio.
 
II. O estatuto social definirá o objeto de modo preciso e completo.
 
III. A companhia não pode ter por objeto participar de outras sociedades.
 
IV. A participação em outras sociedades não pode ser prevista no estatuto, só pode ser facultada
excepcionalmente, como meio de realizar o objeto social.
 
É correto o que se afirma
a) apenas em I, II e IV.
b) apenas em I e II.
c) apenas em I e IV.
d) apenas em II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1574393
IDIB - Cont (CRF MS)/CRF MS/2021
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
A Lei 6.404/76, que dispõe sobre as sociedades por ações, afirma que a companhia ou sociedade
anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será
a) ilimitada ao preço de emissão das ações adquiridas.
b) limitada ao valor de emissão de ações subscritas.
c) ilimitada ao preço de emissão e venda de ações adquiridas ou subscritas.
d) limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1726960
OBJETIVA CONCURSOS - Cont (Horizontina)/Pref Horizontina/2021
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Em conformidade com a Lei nº 6.404/1976 - Sociedades por Ações, assinalar a alternativa
CORRETA:
a) A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos
sócios ou acionistas será sempre ilimitada.
b) Pode ser objeto da companhia qualquer empresa de fim lucrativo, não contrário à lei, à ordem
pública e aos bons costumes.
c) A responsabilidade civil dos subscritores ou acionistas que contribuírem com bens para a formação
do capital social será diferente à do vendedor.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1574386
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1574393
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1726960
332) 
333) 
334) 
d) É permitida a emissão de ações por preço inferior ao seu valor nominal.
e) O capital social somente poderá ser formado por contribuições em dinheiro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1749973
IUDS - Tec (IF RJ)/IF RJ/Contabilidade/2021
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
A Lei 6404/76, sobre Companhia Aberta e Fechada, considera incorreta, a afirmação dada em:
a) Para os efeitos desta Lei, a companhia é aberta ou fechada conforme os valores mobiliários de sua
emissão estejam ou não admitidos à negociação, no mercado de valores mobiliários.
b) Somente os valores mobiliários de emissão de companhia registrada na Comissão de Valores
Mobiliários podem ser negociados, no mercado de valores mobiliários.
c) Nenhuma distribuição pública de valores mobiliários será efetivada, no mercado sem prévio
registro na Comissão de Valores Mobiliários.
d) A Comissão de Valores Mobiliários não poderá classificar as companhias abertas em categorias,
somente segundo as espécies e classes dos valores mobiliários.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1784077
CEBRASPE (CESPE) - AUD (TC DF)/TC DF/Conselheiro-Substituto/2021
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Julgue o item a seguir, relativos ao direito societário.
 
De acordo com a Lei de Sociedades Anônimas, formada uma companhia, esta será considerada
mercantil, exceto se seu objeto social for a prestação de serviços.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1870489
Unifil - Cont (Leópolis)/Pref Leópolis/2021
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
A Lei nº 6.404/76 regulamenta as sociedades por ações, empresas a qual a característica é ter o
capital dividido por ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas são limitadas ao preço de
emissão das ações adquiridas. Sobre esta lei, assinale a alternativa correta.
a) A sociedade não será designada por denominação acompanhada das expressões "companhia" ou
"sociedade anônima", expressas por extenso ou abreviadamente, mas vedada a utilização da primeira
ao final.
b) O estatuto não fixa o número das ações em que se divide o capital social e não estabelece se as
ações terão, ou não, valor nominal.
c) Além dos casos regulados em lei especial, as ações não possuem obrigatoriamente forma
nominativa ou endossável até o integral pagamento do preço de emissão.
d) a companhia é aberta ou fechada conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não
admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1749973
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1784077
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1870489
335) 
336) 
337) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2150681
IDECAN - APO (Pref Campina G)/Pref Campina Gde/2021
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Da leitura da Lei 6.404/76 que trata das sociedades anônimas, pode-se extrair, de imediato, que a
norma trata de pontuar algumas características importantes acerca das sociedades anônimas, espécies,
bem como da sua organização interna e dos procedimentos atinentes às sociedades. A Lei em comento
afirma que a companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos
sócios ou acionistas será:
a) Limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas
b) Ilimitada ao preço de emissão das ações adquiridas
c) Limitada ao valor de emissão de ações subscritas
d) Ilimitada ao preço de emissão e venda de ações adquiridas ou subscritas
www.tecconcursos.com.br/questoes/1373911
ADM&TEC - CI (Água Branca)/Pref Água Branca/2020
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Leia as afirmativas a seguir:
I. A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos
sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas, conforme
disposto na Lei Federal nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976.
II. É cláusula necessária em todo contrato a que estabeleça o preço e as condições de pagamento,
determine os critérios, a data-base e a periodicidade do reajustamento de preços, assim como
mascare os critérios de atualização monetária entre a data do adimplemento das obrigações e a doefetivo pagamento, de acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1373916
ADM&TEC - CI (Água Branca)/Pref Água Branca/2020
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Leia as afirmativas a seguir:
I. A companhia pode ter por objeto participar de outras sociedades; ainda que não prevista no
estatuto, a participação é facultada como meio de realizar o objeto social, ou para beneficiar-se de
incentivos fiscais, conforme disposto na Lei Federal nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976.
II. É cláusula vedada a qualquer contrato com a Administração Pública a que estabeleça a obrigação
do contratado de manter, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2150681
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1373911
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1373916
338) 
339) 
obrigações por ele assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação,
de acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1498061
ITAME - Ana (Colinas Sul)/Pref Colinas do Sul/Contabilidade/2020
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
A sociedade anônima é uma sociedade institucional, de capital, personificada, empresária, com
responsabilidade limitada e com identificação exclusiva por denominação. Seu ato constitutivo é:
a) O contrato social.
b) O estatuto social.
c) A convenção coletiva.
d) O ato institucional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1745040
FURB - Ag (Dr Pedrinho)/Pref Dr Pedrinho/Administrativo III/2020
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
 
I- Nas empresas de responsabilidade limitada, os sócios são responsáveis financeira e
administrativamente pela empresa, conforme o capital social que aplicaram e a cláusula de exercício
de administração do contrato social.
 
II- Nas sociedades anônimas de capital aberto, a organização vende ações na bolsa de valores ao
público geral por intermediação de instituições financeiras, como bancos e corretoras.
 
III- Nas sociedades anônimas de capital fechado, o capital é dividido em ações internamente entre
os sócios e outros interessados ou convidados, porém sem ter o capital aberto ao público em bolsa
de valores.
 
