Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO8 Direito Administrativo para Bacharel (CFC) 2023

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O contrato administrativo pode ser conceituado como um ajuste firmado entre a Administração Pública e um particular, regulado basicamente pelo direito público e tendo por objeto uma atividade que de alguma forma, traduza interesse público. Dentro desta ótica é correto afirmar que:
a) em nenhuma hipótese o particular poderá romper a execução do contrato com a Administração Pública, em virtude dos princípios da continuidade do serviço público e da supremacia do interesse público sobre o particular.

Um Estado realiza a contratação de uma obra que, para ser realizada, exigirá a intervenção na propriedade privada, vez que inúmeros terrenos particulares deverão ser utilizados no empreendimento. Caso o Estado não se desincumba dessas intervenções, estará caracterizada a existência de
(A) fato da administração
(B) circunstância prevista
(C) ato do principado
(D) evento real
(E) cláusula frustrada

Quando os autores dos crimes previstos na Lei de Licitação forem servidores públicos, além das sanções penais, estão sujeitos as sanções:
a) À perda da remuneração, atividade ou mandato de eleição.

Um órgão da administração pública contratou uma empresa para realizar a reforma da instalação elétrica de seu edifício sede. Para isso, celebrou com a empresa contrato administrativo válido por 12 meses, no valor de R$ 150.000,00.
Acerca dessa situação hipotética, julgue o item que se segue. O contrato poderia ser reequilibrado caso fosse criado, durante sua vigência, tributo que impactasse nos preços nele acordados.
Certo
Errado

A administração municipal celebrou regular contrato administrativo com uma empresa particular para a realização de várias obras no perímetro urbano, ocasião em que restaram devidamente acertadas as atividades a serem desempenhadas pela empresa contratada, o prazo de execução e o valor pago pela administração. Ocorre que, após o início da execução das obras e do pagamento de parte do valor acordado, surgiram eventos novos, imprevistos e imprevisíveis pelas partes contratantes, e a elas não imputados, que alteraram o equilíbrio econômico-financeiro do contrato. Neste contexto fático, é correto afirmar que
a) o início da execução das obras impede a revisão do contrato.
a) o início da execução das obras impede a revisão do contrato.
b) o pagamento de parte do valor contratado impede a revisão do contrato.
c) o contrato poderá ser revisto para que se reestabeleça o equilíbrio econômico-financeiro da relação contratual.
d) o contrato não poderá ser revisto, pois prevalece a teoria geral de que os contratos firmados devem ser cumpridos.
e) seria possível a revisão do contrato para ajustá-lo à nova realizada, apenas se a empresa contratada integrasse a administração indireta.

A Teoria da Imprevisão pode ser entendida como “a que sustenta os contratos que têm trato sucessivo ou dependência do futuro, entendem-se condicionados pela manutenção do atual estado das coisas”. Sobre a Teoria da Imprevisão, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Teoria da Imprevisão é o remédio jurídico destinado a sanar incidentes que venham alterar a base econômica, ou seja, a base negocial do contrato. Por isso, é aplicada excepcionalmente às situações extracontratuais que o atinja.
( ) A Teoria da Imprevisão é o remédio jurídico destinado a sanar incidentes que venham alterar a base econômica, ou seja, a base negocial do contrato. Por isso, é aplicada excepcionalmente às situações extracontratuais que o atinja.
( ) A Teoria da Imprevisão é um incidente contratual, por isso aceitável como limitadora da força obrigatória dos contratos. Permite a alteração do contrato sem ferir a autonomia da vontade, pois só atingirá o que não estiver adstrito ao ato volitivo, mas apenas aqueles atos sujeitos à imprevisibilidade.
( ) A Teoria da Imprevisão é uma exceção dentro da regra de obrigatoriedade contratual, tornando relativo o absolutismo do pacta sunt servanda, pregado pelo Liberalismo do século XIX.
a) V, V, V
b) F, F, F
c) F, V, V
d) V, V, F
e) V, F, V

O controle das despesas decorrentes dos contratos e demais instrumentos regidos pela Lei da Licitação nº 8.666/93 será feito _______________ , na forma da legislação pertinente, ficando os órgãos interessados da Administração responsáveis pela demonstração da legalidade e regularidade da despesa e execução, nos termos da Constituição e sem prejuízo do sistema de controle interno nela previsto.
Assinale a alternativa que preenche corretamente o texto.
a) pelos órgãos fiscalizadores, incluindo empresa privada competente
b) pelo poder executivo
c) pelo judiciário
d) por pessoa independente
e) pelo Tribunal de Contas competente

Segundo a referida Lei, quem poderá representar ao Tribunal de Contas ou aos órgãos integrantes do sistema de controle interno contra irregularidades na aplicação desta Lei, para os fins do disposto neste artigo?
a) Somente o licitante.
a) Somente o licitante.
b) Somente o próprio poder judiciário.
c) Qualquer licitante, contratado ou pessoa física ou jurídica.
d) Somente os poderes executivos, da União, dos Estados e dos Municípios.

Apesar de haver responsáveis pela verificação da execução dos contratos e acompanhamento das obras e serviços, notadamente pelos respectivos chefes e diretores das áreas contratantes, haverá um controle externo e independente, que será exercido
a) pela Secretaria da Receita Estadual.
a) pela Secretaria da Receita Estadual.
b) pelo Tribunal de Contas.
c) pelo Auditor Interno.
d) pela Secretaria da Fazenda.
e) pelo Tribunal Superior.

De posse das informações, bem como dos documentos, com vista a eximir-se da responsabilidade solidária, o procedimento legal a ser adotado é
a) dar ciência ao Tribunal de Contas da existência de irregularidades no processo de licitação e tomar as providências administrativas visando a apuração das denúncias apresentadas.
a) dar ciência ao Tribunal de Contas da existência de irregularidades no processo de licitação e tomar as providências administrativas visando a apuração das denúncias apresentadas.
b) comunicar o Ministério Público sobre a existência de irregularidades no processo de licitação para que este tome as medidas necessárias para a investigação das denúncias.
c) comunicar ao Sr. Prefeito a existência de irregularidades no processo de licitação.
d) comunicar o fato ao setor de Recursos Humanos da Prefeitura, visando a abertura de sindicância para apuração dos fatos.
e) abrir um processo administrativo interno para comprovar a existência de irregularidades, dando ciência ao Sr. Prefeito da decisão tomada.

Considerando o art. 109 da Lei n.8.666/93 que dispõe sobre os recursos administrativos cabíveis e o seu prazo para interposição, assinale a alternativa correta:
a) Cabe recurso em sentido estrito ou hierárquico da anulação ou revogação da licitação no prazo de 10 (dez) dias úteis, a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata
a) Cabe recurso em sentido estrito ou hierárquico da anulação ou revogação da licitação no prazo de 10 (dez) dias úteis, a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata
b) Cabe representação no prazo de 5 (cinco) dias úteis da intimação da decisão relacionada com o objeto da licitação ou do contrato, de que não caiba recurso hierárquico
c) Interposto, o recurso será comunicado aos demais licitantes, que poderão impugná-lo no prazo de 8 (oito) dias úteis
d) Em se tratando de licitações efetuadas na modalidade de "carta convite" os prazos para interposição de recursos serão de 3 (três) dias úteis
e) Cabe pedido de reconsideração, de decisão de Ministro de Estado, ou Secretário Estadual ou Municipal, conforme o caso, na hipótese do § 4o do art. 87 desta Lei, no prazo de 15 (quinze) dias úteis da intimação do ato

O art. 109 da Lei de Licitações prevê a hipótese de interposição de recurso ante a habilitação ou inabilitação do licitante. Em qual prazo, contado da intimação do ato ou da lavratura da ata, este recurso deve ser interposto?
a) 1 dia
a) 1 dia
b) 2 dias
c) 5 dias
d) 7 dias
e) 10 dias

Com relação aos atos da Administração decorrentes da Lei nº 8.666/1993, assinale a alternativa correta.
a) Cabe recurso, no prazo de 15 dias a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata, no caso de julgamento das propostas.
a) Cabe recurso, no prazo de 15 dias a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata, no caso de julgamento das propostas.
b) Dos atos da Administração não cabem representação.
c) Cabe pedido de reconsideração no caso de anulação ou revogação da licitação, no prazo de 5 dias.
d) Interposto, o recurso será comunicado aos demais licitantes, que poderão impugná-lo no prazo de 5 dias.
e) O recurso será dirigido à mesma autoridade que praticou o ato, a qual poderá reconsiderar sua decisão, no prazo de 10 dias.

Com relação a licitação, julgue o item.
O prazo para a revisão dos atos praticados pela comissão licitante inicia-se após o encerramento dos trabalhos por ela conduzidos, computando-se o período de tramitação dos recursos administrativos eventualmente interpostos.
Certo
Errado

Dos atos da Administração decorrentes da aplicação da Lei 8666/1993 cabem recurso, a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata, nos casos de:
a) habilitação ou inabilitação do licitante, no prazo de 10 (dez) dias úteis.

No regime da Lei no 8.666/93, a decisão de inabilitação de participante em licitação enseja a apresentação, pelo prejudicado, de
a) recurso.

O prazo de 2 (dois) dias úteis para recurso administrativo contra anulação de licitação é aplicável à(ao)
a) representação nas modalidades tomada de preço e carta-convite.

Para Andrade (2019), a gestão de contratos constitui-se em um conjunto de ações e técnicas administrativas que visam supervisionar o cumprimento do que foi acordado em contratos. Observe:
Corresponde à figura anterior:
a) Fiscalização de contratos.
b) Ciclo de vida dos contratos.
c) Etapas da gestão de contratos.
d) Vantagens da gestão de contratos.

Considere as seguintes afirmativas acerca das licitações públicas que constituem procedimento para assegurar, ao maior número de interessados possível, a oportunidade de apresentar propostas e de serem escolhidos para firmar determinado contrato administrativo:
Assinale a alternativa CORRETA:
I. Não configura violação da igualdade no procedimento licitatório estabelecer condições mínimas de habilitação dos licitantes que tenham como único objetivo garantir a execução do acordo.
II. A finalidade da licitação tratada em lei é a escolha da melhor proposta, ou seja, da que apresentar o menor preço.
III. A modalidade de licitação denominada “concorrência” será facultativa nas concessões de direito real de uso, independentemente do valor da contratação.
IV. Na concorrência, não é necessário o prévio registro de cadastro do interessado na administração.
V. A contratação para serviços de assistência técnica com técnicos especializados deverá obrigatoriamente ser celebrada mediante concurso.
a) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O contrato administrativo pode ser conceituado como um ajuste firmado entre a Administração Pública e um particular, regulado basicamente pelo direito público e tendo por objeto uma atividade que de alguma forma, traduza interesse público. Dentro desta ótica é correto afirmar que:
a) em nenhuma hipótese o particular poderá romper a execução do contrato com a Administração Pública, em virtude dos princípios da continuidade do serviço público e da supremacia do interesse público sobre o particular.

Um Estado realiza a contratação de uma obra que, para ser realizada, exigirá a intervenção na propriedade privada, vez que inúmeros terrenos particulares deverão ser utilizados no empreendimento. Caso o Estado não se desincumba dessas intervenções, estará caracterizada a existência de
(A) fato da administração
(B) circunstância prevista
(C) ato do principado
(D) evento real
(E) cláusula frustrada

Quando os autores dos crimes previstos na Lei de Licitação forem servidores públicos, além das sanções penais, estão sujeitos as sanções:
a) À perda da remuneração, atividade ou mandato de eleição.

Um órgão da administração pública contratou uma empresa para realizar a reforma da instalação elétrica de seu edifício sede. Para isso, celebrou com a empresa contrato administrativo válido por 12 meses, no valor de R$ 150.000,00.
Acerca dessa situação hipotética, julgue o item que se segue. O contrato poderia ser reequilibrado caso fosse criado, durante sua vigência, tributo que impactasse nos preços nele acordados.
Certo
Errado

A administração municipal celebrou regular contrato administrativo com uma empresa particular para a realização de várias obras no perímetro urbano, ocasião em que restaram devidamente acertadas as atividades a serem desempenhadas pela empresa contratada, o prazo de execução e o valor pago pela administração. Ocorre que, após o início da execução das obras e do pagamento de parte do valor acordado, surgiram eventos novos, imprevistos e imprevisíveis pelas partes contratantes, e a elas não imputados, que alteraram o equilíbrio econômico-financeiro do contrato. Neste contexto fático, é correto afirmar que
a) o início da execução das obras impede a revisão do contrato.
a) o início da execução das obras impede a revisão do contrato.
b) o pagamento de parte do valor contratado impede a revisão do contrato.
c) o contrato poderá ser revisto para que se reestabeleça o equilíbrio econômico-financeiro da relação contratual.
d) o contrato não poderá ser revisto, pois prevalece a teoria geral de que os contratos firmados devem ser cumpridos.
e) seria possível a revisão do contrato para ajustá-lo à nova realizada, apenas se a empresa contratada integrasse a administração indireta.

A Teoria da Imprevisão pode ser entendida como “a que sustenta os contratos que têm trato sucessivo ou dependência do futuro, entendem-se condicionados pela manutenção do atual estado das coisas”. Sobre a Teoria da Imprevisão, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Teoria da Imprevisão é o remédio jurídico destinado a sanar incidentes que venham alterar a base econômica, ou seja, a base negocial do contrato. Por isso, é aplicada excepcionalmente às situações extracontratuais que o atinja.
( ) A Teoria da Imprevisão é o remédio jurídico destinado a sanar incidentes que venham alterar a base econômica, ou seja, a base negocial do contrato. Por isso, é aplicada excepcionalmente às situações extracontratuais que o atinja.
( ) A Teoria da Imprevisão é um incidente contratual, por isso aceitável como limitadora da força obrigatória dos contratos. Permite a alteração do contrato sem ferir a autonomia da vontade, pois só atingirá o que não estiver adstrito ao ato volitivo, mas apenas aqueles atos sujeitos à imprevisibilidade.
( ) A Teoria da Imprevisão é uma exceção dentro da regra de obrigatoriedade contratual, tornando relativo o absolutismo do pacta sunt servanda, pregado pelo Liberalismo do século XIX.
a) V, V, V
b) F, F, F
c) F, V, V
d) V, V, F
e) V, F, V

O controle das despesas decorrentes dos contratos e demais instrumentos regidos pela Lei da Licitação nº 8.666/93 será feito _______________ , na forma da legislação pertinente, ficando os órgãos interessados da Administração responsáveis pela demonstração da legalidade e regularidade da despesa e execução, nos termos da Constituição e sem prejuízo do sistema de controle interno nela previsto.
Assinale a alternativa que preenche corretamente o texto.
a) pelos órgãos fiscalizadores, incluindo empresa privada competente
b) pelo poder executivo
c) pelo judiciário
d) por pessoa independente
e) pelo Tribunal de Contas competente

Segundo a referida Lei, quem poderá representar ao Tribunal de Contas ou aos órgãos integrantes do sistema de controle interno contra irregularidades na aplicação desta Lei, para os fins do disposto neste artigo?
a) Somente o licitante.
a) Somente o licitante.
b) Somente o próprio poder judiciário.
c) Qualquer licitante, contratado ou pessoa física ou jurídica.
d) Somente os poderes executivos, da União, dos Estados e dos Municípios.

Apesar de haver responsáveis pela verificação da execução dos contratos e acompanhamento das obras e serviços, notadamente pelos respectivos chefes e diretores das áreas contratantes, haverá um controle externo e independente, que será exercido
a) pela Secretaria da Receita Estadual.
a) pela Secretaria da Receita Estadual.
b) pelo Tribunal de Contas.
c) pelo Auditor Interno.
d) pela Secretaria da Fazenda.
e) pelo Tribunal Superior.

De posse das informações, bem como dos documentos, com vista a eximir-se da responsabilidade solidária, o procedimento legal a ser adotado é
a) dar ciência ao Tribunal de Contas da existência de irregularidades no processo de licitação e tomar as providências administrativas visando a apuração das denúncias apresentadas.
a) dar ciência ao Tribunal de Contas da existência de irregularidades no processo de licitação e tomar as providências administrativas visando a apuração das denúncias apresentadas.
b) comunicar o Ministério Público sobre a existência de irregularidades no processo de licitação para que este tome as medidas necessárias para a investigação das denúncias.
c) comunicar ao Sr. Prefeito a existência de irregularidades no processo de licitação.
d) comunicar o fato ao setor de Recursos Humanos da Prefeitura, visando a abertura de sindicância para apuração dos fatos.
e) abrir um processo administrativo interno para comprovar a existência de irregularidades, dando ciência ao Sr. Prefeito da decisão tomada.

Considerando o art. 109 da Lei n.8.666/93 que dispõe sobre os recursos administrativos cabíveis e o seu prazo para interposição, assinale a alternativa correta:
a) Cabe recurso em sentido estrito ou hierárquico da anulação ou revogação da licitação no prazo de 10 (dez) dias úteis, a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata
a) Cabe recurso em sentido estrito ou hierárquico da anulação ou revogação da licitação no prazo de 10 (dez) dias úteis, a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata
b) Cabe representação no prazo de 5 (cinco) dias úteis da intimação da decisão relacionada com o objeto da licitação ou do contrato, de que não caiba recurso hierárquico
c) Interposto, o recurso será comunicado aos demais licitantes, que poderão impugná-lo no prazo de 8 (oito) dias úteis
d) Em se tratando de licitações efetuadas na modalidade de "carta convite" os prazos para interposição de recursos serão de 3 (três) dias úteis
e) Cabe pedido de reconsideração, de decisão de Ministro de Estado, ou Secretário Estadual ou Municipal, conforme o caso, na hipótese do § 4o do art. 87 desta Lei, no prazo de 15 (quinze) dias úteis da intimação do ato

O art. 109 da Lei de Licitações prevê a hipótese de interposição de recurso ante a habilitação ou inabilitação do licitante. Em qual prazo, contado da intimação do ato ou da lavratura da ata, este recurso deve ser interposto?
a) 1 dia
a) 1 dia
b) 2 dias
c) 5 dias
d) 7 dias
e) 10 dias

Com relação aos atos da Administração decorrentes da Lei nº 8.666/1993, assinale a alternativa correta.
a) Cabe recurso, no prazo de 15 dias a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata, no caso de julgamento das propostas.
a) Cabe recurso, no prazo de 15 dias a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata, no caso de julgamento das propostas.
b) Dos atos da Administração não cabem representação.
c) Cabe pedido de reconsideração no caso de anulação ou revogação da licitação, no prazo de 5 dias.
d) Interposto, o recurso será comunicado aos demais licitantes, que poderão impugná-lo no prazo de 5 dias.
e) O recurso será dirigido à mesma autoridade que praticou o ato, a qual poderá reconsiderar sua decisão, no prazo de 10 dias.

Com relação a licitação, julgue o item.
O prazo para a revisão dos atos praticados pela comissão licitante inicia-se após o encerramento dos trabalhos por ela conduzidos, computando-se o período de tramitação dos recursos administrativos eventualmente interpostos.
Certo
Errado

Dos atos da Administração decorrentes da aplicação da Lei 8666/1993 cabem recurso, a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata, nos casos de:
a) habilitação ou inabilitação do licitante, no prazo de 10 (dez) dias úteis.

No regime da Lei no 8.666/93, a decisão de inabilitação de participante em licitação enseja a apresentação, pelo prejudicado, de
a) recurso.

O prazo de 2 (dois) dias úteis para recurso administrativo contra anulação de licitação é aplicável à(ao)
a) representação nas modalidades tomada de preço e carta-convite.

Para Andrade (2019), a gestão de contratos constitui-se em um conjunto de ações e técnicas administrativas que visam supervisionar o cumprimento do que foi acordado em contratos. Observe:
Corresponde à figura anterior:
a) Fiscalização de contratos.
b) Ciclo de vida dos contratos.
c) Etapas da gestão de contratos.
d) Vantagens da gestão de contratos.

