Buscar

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2-
Elementos: População, Recursos naturais e poluição. 
Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são : erradicação da pobreza, fome zero, saúde e bem estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, agua potável e saneamento, energia acessível e limpa, emprego digno e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, combate as alterações climáticas, vida debaixo d’agua, vida sobre a terra, paz, justiça e instituições fortes, parcerias e meios de implementação.
3-
Unilever
A empresa desenvolveu um plano de sustentabilidade baseado em metas relacionadas aos ODS. Ao incorporar os princípios da sustentabilidade como parte de sua estratégia, a Unilever assumiu o compromisso de criar uma “marca de vida sustentável” que visa impactar positivamente a sociedade. Além disso, cada um deles contribui para pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essas marcas cresceram 50% a mais do que outras marcas em 2016 – uma prova da aceitação do mercado consumidor de produtos produzidos de acordo com as diretrizes da Agenda 2030.
Natura
Como disse o CEO da Natura, João Paulo Ferreira, no SDG Investment Forum, “Sustentabilidade não é um custo extra, nem um preço, mas um investimento em um negócio melhor”. Por meio do programa Amazônia, a Natura explora recursos naturais que estão intrinsecamente ligados aos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável. Por meio de parcerias com comunidades locais, a empresa prioriza sistemas de produção que reduzam os impactos ecossistêmicos, beneficiem o desenvolvimento e a saúde das populações e a igualdade de gênero.
4-
Desde 2015, cada vez mais governos e empresas em todo o mundo se movem em uma direção comum: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Diante da urgência da questão climática, há uma necessidade crescente de atuação social e ambiental responsável por parte dos formuladores de políticas e do setor privado. No ano passado, o Fórum Econômico Mundial observou que alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030 exigiria um total de US$ 2,5 trilhões em investimentos.
Cada um dos 17 ODS representa um desafio que precisa ser enfrentado para promover um desenvolvimento mais sustentável, equitativo e inclusivo. A Agenda 2030 só pode ser alcançada se os gestores municipais se comprometerem a alinhar as políticas públicas com as metas estabelecidas. Além disso, os ODS abordam questões-chave para os municípios e levam a visões de futuro muito interessantes.

Outros materiais