Isso posto, é correto o que se afirma em:
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) I, II e III.
d) II, apenas.
e) III, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/763460
IBFC - Ana Cont (CGE RN)/CGE RN/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1498061
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1745040
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/763460
340) 
341) 
342) 
Segundo a Lei nº 6.404 de dezembro de 1976, o capital da companhia ou sociedade anônima, será
dividido em ações e, a responsabilidade de seus sócios será limitada ao valor de emissão das ações. Essa
mesma legislação, também discorre sobre o objeto social dessas companhias. A esse respeito, analise as
afirmativas e dê valores Verdadeiros (V) ou Falsos (F).
( ) Pode ser objeto da companhia qualquer empresa com ou sem fim lucrativo, não contrário à lei,
à ordem pública e aos bons costumes.
( ) Qualquer que seja o objeto, a companhia é mercantil e se rege pelas leis e usos do comércio.
( ) O estatuto social definirá o objeto de modo simples e resumido.
( ) O objeto da companhia pode ser a participação em outras sociedades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) V, V, V, V
b) V, F, V, F
c) F, V, F, V
d) F, F, V, V
www.tecconcursos.com.br/questoes/788963
FCC - Ana Fom (AFAP)/AFAP/Advogado/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Em relação às sociedades anônimas
a) a companhia é aberta ou fechada conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não
admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários.
b) seu objeto pode referir-se a qualquer empresa, de fim lucrativo ou não, desde que não contrário à
lei, à ordem pública e aos bons costumes.
c) em sua denominação, por sua impessoalidade, não poderão figurar os nomes do fundador,
acionista ou pessoa que de algum modo tenha contribuído para o sucesso da empresa.
d) seu capital social deverá ser formado somente com contribuições em dinheiro, defesas outras
espécies de bens.
e) o estatuto da companhia fixará o valor do capital social, expresso em moeda nacional ou
estrangeira e a ser corrigido anualmente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/843032
Unifil - Cont (CM Jataizinho)/CM Jataizinho/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
A respeito da Lei das Sociedades por Ações, pode-se afirmar que
a) a companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos
sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
b) a companhia não pode ter por objeto participar de outras sociedades.
c) o nome do fundador, acionista, ou pessoa que por qualquer outro modo tenha concorrido para o
êxito da empresa, não poderá figurar na denominação.
d) o capital social não poderá ser formado em qualquer espécie de bens suscetíveis de avaliação em
dinheiro.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/788963
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/843032
343) 
344) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/956465
IBADE - Cont (CM Jaru)/CM Jaru/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Sobre a natureza da companhia ou sociedade anônima, podemos afirmar que:
a) A sociedade anônima terá seu capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou
acionistas será ilimitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
b) A sociedade anônima terá seu capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou
acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
c) Pode ser objeto da companhia qualquer empresa de fim lucrativo , não contrário à lei, à ordem
pública e aos bons costumes.
d) Qualquer que seja o objeto, a companhia é mercantil e se rege pelas leis e usos do comércio
e) O estatuto social definirá o objeto de modo preciso e completo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1001012
Unifil - Cont (Mandaguaçu)/Pref Mandaguaçu/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Tendo em vista a legislação que dispõe a respeito da Sociedade por Ações, informe se é verdadeiro
(V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
( ) A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos
sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
 
( ) Pode ser objeto da companhia qualquer empresa de fim lucrativo, ainda que contrário à lei, à
ordem pública e aos bons costumes.
 
( ) A Comissão de Valores Mobiliários poderá classificar as companhias abertas em categorias,segundo as espécies e classes dos valores mobiliários por ela emitidos negociados no mercado, e
especificará as normas sobre companhias abertas aplicáveis a cada categoria.
 
( ) O capital social poderá ser formado exclusivamente com contribuições em dinheiro, vedado
qualquer espécie de bens ainda que suscetíveis de avaliação em dinheiro.
a) V – F – V – F.
b) V – V – V – F.
c) F – F – V – F.
d) V – V – V – V.
e) F – V – F – V.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/956465
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1001012
345) 
346) 
347) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1118428
IADES - Esc (BRB)/BRB/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Considerando as características específicas das sociedades por ações ou “companhias”, assinale a
alternativa correta.
a) Companhia aberta é aquela cujas ações estão habilitadas à negociação no mercado de valores
mobiliários.
b) As ações ordinárias conferem aos respectivos titulares direito de voto e prioridade na distribuição
de dividendos, fixos ou mínimos.
c) São valores mobiliários passíveis de negociação em bolsa de valores os títulos da dívida pública
federal, estadual e municipal, bem como os títulos cambiais de responsabilidade de instituição
financeira, inclusive debêntures.
d) A emissão, a distribuição e a negociação de ações e demais valores mobiliários são reguladas pela
Comissão de Valores Mobiliários em conjunto com o Banco Central do Brasil.
e) Uma das formas de captação de recursos junto ao público, de que podem se valer as sociedades
por ações, é a emissão de debêntures, que conferem aos próprios titulares direito de crédito contra
elas, nas condições constantes da escritura de emissão, sendo vedada, em qualquer hipótese, a
conversibilidade de tais debêntures em ações.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1131193
Instituto Consulplan - ACont (CODESG)/CODESG/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
“A sociedade anônima é um tipo de companhia que tem o seu capital dividido em
_______________ e limita a responsabilidade de seus sócios, chamados de _______________, até o
limite do preço das ações subscritas ou adquiridas. São classificadas em companhias _______________
ou _______________, conforme os _______________ de sua emissão estejam ou não admitidos à
negociação no mercado de _______________.”
 
 
Considerando o disposto na Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, assinale a alternativa que
completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
a) cotas / cotistas / empresárias / simples / valores imobiliários / ações
b) ações / acionistas / abertas / fechadas / valores mobiliários / capitais
c) valores mobiliários / beneficiários / negociáveis / não negociáveis / bônus / câmbio
d) debêntures / debenturistas / pequenas / grandes / certificados / valores imobiliários
www.tecconcursos.com.br/questoes/1184362
OBJETIVA CONCURSOS - Ana (CM Chapecó)/CM Chapecó/Contábil e
Financeiro/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Em conformidade com a Lei nº 6.404/1976, sobre as características e natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima, pode-se afirmar que:
a) A responsabilidade dos sócios será ilimitada ao preço de emissão das ações subscritas ou
adquiridas, e subsidiária ao valor do investimento no mercado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1118428
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1131193
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1184362
348) 
349) 
350) 
b) A companhia pode ser aberta ou fechada, sendo que, quando for fechada, será admitida a
negociação de seus valores mobiliários no Mercado de Balcão e não na Bolsa de Valores.
c) Na companhia aberta, os titulares de, no mínimo, 10% das ações em circulação no mercado
poderão requerer aos administradores da companhia que convoquem assembleia especial dos
acionistas titulares de ações em circulação no mercado, para deliberar sobre a realização de nova
avaliação pelo mesmo ou por outro critério, para efeito de determinação do valor de avaliação da
companhia.
d) O objeto da companhia pode ser qualquer empresa, com ou sem fim lucrativo, desde que esta,
sendo contrária aos bons costumes, não seja contrária à lei e à ordem pública.
e) Aos valores mobiliários emitidos pelas companhias é vedado o registro na Comissão de Valores
Mobiliários para que sejam negociados no mercado de valores mobiliários.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1198946
QUADRIX - Cont (CREA TO)/CREA TO/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Quanto aos dispositivos legais e pronunciamentos técnicos, julgue o item.
 