Considere as seguintes afirmativas acerca das licitações públicas que constituem procedimento para assegurar, ao maior número de interessados possível, a oportunidade de apresentar propostas e de serem escolhidos para firmar determinado contrato administrativo:
Assinale a alternativa CORRETA:
I. Não configura violação da igualdade no procedimento licitatório estabelecer condições mínimas de habilitação dos licitantes que tenham como único objetivo garantir a execução do acordo.
II. A finalidade da licitação tratada em lei é a escolha da melhor proposta, ou seja, da que apresentar o menor preço.
III. A modalidade de licitação denominada “concorrência” será facultativa nas concessões de direito real de uso, independentemente do valor da contratação.
IV. Na concorrência, não é necessário o prévio registro de cadastro do interessado na administração.
V. A contratação para serviços de assistência técnica com técnicos especializados deverá obrigatoriamente ser celebrada mediante concurso.
a) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.

Prévia do material em texto

1601) 
1602) 
1603) 
Direito Administrativo para Bacharel (CFC) 2023
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2oLze
Ordenação: Por Matéria e Assunto (data)
www.tecconcursos.com.br/questoes/653236
IBAM - AFTM (Pref Jundiaí)/Pref Jundiaí/2017
Direito Administrativo - Teoria da Imprevisão (contratos administrativos)
O contrato administrativo pode ser conceituado como um ajuste firmado entre a Administração
Pública e um particular, regulado basicamente pelo direito público e tendo por objeto uma atividade que
de alguma forma, traduza interesse público. Dentro desta ótica é correto afirmar que:
a) em nenhuma hipótese o particular poderá romper a execução do contrato com a Administração
Pública, em virtude dos princípios da continuidade do serviço público e da supremacia do interesse
público sobre o particular.
b) o poder de alteração unilateral do contrato pela Administração Pública é ilimitado e está refletido
nas cláusulas exorbitantes.
c) a teoria da imprevisão nada mais é que a aplicação da cláusula rebus sic standibus
d) o fato do príncipe compreende qualquer conduta ou comportamento da Administração Pública que
como o contratual pode tornar impossível a execução do contrato ou provocar seu desequilíbrio
econômico.
www.tecconcursos.com.br/questoes/386773
CESGRANRIO - Aud Jr (TRANSPETRO)/TRANSPETRO/2016
Direito Administrativo - Teoria da Imprevisão (contratos administrativos)
Um Estado realiza a contratação de uma obra que, para ser realizada, exigirá a intervenção na
propriedade privada, vez que inúmeros terrenos particulares deverão ser utilizados no empreendimento.
 
Caso o Estado não se desincumba dessas intervenções, estará caracterizada a existência de
a) fato da administração
b) circunstância prevista
c) ato do principado
d) evento real
e) cláusula frustrada
www.tecconcursos.com.br/questoes/1195904
CONSEL - Cont (CM Cabreúva)/CM Cabreúva/2016
Direito Administrativo - Teoria da Imprevisão (contratos administrativos)
Quando os autores dos crimes previstos na Lei de Licitação forem servidores públicos, além das
sanções penais, estão sujeitos as sanções:
a) À perda da remuneração, atividade ou mandato de eleição.
b) À perda do cargo, emprego, atividade ou mandato de eleição.
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2oLze
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/653236
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/386773
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1195904
1604) 
1605) 
1606) 
c) À perda do cargo, emprego, função ou mandato eletivo.
d) À perda do trabalho, função ou mandato eletivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/340653
CEBRASPE (CESPE) - Esp GT (TELEBRAS)/TELEBRAS/Contador/2015
Direito Administrativo - Teoria da Imprevisão (contratos administrativos)
Um órgão da administração pública contratou uma empresa para realizar a reforma da instalação
elétrica de seu edifício sede. Para isso, celebrou com a empresa contrato administrativo válido por 12
meses, no valor de R$ 150.000,00.
 
Acerca dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.
 
O contrato poderia ser reequilibrado caso fosse criado, durante sua vigência, tributo que impactasse nos
preços nele acordados.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/244222
CONSULPLAN - Adm (Cascavel)/Pref Cascavel/2014
Direito Administrativo - Teoria da Imprevisão (contratos administrativos)
A administração municipal celebrou regular contrato administrativo com uma empresa particular
para a realização de várias obras no perímetro urbano, ocasião em que restaram devidamente acertadas
as atividades a serem desempenhadas pela empresa contratada, o prazo de execução e o valor pago
pela administração. Ocorre que, após o início da execução das obras e do pagamento de parte do valor
acordado, surgiram eventos novos, imprevistos e imprevisíveis pelas partes contratantes, e a elas não
imputados, que alteraram o equilíbrio econômico-financeiro do contrato. Neste contexto fático, é correto
afirmar que
a) o início da execução das obras impede a revisão do contrato.
b) o pagamento de parte do valor contratado impede a revisão do contrato.
c) o contrato poderá ser revisto para que se reestabeleça o equilíbrio econômico-financeiro da
relação contratual.
d) o contrato não poderá ser revisto, pois prevalece a teoria geral de que os contratos firmados
devem ser cumpridos.
e) seria possível a revisão do contrato para ajustá-lo à nova realizada, apenas se a empresa
contratada integrasse a administração indireta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/238118
CONSULPLAN - Proc Jur (CREA RJ)/CREA RJ/2011
Direito Administrativo - Teoria da Imprevisão (contratos administrativos)
A Teoria da Imprevisão pode ser entendida como “a que sustenta os contratos que têm trato
sucessivo ou dependência do futuro, entendem-se condicionados pela manutenção do atual estado das
coisas”. Sobre a Teoria da Imprevisão, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Teoria da Imprevisão é o remédio jurídico destinado a sanar incidentes que venham alterar a
base econômica, ou seja, a base negocial do contrato. Por isso, é aplicada excepcionalmente às
situações extracontratuais que o atinja.
( ) A Teoria da Imprevisão é um incidente contratual, por isso aceitável como limitadora da força
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/340653
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/244222
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/238118
1607) 
1608) 
obrigatória dos contratos. Permite a alteração do contrato sem ferir a autonomia da vontade, pois só
atingirá o que não estiver adstrito ao ato volitivo, mas apenas aqueles atos sujeitos à
imprevisibilidade.
( ) A Teoria da Imprevisão é uma exceção dentro da regra de obrigatoriedade contratual, tornando
relativo o absolutismo do pacta sunt servanda, pregado pelo Liberalismo do século XIX.
A sequência está correta em:
a) V, V, V
b) F, F, F
c) F, V, V
d) V, V, F
e) V, F, V
www.tecconcursos.com.br/questoes/817674
VUNESP - Cont (CM Orlândia)/CM Orlândia/2019
Direito Administrativo - Controle pelo Tribunal de Contas (art. 113, Lei 8666)
O controle das despesas decorrentes dos contratos e demais instrumentos regidos pela Lei da
Licitação nº 8.666/93 será feito _______________ , na forma da legislação pertinente, ficando os órgãos
interessados da Administração responsáveis pela demonstração da legalidade e regularidade da despesa
e execução, nos termos da Constituição e sem prejuízo do sistema de controle interno nela previsto.
Assinale a alternativa que preenche corretamente o texto.
a) pelos órgãos fiscalizadores, incluindo empresa privada competente
b) pelo poder executivo
c) pelo judiciário
d) por pessoa independente
e) pelo Tribunal de Contas competente
www.tecconcursos.com.br/questoes/381233
CONSULPLAN - Tec Cont (CM Olinda)/CM Olinda/2015
Direito Administrativo - Controle pelo Tribunal de Contas (art. 113, Lei 8666)
A Lei das licitações esclarece que: “o controle das despesas decorrentes dos contratos e demais
instrumentos regidos por esta Lei será feito pelo Tribunal de Contas competente, na forma da legislação
pertinente, ficando os órgãos interessados da Administração responsáveis pela demonstração da
legalidade e regularidade da despesa e execução, nos termos da Constituição e sem prejuízo do sistema
de controle interno nela previsto.”
 
(Art. 113 da Lei nº 8.666/1993.)
 
Segundo a referida Lei, quem poderá representar ao Tribunal de Contas ou aos órgãos integrantes do
sistema de controle interno contra irregularidades na aplicação desta Lei, para os fins do disposto neste
artigo?
a) Somente o licitante.
b) Somente o próprio poder judiciário.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/817674
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/381233
1609) 
1610) 
1611) 
c) Qualquer licitante, contratado ou pessoa física ou jurídica.
d) Somente os poderes executivos, da União, dos Estados e dos Municípios.
www.tecconcursos.com.br/questoes/687892
VUNESP - Ana GM (Pref SJC)/Pref SJC/Ciências Contábeis/2015
Direito Administrativo - Controle pelo Tribunal de Contas(art. 113, Lei 8666)
No que se refere ao controle administrativo, exceto o que tiver dispensa prevista e expressa em
lei, todo fornecimento de materiais em geral, bem como a prestação de serviços e obras realizadas por
terceiros, que se transformarão em despesa para o Estado, deverá estar suportado por concorrência
pública, seja em qualquer de suas modalidades.
Apesar de haver responsáveis pela verificação da execução dos contratos e acompanhamento das obras
e serviços, notadamente pelos respectivos chefes e diretores das áreas contratantes, haverá um controle
externo e independente, que será exercido
a) pela Secretaria da Receita Estadual.
b) pelo Tribunal de Contas.
c) pelo Auditor Interno.
d) pela Secretaria da Fazenda.
e) pelo Tribunal Superior.
www.tecconcursos.com.br/questoes/246334
FCC - ACE (TCE-GO)/TCE GO/Orçamento e Finanças/2009
Direito Administrativo - Controle pelo Tribunal de Contas (art. 113, Lei 8666)
O Sr. Fulano, funcionário de carreira e responsável pelo controle interno da Prefeitura Municipal
de Lagoa Prateada tomou conhecimento, por meio de documentos e de informações fornecidas por seus
subordinados, da existência de possíveis irregularidades cometidas no processo de licitação, envolvendo
os funcionários ligados à área, visando a elaboração de editais que beneficiassem determinada empresa.
De posse das informações, bem como dos documentos, com vista a eximir-se da responsabilidade
solidária, o procedimento legal a ser adotado é
a) dar ciência ao Tribunal de Contas da existência de irregularidades no processo de licitação e tomar
as providências administrativas visando a apuração das denúncias apresentadas.
b) comunicar o Ministério Público sobre a existência de irregularidades no processo de licitação para
que este tome as medidas necessárias para a investigação das denúncias.
c) comunicar ao Sr. Prefeito a existência de irregularidades no processo de licitação.
d) comunicar o fato ao setor de Recursos Humanos da Prefeitura, visando a abertura de sindicância
para apuração dos fatos.
e) abrir um processo administrativo interno para comprovar a existência de irregularidades, dando
ciência ao Sr. Prefeito da decisão tomada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1949095
VUNESP - Cont (PB Saúde)/PB Saúde/2021
Direito Administrativo - Recursos Administrativos, Representação e
Reconsideração (art. 109, lei 8666)
Em conformidade com o Capítulo V, que trata dos recursos administrativos da Lei no 8.666/93,
cabe recurso, no prazo de 5 (cinco) dias úteis a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata, dentre
outros casos, o de
a) julgamento dos contratos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/687892
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/246334
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1949095
1612) 
1613) 
1614) 
b) inobservância das certidões apresentadas.
c) prorrogação da licitação.
d) aplicação de advertência permanente.
e) habilitação ou inabilitação do licitante.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1211889
IBADE - APG (IPVV)/IPVV/Administrativo/2020
Direito Administrativo - Recursos Administrativos, Representação e
Reconsideração (art. 109, lei 8666)
Considerando o art. 109 da Lei n.8.666/93 que dispõe sobre os recursos administrativos cabíveis
e o seu prazo para interposição, assinale a alternativa correta:
a) Cabe recurso em sentido estrito ou hierárquico da anulação ou revogação da licitação no prazo de
10 (dez) dias úteis, a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata
b) Cabe representação no prazo de 5 (cinco) dias úteis da intimação da decisão relacionada com o
objeto da licitação ou do contrato, de que não caiba recurso hierárquico
c) Interposto, o recurso será comunicado aos demais licitantes, que poderão impugná-lo no prazo de
8 (oito) dias úteis
d) Em se tratando de licitações efetuadas na modalidade de "carta convite" os prazos para
interposição de recursos serão de 3 (três) dias úteis
e) Cabe pedido de reconsideração, de decisão de Ministro de Estado, ou Secretário Estadual ou
Municipal, conforme o caso, na hipótese do § 4o do art. 87 desta Lei, no prazo de 15 (quinze) dias
úteis da intimação do ato
www.tecconcursos.com.br/questoes/512151
CEBRASPE (CESPE) - AJ (TRE BA)/TRE BA/Judiciária/2017
Direito Administrativo - Recursos Administrativos, Representação e
Reconsideração (art. 109, lei 8666)
De acordo com a Lei de Licitações e Contratos, o prazo para interposição de
a) recurso e representação será de dez dias úteis.
b) representação e pedido de reconsideração será de cinco dias úteis.
c) representação e pedido de reconsideração será de dez dias úteis.
d) recurso e representação será de cinco dias úteis.
e) recurso e pedido de reconsideração será de cinco dias úteis.
www.tecconcursos.com.br/questoes/210044
VUNESP - Aud (DESENVOLVE)/DESENVOLVE SP/2014
Direito Administrativo - Recursos Administrativos, Representação e
Reconsideração (art. 109, lei 8666)
O art. 109 da Lei de Licitações prevê a hipótese de interposição de recurso ante a habilitação ou
inabilitação do licitante. Em qual prazo, contado da intimação do ato ou da lavratura da ata, este recurso
deve ser interposto?
a) 1 dia
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1211889
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/512151
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/210044
1615) 
1616) 
1617) 
b) 2 dias
c) 5 dias
d) 7 dias
e) 10 dias
www.tecconcursos.com.br/questoes/1734030
Marinha - QT (Marinha)/Marinha/Ciências Contábeis/2014
Direito Administrativo - Recursos Administrativos, Representação e
Reconsideração (art. 109, lei 8666)
Em relação às licitações, assinale a opção correta.
a) O desembargo é um dos recursos administrativos cabíveis em atos decorrentes da licitação.
b) O recurso (em sentido estrito) deve ser interposto no prazo de 15 dias a contar da intimação do
ato ou da lavratura da ata, no caso de revogação da licitação.
c) O recurso contra a habilitação tem necessariamente efeito de anulação do certame; aos demais
recursos a autoridade, de interesse privado, pode atribuir eficácia suspensiva.
d) O pedido de reconsideração é cabível com relação a ato de Ministro de Estado, no caso de
aplicação da pena de declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração.
e) Quando ainda couber recurso, o interessado poderá interpor representação ou desembargo,
conforme melhor lhe convier, no prazo de 15 dias úteis a contar da intimação do ato.
www.tecconcursos.com.br/questoes/161365
CETRO - Arquiv (MCID)/MCID/2013
Direito Administrativo - Recursos Administrativos, Representação e
Reconsideração (art. 109, lei 8666)
Com relação aos atos da Administração decorrentes da Lei nº 8.666/1993, assinale a alternativa
correta.
a) Cabe recurso, no prazo de 15 dias a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata, no caso de
julgamento das propostas.
b) Dos atos da Administração não cabem representação.
c) Cabe pedido de reconsideração no caso de anulação ou revogação da licitação, no prazo de 5 dias.
d) Interposto, o recurso será comunicado aos demais licitantes, que poderão impugná-lo no prazo de
5 dias.
e) O recurso será dirigido à mesma autoridade que praticou o ato, a qual poderá reconsiderar sua
decisão, no prazo de 10 dias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1300622
CEBRASPE (CESPE) - Esp GT (TELEBRAS)/TELEBRAS/Advogado/2013
Direito Administrativo - Recursos Administrativos, Representação e
Reconsideração (art. 109, lei 8666)
Com relação a licitação, julgue o item.
 
O prazo para a revisão dos atos praticados pela comissão licitante inicia-se após o encerramento dos
trabalhos por ela conduzidos, computando-se o período de tramitação dos recursos administrativos
eventualmente interpostos.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1734030
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/161365
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1300622
1618) 
1619) 
1620) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/227242
CONSULPLAN - Cont (Uberlândia)/Pref Uberlândia/2012
Direito Administrativo - Recursos Administrativos, Representaçãoe
Reconsideração (art. 109, lei 8666)
É correto afirmar que, de acordo com a Lei nº 8.666/93, dos atos da Administração decorrentes
da aplicação desta Lei cabem recurso, no prazo de cinco dias úteis a contar da intimação do ato ou da
lavratura da ata, nos casos de
I. aplicação das penas de advertência, suspensão temporária ou de multa.
II. indeferimento do pedido de inscrição em registro cadastral, sua alteração ou cancelamento.
III. revogação da licitação, exceto em caso de anulação.
IV. habilitação ou inabilitação do licitante.
V. identificação do objeto a ser executado.
Estão corretas apenas as alternativas
a) I, II, IV
b) III, V
c) I, III, V
d) II, IV
e) I, II, III, IV
www.tecconcursos.com.br/questoes/986400
IF RS - Ana TI (IF RS)/IF RS/2011
Direito Administrativo - Recursos Administrativos, Representação e
Reconsideração (art. 109, lei 8666)
Dos atos da Administração decorrentes da aplicação da Lei 8666/1993 cabem recurso, a contar
da intimação do ato ou da lavratura da ata, nos casos de:
a) habilitação ou inabilitação do licitante, no prazo de 10 (dez) dias úteis.
b) julgamento das propostas, no prazo de 3 (três) dias úteis.
c) anulação ou revogação da licitação, no prazo de 5 (cinco) dias úteis.
d) indeferimento do pedido de inscrição em registro cadastral, sua alteração ou cancelamento, no
prazo de 3 (três) dias úteis.
e) aplicação das penas de advertência, suspensão temporária ou de multa, no prazo de 15 (quinze)
dias úteis.
www.tecconcursos.com.br/questoes/77879
FCC - Aud (TCE-SP)/TCE SP/2008
Direito Administrativo - Recursos Administrativos, Representação e
Reconsideração (art. 109, lei 8666)
No regime da Lei no 8.666/93, a decisão de inabilitação de participante em licitação enseja a
apresentação, pelo prejudicado, de
a) recurso.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/227242
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/986400
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/77879
1621) 
1622) 
1623) 
b) pedido de reconsideração.
c) representação.
d) recurso hierárquico impróprio.
e) pedido de supervisão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/176613
CESGRANRIO - Ana Amb (INEA)/INEA/AUDITOR/2008
Direito Administrativo - Recursos Administrativos, Representação e
Reconsideração (art. 109, lei 8666)
O prazo de 2 (dois) dias úteis para recurso administrativo contra anulação de licitação é aplicável
à(ao)
a) representação nas modalidades tomada de preço e carta-convite.
b) representação em qualquer modalidade licitatória.
c) pedido de reconsideração em qualquer modalidade licitatória.
d) recurso hierárquico na licitação da modalidade carta-convite.
e) recurso hierárquico na licitação da modalidade tomada de preços.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2178976
CONSULPLAN - Aux (MPE PA)/MPE PA/Administração/2022
Direito Administrativo - Tópicos mesclados sobre Contratos
Para Andrade (2019), a gestão de contratos constitui-se em um conjunto de ações e
técnicas administrativas que visam supervisionar o cumprimento do que foi acordado em
contratos. Observe:
 
(Disponível em: Sispro.com.br. Adaptado.)
 
