Buscar

COMO UTILIZAR REFERÊNCIAS EM TRABALHOS CIENTÍFICOS

Prévia do material em texto

COMO UTILIZAR REFERÊNCIAS EM TRABALHOS CIENTÍFICOS
Prof. Dr. Tiago Pellizzaro
De quem é a autoria?
Em primeiro lugar, quando se trata de aproveitamento de ideia publicada originalmente por outra pessoa, é preciso reconhecer que a autoria do conteúdo utilizado não é nossa.
Neste caso, deve ser indicada nas referências do trabalho que produzimos a fonte de onde se retirou tal material.
A nossa voz deve predominar
Não é proibido inserir ideias de outros autores, porém pelo menos 80% de todo o trabalho deve contar com descrições e opiniões de nossa formulação. A nossa voz tem que predominar no texto.
Duas formas de citação
Para que possamos enriquecer nosso texto, incluindo ideias de outros autores, podemos nos valer de dois tipos de citação: a literal, também conhecida como direta, e a parafraseada, que é a indireta. 
Citação literal
“Literal” quer dizer “exato”. Assim, quando se faz uma citação literal, no corpo do trabalho deve-se mencionar rigorosamente o que está escrito no texto original, além de informar o nome do autor e, invariavelmente, o ano da obra e a página em que consta tal citação.
Citação literal de até três linhas
Quando se procede a uma citação literal de até três linhas, abre-se e fecha-se aspas para marcar o intervalo em que ocorre toda a citação, sem haver mudança no tamanho da fonte e sem recuo. 
Exemplo: Para Terry Eagleton, cultura pode ser entendida como “o complexo de valores, costumes, crenças e práticas que constituem o modo de vida de um grupo específico” (2005, p. 54).
Citação literal com mais de três linhas
Quando há mais de três linhas, não são usadas aspas, e sim faz-se um recuo de 4cm à direita, diminui-se o tamanho da fonte e usa-se espaçamento simples.
Exemplo: Sobre a evolução da cultura, Geertz aponta que 
à medida que a cultura, num passo infinitesimal, acumulou-se e se desenvolveu, foi concedida uma vantagem seletiva àqueles indivíduos da população mais capazes de levar vantagem – o caçador mais capaz, o colhedor mais persistente, o melhor ferramenteiro, o líder de mais recursos – até que o que havia sido o australopiteco proto-humano de cérebro pequeno, tornou-se o homo sapiens, de cérebro grande, totalmente humano. (GEERTZ, 1989, p. 35)
Citação parafraseada
“Para” é um radical grego que indica “proximidade”. Parafraseada, portanto, é a citação próxima da original, isto é, que não a repete com as mesmas palavras, mas que também não a deturpa.
Como parafrasear uma ideia?
Exemplo: “o consumidor confia em quem o respeita, e esse respeito é a principal forma de valorizá-lo” (MARCONDES NETO, 2012, p. 54).
Segundo Marcondes Neto (2012), para garantir a confiança do consumidor é preciso respeitá-lo. Trata-se da melhor forma de demonstrar valorização por ele.
Nas referências
Independentemente de as citações serem literais ou parafraseadas, deve ser criada uma seção final do trabalho em que são listadas todas as obras das quais foram extraídos conteúdos.
EXEMPLO: 
REFERÊNCIAS
EAGLETON, Terry. A ideia da cultura. São Paulo: Ed. UNESP, 2005.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
MARCONDES NETO, Manoel. A transparência é a alma do negócio: o que os 4 Rs das Relações Públicas podem fazer por você. Rio de Janeiro: Conceito Editorial, 2012.

Mais conteúdos dessa disciplina