É vedado incluir o nome de pessoas físicas na denominação formal de companhias abertas, ainda que
seja uma homenagem póstuma.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1198947
QUADRIX - Cont (CREA TO)/CREA TO/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Quanto aos dispositivos legais e pronunciamentos técnicos, julgue o item.
 
Determinada companhia classificada como fechada é proibida de negociar títulos de sua própria emissão.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1205111
QUADRIX - Ana Área (CREA GO)/CREA GO/Contador/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Acerca das normas legais e dos tópicos avançados da contabilidade, julgue o item.
 
As companhias e sociedades por ações têm, obrigatoriamente, natureza mercantil e são regidas pelas leis
e pelos usos do comércio.
 
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1198946
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1198947
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1205111
351) 
352) 
353) 
354) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1205114
QUADRIX - Ana Área (CREA GO)/CREA GO/Contador/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Acerca das normas legais e dos tópicos avançados da contabilidade, julgue o item.
 
Determinada companhia somente poderá negociar os valores mobiliários de sua emissão no mercado se
fizer o registro na Comissão de Valores Mobiliários.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1215729
QUADRIX - TNS I (CRF ES)/CRF ES/Graduação em Contabilidade/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Julgue o item, relativos aos diplomas legais e às interpretações técnicas da contabilidade.
 
Uma companhia aberta poderá cancelar seu registro no mercado de valores mobiliários, bastando, para
tanto, apresentar requerimento aprovado pelo conselho de administração da companhia.
 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1220115
QUADRIX - Aux Cont (CRN 9)/CRN 9/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
No que se refere às normas básicas da contabilidade, julgue o item.
 
A responsabilidade dos sócios ou acionistas de uma companhia ou sociedade anônima será limitada ao
preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1220117
QUADRIX - Aux Cont (CRN 9)/CRN 9/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
No que se refere às normas básicas da contabilidade, julgue o item.
 
A avaliação do valor de mercado de determinada companhia somente pode ser requerida pelo acionista
controlador ou pela sociedade controladora.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1205114
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1215729https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1220115
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1220117
355) 
356) 
357) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1269628
OBJETIVA CONCURSOS - Cont (Faxinalzinho)/Pref Faxinalzinho/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Com base na Lei nº 6.404/1976, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo
CORRETAMENTE:
Na companhia aberta, os titulares de, no mínimo, das ações em circulação no mercado poderão
requerer aos administradores da companhia que convoquem assembleia especial dos acionistas titulares
de ações em circulação no mercado, para deliberar sobre a realização de nova avaliação pelo mesmo ou
por outro critério.
a) 15%
b) 10%
c) 25%
d) 20%
www.tecconcursos.com.br/questoes/1283196
OBJETIVA CONCURSOS - Cont (P Bandeira)/Pref Pinto Bandeira/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Sobre a Lei nº 6.404/1976, que dispõe sobre as Sociedades por Ações, analisar os itens abaixo:
 
I. Não pode ser objeto da companhia qualquer empresa de fim lucrativo, mesmo quando não
contrária à lei e à ordem pública.
 
II. A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos
sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
 
III. A companhia pode ter por objeto participar de outras sociedades. Ainda que não prevista no
estatuto, a participação é facultada como meio de realizar o objeto social ou para beneficiar-se de
incentivos fiscais.
 
Está(ão) CORRETO(S):
a) Somente o item II.
b) Somente o item III.
c) Somente os itens I e II.
d) Somente os itens II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1313523
OBJETIVA CONCURSOS - Cont (Pref R Pardo)/Pref Rio Pardo/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Em conformidade com a Lei nº 6.404/1976, analisar os itens abaixo:
 
I. A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos
sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1269628
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1283196
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1313523
358) 
359) 
II. Pode ser objeto da companhia qualquer empresa de fim lucrativo, não contrário à lei, à ordem
pública e aos bons costumes.
a) Os itens I e II estão corretos.
b) Somente o item I está correto.
c) Somente o item II está correto.
d) Os itens I e II estão incorretos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1424823
ADM&TEC - Aux (Col Leopoldina)/Pref Col. Leopoldina/Contabilidade/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Leia as afirmativas a seguir:
 
I. O balanço patrimonial permite ter uma posição patrimonial da entidade.
 
II. A sociedade por ações será designada por denominação acompanhada das expressões
"companhia" ou "sociedade anônima".
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
 
www.tecconcursos.com.br/questoes/749231
FADESP - Tec Ban (BANPARÁ)/BANPARÁ/2018
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
As Sociedades Anônimas podem ser classificadas em abertas e fechadas. Pode-se dizer que são
características das Sociedades Anônimas Fechadas
a) negociação em bolsas de valores ou mercado de balcão organizado e concentração do capital na
mão de poucos acionistas.
b) negociação em bolsas de valores ou mercado de balcão organizado e divisão do capital entre
muitos sócios.
c) negociação no balcão das empresas, sem garantia e divisão do capital entre muitos sócios.
d) negociação no balcão das empresas, sem garantia e cumprimento de várias normas exigidas pelo
agente regulador.
e) concentração do capital na mão de poucos acionistas e negociação no balcão das empresas, sem
garantia.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1424823
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/749231
360) 
361) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/773665
IBADE - Cont (CAERN)/CAERN/2018
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
A Lei nº 11 .638/2007 teve como um de seus principais objetivos, promover a convergência da
contabilidade brasileira ao padrão internacional, bem como se notabilizou pela incorporação das
Sociedades de Grande Porte. Uma das alternativas abaixo apresenta um indicador, relacionado ao
exercício financeiro anterior, que corresponde a uma característica instituída para esse tipo de sociedade.
a) Receita Bruta superior a R$ 200 milhões.
b) Ativo Total superior a R$ 300 milhões.
c) Ativo Total superior a R$ 240 milhões
d) Patrimônio Líquido superior a R$ 300 milhões.
e) Patrimônio Líquido superior a R$ 200 milhões.
www.tecconcursos.com.br/questoes/784237
COPS UEL - Ana Con (Fomento PR)/Fomento Paraná/2018
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Sobre Características, Natureza e Constituição das Sociedades Anônimas, considere as afirmativas a
seguir.
 
I. As ações em circulação no mercado são todas as ações do capital da companhia, inclusive as de
propriedade do acionista controlador, de diretores, de conselheiros de administração e as de
tesouraria.
 
II. A companhia será considerada aberta ou fechada conforme os valores mobiliários de sua emissão
estejam ou não admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários.
 
III. A empresa constituída na forma de sociedade por ações, independentemente da natureza de
seu objeto social, será sempre uma entidade mercantil regendo-se pelas leis e usos do comércio.
 