Corresponde à figura anterior:
a) Fiscalização de contratos.
b) Ciclo de vida dos contratos.
c) Etapas da gestão de contratos.
d) Vantagens da gestão de contratos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1826569
COMPEC UFAM - Cont (UFAM)/UFAM/2021
Direito Administrativo - Tópicos mesclados sobre Contratos
Considere as seguintes afirmativas acerca das licitações públicas que constituem procedimento
para assegurar, ao maior número de interessados possível, a oportunidade de apresentar propostas e de
serem escolhidos para firmar determinado contrato administrativo:
 
I. Não configura violação da igualdade no procedimento licitatório estabelecer condições mínimas de
habilitação dos licitantes que tenham como único objetivo garantir a execução do acordo.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/176613
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2178976
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1826569
1624) 
1625) 
II. A finalidade da licitação tratada em lei é a escolha da melhor proposta, ou seja, da que
apresentar o menor preço.
 
III. A modalidade de licitação denominada “concorrência” será facultativa nas concessões de direito
real de uso, independentemente do valor da contratação.
 
IV. Na concorrência, não é necessário o prévio registro de cadastro do interessado na administração.
 
V. A contratação para serviços de assistência técnica com técnicos especializados deverá
obrigatorimente ser celebrada mediante concurso.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1543436
Instituto Consulplan - Ass Soc (Formiga)/Pref Formiga/Programas Sociais/2020
Direito Administrativo - Tópicos mesclados sobre Contratos
Para a elaboração de um contrato tecnicamente correto, devem ser adotados cuidados
importantes; analise-os.
 
I. Deve-se escolher linguagem simples e próxima das partes, evitando-se, assim, termos
complicados ou de difícil interpretação.
 
II. A enumeração de cláusulas e divisão em capítulos visa facilitar o encontro de informações
importantes.
 
III. As cláusulas devem ter redações longas e, se necessário, divididas em subitens e parágrafos.
 
Estão corretas as afirmativas
a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/901238
FUNDATEC - Of Leg (CM Seberi)/CM Seberi/2019
Direito Administrativo - Tópicos mesclados sobre Contratos
Os contratos administrativos são os guias norteadores das relações jurídicas entre a
Administração Pública e um particular por ela contratado. Nesse ordenamento há predominância do
direito público. Tendo em vista as normas sobre contrato administrativo, assinale a alternativa correta.
a) As cláusulas exorbitantes servem para demonstrar a relação de igualdade entre a Administração
Pública e o particular contratado.
b) Não há possibilidade na lei para que a Administração Pública altere cláusulas de forma unilateral.
c) É permitido em alguns casos celebração de contrato por prazo indeterminado.
d) A fiscalização da execução de contratos deve ser exercida exclusivamente por representante da
Administração Pública, sendo vedada a contratação de terceiros para essa atividade, ainda que para a
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1543436
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/901238
1626) 
1627) 
função de assistência.
e) Em regra, a exigência, ou não, de garantia para a execução do contrato é decisão discricionária
para a Administração Pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1014498
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2019
Direito Administrativo - Tópicos mesclados sobre Contratos
A Constituição Federal previu no inciso XXVII, do art. 22, a competência privativa da União para
legislar acerca de normas gerais de licitação e contratação em todas as modalidades na Administração
Pública Direta e Indireta. Assim, a Lei nº 8.666/93 presta-se a cumprir tal finalidade. Considerando as
regras pertinentes aos contratos públicos e à Lei de Licitações, assinale a alternativa correta.
a) O contrato administrativo tem natureza comutativa, embora não consensual, sendo o caráter
formal indispensável à concretização da transparência e viabilizador da plena execução de seus
termos.
b) À Administração Pública é facultada a exigência de garantia do vencedor de certame licitatório, a
qual somente pode ser exigida do licitante vencedor, a quem compete optar por uma das
modalidades estabelecidas em Lei.
c) Na modalidade de licitação Convite, remete-se pelo ente licitante carta convite a possíveis
proponentes à escolha da Administração, a qual deve ser concomitante à publicação de edital, como
corolário do princípio da publicidade.
d) Em razão da natureza não consensual do contrato administrativoatribui-se à Administração Pública
a prerrogativa de aplicar penalidades ao contratado, quando do cometimento de infrações, sendo,
portanto, consequência do princípio da autoexecutoriedade dos atos administrativos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1046345
IDECAN - Tec (IF PB)/IF PB/Contabilidade/2019
Direito Administrativo - Tópicos mesclados sobre Contratos
Em relação aos contratos administrativos e em conformidade com a Lei nº 8.666/93, assinale a
alternativa correta.
a) Em nenhuma hipótese é permitida a alteração dos termos contratuais. Após sua assinatura,
devem ser cumpridos todos os termos pactuados.
b) A duração dos contratos obedece à vigência do plano plurianual.
c) A publicação resumida do instrumento de contrato será providenciada pelo contratado até o quinto
dia útil do mês seguinte ao da sua assinatura.
d) Os contratos devem estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução,
expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, em
conformidade com os termos da licitação e da proposta a que se vinculam.
e) Os prazos de início de etapa de execução, de conclusão e de entrega não admitem prorrogação,
mantidas as demais cláusulas do contrato e assegurada a manutenção de seu equilíbrio econômico-
financeiro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1136028
CETREDE - Cont (Juazeiro N)/Pref Juazeiro do N/2019
Direito Administrativo - Tópicos mesclados sobre Contratos
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1014498
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1046345
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1136028
1628) 
1629) 
1630) 
Acerca dos Contratos Administrativos, quanto aos instrumentos de transparência da gestão fiscal,
analise as afirmativas a seguir.
 
I. Têm natureza de contrato de adesão.
 
II. Admitem a presença de cláusulas exorbitantes implícitas.
 
III. Têm natureza de contrato vitalício.
 
IV. Não exigem forma específica.
 
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
a) I – II – IV.
b) I – II – III.
c) III – IV.
d) I – II.
e) II – III – IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1137737
GUALIMP - CI (Porciúncula)/Pref Porciúncula/2019
Direito Administrativo - Tópicos mesclados sobre Contratos
O controle das despesas decorrentes dos contratos e demais instrumentos regidos por esta Lei
será feito pelo Tribunal de Contas competente, na forma da legislação pertinente. A Lei 8.666/93 que
institui normas para licitações e contratos da Administração Pública permite que os Tribunais de Contas e
os órgãos integrantes do sistema de controle interno poderão solicitar para exame:
a) A qualquer momento cópia de edital de licitação já publicado, obrigando-se os órgãos ou entidades
da Administração interessada à adoção de medidas corretivas pertinentes que, em função desse
exame, lhes forem determinadas.
b) Cópia de edital de licitação já publicado, salvo no dia útil imediatamente anterior à data de
recebimento das propostas, facultando os órgãos ou entidades da Administração interessada à
adoção de medidas corretivas pertinentes que, em função desse exame, lhes forem determinadas.
c) Cópia de edital de licitação já publicado, salvo no dia útil imediatamente anterior à data de
recebimento das propostas, isentando os órgãos ou entidades da Administração interessada à adoção
de medidas corretivas pertinentes que, em função desse exame, lhes forem determinadas.
d) Até o dia útil imediatamente anterior à data de recebimento das propostas, cópia de edital de
licitação já publicado, obrigando-se os órgãos ou entidades da Administração interessada à adoção de
medidas corretivas pertinentes que, em função desse exame, lhes forem determinadas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1153618
Instituto Consulplan - Ges Cont (Suzano)/Pref Suzano/2019
Direito Administrativo - Tópicos mesclados sobre Contratos
Sobre contratos, analise as afirmativas a seguir.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1137737
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1153618
1631) 
1632) 
I. Contrato compreende todo acordo de vontades de fundo econômico, que tem por objetivo a
aquisição, o resguardo, a transferência, a conservação ou a extinção de direitos, recebendo o
amparo do ordenamento legal.
 
II. A função social preconiza que as obrigações assumidas nos contratos valem não apenas porque
as partes as assumiram voluntariamente, mas, também, porque interessa à sociedade a tutela da
situação advinda das suas consequências econômicas e sociais.
 
III. Antes da aceitação não há contrato, porque ainda não há consenso. Somente quando o oblato
se converte em aceitante, fazendo aderir sua vontade à do proponente, a oferta se transforma em
contrato.
 
Estão corretas as afirmativas
a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1229993
IBADE - ACI (Pref Aracruz)/Pref Aracruz/Contabilidade/2019
Direito Administrativo - Tópicos mesclados sobre Contratos
Um contrato administrativo, de acordo com a Lei no 8.666/1993, é todo e qualquer ajuste
celebrado entre orgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, por meio do qual se
estabelece acordo de vontades, para formação de vínculo e estipulação de obrigações recíprocas. Com
relação aos contratos administrativos, é correto afirmar:
a) Regulam-se os contratos apenas e tão somente pelas respectivas cláusulas, pelas normas da Lei
de Licitações e pelos preceitos de direito falimentar.
b) Os contratos celebrados entre a Administraçãao e os particulares sao idênticos aos firmados no
âmbito do direito privado.
c) É subordinado, no contrato administrativo, o interesse da coletividade em face do interesse do
particular.
d) No contrato devem estar estabelecidas com destreza e comunhão, as cláusulas que restrinjam
direitos e provoquem as obrigações e responsabilidades da Administração e dos particulares.
e) Após concluído o processo licitatório ou os procedimentos de dispensa ou inexigibilidade de
licitação, a Administracao adotará as providências necessárias para a celebração do contrato
correspondente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1260980
Instituto Excelência - Cont C (Taubaté)/Pref Taubaté/2019
Direito Administrativo - Tópicos mesclados sobre Contratos
A respeito das licitações e dos contratos administrativos, analise as afirmativas abaixo:
 
I- Dentre as hipóteses de alteração unilateral pela Administração Pública estão as cláusulas
econômico-financeiras dos contratos administrativos;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1229993
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1260980
1633) 
1634) 
 
II- Nos casos de contratos que importem na entrega de bens pela Administração, dos quais o
contratado ficará depositário, ao valor da garantia deverá ser acrescido o valor desses bens;
 
III- Caberá ao contratado optar por uma das modalidades de garantia prevista em lei, como por
exemplo caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública.
 
Dos itens acima:
a) Apenas o item II está correto.
b) Apenas os itens I e III estão corretos.
c) Apenas os itens II e III estão corretos.
d) Todos os itens estão corretos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1442041
FUNDATEC - Cont (F Iguaçu)/Pref Foz do Iguaçu/Júnior/2019
Direito Administrativo - Tópicos mesclados sobre Contratos
Em relação aos contratos firmados pelo Município, de acordo com a Lei de Licitações (Lei nº
8.666/1993), analise as seguintes assertivas:
 
I. A rescisão do contrato só pode ocorrer de comum acordo entre as partes, ou judicialmente.
 
II. A cláusula que estabelece os casos de rescisão é necessária em todos contratos.
 
III. Os contratos de serviços contínuos poderão ser firmados com prazo de vigência indeterminado.
 
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas I e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/724528
CEBRASPE (CESPE) - ACE (TCE-MG)/TCE MG/Administração/2018
Direito Administrativo - Tópicos mesclados sobre Contratos
Conforme a Lei n.º 8.666/1993, o regime jurídico doscontratos administrativos confere à
administração pública a prerrogativa de
a) aplicar a sanção de suspensão permanente de participação em licitações públicas à empresa
contratada no caso de inexecução total do ajuste.
b) ocupar provisoriamente bens imóveis vinculados ao objeto do contrato, independentemente da
essencialidade do serviço.
c) optar pelo contrato verbal nos casos de serviços prestados de forma continuada.
d) rescindi-los, unilateralmente, no caso de a contratada paralisar a obra sem justo motivo e sem
prévia comunicação à administração pública.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1442041
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/724528
1635) 
1636) 
e) alterá-los, unilateralmente, para aumentar em mais de 50% o valor do contrato no caso de ser
necessário ampliar a quantidade do objeto contratado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/755776
CONSESP - Ana CI (CM Castelo)/CM Castelo/2018
Direito Administrativo - Tópicos mesclados sobre Contratos
Avalie as afirmativas subsequentes.
 
I. Toda prorrogação de prazo deverá ser justificada por escrito e previamente autorizada pela
autoridade competente para celebrar o contrato.
 
II. É vedado o contrato com prazo de vigência indeterminado.
 
III. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração,
em relação a eles, a prerrogativa de modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às
finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado.
 
IV. As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos poderão ser
alteradas sem prévia concordância do contratado.
 
Estão corretas as afirmativas contidas em
a) I, II, III e IV.
b) II, III e IV, apenas.
c) I e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1257718
SETA - Cont (CM Ferraz V)/CM Ferraz V/2018
Direito Administrativo - Tópicos mesclados sobre Contratos
Assinale "V" para Verdadeiro e "F" para Falso.
( ) I- O contrato administrativo permite que a Administração, ou até mesmo qualquer interessado
estranho a ela, acompanhe a execução do contrato, sendo essa um dever da Administração mesmo
que não venha expresso como cláusula contratual.
( ) II- A aplicação de penalidades contratuais está prevista na lei 8.666/93 (lei de licitações), tendo
esta profunda ligação com o controle contratual, pois após a sua fiscalização e observância de
alguma irregularidade, terá a Administração o dever de aplicar a penalidade cabível ao caso.
( ) III- O dever de aplicação de penalidade tem fundamento no princípio da autoexecutoriedade
dos atos administrativos. Tais penalidades, mesmo que não estejam expressas no contrato reserva-
se na obrigatoriedade de aplicação destas. Essas penalidades estão previstas nos artigos 86 a 88 da
lei 8.666/93, que são: advertências e multas, rescisão unilateral do contrato, suspensão provisória e
a declaração de idoneidade para licitar e contratar com Administração Pública.
( ) IV- Percebe-se que o contrato administrativo tem como fundamento basilar o princípio do
interesse público ou supremacia do interesse público, daí resultando prerrogativas que somente são
permitidas em contratos firmados entre a Administração Pública e pessoa física ou jurídica de direito
privado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/755776
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1257718
1637) 
1638) 
( ) V- A Administração Pública não tem prerrogativas que deixam-na em condição de superioridade
com relação ao particular; afinal, a Administração Pública está lidando com bem de uso comum e de
interesse de todos podendo ficar em igualdade de condições com o particular, como acontece no
direito privado.
a) Somente a V é Falsa
b) Todas são Falsas
c) Todas São Verdadeiras
d) Somente a III é Falsa
e) Somente a III é Verdadeira
www.tecconcursos.com.br/questoes/802462
Instituto Excelência - Con (CM St A Jardim)/CM St Antonio Jardim/2017
Direito Administrativo - Tópicos mesclados sobre Contratos
Contrato administrativo pode ser definido como o ajuste que a Administração Pública, agindo
nessa qualidade, firma com particular ou outra entidade administrativa para a consecução de objetivos
de interesse público, nas condições estabelecidas pela própria Administração. Sobre os contratos
administrativos, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Os contratos devem estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução,
expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, em
conformidade com os termos da licitação e da proposta a que se vinculam.
b) Os contratos administrativos regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público e
de direito privado concomitantemente. Por esse motivo, há muitas características semelhantes entre
os contratos administrativos e os particulares, como por exemplo, o da lei entre as partes (lex inter
partes) e o da observância do pactuado (pacta sunt servanda).
c) O instrumento de contrato é obrigatório nos casos de concorrência e de tomada de preços, bem
como nas dispensas e inexigibilidades cujos preços estejam compreendidos nos limites destas duas
modalidades de licitação, e facultativo nos demais em que a Administração puder substituí-lo por
outros instrumentos hábeis, tais como carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de
compra ou ordem de execução de serviço.
d) Nenhuma das alternativas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/351210
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2015
Direito Administrativo - Tópicos mesclados sobre Contratos
Quanto aos contratos administrativos, é INCORRETO afirmar:
a) Os membros das Comissões de licitação responderão solidariamente por todos os atos praticados
pela Comissão, mesmo havendo posição divergente e fundamentada, registrada em ata da reunião
que tiver sido tomada a decisão.
b) A Administração não poderá celebrar o contrato com preterição da ordem de classificação das
propostas ou com terceiros estranhos ao procedimento licitatório, sob pena de nulidade.
c) Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos
do ato que os autorizou e da respectiva resposta.
d) É cláusula necessária em todo contrato a que estabeleça a legislação aplicável à execução do
contrato e especialmente os casos omissos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/802462
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/351210
1639) 
1640) 
1641) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/243704
CONSULPLAN - Tec (CISAMAPI)/CISAMAPI/Contabilidade/2011
Direito Administrativo - Tópicos mesclados sobre Contratos
São informações mínimas necessárias ao Plano de Trabalho, de acordo com a Lei Federal nº
8666/93, para a celebração de convênio, acordo ou ajuste pelos órgãos ou entidades da Administração
Pública, EXCETO:
a) Identificação do objeto a ser executado.
b) Autorização legislativa.
c) Cronograma de desembolso.
d) Etapas de execução.
e) Plano de aplicação dos recursos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/237997
CONSULPLAN - Adm (Resende)/Pref Resende/2010
Direito Administrativo - Tópicos mesclados sobre Contratos
Analise as afirmativas abaixo:
I. Os contratos decorrentes da dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos
do ato que os autorizou e da respectiva proposta.
II. As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos não poderão ser
alteradas sem prévia concordância do contratado.
III. O prazo de convocação poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, quando solicitado
pela parte durante o seu transcurso e desde que ocorra motivo justificado aceito pela Administração.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s):
a) I, III
b) III
c) I, II
d) II
e) I, II, III
www.tecconcursos.com.br/questoes/2377056
Instituto Consulplan - AE (SEGER ES)/SEGER ES/Direito/2023
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a
4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Vitor, Analista do Executivo do Estadodo Espírito Santo, está estruturando um
manual de aplicação da nova lei de licitações. Nos termos da Lei nº 14.133/2021, assinale, a
seguir, uma informação corretamente inserida no manual. A nova lei de licitações
a) aplica-se à contratação de parcerias público-privadas.
b) não se aplica à contração de tecnologia de comunicação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/243704
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/237997
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2377056
1642) 
1643) 
1644) 
1645) 
c) não se aplica à concessão e permissão de uso de bens públicos.
d) não se aplica a contratos que tenham por objeto a gestão da dívida pública.
e) aplica-se a contratos que tenham por objeto a contratação de agentes financeiros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2393342
Instituto Consulplan - AC-RH (CM Tremembé)/CM Tremembé/2023
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a
4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Sobre o conteúdo da Lei nº 14.133/2021, Lei de Licitações e Contratos Administrativos, assinale a
afirmativa correta.
a) Aplica-se à prestação de serviços, inclusive os técnico- -profissionais especializados.
b) O processo licitatório não objetiva incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.
c) Não abrange os fundos especiais e as demais entidades controladas direta ou indiretamente pela
Administração Pública.
d) Compra refere-se à atividade ou conjunto de atividades destinadas a obter determinada utilidade,
intelectual ou material, de interesse da administração.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595195
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Esta Lei estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas,
autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595203
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
Nas licitações e contratações que envolvam recursos provenientes de empréstimo ou doação oriundos de
agência oficial de cooperação estrangeira ou de organismo financeiro de que o Brasil seja parte, podem
ser admitidas condições decorrentes de acordos internacionais aprovados pelo Senado Federal e
ratificados pelo Chefe do Poder Executivo de cada Ente Federativo.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595222
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2393342
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595195
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595203
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595222
1646) 
1647) 
1648) 
Para os fins desta Lei, considera-se Administração Pública: administração direta e indireta da União, dos
Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, inclusive as entidades com personalidade jurídica de direito
privado sob controle do poder público e as fundações por ele instituídas ou mantidas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595226
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Para os fins desta Lei, considera-se licitante: pessoa física ou jurídica, ou consórcio de pessoas jurídicas,
que participa ou manifesta a intenção de participar de processo licitatório, sendo-lhe equiparável, para os
fins desta Lei, o fornecedor ou o prestador de serviço que, em atendimento à solicitação da
Administração, oferece proposta.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595231
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Para os fins desta Lei, consideram-se: bens e serviços comuns aqueles cujos padrões de desempenho e
qualidade podem ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais de mercado;
bens e serviços especiais aqueles que, por sua alta heterogeneidade ou complexidade, não podem ser
objetivamente definidos pelo edital, exigida justificativa prévia do contratante.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595242
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
Para os fins desta Lei, considera-se termo de referência o documento necessário para a contratação de
bens e serviços, que somente deve conter os seguintes parâmetros e elementos descritivos: definição do
objeto, incluídos sua natureza, os quantitativos, o prazo do contrato e, se for o caso, a possibilidade de
sua prorrogação; descrição da solução como um todo, considerado todo o ciclo de vida do objeto;
requisitos da contratação.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595226
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595231
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595242
1649) 
1650) 
1651) 
1652) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595255
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Para os fins desta Lei, considera-se projeto executivo o conjunto de elementos necessários e suficientes à
execução completa da obra, com o detalhamento das soluções previstas no projeto básico, a
identificação de serviços, de materiais e de equipamentos a serem incorporados à obra, bem como suas
especificações técnicas, de acordo com as normas técnicas pertinentes.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595256
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Para os fins desta Lei, considera-se matriz de riscos a cláusula contratual definidora de riscos e de
responsabilidades entre as partes e caracterizadora do equilíbrio econômico-financeiro inicial do contrato,
em termos de ônus financeiro decorrente de eventos supervenientes à contratação. Tal matriz deve
conter listagem de possíveis eventos supervenientes à assinatura do contrato que possam causar
impacto em seu equilíbrio econômico-financeiro e previsão de eventual necessidade de prolação de
termo aditivo por ocasião de sua ocorrência.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595257
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
A matriz de riscos deverá conter, no caso de obrigações de resultado, estabelecimentopreciso das
frações do objeto com relação às quais não haverá liberdade para os contratados inovarem em soluções
metodológicas ou tecnológicas, devendo haver obrigação de aderência entre a execução e a solução
predefinida no anteprojeto ou no projeto básico, consideradas as características do regime de execução
no caso de obras e serviços de engenharia.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595267
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595255
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595256
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595257
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595267
1653) 
1654) 
1655) 
Para os fins desta Lei, considera-se contratação semi-integrada o regime de contratação de obras e
serviços de engenharia em que o contratado é responsável por elaborar e desenvolver os projetos básico
e executivo, executar obras e serviços de engenharia, fornecer bens ou prestar serviços especiais e
realizar montagem, teste, pré-operação e as demais operações necessárias e suficientes para a entrega
final do objeto.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595281
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Para os fins desta Lei, considera-se concurso a modalidade de licitação para escolha de trabalho técnico,
científico ou artístico, cujo critério de julgamento será o de menor preço, maior desconto ou melhor
técnica ou conteúdo artístico, e para concessão de prêmio ou remuneração ao vencedor.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595323
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Caberá à autoridade máxima do órgão ou da entidade, ou a quem as normas de organização
administrativa indicarem, promover gestão por competências e designar agentes públicos para o
desempenho das funções essenciais à execução desta Lei que preencham os requisitos legais. O disposto
não se aplica aos órgãos de assessoramento jurídico e de controle interno da Administração.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595336
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
É vedado ao agente público designado para atuar na área de licitações e contratos, ressalvados os casos
previstos em lei, estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista,
previdenciária ou qualquer outra entre empresas brasileiras e estrangeiras, salvo no que se refere a
moeda, modalidade e local de pagamento quando envolvido financiamento de agência internacional.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595281
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595323
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595336
1656) 
1657) 
1658) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1937225
CEBRASPE (CESPE) - AFCE (TCE-SC)/TCE SC/Administração/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Julgue o item a seguir, considerando as disposições doutrinárias acerca do direito administrativo e
as previsões em vigor da Lei federal n.º 14.133/2021, da Lei estadual n.º 6.745/1985 (Estatuto dos
Servidores do Estado de Santa Catarina) e da Lei Complementar estadual n.º 255/2004.
As contratações realizadas no âmbito das repartições públicas sediadas no exterior seguirão
obrigatoriamente a instrução processual e os procedimentos estabelecidos na Lei n.º 14.133/2021.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1983119
Legalle - Tec Desen (BADESUL)/BADESUL/Contador/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
É o procedimento seletivo prévio à licitação, convocado por meio de edital, destinado à análise
das condições de habilitação, total ou parcial, dos interessados ou do objeto:
a) Credenciamento.
b) Pré-qualificação.
c) Leilão.
d) Seguro-garantia.
e) Superfaturamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1983120
Legalle - Tec Desen (BADESUL)/BADESUL/Contador/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Ressalvados os casos previstos em lei, é vedado ao agente público designado para atuar na área
de licitações e contratos: I. Admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos que praticar, situações que sejam
impertinentes ou irrelevantes para o objeto específico do contrato; II. Estabelecer tratamento
diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista, previdenciária ou qualquer outra entre empresas
brasileiras e estrangeiras, inclusive no que se refere a moeda, modalidade e local de pagamento, mesmo
quando envolvido financiamento de agência internacional; III. Opor resistência injustificada ao
andamento dos processos e, indevidamente, retardar ou deixar de praticar ato de ofício, ou praticá-lo
contra disposição expressa em lei.
 