IV. A sociedade por ações, compulsoriamente, será designada por denominação acompanhada das
expressões “companhia” ou “sociedade anônima”, expressas por extenso ou abreviadamente, mas
vedada a utilização da primeira ao final.
 
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/784604
COPS UEL - Ana Des (Fomento PR)/Fomento Paraná/2018
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/773665
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/784237
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/784604
362) 
363) 
Relativamente às Sociedades Anônimas, de acordo com o estabelecido pelo vigente Código Civil,
atribua V ( verdadeiro) ou F ( falso) às afirmativas a seguir.
 
( ) Na sociedade anônima ou companhia, o capital divide-se em ações, obrigando-se cada sócio ou
acionista somente pelo preço de emissão das ações que subscrever ou adquirir.
 
( ) Entre as características da sociedade cooperativa, têm-se a variabilidade ou a dispensa do capital
social e o número mínimo de sócios necessário a compor a administração da sociedade.
 
( ) Entre as características da sociedade cooperativa, destaca-se a possibilidade de transferência de
quotas de capital a terceiros por meio de herança ou testamento judicial.
 
( ) Entre as características da sociedade cooperativa, dadas as suas peculiaridades, função
econômica e social, não se aplica a responsabilidade dos sócios, seja limitada ou ilimitada.
 
( ) Consideram-se coligadas, ou co-participantes, as sociedadesanônimas que, em relações
negociais com outras empresas de idêntica natureza, mantêm patrimônio e bens em comum.
 
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
a) V, V, F, F, F.
b) V, F, V, V, F.
c) F, V, V, F, V.
d) F, V, F, V, F.
e) F, F, V, F, V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/936168
AJURI - Ana (DESENVOLVE RR)/DESENVOLVE RR/Administrativo/2018
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Baseando-se no que prevê a Lei Federal nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, que trata das
Sociedades por Ações, no que tange à responsabilidade dos sócios de uma sociedade anônima perante
terceiros, em relação ao valor de emissão das ações por eles subscritas ou adquiridas, é correto afirmar
que os acionistas respondem de forma:
a) limitada, os minoritários somente.
b) limitada, os majoritários somente.
c) ilimitada, os majoritários somente.
d) limitada, os majoritários ou minoritários.
e) ilimitada, os majoritários ou minoritários.
www.tecconcursos.com.br/questoes/435378
CONSULPLAN - ATA (CFESS)/CFESS/2017
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/936168
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/435378
364) 
365) 
366) 
Uma empresa que tem o seu capital dividido em ações e a responsabilidade dos sócios ou
acionistas é limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas, exceto em relação aos
acionistas controladores é classificada como:
a) Capitalismo.
b) Cooperativa.
c) Sociedade limitada.
d) Sociedade anônima.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1691680
IAN - Tec (CM M Pereira)/CM Miguel Pereira/Contabilidade/2016
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
À luz da Lei 6.404, de 15 de Dezembro de 1976, que dispõe sobre as Sociedades por Ações,
considere as afirmativas seguintes.
 
I. O capital social poderá ser formado com contribuições em dinheiro ou em qualquer espécie de
bens suscetíveis de avaliação em dinheiro.
 
II. É permitida a emissão de ações por preço inferior ao seu valor nominal.
 
III. A companhia pode contratar a escrituração e a guarda dos livros de registro e transferência de
ações e a emissão dos certificados com instituição financeira autorizada pela Comissão de Valores
Mobiliários a manter esse serviço.
 
IV. Somente o estatuto pode autorizar a aplicação de lucros ou reservas no resgate ou na
amortização de ações, determinando as condições e o modo de proceder-se à operação.
 
V. A companhia pode criar, a qualquer tempo, títulos negociáveis, sem valor nominal e estranhos ao
capital social, denominados “partes beneficiárias".
 
O número de afirmativas INCORRETAS é:
a) nenhuma
b) uma
c) duas
d) três
www.tecconcursos.com.br/questoes/2189401
OBJETIVA CONCURSOS - Cont (Pref Erechim)/Pref Erechim/2016
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Em conformidade com a Lei nº 6.404/76, que dispõe sobre as sociedades por ações, marcar C para
as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
 
(---) Pode ser objeto da companhia qualquer empresa de fim lucrativo, não contrário à lei, à ordem
pública e aos bons costumes.
 
(---) A companhia pode ter por objeto participar de outras sociedades, mesmo que não previsto no
estatuto, uma vez que a participação é facultada como meio de realizar o objeto social, ou para
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1691680
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2189401
367) 
368) 
369) 
beneficiar-se de incentivos fiscais.
 
(---) A emissão de ações por preço inferior ao seu valor nominal não é uma prática vedada.
a) C - C - E.
b) E - C - C.
c) C - E - E.
d) E - C - E.
www.tecconcursos.com.br/questoes/276763
CEBRASPE (CESPE) - Cont (FUB)/FUB/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Com respeito à legislação e à normatização contábil brasileira vigentes, julgue o item subsequente.
 
A Lei n.º 6.404/1976, ou Lei das Sociedades por Ações, originalmente elaborada em consonância com as
teorias da Escola Italiana de Contabilidade, foi, nos últimos anos, modificada para atender a
convergência da contabilidade brasileira às normas internacionais de contabilidade do IASB.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/283546
FCC - Proc (TCM-RJ)/TCM RJ/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Na sociedade anônima, a responsabilidade dos sócios é
a) limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
b) restrita ao valor nominal de suas ações, mas todos respondem solidariamente pela integralização
do capital social.
c) ilimitada.
d) restrita ao valor de mercado de suas ações, mas todos respondem solidariamente pela
integralização do capital social.
e) limitada ao valor de mercado das ações subscritas ou adquiridas, mas apenas no tocante às
companhias abertas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/349634
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Sobre a sociedade anônima e com base na Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976, assinale a
afirmativa INCORRETA.
a) A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos
sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
b) Pode ser objeto da companhia qualquer empresa de fim lucrativo, não contrário à lei, à ordem
pública e aos bons costumes.
c) Qualquer que seja o objeto, a companhia é mercantil e se rege pelas leis e usos do comércio.
d) A sociedade será designada por firma ou denominação acompanhada das expressões
“companhia”, ou “sociedade anônima”, podendo ser por extenso ou abreviadamente e ambas
utilizadas no início ou ao final.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/276763
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/283546
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/349634
370) 
371) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/797826
NC UFPR (FUNPAR) - Prof NU Jr (ITAIPU)/ITAIPU/Ciências Contábeis/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
O artigo 4o da Lei 6.404/1976 estabelece que “a companhia é aberta ou fechada conforme os
valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação no mercado de valores
mobiliários”. A respeito de uma sociedade anônima, considere as seguintes informações:
 