Está(ão) CORRETA(S):
a) I, II e III.
b) Apenas I e II.
c) Apenas II e III.
d) Apenas III.
e) Apenas I.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1983121
Legalle - Tec Desen (BADESUL)/BADESUL/Contador/2022
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1937225
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1983119
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1983120
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1983121
1659) 
1660) 
1661) 
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
São objetivos do processo licitatório, EXCETO:
a) Assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a
Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto.
b) Assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição.
c) Evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e
superfaturamento na execução dos contratos.
d) Incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.
e) Estimular a improbidade administrativa no setor público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2027459
Instituto AOCP - AnaGGov (SEAD GO)/SEAD GO/Arquitetura/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Com base no que dispõe a Lei Federal nº 14.133/2021, assinale a alternativa correta.
a) Concorrência é a modalidade de licitação para contratação de bens e serviços especiais e de obras
e serviços comuns e especiais de engenharia, cujo critério de julgamento não poderá ser o do menor
preço.
b) Pregão é a modalidade de licitação obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns, cujo
critério de julgamento será sempre o de menor preço.
c) Diálogo competitivo é a modalidade de licitação para contratação de obras, serviços e compras em
que a Administração Pública realiza diálogos com licitantes previamente selecionados mediante
critérios objetivos, com o intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de atender às suas
necessidades, devendo os licitantes apresentar proposta final após o encerramento dos diálogos.
d) Concurso é a modalidade de licitação para escolha de trabalho técnico,científico ou artístico, cujo
critério de julgamento será o de melhor técnica ou conteúdo artístico, e para concessão de prêmio ao
vencedor, vedada a concessão de remuneração.
e) Fornecimento e prestação de serviço associado são regimes de contratação em que, além do
fornecimento do objeto, o contratado responsabiliza-se por sua operação, manutenção ou ambas, por
tempo indeterminado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2039040
INSTITUTO MAIS - Cont (CM Praia Gde)/CM Praia Grande/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Não se subordinam ao regime da Lei n.º 14.133/2021
a) a alienação e concessão de direito real de uso de bens.
b) as contratações de tecnologia da informação e de comunicação.
c) a concessão e permissão de uso de bens públicos.
d) os contratos que tenham por objeto operação de crédito, interno ou externo, e gestão de dívida
pública, incluídas as contratações de agente financeiro e a concessão de garantia relacionadas a
esses contratos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2063281
IBFC - Adm (DETRAN AM)/DETRAN AM/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2027459
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2039040
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2063281
1662) 
1663) 
1664) 
A Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC - Lei nº 14.133/2021) alterou diversas normas sobre o
assunto e trouxe definições para os fins da lei. Sobre o tema, assinale a alternativa que apresente a
definição de contrato de eficiência nos termos da NLLC.
a) Contrato vinculativo e obrigacional, com característica de compromisso para futura contratação, no
qual são registrados o objeto, os preços, os fornecedores, os órgãos participantes e as condições a
serem praticadas, conforme as disposições contidas no edital da licitação, no aviso ou instrumento de
contratação direta e nas propostas apresentadas
b) Contrato cujo objeto é a prestação de serviços, que pode incluir a realização de obras e o
fornecimento de bens, com o objetivo de proporcionar economia ao contratante, na forma de redução
de despesas correntes, remunerado o contratado com base em percentual da economia gerada
c) Contrato que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo contratado
d) Contrato de bens, insumos, serviços e obras necessários para atividade de pesquisa científica e
tecnológica, desenvolvimento de tecnologia ou inovação tecnológica, discriminados em projeto de
pesquisa
www.tecconcursos.com.br/questoes/2094128
Instituto Consulplan - CI (CM Itabira)/CM Itabira/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Considerando as disposições da Lei nº 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos
Administrativos), assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Os contratos que tenham por objeto operação de crédito, interno ou externo, e gestão de dívida
pública, incluídas as contratações de agente financeiro e a concessão de garantia relacionadas a
esses contratos não se subordinam ao regime da Lei nº 14.133/2021.
b) Os ditames da Lei nº 14.133/2021 são aplicáveis na alienação e concessão de direito real de uso
de bens, nas compras, inclusive por encomenda, nas locações, concessões e permissões de uso de
bens públicos, na prestação de serviços, obras e serviços de arquitetura e engenharia e nas
contratações de tecnologia da informação e de comunicação.
c) Com a edição da nova Lei de Licitações em 2021, os órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da
União, dos Estados e do Distrito Federal, os órgãos do Poder Legislativo dos Municípios, os fundos
especiais e as demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Administração Pública, as
empresas públicas, as sociedades de economia mista e as suas subsidiárias estão obrigados a
respeitar, integralmente, os ditames da mesma.
d) Está explícito na Lei nº 14.133/2021, que nos processos licitatórios e contratações com aqueles
que se subordinam à mesma, deverão ser observados os Princípios da Legalidade, da
Impessoalidade, da Moralidade, da Publicidade, da Eficiência, do Interesse Público, da Probidade
Administrativa, da Igualdade, do Planejamento, da Transparência, da Eficácia, da Segregação de
Funções, da Motivação, da Vinculação ao Edital, do Julgamento Objetivo, da Segurança Jurídica, da
Razoabilidade, da Competitividade, da Proporcionalidade, da Celeridade, da Economicidade e do
Desenvolvimento Nacional Sustentável.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2116418
Instituto Consulplan - Adv (Pref Caeté)/Pref Caeté/CREAS/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Sobre as Licitações e Contratos, conforme dispõe a nova Lei de Licitações e Contratos, Lei nº
14.133/2021, considera-se:
a) Empreitada integral: a contratação da execução da obra ou do serviço por preço certo e total.
b) Empreitada por preço unitário: a contratação da execução da obra ou do serviço por preço certo
de unidades determinadas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2094128
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2116418
1665) 
1666) 
1667) 
c) Contratação integrada: o regime de contratação de mão de obra para pequenos trabalhos por
preço certo, com ou sem fornecimento de materiais.
d) Serviço nacional: o produto manufaturado produzido no Brasil de acordo com o processo
produtivo básico ou com as regras de origem estabelecidas pelo Poder Executivo federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2139067
IPEFAE - CI (CM ES Pinhal)/CM ES Pinhal/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Na lei 14.133/21 a pessoa designada pela autoridade competente para conduzir a licitação, entre
servidores efetivos ou empregados públicos dos quadros permanentes da Administração Pública, para
tomar decisões, acompanhar o trâmite da licitação, dar impulso ao procedimento licitatório e executar
quaisquer outras atividades necessárias ao bom andamento do certame até a homologação é o:
a) Controle Interno
b) Agente de Contratação
c) Diretor Administrativo
d) Gerente de Licitações
www.tecconcursos.com.br/questoes/2140327
QUADRIX - Ana (CRC PR)/CRC PR/Contábil/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
A Lei n.º 14.133/2021 estabelece o novo marco legal no que se refere às licitações e aos
contratos da Administração Pública no Brasil, revogando, a partir do dia 1.º/4/2013, a legislação anterior,
inclusive a Lei n.º 8.666/1993 e a Lei n.º 10.520/2002. Conforme o novo normativo, julgue o item.
 
O Conselho Federal de Contabilidade e os Conselhos Regionais de Contabilidade são autarquias, não
estando sujeitos, portanto, ao campo de abrangência da Lei n.º 14.133/2021.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2150799
CEBRASPE (CESPE) - Aud Est (SECONT ES)/SECONT ES/Administração/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
À luz da Lei n.º 14.133/2021, que trata de licitações e contratos administrativos, julgue o item
subsequente.
 
A designação de agentes públicos para o desempenho das funções essenciais à execução da lei em
referência caberá à autoridade máxima do órgão ou da entidade, que, entre outros critérios, indicará,
necessariamente, servidor efetivo ou empregado público dos quadros permanentes da administração
pública para desempenhar as referidas funções.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2157903
CEBRASPE (CESPE) - ACP (MP TCE-SC)/TCE SC/Administração, Contabilidade,
Economia ou Engenharia/2022
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2139067
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2140327
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2150799
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/21579031668) 
1669) 
1670) 
1671) 
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Julgue o próximo item, relativo à fiscalização de contratos de tecnologia da informação.
 
De acordo com a Lei n.º 14.133/2021, caso a licitação envolva serviços especiais cujo objeto não seja
rotineiramente contratado pela administração, é permitido contratar, por prazo determinado, profissional
especializado para assessorar os agentes públicos responsáveis pela condução do processo licitatório.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2176628
VUNESP - Ana Prev (IPSM SJC)/IPSM SJC/Contabilidade/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Conforme a Lei nº 14.133/21, são serviços técnicos especializados de natureza
predominantemente intelectual aqueles contratados para
a) locomoção de servidores públicos durante o expediente.
b) limpeza e manutenção da repartição pública.
c) fiscalização de contratos públicos.
d) assessorias e auditorias financeiras e tributárias.
e) análise de provas criminais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2183642
CONSULPLAN - Tec Esp (MPE PA)/MPE PA/Engenheiro/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
De acordo com a nova Lei de Licitações, Lei nº 14.133/21, o dano provocado ao
patrimônio da Administração caracterizado por medição de quantidades superiores às
efetivamente executadas ou fornecidas e por preço orçado para licitação ou contratado em
valor expressivamente superior aos preços referenciais de mercado são definidos,
respectivamente, por:
a) Superfaturamento e ilicitude.
b) Sobrepreço e dano ao erário.
c) Sobrepreço e superfaturamento.
d) Superfaturamento e sobrepreço.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2183655
CONSULPLAN - Tec Esp (MPE PA)/MPE PA/Engenheiro/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
A capital do estado Beta, através da Secretaria Municipal de Agricultura, apresenta
grande dificuldade em fazer a administração de todo o serviço que engloba a manutenção de
estradas rurais; este órgão precisa de um sistema de gestão que contenha todas as
informações necessárias em apenas uma plataforma digital como, por exemplo, quais
maquinários estão operando, o local exato em que estão presentes, quais os funcionários
que estão manuseando-os, qual o dia e horário do uso destes, se há, também, a necessidade
deste Sistema dispor sobre os gastos de combustível de cada maquinário, qual procedimento
licitatório fora utilizado para contratar o uso das máquinas, qual a vigência contratual e, por
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2176628
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2183642
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2183655
1672) 
1673) 
fim, qual o quantitativo remanescente do contrato. O objetivo da Administração é findar a
problemática de estradas esburacadas, falta de acesso em tempos de chuva e, ainda, cessar
a possibilidade de servidores prestarem serviços para particulares com recursos públicos.
Diante disso, não há dúvidas de que é importante a realização de procedimento de
contratação de uma plataforma de gestão que atenda por completo o órgão público.
Todavia, a Administração tem outra grande problemática: não sabe como definir o objeto a
ser licitado, não sabe formular as especificações técnicas da plataforma a ser adquirida. À
vista disso, com fundamento na Lei nº 14.133/2021, a melhor modalidade para realizar o
procedimento de licitação será:
a) Concorrência pública, cujo critério de julgamento seja melhor técnica, isto é, com base em todas
as exigências definidas no edital para sanar a problemática ganha aquele licitante que apresentar a
melhor técnica.
b) Diálogo competitivo, visto ser a única modalidade capaz de dar a oportunidade do poder público
dialogar com licitantes pré-selecionados para identificar as soluções com intuito de melhor
diagnosticar a problemática.
c) Pregão eletrônico, tendo em vista ser a modalidade que tem a maior possibilidade de obter
competitividade, pois o procedimento é executado de forma online, abrangendo um maior número de
licitantes a atenderem as exigências técnicas.
d) Concorrência pública, cujo critério de julgamento seja técnica e preço, ganha aquele que
apresentar a melhor técnica a resolver a problemática apresentada pela Administração, além de ter o
melhor desconto apresentado entre as licitantes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2197955
IDECAN - AJ (TJ PI)/TJ PI/Apoio Especializado/Auditor/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Assinale a alternativa que não se subordina à Lei das Licitações.
a) Contratações de tecnologia da informação e de comunicação.
b) Alienação e concessão de direito real de uso de bens.
c) Contratos que tenham por objeto operação de crédito.
d) Concessão e permissão de uso de bens públicos.
e) Obras e serviços de arquitetura e engenharia.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2211902
FGV - AJ TRT16/TRT 16/Apoio Especializado/Biblioteconomia/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
João, Diretor de Licitações no âmbito da Administração Pública direta do Município Alfa, foi
consultado por Maria sobre o documento necessário, previsto na Lei nº 14.133/2021, para a contratação
de bens e serviços, isto com o objetivo de estabelecer os contornos básicos do objeto a ser contratado.
João respondeu corretamente que
a) o projeto básico é o documento necessário à contratação de bens.
b) o anteprojeto é o documento necessário à contratação de bens e serviços.
c) o termo de referência é o documento necessário à referida contratação.
d) o projeto executivo é o documento necessário à contratação de bens e serviços.
e) a matriz de objeto e riscos é o documento necessário à contratação de serviços.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2197955
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2211902
1674) 
1675) 
1676) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2215088
FGV - AT (TCE TO)/TCE TO/Ciências Contábeis/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Adalto, diretor de licitações no âmbito do Poder Executivo do Estado Alfa, recebeu comunicação
de que esse ente federativo almejava realizar operação de crédito interno, havendo dúvida em relação à
modalidade de procedimento licitatório a ser observado, considerando os balizamentos estabelecidos pela
Lei nº 14.133/2021, que vinha sendo observada pela generalidade dos órgãos dessa estrutura de poder.
À luz dessa narrativa, Adalto concluiu, corretamente, em razão do disposto na Lei nº 14.133/2021, que o
contrato que verse sobre o referido objeto:
a) não está sujeito ao regime do referido diploma normativo;
b) deve ser antecedido de licitação na modalidade de diálogo competitivo;
c) deve ser antecedido de licitação na modalidade de concorrência;
d) não precisa ser antecedido de licitação, que é dispensável, estando adstrito, apenas, aos
balizamentos incidentes sobre o contrato administrativo;
e) não precisa ser antecedido de licitação, que é inexigível, estando adstrito, apenas, aos
balizamentos incidentes sobre o contrato administrativo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2232357
FGV - ContLeg (CM Taubaté)/CM Taubaté/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
A Lei nº 14.133/21 estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações
Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
 
A referida Lei abrange
a) os fundos especiais e as empresas públicas.
b) as sociedades deeconomia mista e as suas subsidiárias.
c) as empresas públicas e os órgãos do Poder Legislativo e Judiciário da União.
d) os órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário dos Estados e as sociedades de economia mista.
e) os fundos especiais e as demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Administração
Pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2254422
Unifil - Ana (SOMAR)/SOMAR/Controle Interno/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
A Lei nº 14.133/2021 estabelece normas gerais de Licitação e Contratos Administrativos para a
Administração Pública. No art. 3º são definidos os objetos contratuais aos quais a Lei se aplica. Nesse
sentido, não faz parte do escopo da Lei o seguinte objeto:
a) a concessão de serviços públicos.
b) a locação de bens imóveis.
c) a alienação e concessão de direito real de uso de bens.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2215088
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2232357
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2254422
1677) 
1678) 
d) a contratação de tecnologia da informação e de comunicação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2265722
IBFC - Cont (MGS)/MGS/2022
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Licitação pode ser caracterizada como . Assinale a alternativa que completa
corretamente a lacuna.
a) conjunto de procedimentos administrativos, legalmente estabelecidos, através do qual a
Administração Pública cria meios de não verificar, entre os interessados habilitados, quem oferece
melhores condições para a realização de obras, serviços, inclusive de publicidade, compras,
alienações, concessões, permissões e locações
b) conjunto de procedimentos administrativos, não estabelecido legalmente, através do qual a
Administração Pública conhece os interessados habilitados, quem oferece melhores condições para a
realização de obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e
locações
c) conjunto de procedimentos financeiros, legalmente estabelecidos, através do qual a Administração
Pública cria meios de verificar, entre os interessados habilitados, quem oferece melhores condições
para a realização de obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões,
permissões e locações
d) conjunto de procedimentos administrativos, legalmente estabelecidos, através do qual a
Administração Pública cria meios de verificar, entre os interessados habilitados, quem oferece
melhores condições para a realização de obras, serviços, inclusive de publicidade, compras,
alienações, concessões, permissões e locações
www.tecconcursos.com.br/questoes/1698293
Legalle - AAd (Pref V do Sol)/Pref Vale do Sol/"Sem Área"/2021
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Consideram-se serviços profissionais especializados os trabalhos relativos a:
 
I. Estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;
 
Il. Pareceres, perícias e avaliações em geral;
 
III. Assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias;
 
IV. Patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;
 
V. Treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;
 
Dos itens, pode-se afirmar que está(ão) CORRETO(S):
a) Apenas 1 deles
b) Apenas 2 deles
c) Apenas 3 deles.
d) Apenas 4 deles.
e) Todos os 5
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2265722
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1698293
1679) 
1680) 
1681) 
1682) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1718470
CEBRASPE (CESPE) - AF (SEFAZ CE)/SEFAZ CE/Contábil-Financeiro da Receita
Estadual/2021
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Em relação às receitas e despesas públicas, julgue o item subsequente.
 