1. Emitiu títulos de dívida em mercado de capital no exterior.
 
2. Possui participações societárias de controle em outras sociedades anônimas abertas e fechadas.
 
3. Emitiu debêntures conversíveis em ações preferenciais na Bolsa de Valores local.
 
4. Emitiu ações ordinárias por meio de oferta pública primária.
 
Caracteriza(m) a sociedade anônima como uma companhia aberta no mercado de capitais brasileiro:
a) a informação 2 apenas.
b) a informação 4 apenas.
c) as informações 1 e 2 apenas.
d) as informações 3 e 4 apenas.
e) as informações 1, 3 e 4 apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/244371
CONSULPLAN - Ana Trib (Cascavel)/Pref Cascavel/2014
Direito Empresarial (Comercial) - Características e Natureza da Companhia ou
Sociedade Anônima (arts. 1º a 4º da Lei nº 6.404/1976)
Os arts. 1º ao 4º da Lei nº 6.404/76, que estatui acerca das Sociedades por Ações, dispõem sobre
as características e natureza da Companhia ou Sociedade Anônima. De acordo com a referida lei, assinale
a afirmativa INCORRETA.
a) A companhia será aberta ou fechada conforme osvalores mobiliários de sua emissão estejam ou
não admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários.
b) A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações e a responsabilidade dos
sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
c) A sociedade será designada por denominação acompanhada das expressões ‘companhia’ ou
‘sociedade anônima’, sempre expressas por extenso, ou seja, vedado o uso de abreviaturas.
d) Pode ser objeto da companhia qualquer empresa de fim lucrativo, não contrário à lei, à ordem
pública e aos bons costumes, sendo que o estatuto social definirá o objeto de modo preciso e
completo.
e) A companhia pode ter por objeto participar de outras sociedades; ainda que não prevista no
estatuto, a participação é facultada como meio de realizar o objeto social ou para beneficiar-se de
incentivos fiscais.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/797826
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/244371
372) 
373) 
374) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1983057
Legalle - Tec Desen (BADESUL)/BADESUL/Contador/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Constituição da Companhia (arts. 80 a 99 da Lei
nº 6.404/1976)
A constituição de uma companhia depende do cumprimento dos seguintes requisitos preliminares:
I. Subscrição, pelo menos por 2 pessoas, de todas as ações em que se divide o capital social fixado no
estatuto; II. Realização, como entrada, de 10%, no mínimo, do preço de emissão das ações subscritas
em bens móveis ou estoque; III. Depósito, no Banco do Brasil S/A., ou em outro estabelecimento
bancário autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários, da parte do capital realizado em dinheiro.
 
Está(ão) CORRETA(S):
a) Apenas I.
b) I, II e III.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1991108
CETAP - TAF (JUCEPA)/JUCEPA/Nível I Classe A/Administração/2021
Direito Empresarial (Comercial) - Constituição da Companhia (arts. 80 a 99 da Lei
nº 6.404/1976)
À Lei Federal n. 6.404/76 e alterações determinam que a constituição da companhia depende do
cumprimento dos seguintes requisitos preliminares:
 
I - subscrição, pelo menos por 2 (duas) pessoas, de parte das ações em que se divide o capital social
fixado no estatuto.
 
II - realização, como entrada, de 10% (dez por cento), no mínimo, do preço de emissão das ações
subscritas em dinheiro.
 
III - depósito, no Banco do Brasil S/A., ou em outro estabelecimento bancário autorizado pela Comissão
de Valores Mobiliários, da totalidade do capital realizado em dinheiro.
 
Pode-se afirmar que:
a) Os itens l e II estão errados.
b) Os itens l e III estão corretos.
c) Todos os itens estão corretos.
d) Apenas o item II está correto.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1127802
QUADRIX - Cont (CFO)/CFO/2020
Direito Empresarial (Comercial) - Constituição da Companhia (arts. 80 a 99 da Lei
nº 6.404/1976)
Com base na Lei n.º 6.404/1964 e em suas alterações posteriores, julgue o item.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1983057
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1991108
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1127802
375) 
376) 
377) 
A constituição de companhia por subscrição pública somente poderá ser efetuada com a intermediação
de instituição financeira.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/824917
QUADRIX - Cont I (CRA PR)/CRA PR/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Constituição da Companhia (arts. 80 a 99 da Lei
nº 6.404/1976)
No que concerne à lei geral de sociedades anônimas e aos princípios fundamentais da
contabilidade, julgue o item.
 
Para a constituição de uma companhia, é suficiente que o capital social seja subscrito por, pelo menos,
duas pessoas e que os fundadores realizem, em dinheiro, a parcela mínima estabelecida por lei do preço
de subscrição das ações.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1131201
Instituto Consulplan - ACont (CODESG)/CODESG/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Constituição da Companhia (arts. 80 a 99 da Lei
nº 6.404/1976)
A Lei nº 6.404/76 aponta requisitos preliminares para a constituição de uma companhia. Trata-se
de um dos requisitos a serem cumpridos:
a) Realização, como entrada, de 20%, no mínimo, do preço de emissão das ações subscritas em
dinheiro.
b) Depósito da parte do capital em dinheiro, no Banco do Brasil S/A., que poderá ser realizada por
qualquer sócio.
c) Subscrição, por pelo menos por três pessoas, de todas as ações em que se divide o capital social
fixado no estatuto.
d) Depósito no Banco do Brasil S/A., ou em outro estabelecimento bancário autorizado pela Comissão
de Valores Mobiliários, da parte do capital realizado em dinheiro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1424768
ADM&TEC - Aux (Col Leopoldina)/Pref Col. Leopoldina/Contabilidade/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Constituição da Companhia (arts. 80 a 99 da Lei
nº 6.404/1976)
Leia as afirmativas a seguir:
 
I. A reforma do estatuto da companhia que modificar ou reduzir as vantagens conferidas às partes
beneficiárias só terá eficácia quando aprovada pela metade, no mínimo, dos seus titulares, reunidos
em assembleia-geral especial.
 
II. O Google Chrome é um programa que gera exclusivamente arquivos com a extensão DOC.
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/824917
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1131201
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1424768
378) 
379) 
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1424795
ADM&TEC - Aux (Col Leopoldina)/Pref Col. Leopoldina/Contabilidade/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Constituição da Companhia (arts. 80 a 99 da Lei
nº 6.404/1976)
Leia as afirmativas a seguir:
 
I. O Microsoft Word é um software especializado na edição de áudio, apenas.
 
II. O estatuto da companhia fixará o valor do capital social, expresso em moeda nacional.
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1424799
ADM&TEC - Aux (Col Leopoldina)/Pref Col. Leopoldina/Contabilidade/2019
Direito Empresarial (Comercial) - Constituição da Companhia (arts. 80 a 99 da Lei
nº 6.404/1976)
Leia as afirmativas a seguir:
 
I. O Google Chrome é um software especializado na edição de áudio, apenas.
 
II. A alteração do estatuto da companhia na parte em que regula a diversidade de classes, se não
for expressamente prevista e regulada, requererá a concordância de todos os titulares das ações
atingidas.
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/619876
CESGRANRIO - PPNS (PETROBRAS)/PETROBRAS/Contabilidade/2018
Direito Empresarial (Comercial) - Constituição da Companhia (arts. 80 a 99 da Lei
nº 6.404/1976)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1424795
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1424799
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/619876
380) 
381) 
382) 
O senhor P deseja constituir uma companhia.
Nos termos da Lei n° 6.404/1976, a constituição dessa companhia depende do cumprimento de
requisitos preliminares, sendo um deles a
a) subscrição, pelo menos por duas pessoas, de todas as ações em que se divide o capital social
fixado no estatuto.
b) realização, como entrada, de cinco por cento, no mínimo, do preço de emissão das ações
subscritas em dinheiro.
c) subscrição, pelo menos por três pessoas, de todas as ações em que se divide o capital social
fixado no estatuto.
d) realização, como entrada, de dois por cento, no mínimo, do preço de emissão das ações
subscritas em dinheiro.
e) subscrição, pelo menos por quatro pessoas, detodas as ações em que se divide o capital social
fixado no estatuto.
www.tecconcursos.com.br/questoes/540809
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2017
Direito Empresarial (Comercial) - Constituição da Companhia (arts. 80 a 99 da Lei
nº 6.404/1976)
Considerando a Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, que dispõe sobre as sociedades por
ações, assinale a alternativa correta:
a) A constituição da companhia depende da subscrição, pelo menos por sete pessoas, de todas as
ações em que se divide o capital social fixado no estatuto.
b) Nenhuma companhia poderá funcionar sem que sejam arquivados e publicados seus atos
constitutivos.
c) A incorporação de imóveis para a formação do capital social exige escritura pública.
d) O subscritor não pode se fazer representar na assembleia geral de constituição por procurador
com poderes especiais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/541371
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2017
Direito Empresarial (Comercial) - Constituição da Companhia (arts. 80 a 99 da Lei
nº 6.404/1976)
Considerando a Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, que dispõe sobre as sociedades por
ações, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A denominação da companhia, enquanto não concluído o seu processo de constituição, deverá ser
aditada pela expressão “em organização”.
b) Os fundadores e as instituições financeiras que participarem da constituição da companhia por
subscrição pública, responderão no âmbito das respectivas atribuições, pelos prejuízos resultantes da
inobservância de preceitos legais.
c) Os fundadores entregarão aos primeiros administradores eleitos, os papéis, documentos e livros
pertinentes à constituição da companhia ou de propriedade desta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/540809
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/541371
383) 
384) 
385) 
d) Se a companhia tiver sido constituída por escritura pública, deverão ser arquivados no Registro do
Comércio, além da certidão do instrumento; um exemplar do estatuto social assinado por todos os
subscritores; a relação completa, autenticada pelos fundadores ou pelo presidente da assembleia, dos
subscritores do capital social; duplicata das atas das assembleias realizadas para a avaliação de bens,
quando for o caso e duplicata da ata da assembleia geral dos subscritores que houver deliberado a
constituição da companhia.
www.tecconcursos.com.br/questoes/577317
VUNESP - AFF (TCE-SP)/TCE SP/"Sem Área"/2017
Direito Empresarial (Comercial) - Constituição da Companhia (arts. 80 a 99 da Lei
nº 6.404/1976)
De acordo com artigo 80 da Lei nº 6.404/76, é necessário para constituir uma sociedade anônima:
a) subscrição, pelo menos por 3 (três) pessoas, de todas as ações em que se divide o capital social
fixado no estatuto.
b) realização, como entrada, de 10%, no mínimo, do preço das ações à disposição do mercado.
c) subscrição, pelo menos por 3 (três) pessoas jurídicas, de todas as ações em que se divide o
capital social fixado no estatuto.
d) no mínimo, ¼ (25%), como entrada em dinheiro, do preço das ações subscritas.
e) depósito, no Banco do Brasil S.A., ou em outro estabelecimento bancário autorizado pela CVM, da
parte do capital realizado em dinheiro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/372127
IESES - APO (BAHIAGÁS)/BAHIAGÁS/Direito/2016
Direito Empresarial (Comercial) - Constituição da Companhia (arts. 80 a 99 da Lei
nº 6.404/1976)
Sociedades anônimas SA são companhias ou sociedades que tem o capital dividido em ações, e a
responsabilidade dos sócios ou acionistas limitadas ao preço de emissão das ações subscritas ou
adquiridas. Seu funcionamento tem que estar sob o controle fiscalizador e comando econômico das
autoridades governamentais. Com base na lei 11638/2007, assinale a resposta INCORRETA.
a) As SA têm seu Capital dividido em Ações, cada ação representa uma fração do capital social de
uma SA, sendo este capital limitado no preço da emissão. A empresa só emite a ação com
autorização da CVM.
b) A sociedade anônima terá seu patrimônio comunicável com o individual de cada um de seus
sócios.
c) As Ações das SA quanto a natureza dos seus direitos podem ser: Ações Ordinárias ou Comuns,
Preferenciais ou Fruição ou de Gozo.
d) A Lei das SA exige e traça normas específicas, com relação aos valores dos bens que irão
integralizar o capital social, impondo um processo rigoroso de avaliação no âmbito da assembleia de
constituição e nos casos de aumento, nas respectivas assembleias gerais.
e) Quanto à forma as ações emitidas pelas SA, podem ser: Nominativas, com ou Sem Valor Nominal
ou Ações Escriturais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/317069
IBFC - Ana RC (JUCEB)/JUCEB/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Constituição da Companhia (arts. 80 a 99 da Lei
nº 6.404/1976)
Considere as disposições da Lei Federal n° 6.404 de 15 de dezembro de 1976 e assinale a
alternativa correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/577317
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/372127
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/317069
386) 
387) 
a) Requerido o arquivamento dos documentos relativos à constituição da companhia, os seus
administradores providenciarão, nos 30 (trinta) dias subsequentes, a publicação deles, bem como a
de certidão do arquivamento, em órgão oficial do local de sua sede.
b) Requerido o arquivamento dos documentos relativos à constituição da companhia, os seus
administradores providenciarão, nos 60 (sessenta) dias subsequentes, a publicação deles, bem como
a de certidão do arquivamento, em órgão oficial do local de sua sede.
c) Arquivados os documentos relativos à constituição da companhia, os seus administradores
providenciarão, nos 45 (quarenta e cinco) dias subsequentes, a publicação deles, bem como a de
certidão do arquivamento, em órgão oficial do local de sua sede e da respectiva capital da unidade
federativa.
d) Arquivados os documentos relativos à constituição da companhia, os seus administradores
providenciarão, nos 30 (trinta) dias subsequentes, a publicação deles, bem como a de certidão do
arquivamento, em órgão oficial do local de sua sede.
e) Requerido o arquivamento dos documentos relativos à constituição da companhia, os seus
administradores providenciarão, nos 60 (sessenta) dias subsequentes, a publicação deles, bem como
a de certidão do arquivamento, em órgão oficial da capital da unidade federativa de sua sede.
www.tecconcursos.com.br/questoes/317536
IBFC - Tec RC (JUCEB)/JUCEB/2015
Direito Empresarial (Comercial) - Constituição da Companhia (arts. 80 a 99 da Lei
nº 6.404/1976)
Considere as disposições da Lei Federal n° 6.404 de 15 de dezembro de 1976 e assinale a
alternativa correta sobre a responsabilidade dos primeiros administradores da companhia
a) Os primeiros administradores não são responsáveis perante a companhia pelos prejuízos causados
pela demora no cumprimento das formalidades complementares à sua constituição.
b) A companhia não responde pelos atos ou operações praticados pelos primeiros administradores
antes de cumpridas as formalidades de constituição, mas a assembleia-geral poderá deliberarem
contrário.
c) Os primeiros administradores são solidariamente responsáveis perante terceiros e não perante a
companhia pelos prejuízos causados pela demora no cumprimento das formalidades complementares
à sua constituição.
d) A companhia responde pelos atos ou operações praticados pelos primeiros administradores antes
de cumpridas as formalidades de constituição, não podendo a assembleia-geral deliberar em
contrário.
e) A companhia é responsável perante os primeiros administradores pelos prejuízos causados pela
demora no cumprimento das formalidades complementares à sua constituição.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2395845
FCC - Ana (COPERGÁS)/COPERGÁS/Sistemas/2023
Direito Empresarial (Comercial) - Capital Social e Modificação do Capital Social (arts. 5º a
10 e 166 a 174 da Lei nº 6.404/1976)
De acordo com a Lei nº 6.404/1976, considere:
 