Os fiscais de contratos designados pela administração pública devem ser servidores concursados,
necessariamente.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1718473
CEBRASPE (CESPE) - AF (SEFAZ CE)/SEFAZ CE/Contábil-Financeiro da Receita
Estadual/2021
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Em relação ao que dispõe a Lei n.º 14.133/2021 e aos conceitos referentes às licitações e aos
contratos públicos, julgue o item a seguir.
 
As normas gerais de licitação e contratação previstas pela Lei n.º 14.133/2021 aplicam-se, em regra, às
administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos estados, do Distrito Federal e
dos municípios, bem como às empresas públicas e às sociedades de economia mista dos respectivos
entes.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1804977
FGV - AnA (FunSaúde CE)/FunSaúde CE/Economia da Saúde/2021
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
A Lei nº 14.133/2021, trata de licitações e contratos administrativos. Essa lei aplica-se aos
seguintes casos, à exceção de um. Assinale-o.
a) Concessão e permissão de uso de bens públicos.
b) Contratos de operação de crédito, interno ou externo.
c) Prestação de serviços, inclusive os técnico-profissionais especializados.
d) Obras e serviços de arquitetura e engenharia.
e) Contratações de tecnologia da informação e de comunicação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1816121
CEBRASPE (CESPE) - Enf Fisc (COREN CE)/COREN CE/2021
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
De acordo com a Lei n.º 14.133/2021, que dispõe acerca de licitações e contratos
administrativos, caso seja necessária certa liberdade para os contratados inovarem em soluções
metodológicas ou tecnológicas, em termos de modificação das soluções previamente delineadas no
anteprojeto ou no projeto básico, deverá ser incluída a cláusula contratual denominada
a) mediação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1718470
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1718473
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1804977
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1816121
1683) 
1684) 
b) arbitragem.
c) matriz de riscos.
d) contratação semi-integrada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1867079
Instituto Consulplan - Ana Jud (TJM MG)/TJM MG/Analista de Tecnologia da
Informação/2021
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Acerca da Lei nº 14.133/21 – Lei de Licitações e Contratos Administrativos – analise as situações
indicadas a seguir.
 
I. Compras por encomenda e locação.
 
II. Concessão e permissão de uso de bens públicos.
 
III. Alienação e concessão de direito real de uso de bens; e, contratações de tecnologia da
informação e de comunicação.
 
IV. Prestação de serviços, inclusive os técnico-profissionais especializados; e, obras e serviços de
arquitetura e engenharia.
 
Podemos afirmar que a Lei nº 14.133/21 deverá ser aplicada nas situações
a) I, II, III e IV.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1867293
Marinha - Of Int (Marinha)/Marinha/Administração, Ciências Contábeis e
Economia/2021
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Sobre licitações e contratos administrativos, de acordo com o Art. 6° da Lei nº 14.133, de 1° de
abril de 2021, coloque V (verdadeiro) ou F (falso), nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a
opção correta.
 
( ) Estudo técnico preliminar é o documento constitutivo da primeira etapa do planejamento de
uma contratação que caracteriza o interesse público envolvido e a sua melhor solução e dá base ao
anteprojeto, ao termo de referência ou ao projeto básico a serem elaborados caso se conclua pela
viabilidade da contratação.( ) Obras, serviços e fornecimentos de grande vulto são aqueles cujo valor estimado supera R$
100.000.000,00 (cem milhões de reais).
 
( Fornecimento e prestação de serviço associado é o regime de contratação em que, além do
fornecimento do objeto, o contratado responsabiliza-se por sua operação, manutenção ou ambas,
por tempo indeterminado.
 
( ) Diálogo competitivo é a modalidade de licitação para contratação de obras, serviços e compras
em que a Administração Pública realiza diálogos com licitantes previamente selecionados mediante
critérios objetivos, com o intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de atender ás
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1867079
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1867293
1685) 
1686) 
1687) 
suas necessidades, devendo os licitantes apresentar proposta final após o encerramento dos
diálogos.
 
( ) Sistema de registro de preços é o conjunto de procedimentos para realização, mediante
contratação direta ou licitação nas modalidades pregão ou concorrência, de registro formal de preços
relativos á prestação de serviços, a obras e á aquisição e locação de bens para contratações futuras.
a) (V) (V) (F) (V) (V)
b) (V) (F) (F) (V) (V)
c) (F) (V) (V) (V) (F)
d) (V) (F) (F) (F) (V)
e) (F) (V) (V) (F) (F)
www.tecconcursos.com.br/questoes/1884691
CEBRASPE (CESPE) - Proc (PGE CE)/PGE CE/2021
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
As regras de licitações e contratos previstas na Lei n.º 14.133/2021 são aplicáveis aos contratos
da administração pública que tratem de
a) locação, serviços de arquitetura e concessão de uso de bens públicos.
b) serviços técnico-profissionais especializados, tecnologia da informação e operação de crédito
interno.
c) operação de crédito interno, locação e serviços de arquitetura.
d) tecnologia da informação, gestão de dívida pública e serviços técnico-profissionais especializados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1898155
FCC - TP (MANAUSPREV)/MANAUSPREV/Administrativa/2021
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Considerando o disposto na Lei no 14.133/2021, a designação de agentes públicos para o
desempenho das funções de agente de contratação, fiscal e gestor de contrato
a) dispensa a obediência de requisitos legais, atendendo à lógica da conveniência e oportunidade.
b) deve recair sobre servidor efetivo ou empregado público dos quadros permanentes do órgão
licitante, sob pena de nulidade absoluta do ato de designação.
c) deve obediência ao princípio da segregação de funções, o qual não se aplica aos órgãos de
assessoramento jurídico e de controle interno da Administração.
d) pode recair sobre cônjuge ou companheiro de licitantes, como exceção, desde que obedeça ao
princípio da segregação das funções.
e) deve, preferencialmente, recair sobre servidor efetivo ou empregado público dos quadros
permanentes da Administração pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1924262
CETAP - TGP (SEPLAD PA)/SEPLAD PA/Administração/2021
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
A Lei Federal n. 14.133/2021 estabelece normas gerais de licitação e contratação para as
Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e
dos Municípios, e abrange, exceto:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1884691
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1898155
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1924262
1688) 
1689) 
1690) 
a) os fundos especiais.
b) as autarquias, sociedades de economia mista e fundações de todas as naturezas.
c) os órgãos do Poder Judiciário da União, dos Estados e do Distrito Federal, quando no desempenho
de função administrativa.
d) os órgãos do Poder Legislativo da União, dos Estados e do Distrito Federal e os órgãos do Poder
Legislativo dos Municípios, quando no desempenho de função administrativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1924263
CETAP - TGP (SEPLAD PA)/SEPLAD PA/Administração/2021
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
O art. 3° da Lei Federal n. 14.133/2021 estabelece que não se subordinam ao seu regime:
 
I - contratos que tenham por objeto operação de crédito, interno ou externo, e gestão de dívida
pública, incluídas as contratações de agente financeiro e a concessão de garantia relacionadas a
esses contratos;
 
II - contratações sujeitas a normas previstas em legislação própria.
 
a) Apenas a afirmativa I está errada.
b) Apenas a afirmativa II está errada.
c) Ambas as afirmativas estão corretas.
d) Ambas as afirmativas estão erradas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1924264
CETAP - TGP (SEPLAD PA)/SEPLAD PA/Administração/2021
Direito Administrativo - Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos
(arts. 1º a 4º, 6º a 10 da Lei nº 14.133/21)
Ainda está previsto na Lei Federal n. 14.133/2021 que é vedado ao agente público designado
para atuar na área de licitações e contratos, ressalvados os casos previstos em lei, exceto:
a) opor resistência injustificada ao andamento dos processos e, indevidamente, retardar ou deixar de
praticar ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa em lei.
b) admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos que praticar, situações que sejam pertinentes ou
relevantes para o objeto específico do contrato.
c) admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos que praticar, situações que comprometam, restrinjam ou
frustrem o caráter competitivo do processo licitatório, inclusive nos casos de participação de
sociedades cooperativas.
d) estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista, previdenciária ou
qualquer outra entre empresas brasileiras e estrangeiras, inclusive no que se refere a moeda,
modalidade e local de pagamento, mesmo quando envolvido financiamento de agência internacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2318315
Instituto Consulplan - Ana MP (MPE MG)/MPE MG/Engenharia Civil/2023
Direito Administrativo - Princípios (art. 5º da Lei nº 14.133/2021)
Determinado servidor público da Prefeitura Municipal Beta, lotado na Coordenação do
Setor de Compras, valendo-se de seu cargo, observou que a empresa que o seu amigo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1924263
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1924264
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2318315
1691) 
1692) 
1693) 
utilizava uniforme estava com Ata de Registro de Preços vigente em uma Autarquia deste
Município, solicitando adesão a ela. Porém, antes de formalizar o processo, já havia
acordado com o amigo a entrega dos produtos, considerando o baixo estoque do
almoxarifado. No entanto, contatou-se que a empresa não era do seu amigo e, sim, da mãe
dele. Para infortúnio dos envolvidos, ela, Microempreendedora Individual (MEI), faleceu
antes de assinar os documentos necessários para a contratação, não deixando sequer uma
procuração para o filho. Impossibilitado de receber o pagamento dos produtos entregues,
ele ingressou com o pedido de reconhecimento de dívida, ensejando a abertura de Processo
Administrativo Disciplinar contra o servidor efetivo. De acordo com a Nova Lei de Licitações,
se os seguintes princípios tivessem sido observados não teria ensejado abertura de Processo
Administrativo Disciplinar contra o servidor, EXCETO:
a) Moralidade.
b) Planejamento.
c) Impessoalidade.
d) Segregação de Funções.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2394525
Instituto Consulplan - OLeg (CM Tremembé)/CM Tremembé/Compras/2023
Direito Administrativo - Princípios (art. 5º da Lei nº 14.133/2021)
O procedimento licitatório não é um fim em si mesmo, mas sim um instrumento por meio do qual
a administração seleciona a proposta mais vantajosa para o interesse público. Os recursos orçamentário-
financeiros são escassos e, por isso, em qualquer processode licitação, que desemboque na contratação
ou aquisição, incorre-se em custos explícitos e implícitos. Assim, as licitações públicas devem girar em
torno de três aspectos fundamentais: preços; qualidade; e, celeridade. De acordo com os conceitos e as
características apontadas, o procedimento licitatório deverá observar o princípio da
a) eficiência.
b) moralidade.
c) inovação tecnológica.
d) restrição à competitividade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2401971
Instituto Consulplan - ATA (MPE BA)/MPE BA/2023
Direito Administrativo - Princípios (art. 5º da Lei nº 14.133/2021)
Considerando os princípios expressamente previstos na Lei nº 8.666/1993 e os atualmente
previstos na Lei nº 14.133/2021, assinale a afirmativa correta.
a) Na Lei nº 8.666/1993, o princípio do planejamento é expresso.
b) Na Lei nº 8.666/1993, o princípio da segregação de funções é expresso.
c) O princípio da razoabilidade está expressamente previsto em ambas as normas.
d) O princípio do julgamento objetivo está expressamente previsto em ambas as normas.
e) Na Lei nº 14.133/2021, foi suprimido o princípio do desenvolvimento nacional sustentável.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2406920
Instituto Consulplan - Cont (Pref Orlândia)/Pref Orlândia/2023
Direito Administrativo - Princípios (art. 5º da Lei nº 14.133/2021)
“Busca decentralizar o procedimento do edital, por meio da divisão das tarefas do processo
licitatório, visando evitar a ocorrência de equívocos, fraudes e utilização irregular de recursos públicos,
impedir o conflito de interesses e atuação incompatível com a atividade por meio da repartição de
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2394525
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2401971
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2406920
1694) 
1695) 
1696) 
funções.” Considerando os princípios previstos na Lei Federal nº 14.133/2021 – Lei de Licitações, o
conceito corresponde ao Princípio da:
a) Segurança Jurídica.
b) Vinculação ao Edital.
c) Segregação de Funções.
d) Probidade Administrativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1906138
CEBRASPE (CESPE) - APC (FUNPRESP-EXE)/FUNPRESP-EXE/Administrativa/2022
Direito Administrativo - Princípios (art. 5º da Lei nº 14.133/2021)
No que se refere à Lei n.º 14.133/2021, julgue o item subsequente.
 
O desenvolvimento nacional com base na integração dos conceitos econômico, social e ambiental é um
dos princípios da lei em questão.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2178970
CONSULPLAN - Aux (MPE PA)/MPE PA/Administração/2022
Direito Administrativo - Princípios (art. 5º da Lei nº 14.133/2021)
Segundo Di Pietro (2010), “a própria licitação já se constitui em um princípio, visto que a
Administração Pública não possui discricionariedade de escolher o seu contratado e necessita seguir
alguns procedimentos para selecioná-lo; ela decorre do princípio da indisponibilidade do interesse público
e que se constitui em uma restrição à liberdade administrativa na escolha do contratante; ou seja, a
Administração Pública terá que escolher aquele cuja proposta melhor atenda ao interesse público. Os
Princípio do(a) ____________________ significa o tratamento uniforme para situações uniformes,
distinguindo-as na medida em que exista diferença. O Princípio do(a) ________________ determina que
a licitação deve buscar selecionar o contratado que apresente as melhores condições para atender aos
reclames do interesse público, tendo em vista todas as circunstâncias previsíveis, dentre elas, preço,
capacitação técnica, qualidade etc; e, o Princípio do(a) ____________ obriga a que, em todos os atos
que praticar, o agente público deva agir como um bom administrador, ou seja, na prática do ato, deve ele
perquirir se tal ato seria ou não praticado, normalmente, por um bom administrador; se concluir que sim,
pode e deve praticá-lo, se, ao contrário, não deve praticá-lo, pena de infração ao princípio”. Assinale a
alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
a) Isonomia / Julgamento Objetivo / Legalidade
b) Igualdade / Proposta mais Vantajosa / Legalidade
c) Isonomia / Proposta mais Vantajosa / Moralidade
d) Legalidade / Vinculação ao Instrumento Convocatório / Moralidade
www.tecconcursos.com.br/questoes/1692143
FGV - ATCE (TCE-AM)/TCE AM/Auditoria Governamental/2021
Direito Administrativo - Princípios (art. 5º da Lei nº 14.133/2021)
Os procedimentos licitatórios devem observar os princípios expressos e implícitos da
Administração Pública.
Além disso, a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) trouxe princípios que devem ser aplicados de
forma direta às licitações públicas, como o princípio:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1906138
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2178970
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1692143
1697) 
1698) 
1699) 
a) da segregação de funções, com a separação das competências e das atividades de cada servidor
ao longo do procedimento licitatório e de suas fases, para evitar equívocos, fraudes e utilização
irregular de verba pública;
b) da vinculação ao edital, que estabelece normas que obrigam os interessados em participar da
licitação, mas não a Administração Pública, que tem discricionariedade para alterar o edital, a
qualquer tempo;
c) do julgamento objetivo, devendo a Administração contratante julgar e escolher o vencedor de
acordo com o critério previsto no edital, que não pode, em qualquer hipótese, indicar modelo ou
marca;
d) da vedação ao sigilo da proposta, segundo o qual todas as propostas feitas pelos interessados
devem ser imediatamente publicadas, sob pena de nulidade do certame e realização de nova
licitação;
e) do planejamento, que estabelece que os procedimentos licitatórios devem estar compatíveis com
o planejamento estratégico do órgão contratante e ser previamente autorizados pelos órgãos de
controle interno e externo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1718283
CEBRASPE (CESPE) - AFRE CE/SEFAZ CE/2021
Direito Administrativo - Princípios (art. 5º da Lei nº 14.133/2021)
Julgue o próximo item quanto a governo eletrônico, planejamento, administração de pessoal e
processos de compras governamentais.
 
A obrigação de cumprir os termos que constam em um edital de licitação refere-se ao princípio da
probidade administrativa.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1718471
CEBRASPE (CESPE) - AF (SEFAZ CE)/SEFAZ CE/Contábil-Financeiro da Receita
Estadual/2021
Direito Administrativo - Princípios (art. 5º da Lei nº 14.133/2021)
Em relação ao que dispõe a Lei n.º 14.133/2021 e aos conceitos referentes às licitações e aos
contratos públicos, julgue o item a seguir.
Pelo princípio da segregação de funções, a administração deve buscar a divisão de funções entre
diferentes agentes, a fim de evitar a concentração de responsabilidades e reduzir riscos.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1768939
FCC - Proc (PGE GO)/PGE GO/2021
Direito Administrativo - Princípios (art. 5º da Lei nº 14.133/2021)
A Nova Lei de Licitações – Lei nº 14.133/2021 – trouxe diversas inovações, em comparação com
a Lei nº 8.666/1993. Dentre elas:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1718283
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1718471
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1768939
1700) 
1701) 
a) Limitação ao tratamento favorecido das microempresas e empresas de pequeno porte na licitação,
quando o objeto da futura contratação superar a receita bruta máxima admitida para fins de
enquadramento como empresa de pequeno porte.
b) Tratamento diferenciado das licitações e contratações que envolvam recursos provenientes de
empréstimo ou doação oriundos de agência oficial de cooperação estrangeira ou de organismo
financeiro de que o Brasil seja parte.
c) Previsão de regime de contratação por empreitada integral, em que se contrata um
empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e
instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante
em condições de entrada em operação.
d)A promoção do desenvolvimento nacional sustentável como objetivo do processo licitatório.
e) O impedimento de participação de empresa consorciada, na mesma licitação, através de mais de
um consórcio ou isoladamente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1898350
CPCC UFES - Eng (UFES)/UFES/Civil /2021
Direito Administrativo - Princípios (art. 5º da Lei nº 14.133/2021)
Analise as afirmativas, a seguir, acerca dos preceitos que regem as obras e os serviços de
engenharia, em contratos e licitações da administração pública:
 
I. A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção
mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento sustentável.
 