I. A companhia é de capital social ou de capital público conforme os valores mobiliários de suaemissão estejam ou não admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários.
 
II. Somente os valores mobiliários de emissão de companhia registrada na Comissão de Valores
Mobiliários podem ser negociados no mercado de valores mobiliários.
 
III. A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações e a responsabilidade dos
sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/317536
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2395845
388) 
389) 
 
IV. A distribuição pública de valores mobiliários será efetivada no mercado após a aprovação de
100% dos acionistas, desde que o registro na Comissão de Valores Mobiliários esteja em trâmite.
 
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I e III.
b) I, III e IV.
c) II e III.
d) II e IV.
e) I, II e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2454839
QUADRIX - AADC (PROCON DF)/PROCON DF/Direito e Legislação/2023
Direito Empresarial (Comercial) - Capital Social e Modificação do Capital Social
(arts. 5º a 10 e 166 a 174 da Lei nº 6.404/1976)
Considerando as disposições da Lei n.º 6.404/1976, julgue o item.
 
O capital social somente poderá ser formado com contribuições em dinheiro.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2455241
Instituto CONSULPAM - Conta (ICTIM)/ICTIM/2023
Direito Empresarial (Comercial) - Capital Social e Modificação do Capital Social
(arts. 5º a 10 e 166 a 174 da Lei nº 6.404/1976)
Leia e julgue as afirmativas abaixo:
 
I- A companhia pode contratar a escrituração e a guarda dos livros de registro e transferência de
ações e a emissão dos certificados com instituição financeira autorizada pela Comissão de Valores
Mobiliários a manter esse serviço.
 
II- É permitida a emissão de ações por preço inferior ao seu valor nominal.
 
III- O capital social poderá ser formado com contribuições em dinheiro ou em qualquer espécie de
bens suscetíveis de avaliação em dinheiro.
 
IV- A companhia pode criar, a qualquer tempo, títulos negociáveis, sem valor nominal e estranhos ao
capital social, denominados “partes beneficiárias".
 
V- Somente o estatuto pode autorizar a aplicação de lucros ou reservas no resgate ou na
amortização de ações, determinando as condições e o modo de proceder-se à operação.
 
O número de afirmativas INCORRETAS é:
a) Uma.
b) Duas.
c) Três.
d) Quatro.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2454839
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2455241
390) 
391) 
392) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1933772
IBADE - Cont (CRM AC)/CRM AC/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Capital Social e Modificação do Capital Social
(arts. 5º a 10 e 166 a 174 da Lei nº 6.404/1976)
Em consonância com a Lei nº 6.404/76 e alterações posteriores, assinale a alternativa correta.
a) As destinações dos lucros só podem ser registradas segundo a proposta dos órgãos da
administração, no pressuposto de sua aprovação pela assembleia-geral.
b) Os saldos devedores e credores que a companhia não tiver direito de compensar não serão
classificados.
c) O exercício social terá duração de 1 (um) ano e a data do término será no último mês do ano.
d) As contas no ativo serão dispostas em ordem crescente de grau de liquidez dos elementos nelas
registrados.
e) A conta do capital social discriminará o montante subscrito e, por dedução, a parcela ainda não
realizada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2158732
FAFIPA - Cont (Pref Itapoá)/Pref Itapoá/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Capital Social e Modificação do Capital Social
(arts. 5º a 10 e 166 a 174 da Lei nº 6.404/1976)
Qual das alternativas abaixo corresponde as possibilidades de formação do capital social prevista
no art. 7º da Lei 6404/1976?
a) Dinheiro ou bens, estes, independente de serem avaliáveis em dinheiro
b) Bens avaliáveis em dinheiro.
c) Dinheiro ou bens avaliáveis em dinheiro.
d) Dinheiro.
e) Nenhuma das alternativas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2379245
OBJETIVA CONCURSOS - Cont (S Vendelino)/Pref S Vendelino/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Capital Social e Modificação do Capital Social (arts. 5º a
10 e 166 a 174 da Lei nº 6.404/1976)
Em conformidade com a Lei nº 6.404/1976 - Sociedade por Ações, sobre o capital social, em
relação à transferência de bens e a responsabilidade do subscritor, marcar C para as afirmativas Certas, E
para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 
( ) Na falta de declaração expressa em contrário, os bens transferem-se à companhia a título de
propriedade.
 
( ) A responsabilidade civil dos subscritores ou acionistas que contribuírem com bens para a
formação do capital social não poderá ser idêntica a do vendedor.
 
( ) Quando a entrada consistir em crédito, o subscritor ou acionista responderá pela solvência do
devedor.
a) C - E - C.
b) E - C - C.
c) E - E - E.
d) C - C - E.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1933772
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2158732
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2379245
393) 
394) 
395) 
396) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2380698
QUADRIX - Fisc (CRC MG)/CRC MG/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Capital Social e Modificação do Capital Social (arts. 5º a
10 e 166 a 174 da Lei nº 6.404/1976)
Com base na Lei n.o 6.404/1976, que dispõe sobre exercício social, demonstrações financeiras,
escrituração, entre outros, julgue o item.
 