II. É vedado aos agentes públicos admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação,
cláusulas ou condições que comprometam o caráter competitivo de uma licitação.
 
III. O projeto básico é um conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão
adequado, para caracterizar a obra ou serviço objeto de licitação, elaborado com base nas indicações
dos estudos técnicos e que possibilite a avaliação do custo da obra.
 
É CORRETO o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2292736
FGV - Aud Est (CGE SC)/CGE SC/Direito/2023
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
De acordo com a Lei nº 14.133/2021, a princípio, poderá disputar licitação ou participar da
execução de contrato, direta ou indiretamente,
a) autor do anteprojeto, do projeto básico ou do projeto executivo, pessoa física ou jurídica, quando
a licitação versar sobre obra, serviços ou fornecimento de bens a ele relacionados.
b) pessoa física ou jurídica que se encontre, ao tempo da licitação, impossibilitada de participar da
licitação em decorrência de sanção que lhe foi imposta.
c) pessoa física que, dez anos antes da divulgação do edital, tenha sido condenada judicialmente,
com trânsito em julgado, por submissão de trabalhadores a condições análogas às de escravo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1898350
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2292736
1702) 
1703) 
d) empresa, isoladamente ou em consórcio, responsável pela elaboração do projeto básico ou do
projeto executivo, ou empresa da qual o autor do projeto seja dirigente, gerente, controlador,
acionista ou detentor de mais de 5% (cinco por cento) do capital com direito a voto, responsável
técnico ou subcontratado, quando a licitação versar sobre obra, serviços ou fornecimento de bens a
ela necessários.
e) aquele que mantenha vínculo de natureza técnica, comercial, econômica, financeira, trabalhista ou
civil com dirigente do órgão ou entidade contratante ou com agente público que desempenhe função
na licitação ou atue na fiscalização ou na gestão do contrato, ou que deles seja cônjuge, companheiro
ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, devendo essa proibição
constar expressamente do edital de licitação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2394532
Instituto Consulplan - OLeg (CM Tremembé)/CM Tremembé/Compras/2023
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
O processo licitatório é um processo administrativo, isonômico, no qual a administração seleciona
a proposta mais vantajosa, menos onerosa e com melhor qualidade possível, para a contratação de uma
obra, de um serviço, da compra de um produto, locação ou alienação
 
(Disponível em: https://www.licitacao.net.)
 
Uma das fases do processo de licitação poderá anteceder as de apresentação de propostas e lances,
quando couber, e a de julgamento, desde que haja ato motivado com explicitação dos benefícios
decorrentes e desde que expressamente previsto no edital de licitação. Trata-se da frase:
a) recursal.
b) preparatória.
c) de habilitação.
d) de homologação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2407903
Instituto Consulplan - PJur (Pref Orlândia)/Pref Orlândia/2023
Direito Administrativo - Fases da Licitação - Julgamento, Habilitação e Encerramento
(arts. 55 a 71 da Lei nº 14.133/2021)
O município de Orlândia precisa adquirir alguns bens e contratar determinados serviços e obras
para a manutenção de suas atividades. Decide, então, iniciar os procedimentos licitatórios para a
posterior contratação. Considerando a Lei nº 14.133/2021, no que tange ao intervalo mínimo entre a
publicação do edital e a apresentação das propostas, relacione as colunas a seguir.
 
1. Aquisição de bens comuns em licitação do tipo menor preço ou maior desconto.
2. Contratação de serviços comuns em licitação do tipo menor preço ou maior desconto.
3. Contratações especiais em licitação do tipo melhor técnica ou conteúdo artístico.
4. Obras contratadas sob regime de contratação integrada.
5. Contratação de serviços especiais em licitação do tipo menor preço ou maior desconto.
 
( ) 35 dias úteis.
( ) 60 dias úteis.
( ) 10 dias úteis.
( ) 25 dias úteis.
( ) 8 dias úteis.
 
A sequência está correta em
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2394532
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2407903
1704) 
1705) 
1706) 
1707) 
a) 3, 4, 2, 5, 1.
b) 3, 4, 5, 2, 1.
c) 4, 3, 2, 5, 1.
d) 5, 4, 3, 2, 1.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595346
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
O processo licitatório tem por objetivos: assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de
contratação mais vantajoso para a Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do
objeto; assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição; evitar
contratações com sobre preço ou com preços manifestamente inexequíveis e superfaturamento na
execução dos contratos; incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595352
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
No processo licitatório, a prova de autenticidade de cópia de documento público ou particular poderá ser
feita perante agente da Administração, mediante apresentação de original ou de declaração de
autenticidade por advogado, sob sua responsabilidade pessoal.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595361
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Os atos praticados no processo licitatório são públicos, ressalvadas as hipóteses de informações cujo
sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, na forma da lei.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595362
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595346
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595352
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595361
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595362
1708) 
1709) 
1710) 
1711) 
A publicidade, no processo licitatório, será diferida quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva
abertura. Quanto ao orçamento da Administração, fica vedado o diferimento da publicidade.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595367
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
DireitoAdministrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Não poderá disputar licitação ou participar da execução de contrato, direta ou indiretamente, a pessoa
física ou jurídica que se encontre, ao tempo da licitação, impossibilitada de participar da licitação em
decorrência de sanção que lhe foi imposta. Tal impedimento será também aplicado ao licitante que atue
em substituição a outra pessoa, física ou jurídica, com o intuito de burlar a efetividade da sanção a ela
aplicada, inclusive a sua controladora, controlada ou coligada, desde que devidamente comprovado o
ilícito ou a utilização fraudulenta da personalidade jurídica do licitante.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595973
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
A pessoa jurídica não poderá participar de licitação em consórcio.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595978
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
O edital de licitação não poderá estabelecer limite máximo para o número de empresas consorciadas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595980
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Os profissionais organizados sob a forma de cooperativa poderão participar de licitação quando a
constituição e o funcionamento da cooperativa observarem as regras estabelecidas na legislação
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595367
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595973
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595978
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595980
1712) 
1713) 
1714) 
1715) 
aplicável, em especial a Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971 , a Lei nº 12.690, de 19 de julho de
2012, e a Lei Complementar nº130, de 17 de abril de 2009 e a cooperativa apresentar demonstrativo de
atuação em regime cooperado, com repartição de receitas e despesas entre os cooperados.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595983
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
O processo de licitação observará as seguintes fases, em sequência: preparatória; de divulgação do edital
de licitação; de apresentação de propostas e lances, quando for o caso; de julgamento; de habilitação;
recursal; de homologação.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595985
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
As licitações serão realizadas preferencialmente sob a forma eletrônica, admitida a utilização da forma
presencial, desde que motivada, devendo a sessão pública ser registrada em ata e gravada em áudio e
vídeo.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595987
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Nos procedimentos realizados por meio eletrônico, a Administração poderá determinar, como condição de
validade e eficácia, que os licitantes pratiquem seus atos em formato eletrônico.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1595989
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595983
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595985
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595987
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1595989
1716) 
1717) 
1718) 
A Administração não poderá exigir certificação por organização independente ainda que acreditada pelo
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) como condição para aceitação de
estudos, anteprojetos, projetos básicos e projetos executivos, de conclusão de fases ou de objetos de
contratos e de material e corpo técnico apresentados por empresa para fins de habilitação.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1890885
RBO - Proc M (Mongaguá)/Pref Mongaguá/2022
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
Nos termos da Lei Federal nº. 14.133 de 2021, que trata das licitações e dos contratos
administrativos, assinale a alternativa correta.
a) Esta lei se aplica, entre outras hipóteses, necessariamente a contratos que tenham por objeto
operação de crédito, interno ou externo, e gestão de dívida pública, incluídas as contratações de
agente financeiro e a concessão de garantia relacionadas a esses contratos.
b) Para efeitos desta lei, define-se como agente público e indivíduo que, em virtude de aprovação em
seleção pública, exerce emprego ou função em pessoa jurídica integrante da Administração Pública.
c) O processo licitatório tem por objetivo expresso, entre outros, promover o trabalho, fomentando o
capital de giro e manter a dinâmica de mercado.
d) Não poderão disputar licitação ou participar da execução de contrato, direta ou indiretamente,
entre outras hipóteses, pessoa física ou jurídica que, nos 5 (cinco) anos anteriores à divulgação do
edital, tenha sido condenada judicialmente, com trânsito em julgado, por submissão de trabalhadores
a condições análogas às de escravo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2022058
FCC - Tec GP (PGE AM)/PGE AM/Contabilidade/2022
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme o art. 17 da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), o
processo de licitação observará as seguintes fases, em sequência: preparatória; de divulgação do edital
de licitação;
a) de habilitação; de apresentação de propostas e lances; de julgamento; recursal; de adjudicação.
b) de apresentação de propostas e lances; de julgamento; de habilitação; recursal; de homologação.
c) de apresentação de propostas e lances; de julgamento; de habilitação; recursal; de adjudicação.
d) de apresentação de propostas e lances; de julgamento; de habilitação; de homologação; recursal.
e) de apresentação de propostas e lances; de julgamento; recursal; de habilitação; de homologação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2080176
INSTITUTO MAIS - Tes (Ilha Comprida)/Pref Ilha Comprida/2022
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
Sobre os objetivos do processo licitatório, conforme a Lei n.º 14.133/2021, analise as proposições
abaixo e assinale (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1890885
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2022058
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2080176
1719) 
1720) 
1721) 
( ) Assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a
Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto.
( ) Assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bemcomo a justa competição.
( ) Incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.
( ) Incentivar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e
superfaturamento na execução dos contratos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a) F / F / F / V
b) V / V / V / F
c) F / V / F / V
d) V / V / F / F
www.tecconcursos.com.br/questoes/2112139
FCC - AJ TRT4/TRT 4/Apoio Especializado/Engenharia Civil/2022
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
Nos termos da Lei nº 14.133/2021 (nova Lei de Licitações), no que concerne à participação
consorciada nos certames licitatórios,
a) para consórcios compostos, em sua totalidade, de microempresas e pequenas empresas, assim
definidas em lei, não haverá acréscimo sobre o valor exigido de licitante individual para a habilitação
econômico-financeira.
b) cada empresa consorciada deve comprovar, isoladamente, os requisitos habilitatórios exigidos no
edital.
c) é vedada a participação de empresas em consórcio na licitação.
d) o edital de licitação não poderá estabelecer limite máximo para o número de empresas em
consórcio.
e) a substituição de consorciado independe de ser expressamente autorizada pelo órgão ou entidade
contratante.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2150801
CEBRASPE (CESPE) - Aud Est (SECONT ES)/SECONT ES/Administração/2022
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
À luz da Lei n.º 14.133/2021, que trata de licitações e contratos administrativos, julgue o item
subsequente.
 
A lei prevê, em regra, sete etapas sequenciais do processo de licitação, o qual se inicia na fase
preparatória e se encerra na fase de homologação.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2231144
FGV - AJ TRT13/TRT 13/Administrativa/Contabilidade/2022
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
De acordo com a Lei nº 14.133/2021, o processo licitatório tem os seguintes objetivos, à
exceção de um. Assinale-o.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2112139
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2150801
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2231144
1722) 
1723) 
1724) 
a) incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.
b) assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição.
c) evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e
superfaturamento na execução dos contratos.
d) celebrar parcerias da administração pública com entidades privadas com a observância das
formalidades legais ou regulamentares aplicáveis.
e) assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a
Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2231147
FGV - AJ TRT13/TRT 13/Administrativa/Contabilidade/2022
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
Assinale a opção que indica a fase do processo de licitação que é caracterizada pelo
planejamento.
a) Preparatória.
b) De habilitação.
c) De julgamento.
d) De divulgação do edital de licitação.
e) De apresentação de propostas e lances.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2232358
FGV - ContLeg (CM Taubaté)/CM Taubaté/2022
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
De acordo com o texto da Lei 14.133/21, o processo licitatório tem os seguintes objetivos diretos,
à exceção de um. Assinale-o.
a) Incentivar as práticas de governança corporativa.
b) Incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.
c) Assegurar o tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição.
d) Assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a
Administração Pública.
e) Evitar as contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e
superfaturamento na execução dos contratos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1896563
FCC - AP (MANAUSPREV)/MANAUSPREV/Administração/2021
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
A Nova Lei de Licitações e Contratos, Lei federal nº 14.133/2021 estabelece que
a) a vedação ao sigilo do procedimento de licitação é obrigatória, sendo todos os atos praticados
essencialmente públicos, salvo decisão judicial.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2231147
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2232358
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1896563
1725) 
1726) 
b) o autor do projeto básico poderá participar da licitação para a contratação da respectiva obra, sob
qualquer modalidade.
c) os profissionais organizados sob a forma de cooperativa, qualquer que seja a natureza ou o
regime de funcionamento ou de distribuição de receitas, poderão participar de procedimentos de
licitação por ela regidos.
d) a fase preparatória ou de planejamento da licitação demanda, além da necessidade de motivação
da contratação, análise dos riscos que eventualmente possam comprometer o sucesso do certame.
e) a aquisição de artigos de luxo somente pode ser feita nas hipóteses em que o cronograma de
entrega seja mais eficiente que no caso de artigos comuns.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2071978
Legalle - Cont (Forquetina)/Pref Forquetinha/2021
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
Relativamente aos objetivos previstos aos processos licitatórios, analise as assertivas.
 
I. Assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição.
II. Incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.
III. Evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestantes exequíveis e
superfaturamento na execução dos contratos.
 
Está(ão) CORRETA(S)
a) Apenas I.
b) Apenas II e III.
c) I, II e III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2071987
Legalle - Cont (Forquetina)/Pref Forquetinha/2021
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
Desconsiderando ato motivado com explicitação dos benefícios decorrentes, ou considerando
ausência de previsão de alteração da sequência de fases no processo de licitação, qual das alternativas
apresenta a fase prevista imediatamente anterior à recursal?
a) Preparatória.
b) Recursal.
c) De julgamento.
d) De habilitação.
e) De divulgação do edital de licitação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2071978
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2071987
1727) 
1728) 
1729) 
1730) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1879212
Instituto Verbena - Ana (UEAP)/UEAP/Planejamento, Orçamentos e
Finanças/Ciências Contábeis/2014
Direito Administrativo - Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº
14.133/2021)
A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento,
salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva
a) abertura.
b) homologação.
c) vinculação.
d) concorrência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601666
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
A fase preparatória do processo licitatório deve abordar todas as considerações técnicas, mercadológicas
e de gestão que podem interferir na contratação, compreendido a descrição da necessidade da
contratação fundamentada em estudo técnico preliminar independentemente do interesse público
envolvido. Tal estudo técnico preliminar deverá evidenciar o problema a ser resolvido e a sua melhor
solução, de modo a permitir a avaliação da viabilidade técnica e econômica da contratação.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601669
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/ControleExterno/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
No que se refere ao estudo técnico preliminar abordado na fase preparatória do processo licitatório, tem-
se elementos que devem ser obrigatoriamente compreendidos e elementos que podem não ser
contemplados no estudo. Ao não contemplar estes, fica dispensada a justificativa.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601676
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
O estudo técnico preliminar, observado na fase preparatória do processo licitatório, não conterá
justificativas para o parcelamento ou não da contratação e nem posicionamento conclusivo sobre a
adequação da contratação para o atendimento da necessidade a que se destina.
Certo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1879212
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601666
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601669
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601676
1731) 
1732) 
1733) 
1734) 
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601693
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Os órgãos da Administração com competências regulamentares relativas às atividades de administração
de materiais, de obras e serviços e de licitações e contratos deverão criar catálogo eletrônico de
padronização de compras, serviços e obras, admitida a adoção do catálogo do Poder Executivo federal
por todos os entes federativos. A não utilização do catálogo eletrônico de padronização dispensa
justificação.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601709
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Os órgãos da Administração com competências regulamentares relativas às atividades de administração
de materiais, de obras e serviços e de licitações e contratos deverão criar catálogo eletrônico de
padronização de compras, serviços e obras que poderá ser utilizado em licitações cujo critério de
julgamento seja o de menor preço ou o de maior desconto.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601717
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Os itens de consumo adquiridos para suprir as demandas das estruturas da Administração Pública
deverão ser de qualidade comum, não superior à necessária para cumprir as finalidades às quais se
destinam, permitida a aquisição de artigos de luxo.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601735
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
O contrato deverá refletir a alocação realizada pela matriz de riscos, especialmente quanto: à
possibilidade de resolução quando o sinistro majorar excessivamente ou impedir a continuidade da
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601693
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601709
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601717
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601735
1735) 
1736) 
1737) 
1738) 
execução contratual; à contratação de seguros obrigatórios previamente definidos no contrato, integrado
o custo de contratação ao preço ofertado.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601738
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Nas contratações integradas ou semi-integradas, os riscos decorrentes de fatos supervenientes à
contratação associados à escolha da solução de projeto básico pelo contratado deverão ser alocados
como de responsabilidade da contratante na matriz de riscos.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601743
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
No processo licitatório para aquisição de bens e contratação de serviços em geral, conforme
regulamento, o valor estimado será definido com base no melhor preço aferido por meio da utilização,
dentre outros, do seguinte parâmetro: contratações similares feitas pela Administração Pública, em
execução ou concluídas no período de 5 (cinco) anos anteriores à data da pesquisa de preços, inclusive
mediante sistema de registro de preços, observado o índice de atualização de preços correspondente.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601780
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Na hipótese de licitação em que for adotado o critério de julgamento por maior desconto, o preço
estimado ou o máximo aceitável constará do edital da licitação.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601783
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601738
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601743
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601780
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601783
1739) 
1740) 
1741) 
O edital deverá conter o objeto da licitação e as regras relativas à convocação, ao julgamento, à
habilitação, aos recursos e às penalidades da licitação, à fiscalização e à gestão do contrato, à entrega do
objeto e às condições de pagamento.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601785
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
É vedado a adoção de minutas padronizadas de edital e de contrato com cláusulas uniformes pela
Administração.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601795
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Os licenciamentos ambientais de obras e serviços de engenharia licitados e contratados nos termos desta
Lei terão prioridade de tramitação nos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional do Meio
Ambiente (Sisnama) e deverão ser orientados pelos princípios da celeridade, da cooperação, da
economicidade e da eficiência.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601812
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Instrução do Processo Licitatório(arts. 18 a 27 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Os editais de licitação para a contratação de bens, serviços e obras poderão, mediante prévia justificativa
da autoridade competente, exigir que o contratado promova, em favor de órgão ou entidade integrante
da Administração Pública ou daqueles por ela indicados a partir de processo isonômico, medidas de
compensação comercial, industrial ou tecnológica ou acesso a condições vantajosas de financiamento,
cumulativamente ou não, na forma estabelecida pelo Poder Executivo federal.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601817
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº
14.133/2021)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601785
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601795
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601812
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601817
1742) 
1743) 
1744) 
1745) 
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Será divulgada, em sítio eletrônico oficial, a cada exercício financeiro, a relação de empresas favorecidas
em decorrência da margem de preferência, com indicação do volume de recursos destinados a cada uma
delas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2120206
CEPERJ - TecGes Admin (ALEMA)/ALEMA/Contador/Finanças Públicas/2022
Direito Administrativo - Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº
14.133/2021)
A nova lei geral de licitações e contratos administrativos, Lei 14.133/2021, trouxe algumas
inovações no tratamento das sistemáticas de governança nas contratações públicas. Nesse sentido,
pode-se afirmar, em relação aos agentes públicos que atuam com licitações e contratos, que:
a) A lei 14.133/2021 determina que o estudo técnico preliminar deve conter providências a serem
adotadas pela Administração previamente à celebração do contrato, inclusive quanto à capacitação
dos gestores e fiscais de contratos.
b) Os tribunais de contas exercem a fiscalização contábil, orçamentária, financeira, operacional e
patrimonial; ocupam a primeira linha de defesa e devem promover eventos de capacitação para os
servidores efetivos e empregados públicos designados para o desempenho das funções essenciais à
execução da Lei 14.133/2021.
c) Os agentes públicos devem ser, obrigatoriamente, servidores efetivos ou empregados públicos do
quadro permanente e devem possuir qualificação atestada por certificação profissional emitida por
cursos de pós-graduação lato sensu.
d) Para atuar como agente da contratação, é necessário ser servidor efetivo ou empregado público
do quadro permanente, sendo vedada a atuação de agente público que tenha relação de parentesco,
até o segundo grau, com licitantes ou contratados habituais da Administração.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2122943
IBADE - Cont (CRC RO)/CRC RO/2022
Direito Administrativo - Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº
14.133/2021)
A fase do processo licitatório em que aborda o regime de fornecimento de bens, de prestação de
serviços ou de execução de obras e serviços de engenharia é chamada de:
a) apresentação de propostas e lances, quando for o caso.
b) julgamento.
c) homologação.
d) preparatória.
e) habilitação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1896673
FCC - AP (MANAUSPREV)/MANAUSPREV/Auditoria/2021
Direito Administrativo - Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº
14.133/2021)
De acordo com o que dispõe a Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC), Lei federal no
 14.133/2021, sobre contratações pela Administração Pública, é correto afirmar:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2120206
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2122943
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1896673
1746) 
1747) 
a) As contratações integradas serão admitidas apenas em hipóteses excepcionais, em observância ao
princípio da competi tividade.
b) É imprescindível a inclusão, no edital de licitação e subsequente contratação, de matriz de riscos
entre contratante e contratado, nos casos de adoção do regime de contratação integrada.
c) O regime de contratação integrada admite a cumulação de diversos objetos numa mesma
contratação, inclusive de obras e serviços de engenharia, desde que seja mantida a distinção da
autoria do projeto básico.
d) Ainda que haja alocação de riscos entre contratante e contratada, quando forem decorrentes de
fatos supervenientes, deverão, necessariamente, ser suportados pelo poder público.
e) As contratações integradas prescindem da elaboração de projeto básico, podendo ser licitadas e
contratadas somente com projeto executivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2039237
Legalle - Cont (Caxias Sul)/Pref Caxias do Sul/2021
Direito Administrativo - Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, Lei de Licitações e Contratos Administrativos, o
edital deverá conter o objeto da licitação e as regras relativas à convocação, ao julgamento, à
habilitação, aos recursos e às penalidades da licitação, à fiscalização e à gestão do contrato, à entrega do
objeto e às condições de pagamento. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA.
a) Nos contratos com prazo de duração superior a 24 (vinte e quatro) meses, será obrigatória a
previsão no edital de índice de reajustamento de preço, com data-base vinculada à data da assinatura
do futuro instrumento contratual e com a possibilidade de ser estabelecido mais de um índice
específico.
b) Todos os elementos do edital, termos de referência e anteprojeto, excetuado a minuta de
contrato, deverão ser divulgados em sítio eletrônico oficial até o terceiro dia posterior à data de
divulgação do edital.
c) Desde que, conforme demonstrado em estudo técnico preliminar, não sejam causados prejuízos à
competitividade do processo licitatório e à eficiência do respectivo contrato, o edital poderá prever a
utilização de mão de obra, materiais, tecnologias e matérias-primas existentes no local da execução,
conservação e operação do bem, serviço ou obra.
d) Nas contratações de obras, serviços e fornecimentos de grande vulto, o edital poderá prever a
obrigatoriedade de implantação de programa de integridade pelos licitantes, no prazo de 12 (doze)
meses, contado da abertura das propostas, conforme regulamento que disporá sobre as medidas a
serem adotadas e as penalidades pelo seu descumprimento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2381731
Instituto Consulplan - AE (SEGER ES)/SEGER ES/Tecnologia da Informação/2023
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº 14.133/2021)
A Lei nº 14.133/2021 estabelece normas gerais de licitação e contratação para as
administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do
Distrito Federal e dos Municípios. Considerando as respectivas modalidades de licitação
aplicáveis na contratação de bens e serviços de tecnologia da informação, relacione
adequadamente as modalidades de licitação às suas respectivas características.
 
1. Concorrência.
 
2. Concurso.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2039237
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2381731
1748) 
1749) 
3. Diálogo competitivo.
 
4. Leilão.
 
5. Pregão.
 
( ) Modalidade de licitação para contratação de obras, serviços e compras em que a administração
pública realiza conversas com licitantes previamente selecionados mediante critérios objetivos.
 
( ) Aplicável às contratações de bens e serviços especiais e obras e serviços comuns ou especiais de
engenharia.
 
( ) Modalidade obrigatória para a contratação de bens ou serviços comuns (exceto os de
engenharia).
 
( ) Utilizado para a contratação de serviço técnico, científico ou artístico.
 
( ) Aplicável para alienação de bens ou imóveis.
 
A sequência está correta em
a) 5, 2, 3, 4, 1.
b) 1, 3, 4, 5, 2.
c) 2, 4, 1, 3, 5.
d) 4,5, 2, 1, 3.
e) 3, 1, 5, 2, 4.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2394536
Instituto Consulplan - OLeg (CM Tremembé)/CM Tremembé/Compras/2023
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº 14.133/2021)
“Segundo consta da nova lei de licitações, estão ali dispostas cinco modalidades de licitação.
Dentre elas visa alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente
apreendidos a quem oferecer o maior lance. Já é obrigatório (a) para aquisição de bens e
serviços comuns, cujo critério de julgamento poderá ser o de menor preço ou o de maior desconto.
Enquanto o diálogo competitivo visa a contratação de obras, serviços e compras em que a administração
pública realiza diálogos com licitantes previamente selecionados mediante critérios objetivos, com o
intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de atender às suas necessidades, devendo os
licitantes apresentar proposta final após o encerramento dos diálogos.” Assinale a alternativa que
completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
a) o pregão / o leilão
b) o leilão / o pregão
c) a carta-convite / o pregão
d) a concorrência / a tomada de preços
www.tecconcursos.com.br/questoes/2401972
Instituto Consulplan - ATA (MPE BA)/MPE BA/2023
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº 14.133/2021)
Considerando as modalidades expressamente previstas na Lei nº 8.666/1993 e as atualmente
previstas na Lei nº 14.133/ 2021, assinale a afirmativa correta.
a) A modalidade pregão está prevista na Lei nº 8.666/1993.
b) Na Lei nº 14.133/2021, foi suprimida a modalidade convite.
c) Na Lei nº 8.666/1993, o diálogo competitivo só se aplica para obras.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2394536
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2401972
1750) 
1751) 
1752) 
1753) 
d) A modalidade concorrência está prevista apenas em uma das normas.
e) Na Lei nº 8.666/1993, a tomada de preços destina-se a quaisquer interessados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601823
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Além das modalidades previstas nesta lei, a Administração pode servir-se dos procedimentos auxiliares.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601824
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
É vedada a criação de outras modalidades de licitação permitida a combinação entre elas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601829
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
O leilão deverá ser cometido a leiloeiro oficial, vedado o acometimento a servidor designado pela
autoridade competente da Administração, e regulamento deverá dispor sobre seus procedimentos
operacionais.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601831
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
O leilão será precedido da divulgação do edital em sítio eletrônico oficial, que conterá: a descrição do
bem, com suas características, e, no caso de imóvel, sua situação e suas divisas, com remissão à
matrícula e aos registros; a indicação do lugar onde estiverem os móveis, os veículos e os semoventes.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601823
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601824
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601829
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601831
1754) 
1755) 
1756) 
1757) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601856
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Além da divulgação no sítio eletrônico oficial, o edital do leilão será afixado em local de ampla circulação
de pessoas na sede da Administração e poderá, ainda, ser divulgado por outros meios necessários para
ampliar a publicidade e a competitividade da licitação.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601862
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Aplica-se a modalidade diálogo competitivo nas contratações em que a Administração vise a contratar
objeto que envolva as seguintes condições: inovação tecnológica ou técnica; impossibilidade de o órgão
ou entidade ter sua necessidade satisfeita sem a adaptação de soluções disponíveis no mercado; e
impossibilidade de as especificações técnicas serem definidas com precisão suficiente pela Administração.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601869
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Na modalidade diálogo competitivo a Administração apresentará, por ocasião da divulgação do edital em
sítio eletrônico oficial, suas necessidades e as exigências já definidas e estabelecerá prazo mínimo de 25
(vinte e cinco) dias úteis para manifestação de interesse na participação da licitação.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601871
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Na modalidade diálogo competitivo, os critérios empregados para pré-seleção dos licitantes deverão ser
previstos em edital, e serão admitidos todos os interessados que preencherem os requisitos objetivos
estabelecidos.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601856
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601862
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601869
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601871
1758) 
1759) 
1760) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601894
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Na modalidade diálogo competitivo, o edital poderá prever a realização de fases sucessivas, caso em que
cada fase poderá restringir as soluções ou as propostas a serem discutidas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601904
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
O diálogo competitivo será conduzido por comissão de contratação composta de pelo menos 3 (três)
servidores efetivos ou empregados públicos pertencentes aos quadros permanentes da Administração,
vedada a contratação de profissionais para assessoramento técnico da comissão.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1864791
FGV - Insp Pol (PC RJ)/PC RJ/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)A Secretaria de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sepol) deseja realizar a contratação de
sociedade empresária para a aquisição de computadores para propósitos específicos com sistema de
segurança de dados, a fim de serem utilizados em atividades de planejamento e inteligência policial. O
objeto contratual envolve inovação tecnológica ou técnica; impossibilidade de a Sepol ter sua
necessidade satisfeita sem a adaptação de soluções disponíveis no mercado; e impossibilidade de as
especificações técnicas serem definidas com precisão suficiente pela Sepol. Ademais, a Polícia Civil
verificou a necessidade de definir e identificar os meios e as alternativas que possam satisfazer suas
necessidades, com destaque para a solução técnica mais adequada, os requisitos técnicos aptos a
concretizar a solução já definida e a estrutura jurídica ou financeira do contrato.
 
Diante das especificidades narradas, consoante dispõe a Lei nº 14.133/2021, a contratação pretendida
ocorrerá mediante:
a) inexigibilidade de licitação, por expressa previsão legal, e o contratado deverá comprovar
previamente que os preços estão em conformidade com os praticados em contratações semelhantes
de objetos de mesma natureza;
b) dispensa de licitação, por expressa previsão legal, e o contratado deverá comprovar previamente
que os preços estão em conformidade com os praticados em contratações semelhantes de objetos de
mesma natureza;
c) prévia licitação, na modalidade diálogo competitivo, com o intuito de desenvolver uma ou mais
alternativas capazes de atender às necessidades da Sepol, devendo os licitantes apresentar proposta
final após o encerramento dos diálogos;
d) prévia licitação, na modalidade pregão, pois o objeto do contrato possui padrões de desempenho
e qualidade que podem e devem ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações
usuais de mercado;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601894
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601904
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1864791
1761) 
1762) 
1763) 
1764) 
e) prévia licitação, na modalidade leilão, que exigirá registro cadastral prévio, não terá fase de
habilitação e deverá ser homologada assim que concluída a fase de lances, superada a fase recursal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1937510
CEBRASPE (CESPE) - AFCE (TCE-SC)/TCE SC/Ciências Contábeis/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
Julgue o item a seguir, relativos a licitações.
 
A Lei n.º 14.133/2021 estabelece como modalidades de licitação o pregão, a concorrência, o concurso, o
leilão, o diálogo competitivo e a tomada de preços.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1983116
Legalle - Tec Desen (BADESUL)/BADESUL/Contador/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
Concorrência é a modalidade de licitação para contratação de bens e serviços especiais e de
obras e serviços comuns e especiais de engenharia, cujo critério de julgamento poderá ser: I. Menor
preço; II. Melhor técnica ou conteúdo artístico; III. Técnica e preço; IV. Menor retorno econômico; V.
Maior desconto.
 
Quantos dos itens acima está(ão) CORRETO(S)?
a) Apenas 1 deles.
b) Apenas2 deles.
c) Apenas 3 deles.
d) Apenas4 deles.
e) Todos os 5.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2082630
INSTITUTO MAIS - Cont (Ilha Comprida)/Pref Ilha Comprida/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
Em conformidade com a Lei n.º 14.133/2021, são modalidades de licitação:
a) pregão, concorrência, concurso, leilão e diálogo competitivo.
b) pregão, concorrência, concurso, cotação e leilão.
c) pregão, concorrência, leilão, diálogo competitivo e tomada de preço.
d) leilão reverso, diálogo competitivo, concurso e notório conhecimento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2086166
QUADRIX - Cont (CRMV MS)/CRMV MS/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
De acordo com a Lei Complementar n.o 123/2006 e com a Lei n.o 14.133/2021, julgue o item.
O concurso não constitui uma modalidade de licitação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1937510
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1983116
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2082630
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2086166
1765) 
1766) 
1767) 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2093981
Com. Org. P. Bueno - Cont (Pref P Bueno)/Pref P Bueno/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
De acordo com a Lei no 14.133/2021, a concorrência é uma modalidade de licitação para
contratação de bens e serviços especiais, cujo critério de julgamento poderá ser:
a) Maior preço;
b) Maior retorno econômico;
c) Empreitada integral;
d) Sistema de registro de preços
www.tecconcursos.com.br/questoes/2096124
Instituto AOCP - Cont (IFNMG)/IFNMG/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
De acordo com a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), o diálogo competitivo será
conduzido por comissão de contratação composta de pelo menos
a) 3 (três) servidores efetivos ou empregados públicos pertencentes aos quadros permanentes da
Administração, admitida a contratação de profissionais para assessoramento técnico da comissão.
b) 3 (três) servidores efetivos ou empregados públicos pertencentes aos quadros permanentes da
Administração, não admitida a contratação de profissionais para assessoramento técnico da comissão.
c) 4 (quatro) servidores efetivos ou empregados públicos pertencentes aos quadros permanentes da
Administração, não admitida a contratação de profissionais para assessoramento técnico da comissão.
d) 4 (quatro) servidores efetivos ou empregados públicos pertencentes aos quadros permanentes da
Administração, admitida a contratação de profissionais para assessoramento técnico da comissão.
e) 5 (cinco) servidores efetivos ou empregados públicos pertencentes aos quadros permanentes da
Administração, admitida a contratação de profissionais para assessoramento técnico da comissão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2139063
IPEFAE - CI (CM ES Pinhal)/CM ES Pinhal/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
Em 01 de abril de 2021, entrou em vigor a lei nº 14.133/21 que estabelece normas gerais de
licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos
Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Qual das alternativas abaixo representa corretamente
uma modalidade de licitação prevista na lei:
a) pregão: modalidade de licitação para alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou
legalmente apreendidos a quem oferecer o maior lance;
b) concurso: utilizado para contratação de servidores públicos e obras de arte para acervos , cujo
critério de julgamento será o de melhor técnica ou conteúdo artístico, e para concessão de prêmio ou
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2093981
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2096124
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2139063
1768) 
1769) 
1770) 
remuneração ao vencedor;
c) diálogo competitivo: modalidade de licitação para contratação de obras, serviços e compras em
que a Administração Pública realiza diálogos com licitantes previamente selecionados mediante
critérios objetivos, com o intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de atender às suas
necessidades, devendo os licitantes apresentar proposta final após o encerramento dos diálogos;
d) leilão: modalidade de licitação obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns, cujo critério
de julgamento poderá ser o de menor preço ou o de maior desconto;
www.tecconcursos.com.br/questoes/2140326
QUADRIX - Ana (CRC PR)/CRC PR/Contábil/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
A Lei n.º 14.133/2021 estabelece o novo marco legal no que se refere àslicitações e aos
contratos da Administração Pública no Brasil, revogando, a partir do dia 1.º/4/2013, a legislação anterior,
inclusive a Lei n.º 8.666/1993 e a Lei n.º 10.520/2002. Conforme o novo normativo, julgue o item.
O novo diploma não prevê, entre as modalidades de licitação, o convite e a tomada de preços, mas inclui
o pregão em seu escopo, além de instaurar uma nova modalidade: o diálogo competitivo.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2140329
QUADRIX - Ana (CRC PR)/CRC PR/Contábil/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
A Lei n.º 14.133/2021 estabelece o novo marco legal no que se refere às licitações e aos
contratos da Administração Pública no Brasil, revogando, a partir do dia 1.º/4/2013, a legislação anterior,
inclusive a Lei n.º 8.666/1993 e a Lei n.º 10.520/2002. Conforme o novo normativo, julgue o item.
 
De acordo com a nova Lei de Licitações, a definição da modalidade a ser aplicada a determinada
contratação não mais é feita em função do valor estimado da contratação, mas em função do objeto que
se pretende contratar.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2153549
FAFIPA - Cont (CISA AMERIOS)/CISA AMERIOS/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
De acordo com a Lei nº 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), são
modalidades de licitação:
 
I. ________________ é a modalidade de licitação para contratação de bens e serviços especiais e
de obras e serviços comuns e especiais de engenharia, cujo critério de julgamento poderá ser menor
preço, melhor técnica ou conteúdo artístico, técnica e preço, maior retorno econômico e maior
desconto.
 
II. __________ é a modalidade de licitação obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns,
cujo critério de julgamento poderá ser o de menor preço ou o de maior desconto.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2140326
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2140329
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2153549
1771) 
1772) 
III. __________________ é a modalidade de licitação para contratação de obras, serviços e
compras em que a Administração Pública realiza conversas com licitantes previamente selecionados
mediante critérios objetivos, com o intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de
atender às suas necessidades, devendo os licitantes apresentar proposta final após o encerramento
das conversas.
 
IV. __________ é a modalidade de licitação para alienação de bens imóveis ou de bens móveis
inservíveis ou legalmente apreendidos a quem oferecer o maior lance.
 
V. ____________ é a modalidade de licitação para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico,
cujo critério de julgamento será o de melhor técnica ou conteúdo artístico, e para concessão de
prêmio ou remuneração ao vencedor.
 
Marque a alternativa que preenche CORRETAMENTE os espaços vazios:
a) I - concorrência; II - pregão; III - diálogo competitivo; IV - concurso; V - leilão.
b) I - pregão; II - concorrência; III - diálogo competitivo; IV - concurso; V - leilão.
c) I - pregão; II - concorrência; III - diálogo competitivo; IV - leilão; V - concurso.
d) I - diálogo competitivo; II - pregão; III - concorrência; IV - leilão; V - concurso.
e) I - concorrência; II - pregão; III - diálogo competitivo; IV - leilão; V - concurso.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2157000
FAFIPA - Con (RPPS Palmeira)/RPPS Palmeira PR/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
De acordo com a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133, de 1º de abril
de 2021), são modalidades de licitação:
 
I - pregão.
II - concorrência.
III - concurso.
IV - leilão.
V - diálogo competitivo.
 
Está CORRETO o que se afirma em:
a) I, II, III, IV e V.
b) I, II, III e IV, apenas.
c) I e IV, apenas.
d) I e II, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2157857
CEBRASPE (CESPE) - ACP (MP TCE-SC)/TCE SC/Administração, Contabilidade,
Economia ou Engenharia/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
A respeito da administração direta, da administração indireta, do processo administrativo, dos
cargos públicos e do processo licitatório, julgue o item seguinte.
 
Pregão, concorrência, concurso, leilão, credenciamento e diálogo competitivo são modalidades de
licitação previstas nas legislações em vigor que regem as licitações e os contratos no âmbito da
administração pública.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2157000
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2157857
1773) 
1774) 
1775) 
1776) 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2157902
CEBRASPE (CESPE) - ACP (MP TCE-SC)/TCE SC/Administração, Contabilidade,
Economia ou Engenharia/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
Julgue o próximo item, relativo à fiscalização de contratos de tecnologia da informação.
 