Compõem o ativo não circulante: ativo realizável a longo prazo; investimentos; imobilizado; intangível; e
resultado diferido.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2380699
QUADRIX - Fisc (CRC MG)/CRC MG/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Capital Social e Modificação do Capital Social (arts. 5º a
10 e 166 a 174 da Lei nº 6.404/1976)
Com base na Lei n.o 6.404/1976, que dispõe sobre exercício social, demonstrações financeiras,
escrituração, entre outros, julgue o item.
 
Ainda persiste no ordenamento brasileiro a obrigação de elaboração da demonstração das origens e
aplicações de recursos (DOAR) pelas sociedades anônimas de capital aberto, ao término de cada
exercício social.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2380700
QUADRIX - Fisc (CRC MG)/CRC MG/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Capital Social e Modificação do Capital Social (arts. 5º a
10 e 166 a 174 da Lei nº 6.404/1976)
Com base na Lei n.o 6.404/1976, que dispõe sobre exercício social, demonstrações financeiras,
escrituração, entre outros, julgue o item.
 
As demonstrações financeiras das companhias fechadas com patrimônio líquido, na data do balanço,
superior a R$ 2.000.000 serão obrigatoriamente submetidas a auditoria por auditores independentes
registrados na Comissão de Valores Mobiliários.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2380701
QUADRIX - Fisc (CRC MG)/CRC MG/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Capital Social e Modificação do Capital Social (arts. 5º a
10 e 166 a 174 da Lei nº 6.404/1976)
Com base na Lei n.o 6.404/1976, que dispõe sobre exercício social, demonstrações financeiras,
escrituração, entre outros, julgue o item.
 
A escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos princípios de
contabilidade geralmente aceitos, devendo-se observar métodos ou critérios contábeis uniformes no
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2380698
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2380699
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2380700
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2380701
397) 
398) 
399) 
tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime contábil determinado pela alta
administração.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2380702
QUADRIX - Fisc (CRC MG)/CRC MG/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Capital Social e Modificação do Capital Social (arts. 5º a
10 e 166 a 174 da Lei nº 6.404/1976)
Com base na Lei n.o 6.404/1976, que dispõe sobre exercício social, demonstrações financeiras,
escrituração, entre outros, julgue o item.
 
No balanço patrimonial, o patrimônio líquido será dividido em capitalsocial, reservas de capital, ajustes
de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2414141
FAFIPA - Cont (CODUSA)/CODUSA/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Capital Social e Modificação do Capital Social (arts. 5º a
10 e 166 a 174 da Lei nº 6.404/1976)
De acordo com o art. 7º da Lei 6.404/1976, o capital social pode ser formado com contribuições
em dinheiro ou qualquer espécie de bens suscetíveis de avaliação em dinheiro. Considerando e
interpretando estritamente o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) O capital social só pode ser formado por dinheiro.
b) O capital social pode ser formado também por dinheiro.
c) O capital social não pode ser formado apenas por dinheiro.
d) O capital social não pode ser formado por dinheiro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2415458
FAFIPA - Cont (Pref Realeza)/Pref Realeza/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Capital Social e Modificação do Capital Social (arts. 5º a
10 e 166 a 174 da Lei nº 6.404/1976)
O artigo 5º da Lei 6.404.1976 estabelece regras sobre a fixação do valor do capital social.
 
Em relação ao ali contido, considere as afirmativas:
 
I. O valor do capital social será expresso em moeda nacional.
II. O valor do capital social será expresso em moeda estrangeira.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Afirmativas I e II estão corretas.
b) Nenhuma da afirmativas faz parte da lei.
c) Afirmativa I está incorreta, afirmativa II é correta.
d) Afirmativa I está correta, afirmativa II é incorreta.
e) Afirmativa I e II estão incorretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2415460
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2380702
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2414141
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2415458
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2415460
400) 
FAFIPA - Cont (Pref Realeza)/Pref Realeza/2022
Direito Empresarial (Comercial) - Capital Social e Modificação do Capital Social (arts. 5º a
10 e 166 a 174 da Lei nº 6.404/1976)
O artigo 7º da Lei 6.404.1976 estabelece regras sobre a formação do capital social.
 
Em relação ao ali contido, considere as afirmativas:
 
I. O capital social poderá ser formado com contribuições em dinheiro.
II. O capital social não poderá ser formado por bens suscetíveis de avaliação em dinheiro.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Afirmativa I e II estão incorretas.
b) Afirmativa I está correta, afirmativa II é incorreta.
c) Nenhuma das afirmativas faz parte da lei.
d) Afirmativa I está incorreta, afirmativa II é correta.
e) Afirmativas I e II estão corretas.
Gabarito
201) C 202) D 203) C 204) B 205) C 206) D 207) B
208) C 209) D 210) A 211) C 212) D 213) E 214) B
215) A 216) B 217) A 218) A 219) B 220) E 221) C
222) A 223) D 224) D 225) D 226) B 227) A 228) D
229) C 230) D 231) A 232) B 233) E 234) D 235) A
236) B 237) B 238) B 239) D 240) B 241) D 242) A
243) B 244) A 245) A 246) C 247) B 248) B 249) D
250) A 251) A 252) B 253) B 254) C 255) E 256) D
257) B 258) B 259) E 260) Certo 261) Certo 262) D 263) E
264) Certo 265) A 266) D 267) E 268) D 269) E 270) B
271) A 272) E 273) B 274) E 275) B 276) B 277) A
278) B 279) D 280) C 281) D 282) A 283) A 284) D
285) C 286) C 287) C 288) D 289) D 290) D 291) E
292) A 293) D 294) B 295) D 296) A 297) C 298) D
299) C 300) Errado 301) B 302) B 303) E 304) D 305) C
306) B 307) B 308) A 309) C 310) D 311) A 312) D
313) Errado 314) Certo 315) D 316) Errado 317) A 318) B 319) Certo
320) C 321) B 322) Anulada 323) B 324) A 325) B 326) D
327) A 328) A 329) B 330) D 331) B 332) D 333) Errado
334) D 335) A 336) B 337) B 338) B 339) C 340) C
341) A 342) A 343) B 344) A 345) A 346) B 347) C
348) Errado 349) Errado 350) Certo 351) Certo 352) Errado 353) Certo 354) Errado
355) B 356) D 357) A 358) A 359) E 360) C 361) E
362) A 363) D 364) D 365) C 366) A 367) Errado 368) A
369) D 370) D 371) C 372) D 373) D 374) Certo 375) Errado
376) D 377) B 378) C 379) C 380) A 381) B 382) D
383) E 384) B 385) D 386) B 387) C 388) Errado 389) B
390) E 391) C 392) A 393) Errado 394) Errado 395) Errado 396) Errado
397) Certo 398) B 399) D 400) B

Mais conteúdos dessa disciplina