Conforme previsto na Lei n.º 14.133/2021, é possível a realização de licitação para a contratação de
serviços pela administração pública por meio de diálogos com licitantes previamente selecionados
mediante critérios objetivos, devendo os referidos licitantes apresentar proposta final após o
encerramento dos diálogos.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2171184
FAPEC - Aud (UFMS)/UFMS/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
De acordo com a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/ 2021), são modalidades de licitação:
a) Pregão e Tomada de Preços.
b) Diálogo competitivo e Credenciamento.
c) Concorrência e Convite.
d) Concurso e Diálogo Competitivo.
e) Registro de Preços e Pregão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2178947
CONSULPLAN - Aux (MPE PA)/MPE PA/Administração/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
Licitação é o procedimento prévio à realização de contratos administrativos e visa
assegurar o interesse público. Atualmente, no ordenamento jurídico sobre licitações, estão
vigentes, concomitantemente, a Lei nº 14.133/2021 e a Lei nº 8.666/1993. De acordo com a
Lei nº 14.133/2021, NÃO será considerada modalidade licitatória:
a) Pregão.
b) Concorrência.
c) Tomada de preços.
d) Diálogo competitivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2185921
ACESSE - CIL (CM B Piçarras)/CM B Piçarras/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
Pregão, Concorrência, Concurso e Leilão são modalidades de licitação que já estavam amparadas
pela lei 8.666/93, com a nova lei de licitação, incluiu-se a modalidade:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2157902
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2171184
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2178947
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2185921
1777) 
1778) 
a) Dispensa de licitação;
b) Tomada de preço;
c) Diálogo competitivo;
d) Convite competitivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2223106
FEPESE - An Tec (CINCATARINA)/CINCATARINA/IV/Contador/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
Considere a seguinte situação hipotética:
O município de Agapanto deflagrou processo licitatório para a escolha de trabalho técnico, que consiste
na apresentação de projeto arquitetônico para a revitalização da praça central do município. O critério de
julgamento, previsto no edital, é o de melhor técnica e, ao vencedor foi fixado, também no edital, o
prêmio de R$ 20.000.
Nesse caso, a modalidade de licitação adotada pelo município de Agapanto foi o:
a) Leilão.
b) Pregão.
c) Certame.
d) Concurso.
e) Diálogo competitivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2231149
FGV - AJ TRT13/TRT 13/Administrativa/Contabilidade/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
O leilão representa uma modalidade de licitação, de acordo com a Lei nº 14.133/2021.
 
Em relação a essa modalidade, écorreto afirmar que
a) exige registro cadastral prévio e tem fase de habilitação.
b) tem divulgação restrita à publicação no diário oficial, de modo a controlar a publicidade e a
competitividade.
c) deve ser homologado assim que concluída a fase de lances, superada a fase recursal e efetivado o
pagamento pelo licitante vencedor, na forma definida no edital.
d) é restrito a contratações em que o objeto envolva inovação tecnológica ou técnica e em que haja
impossibilidade de as especificações técnicas serem definidas com precisão suficiente.
e) pode ser cometido a leiloeiro oficial ou a servidor designado pela autoridade competente da
Administração, sendo que em caso de leiloeiro oficial, a Administração deverá selecioná-lo mediante
concurso.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2238160
Instituto Consulplan - Adm (PGE SC)/PGE SC/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2223106
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2231149
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2238160
1779) 
1780) 
De acordo com a Lei Federal nº 14.133/2021, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Modalidade de licitação obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns, cujo critério de
julgamento poderá ser o de menor preço ou o de maior desconto.
 
II. Modalidade de licitação para alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou
legalmente apreendidos a quem oferecer o maior lance.
 
III. Modalidade de licitação para contratação de bens e serviços especiais e de obras e serviços
comuns e especiais de engenharia, cujo critério de julgamento poderá ser: menor preço, melhor
técnica ou conteúdo artístico, técnica e preço, maior retorno econômico, maior desconto.
 
IV. Modalidade de licitação para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, cujo critério de
julgamento será o de melhor técnica ou conteúdo artístico, e para concessão de prêmio ou
remuneração ao vencedor.
 
A associação está correta em
a) I. Concorrência II. Concurso III. Pregão IV. Leilão
b) I. Pregão II. Leilão III. Concorrência IV. Concurso
c) I. Pregão II. Leilão III. Concurso IV. Diálogo competitivo
d) I. Pregão II. Leilão III. Diálogo competitivo IV. Concurso
e) I. Concorrência II. Concurso III. Leilão IV. Credenciamento
www.tecconcursos.com.br/questoes/2248928
IBFC - Ass (CM Itatiba)/CM Itatiba/Financeiro/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
A lei nº 14.133 / 21, também chamada a nova lei das licitações, prevê as seguintes
modalidades de licitação:
 
I. Pregão.
 
II. Concorrência.
 
III. Convite.
 
IV. Concurso.
 
V. Leilão.
 
VI. Tomada de preços.
 
VII. Diálogo competitivo.
 
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II, III, IV e VII apenas
b) I, II, IV, V e VII apenas
c) II, III, V, VI e VII apenas
d) I, II, III, IV, V, VI e VII
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2248928
1781) 
1782) 
1783) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2254434
Unifil - Ana (SOMAR)/SOMAR/Controle Interno/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
No que diz respeito às modalidades de licitação disciplinadas pela Nova Lei de Licitações e
Contratos Administrativos – Lei nº 14.133/2021, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
 
I. A Lei 14.133/2021 – Lei de Licitações e Contratos Administrativos, veio para substituir a antiga Lei
8.666/1993. No entanto, foram mantidas todas as modalidades de licitação anteriormente existentes.
 
II. Além disso, a Lei 14.133/2021 criou nova modalidade, denominada diálogo competitivo, para
contratação de obras, serviços e compras em que a Administração Pública realiza diálogos com
licitantes previamente selecionados mediante critérios objetivos, com o intuito de desenvolver uma
ou mais alternativas capazes de atender às suas necessidades.
 
III. A nova Lei não mais estipula a utilização das modalidades em função do valor estimado da
contratação, mas sim do objeto a ser contratado. Nesse sentido, considera-se concorrência a
modalidade de licitação para contratação de bens e serviços especiais e de obras e serviços comuns
e especiais de engenharia.
a) Apenas I e II estão corretas.
b) Todas estão corretas.
c) Apenas I e III estão corretas.
d) Apenas II e III estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2254507
Unifil - Ana (SOMAR)/SOMAR/Controle Interno/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
Suponha que a Prefeitura de Pilar pretenda adquirir um lote de cinquenta computadores novos,
de configuração padrão, e custo total estimado de R$ 200.000,00, a fim de modernizar e agilizar os
serviços prestados aos contribuintes. Para tanto, observará a Lei nº 14.133/2021, a Nova Lei de
Licitações e Contratos Administrativos. Com base na situação exposta, assinale a alternativa correta.
a) Para a aquisição dos computadores deverá ser utilizado o Pregão, que é a modalidade destinada
obrigatoriamente à aquisição de bens e serviços comuns de especificações usuais de mercado.
b) Por se tratar de uma despesa orçamentária de capital, deverá ser utilizada a modalidade de
licitação denominada Concorrência.
c) O procedimento licitatório poderá ser realizado na modalidade Leilão, se assim o desejar o Chefe
do Poder Executivo.
d) A administração do Município poderá criar modalidades de licitação específicas, não previstas na
legislação, para atender às suas peculiaridades locais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2255320
FUNATEC - Ana (CM Pres Dutra)/CM Pres Dutra/Contábil/2022
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
A nova lei de licitações N° 14.133/2021 evidencia em seu art. 28 as modalidades de licitações a
serem aplicadas pelos gestores públicos. Dentre essas modalidades existe uma que será utilizada para
escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, cujo critério de julgamento será o de melhor técnica
ou conteúdo artístico, e para concessão de prêmio ou remuneração ao vencedor. Assinale a assertiva que
corresponde a modalidade de licitação apresentada.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2254434
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2254507
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2255320
1784) 
1785) 
1786) 
a) Pregão.
b) Concorrência.
c) Concurso.
d) Diálogo competitivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1677278
CEPUERJ - TUS (UERJ)/UERJ/Engenheiro Civil/Construção/2021
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a lei nº 14.133, de 1° de abril de 2021, em relação às disposições que devem ser
observadas quando da realização de licitação por diálogo competitivo, é correto afirmar que:
a) no caso de o edital prever a realização de fases sucessivas, as soluções ou as propostas a serem
discutidas não poderão ser descartadas até o final da última fase
b) a fase de diálogo poderá ser mantida até que a Administração, em decisão fundamentada,
identifique a solução ou as soluções que atendam às suas necessidades
c) nesse tipo de licitação é vedada a participação ou contratação de profissionais externos para
assessoramento técnico da comissão
d) a Administração deverá tornar públicas as soluções propostas por cada um dos licitantes, em cada
fase da licitação
www.tecconcursos.com.br/questoes/1771445
SELECON - Cont Int (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2021
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
De acordo com o Art. 28 da Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações), as modalidades de
licitações são as seguintes:
a) convite; tomada de preços; concorrência; leilão e pregão
b) pregão; concorrência; concurso; leilão e diálogo competitivo
c) pregão; tomada de preços; concorrência e diálogo competitivo
d) convite; tomada de preços; concorrência; leilão e concurso
www.tecconcursos.com.br/questoes/1868598
Instituto Consulplan - Ana Jud (TJM MG)/TJM MG/Contador/2021Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
De acordo com a publicação da nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), analise as
afirmativas a seguir.
 
I. Na impossibilidade de as especificações técnicas serem definidas com precisão suficiente pela
Administração Pública, adota-se o diálogo competitivo.
 
II. A Lei nº 10.520/2002 foi revogada.
 
III. Não existe mais a modalidade de licitação conhecida como Carta-Convite.
 
IV. Processos licitatórios por meio eletrônico (on-line) passam a ser regra e os presenciais passam a
ser a exceção.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1677278
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1771445
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1868598
1787) 
1788) 
Está correto o que se afirma em
a) I, II, III e IV.
b) I e III, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1868606
Instituto Consulplan - Ana Jud (TJM MG)/TJM MG/Contador/2021
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
Para a Administração Pública, é de suma importância o entendimento dos conceitos de: Carta-
Convite, Tomada de Preços, Pregão, Concorrência e Leilão.
 
Considerando a nova Lei de Licitações, assinale a afirmativa correta.
a) A modalidade conhecida como Pregão foi extinta.
b) Nem todas as modalidades de certames enumeradas no caput são atualmente aplicáveis.
c) As modalidades Carta-Convite e Tomada de Preços ganharam destaque a partir da nova Lei.
d) A modalidade conhecida como Leilão foi extinta e, em substituição, foi criada a modalidade
Diálogo Participativo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1869574
Instituto Consulplan - Of Jud (TJM MG)/TJM MG/Assistente Técnico de
Sistemas/2021
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
“Em maio de 2021, o Tribunal de Justiça Militar do Estado Gama solicitou a aquisição de um
helicóptero, descrevendo no termo de referência todos os elementos objetivos para definição do padrão
de desempenho e qualidade que, no caso, possui especificações usuais de mercado. A compra foi
estimada em R$ 21.000.000,00 (vinte e um milhões de reais). A autoridade responsável pela compra
recebeu várias informações dos órgãos de consultoria, dentre as quais uma está em desconformidade
com a legislação de licitação vigente.”
 
Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) A aquisição do objeto licitatório, em razão de sua complexidade e valor, que caracteriza
contratação de grande vulto, deverá ser feita na modalidade Concorrência, necessariamente pelo
critério de Técnica e Preço.
b) Se realizada a licitação nos moldes da Lei nº 14.133/2021, a Administração Pública determinará a
escolha de um agente de contratação que, no Pregão, será o pregoeiro, designando, também, uma
equipe de apoio.
c) Na data da aquisição, a Administração Pública poderia optar pela utilização das regras de
contratação da Lei nº 8.666/1993, além de realizar a licitação pelas regras da Lei nº 14.133/2021, já
que ambas as legislações estavam vigentes.
d) Se realizada a contratação nas regras da Lei nº 14.133/2021, a modalidade licitatória preferencial
será o Pregão Eletrônico, devendo figurar como contratante o Estado Gama, já que o Tribunal de
Justiça Militar não tem personalidade jurídica própria.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1868606
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1869574
1789) 
1790) 
1791) 
1792) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1879211
Instituto Verbena - Ana (UEAP)/UEAP/Planejamento, Orçamentos e
Finanças/Ciências Contábeis/2014
Direito Administrativo - Modalidades de Licitação (arts. 28 a 32 da Lei nº
14.133/2021)
São modalidades de licitação, conforme o previsto na legislação:
a) leilão, concurso e concorrência.
b) lance, oferta e convocação.
c) técnica, procedimento e opinião.
d) convite, edital e homologação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601907
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Critérios de Julgamento (arts. 33 a 39 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
O julgamento das propostas será realizado de acordo com os seguintes critérios: menor preço; maior
desconto; melhor técnica ou conteúdo artístico; técnica e preço; maior lance, no caso de leilão; maior
retorno econômico.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601908
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Critérios de Julgamento (arts. 33 a 39 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
O julgamento por menor preço ou maior desconto e, quando couber, por técnica e preço considerará o
menor dispêndio para o contratado, atendidos os parâmetros mínimos de qualidade definidos no edital
de licitação.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601916
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Critérios de Julgamento (arts. 33 a 39 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
O critério de julgamento por técnica e preço será escolhido quando estudo técnico preliminar demonstrar
que a avaliação e a ponderação da qualidade técnica das propostas que superarem os requisitos mínimos
estabelecidos no edital forem relevantes aos fins pretendidos pela Administração nas licitações para
contratação, dentre outros, de serviços majoritariamente dependentes de tecnologia sofisticada e de
domínio restrito, conforme atestado por autoridades técnicas de reconhecida qualificação.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1879211
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601907
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601908
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601916
1793) 
1794) 
1795) 
1796) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601919
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Critérios de Julgamento (arts. 33 a 39 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
O critério de julgamento por técnica e preço será escolhido quando estudo técnico preliminar demonstrar
que a avaliação e a ponderação da qualidade técnica das propostas que superarem os requisitos mínimos
estabelecidos no edital forem relevantes aos fins pretendidos pela Administração nas licitações para
contratação, dentre outros, de bens e serviços especiais de tecnologia da informação e de comunicação;
obras e serviços especiais de engenharia.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601922
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Critérios de Julgamento (arts. 33 a 39 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
No julgamento por técnica e preço, deverão ser avaliadas e ponderadas as propostas técnicas e, em
seguida, as propostas de preço apresentadas pelos licitantes, na proporção máxima de 50% (cinquenta
por cento) de valoração para a proposta técnica.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601923
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Critérios de Julgamento (arts. 33 a 39 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
O desempenho pretérito na execução de contratos com a Administração Pública deverá ser considerado
na pontuação técnica.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1605005
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Critérios de Julgamento (arts. 33 a 39 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
O julgamento pormelhor técnica ou por técnica e preço deverá ser realizado por atribuição de notas a
quesitos de natureza qualitativa por banca designada para esse fim, de acordo com orientações e limites
definidos em edital, desconsiderados a demonstração de conhecimento do objeto, a metodologia e o
programa de trabalho, a qualificação das equipes técnicas e a relação dos produtos que serão entregues.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601919
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601922
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601923
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1605005
1797) 
1798) 
1799) 
1800) 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1605007
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Critérios de Julgamento (arts. 33 a 39 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
O julgamento por melhor técnica ou por técnica e preço deverá ser realizado por atribuição de notas por
desempenho do licitante em contratações anteriores aferida nos documentos comprobatórios previstos
nesta Lei e em registro cadastral unificado disponível no Portal Nacional de Contratações Públicas
(PNCP).
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1605011
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Critérios de Julgamento (arts. 33 a 39 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
No julgamento por melhor técnica ou por técnica e preço, a obtenção de pontuação devido à capacitação
técnico-profissional não exigirá que a execução do respectivo contrato tenha participação direta e pessoal
do profissional correspondente.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1605013
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Critérios de Julgamento (arts. 33 a 39 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
O julgamento por maior retorno econômico, utilizado exclusivamente para a celebração de contrato de
eficiência, considerará a menor economia para a Administração, e a remuneração deverá ser fixada em
percentual que incidirá de forma proporcional à economia efetivamente obtida na execução do contrato.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1605015
Tec Literal - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Direito Administrativo - Critérios de Julgamento (arts. 33 a 39 da Lei nº
14.133/2021)
Conforme a nova lei de licitações, Lei Nº 14.133 de 2021, julgue o item que segue.
 
Nas licitações que adotarem o critério de julgamento por maior retorno econômico, os licitantes
apresentarão proposta de preço, que corresponderá a percentual sobre a economia que se estima gerar
durante determinado período, expressa em unidade de medida associada à obra, ao bem ou ao serviço.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1605007
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1605011
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1605013
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1605015
Certo
Errado
Gabarito
1601) C 1602) A 1603) C 1604) Certo 1605) C 1606) A 1607) E
1608) C 1609) B 1610) A 1611) E 1612) B 1613) D 1614) C
1615) D 1616) D 1617) Errado 1618) A 1619) C 1620) A 1621) D
1622) B 1623) C 
1624)
Anulada 1625) E 1626) B 1627) D 1628) D
1629) D 1630) A 1631) E 1632) C 1633) B 1634) D 1635) D
1636) A 1637) B 1638) A 1639) B 1640) E 
1641)
Anulada 1642) A
1643) Certo 1644) Errado 1645) Certo 1646) Certo 1647) Certo 1648) Errado 1649) Certo
1650) Certo 1651) Errado 1652) Errado 1653) Errado 1654) Errado 1655) Errado 1656) Errado
1657) B 1658) A 1659) E 1660) C 1661) D 1662) B 1663) C
1664) B 1665) B 1666) Errado 1667) Errado 1668) Certo 1669) D 1670) D
1671) B 1672) C 1673) C 1674) A 1675) E 1676) A 1677) D
1678) E 1679) Errado 1680) Errado 1681) B 1682) C 1683) A 
1684)
Anulada
1685) A 1686) E 1687) B 1688) C 1689) B 1690) D 1691) A
1692) D 1693) C 1694) Certo 1695) C 1696) A 1697) Errado 1698) Certo
1699) A 1700) E 1701) C 1702) C 1703) A 1704) Certo 1705) Certo
1706) Certo 1707) Errado 1708) Certo 1709) Errado 1710) Errado 1711) Certo 1712) Certo
1713) Certo 1714) Certo 1715) Errado 1716) D 1717) B 1718) B 1719) A
1720) Certo 1721) D 1722) A 1723) A 1724) D 1725) D 1726) D
1727) A 1728) Errado 1729) Errado 1730) Errado 1731) Errado 1732) Certo 1733) Errado
1734) Certo 1735) Errado 1736) Errado 1737) Certo 1738) Certo 1739) Errado 1740) Certo
1741) Certo 1742) Certo 1743) A 1744) D 1745) B 1746) C 1747) E
1748) B 1749) B 1750) Certo 1751) Errado 1752) Errado 1753) Certo 1754) Certo
1755) Certo 1756) Certo 1757) Certo 1758) Certo 1759) Errado 1760) C 1761) Errado
1762) D 1763) A 1764) Errado 1765) B 1766) A 1767) C 1768) Certo
1769) Certo 1770) E 1771) A 1772) Errado 1773) Certo 1774) D 1775) C
1776) C 1777) D 1778) C 1779) B 1780) B 1781) D 1782) A
1783) C 1784) B 1785) B 
1786)
Anulada 1787) B 1788) A 1789) A
1790) Certo 1791) Errado 1792) Certo 1793) Certo 1794) Errado 1795) Certo 1796) Errado
1797) Certo 1798) Errado 1799) Errado 1800) Errado

Mais conteúdos dessa disciplina